Vendas

7 técnicas de vendas para encantar seus clientes

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
7 técnicas de vendas para encantar seus clientes

Para manter uma boa taxa de vendas todos os meses, você precisa garantir que está utilizando as melhores técnicas de vendas.

Vender, quase ninguém gosta, mas todo mundo precisa! As vendas são determinantes para manter a saúde financeira de sua empresa, então, é melhor você prestar mais atenção nelas.

Não raramente, alguns departamentos comerciais se veem abarrotados de leads e prospects mais ainda assim continuam com uma conversão extremamente baixa. Esse também pode ser o seu caso, e o maior motivo para isso é a falta ou ineficiência das técnicas de vendas.

A fim de contribuir com as suas métricas de vendas e ajudá-lo com este importante processo de qualquer negócio, separamos 7 técnicas de vendas que vão encantar o seu clientes e lhe fazer vender mais. Veja só!

1. Faça perguntas!

O passo mais importante de qualquer processo de vendas é, sem dúvida, fazer perguntas. Elas possuem um poder incrível.

Através de perguntas bem elaboradas você é capaz de conhecer a necessidade do cliente, seus objetivos, problemas e assim por diante. Por isso, elaborar uma lista de perguntas pertinentes e executá-las junto a sua técnica de vendas é determinante para aumentar as suas vendas.

Converse com o seu time de vendas e os instrua a fazer perguntas para o seu cliente. A maioria das pessoas não tem dificuldade em falar sobre si mesmas, então, aproveite isso para conhecer melhor a sua persona e conquistá-la durante a venda.

2. Preocupe-se com seu cliente!

Ok, isto é meio redundante. Ao levarmos em conta que você está investindo em marketing de conteúdo ou qualquer outra estratégia de marketing digital, devemos supor que o seu foco principal é o cliente.

Entretanto, quando falamos em técnicas de vendas de sucesso este fator é ainda mais importante. Não adianta focar nas características premiuns de seu produto, nos diferenciais competitivos de sua empresa ou no preço baixo. O foco de sua técnica de vendas deve ser a necessidade do cliente e como você pode ajudar a resolvê-la.

Levando em conta que você concluiu com êxito a primeira dica de vendas, esta será bem mais fácil. Após conhecer o potencial cliente em detalhes, elabore o seu discurso de vendas focado nas soluções que seu produto ou serviço oferece e torne a vida dele mais fácil.

3. Fale com a pessoa certa!

banner definindo sua persona

Uma parte complicada do funil de vendas é captar os leads corretos. Afinal de contas, você tem um pipeline elaborado para determinada persona e precisa garantir que as pessoas certas estão entrando nele.

Imagine que você representa uma grande empresa de telefonia e deseja vender um pacote para determinada empresa, mas, ao invés de falar com o responsável pelo TI da empresa está conversando com o coordenador de logística.

A menos que este coordenador seja o manda chuva da empresa, provavelmente, você não conseguiria convencê-lo em adquirir o serviço de sua empresa. Por quê? Muito simples, ele não faz ideia do que você está falando. Por conta disto, alinhe a sua recompensa digital para atrair as pessoas certas para o seu funil!

4. Cuidado com as objeções!

Você sabe o que são objeções? Tratam-se de dúvidas e receios comuns que todas as pessoas possuem antes de concretizar uma compra.

Essas objeções variam de acordo com o produto ou serviço que você oferece, mas a maioria delas esta ligada ao preço muito alto, a efetividade em resolver o problema, autoridade no mercado ou confiança na empresa, etc. Conhecer as dúvidas mais comuns de seu cliente é determinante para entregar pessoas mais dispostas a comprar para seus vendedores.

Faça isso conversando com o seu time de vendas e buscando pelas perguntas mais comuns durante o processo de vendas. O que seu potencial cliente pergunta antes de confirmar a compra? Qual a dúvida mais comum? Em seguida, garanta que elas sejam respondidas com a sua técnica de vendas!

5. Mostre o valor real de seu produto!

Primeiro tenha em mente que valor é diferente de preço. Valor se refere aos benefícios, vantagens e soluções que seu produto ou serviço pode oferecer para o seu cliente.

Ao contrário do preço, o valor de um produto não é tão óbvio. Mesmo assim você pode calculá-lo e deixar visível para os seus potenciais consumidores.

Como fazer isso? Calcule o ROI de seu produto ou serviço, ou seja, qual o custo/ benefício do que você oferece? Mostre isso em números para os seus prospects, para que eles possam entender do modo mais simples possível o que terão acesso.

6. Saia do óbvio!

Você não vai conseguir resultados diferentes fazendo as mesmas coisas que todo mundo. Isso explica porque a maioria das empresas tem dificuldades em aplicar técnicas de vendas em seu dia a dia.

Da mesma forma, para atingir o maior número de clientes satisfeitos você deve oferecer um diferencial, algo acima da média que o destaque da concorrência. Entregar bônus, presentes, exclusividades para clientes e outros artifícios contam para convencer o cliente e facilitar a venda.

Não economize nesta hora! Quanto mais você puder oferecer a seus clientes, mais satisfeitos eles ficarão e serão convencidos mais facilmente a comprar efetivamente de você, quantas vezes forem necessárias.

7. Persuasão: não se esqueça dela!

Por último, mas não menos importante, destacamos a persuasão. Este é um ponto fundamental de qualquer técnica de vendas, ela pode significar lucro para sua empresa ou uma nova tentativa para convencer o prospecto.

Mesmo com a melhor estratégia de vendas, algumas vezes a sua persona pode não concretizar uma compra por pura e simples indecisão. Dar aquele empurrãozinho e ajudar o cliente a decidir é sua obrigação, especialmente se você estiver de acordo com o item dois deste artigo.

Experimente usar de gatilhos mentais como a escassez, por exemplo, para convencer o consumidor a fechar a venda o quanto antes. Para fazer isso, ofereça limitações de seus produtos ou serviços, bonificações apenas para os primeiros a comprar e assim por diante.

Espero que estas dicas tenham sido úteis para você e ajude a aumentar as suas vendas consideravelmente. Gostou das nossas dicas para impulsionar as suas técnicas de vendas e vender mais? Então, baixe o nosso ebook para aprender mais!

banner ebook cvb como vender mais e melhor

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *