Semana do Brasil: Oportunidade para sua empresa vender mais

A Semana do Brasil é uma iniciativa do Governo Federal e das empresas privadas para impulsionar a economia. A primeira versão da campanha ocorre de 6 a 15 de setembro de 2019. Veja como aproveitar esse período para vender mais em sua empresa.

semana do brasil

A Black Friday brasileira, como também é chamada, surgiu para agitar o comércio e a indústria no mês de setembro. Como esse período do ano é conhecido por não ter feriados comerciais, as vendas são historicamente mais baixas para diversos empreendedores.

Com a data comemorativa instaurada pelo Governo Federal o objetivo é acelerar as vendas, como acontece na tradicional Black Friday que ocorre em novembro. Estima-se que mais de 3 mil empresas estejam participando da campanha, oferecendo de 50 a 80% de desconto em produtos e serviços.

Mas como a sua empresa pode aproveitar esses 9 dias para vender mais e aumentar o faturamento do negócio? Veja algumas dicas para se dar bem nessa data verde e amarela. Confira!

1. Cadastre-se na campanha

O primeiro passo é fazer como mais de 3 mil empresas e se cadastrar no site da campanha. Além de oficializar sua participação na Semana do Brasil, após o cadastro, você recebe um selo para adicionar em seu site ou materiais de divulgação.

Durante esses dias com certeza aumentará a busca de usuários por lojas participantes da campanha e promoções. E se sua empresa estiver cadastrada e com o selo visível em seus canais de divulgação, fica mais fácil atrair novos clientes.

Para se cadastrar na campanha do Governo Federal, acesse o site oficial do evento clicando aqui. Em seguida, informe os dados da sua empresa e dê mais detalhes da promoção que será oferecida durante a Semana Brasileira.

2. Ofereça descontos reais

Infelizmente datas como a Black Friday e agora a Semana do Brasil causam um pouco de desconfiança para os consumidores. É comum que alguns empresários aproveitem da data para tentar enganar os potenciais clientes, oferecendo oportunidades e promoções falsas.

Não caia nessa armadilha, pois ela pode ser muito perigosa. O consumidor está cada dia mais informado e agora conta com diversas ferramentas de pesquisa de preços e comparação.

Além dos sites de classificados, marketplaces, também existem extensões para o Google Chrome e Firefox que conseguem levantar o histórico de preços de determinado produto. Assim fica fácil para o consumidor perceber se o desconto é real ou não. Portanto, muito cuidado!

Mesmo que não existissem essas formas de pesquisa e comprovação, sua empresa deve optar pela sinceridade e verdade sempre. Logo, foque em oferecer promoções reais e realmente vantajosas para seus consumidores. Caso contrário, você estará abrindo mão de todos os benefícios que a campanha pode trazer para seu negócio.

Além disso, se você for descoberto, pode gerar uma crise de marca sem precedentes. Imagine clientes insatisfeitos desmentindo sua empresa nas redes sociais e em sites, como o Reclame Aqui. Com certeza seria muito ruim para a imagem do seu negócio e acabaria com suas vendas.

banner conteúdo estratégico

3. Crie um termo de uso ou política

O combinado nunca sai caro. Esse é um ditado popular e muito útil em nosso dia a dia, especialmente quando falamos em empreendedorismo e geração de negócios. Formalize os detalhes da Semana do Brasil de sua empresa, através de um termo de uso ou política.

Deixe claro nesse documento como os descontos ou vantagens serão oferecidos. Quem tem direito a participar dessas promoções, formas de pagamento, frete, prazo de entrega, política de troca e devoluções, garantia e outros detalhes.

Esclareça todos os pontos da semana de promoções e não deixe brecha para dúvidas e desentendimentos. Cogite até criar uma sessão de FAQ, perguntas frequentes, respondendo as principais dúvidas dos consumidores.

Com esse cuidado você evita ter dores de cabeça no futuro. Seus clientes saberão exatamente como tudo vai correr e você se protege juridicamente de quaisquer problemas. Se tiver dúvidas sobre esse ponto, consulte um advogado de confiança para ter mais detalhes.

4. Não foque apenas em baixar o preço

Promoções não precisam necessariamente ser de preços baixos ou descontos. É claro que essa é a forma mais simples e procurada pela maioria dos consumidores. Mas procure ser criativo e oferecer outras vantagens para seus clientes.

Alguns exemplos de iniciativas para a Semana do Brasil, sem precisar baixar o preço, são:

  • Bônus ou presentes especiais (como um eBook complementando o produto principal);
  • Combos de produtos ou serviços;
  • Compre um leve outro;
  • Definir limite mínimo de compras para ter condições especiais;
  • Formas de pagamento facilitadas (primeiro pagamento em 30 dias, parcelamento no cartão sem juros);
  • Frete grátis;
  • Renegociação de dívidas;
  • E muitos outros.

Use a sua criatividade para impressionar seus consumidores e atrair mais clientes. Não precisa ficar apenas no básico de dar desconto, vá além e melhore a sua lucratividade nesse período também.

5. Não esqueça de divulgar

O Governo Federal está investindo nos principais canais de mídia para divulgar a Semana do Brasil. No entanto, isso não quer dizer que você não precisa fazer a sua parte e divulgar a participação de seu negócio e suas ofertas.

Os seus potenciais clientes precisam saber do que está oferecendo e que podem comprar suas soluções com condições especiais nesse período. Essa pode ser uma ótima oportunidade para converter quem já acompanha sua empresa, mas ainda não se decidiu pela compra.

Portanto, divulgue suas promoções no Facebook Ads, Instagram, Google Ads e também de forma orgânica nas redes sociais de seu negócio. Não esqueça também de enviar um email para seu mailing de clientes e prospectos, informando sobre as ofertas.

As suas divulgações também devem alcançar pessoas que seguem a sua marca, se envolvem com suas redes sociais, visitas de seu site, lista de oportunidades e outros públicos. Como essas pessoas já conhecem o seu negócio, pode ser uma excelente forma de transformá-las em clientes.

6. Prepare-se para atender bem

Se você fizer o trabalho adequadamente, seguindo as dicas anteriores deste post, é provável que a procura aumente em seu negócio por esses dias. Isso quer dizer que você receberá mais visitas em seu site, contatos pelas redes sociais, telefonemas ou mensagens de WhatsApp.

Sendo assim, você precisa estar preparado para oferecer o melhor atendimento possível. Além, é claro, de capacitar e deixar a sua equipe de vendas avisada sobre a campanha e os detalhes das promoções.

Defina um script de vendas e mensagens pré escritas para agilizar o atendimento, separando as principais dúvidas e respostas sobre seus produtos e promoções. Mantenha os canais disponíveis para atendimento e reforce a equipe, caso seja necessário, para dar conta das chamadas.

Uma boa dica é priorizar canais digitais de atendimento, como WhatsApp, Messenger do Facebook e outros. Dessa forma, você consegue agilizar o atendimento e aproveitar melhor a mão de obra dos atendentes e vendedores, já que eles são capazes de atender mais de uma pessoa ao mesmo tempo nesses canais.

Conclusão

A Semana do Brasil é, sem dúvida, uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas de seu negócio. Mas, para que ela funcione, é preciso estar preparado para esse período e fazer tudo conforme manda o figurino.

Comece se cadastrando na campanha, definindo promoções verdadeiras e uma política de como vai funcionar as ofertas especiais. Também use a sua criatividade para oferecer oportunidades especiais aos consumidores, sem precisar baixar o preço. Além de divulgar a campanha massivamente em seus canais para atrair os clientes e converter quem já segue o seu negócio.

Caso tenha deixado para a última hora, não tem problema. Apenas siga as dicas deste post e tente fazer a campanha da melhor forma possível. Só não deixe de aproveitar esses 9 dias a favor de seu negócio.

Você está participando da Semana do Brasil em seu negócio? Deixe o seu comentário abaixo e aproveite para divulgar suas ofertas.

Quer atrair mais clientes para seu negócio com baixo investimento? Participe de nosso curso gratuito e descubra como até duplicar suas vendas em 12 meses, através do marketing de conteúdo. Inscreva-se agora mesmo!

banner conteúdo estratégico

COMO TRANSFORMAR CONTEÚDOS EM DINHEIRO NO SEU NEGÓCIO?

RedatorOnline.net

RedatorOnline.net

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *