Vendas

6 técnicas de copywriting para aumentar as suas vendas

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
6 técnicas de copywriting para aumentar as suas vendas

Utilizar técnicas de copywriting é uma das mais atuais estratégias de vendas. Se a sua empresa quer vender na internet, independente do canal escolhido, precisa ser atrativa para despertar o interesse do seu público.

Seu conteúdo deve ser bom, com linguagem acessível e, principalmente, útil. Um texto que começa sem graça não terá a audiência que você espera, consequentemente não será capaz de gerar vendas.

Mas, calma! Nós vamos te ajudar a produzir conteúdos de qualidade utilizando técnicas de copywriting. Descubra quais são ao longo do post. Boa leitura!

Aprenda 6 técnicas de copywriting para aumentar as suas vendas

banner conteúdo estratégico

O tamanho do seu texto, normalmente, não interfere nos seus resultados. Mas o seu conteúdo sim.

Você pode redigir um post de 1000 palavras, porém, se a sua informação for irrelevante, não vai atrair o número de pessoas esperadas.

No entanto, você pode escrever um post com 500 palavras, com um conteúdo útil e passar toda a informação necessária ao seu cliente. Além de atrair o seu público, irá aumentar o tráfego de navegação do seu blog e as vendas, mesmo sendo um conteúdo 50% menor que no primeiro exemplo.

Mas porque isso acontece?

Para que os seus posts sejam mais atrativos, existem técnicas de copywriting que podem ser usadas para melhorar o desempenho dos seus textos. Veja quais são elas:

1. Saiba quem é seu público-alvo

Afinal, para quem você está escrevendo? É preciso que você saiba quem é o seu público-alvo para que o seu texto seja efetivo e assertivo. Por isso, defina a sua persona, que é um personagem que representa o seu cliente ideal.

Defina seu nome, idade, sexo, profissão, o que gosta de fazer, quais são os seus interesses. Qualquer tipo de informação relevante deve ser adicionada a esse perfil.

Assim, você conseguirá produzir um texto que fale diretamente com a sua persona. Com a linguagem ideal, criando uma conexão entre a sua marca e o seu público.

2. Tenha bons títulos

O título é o primeiro contato do seu público com o texto. Portanto, ele deve ser bom. Melhor, ele precisa ser bastante atrativo! Tenha sempre em mente que esse é o elemento mais importante do seu conteúdo.

Há várias formas de iniciar um título. Pode ser com números, um questionamento, apresentar o tema normalmente. O mais importante é lembrar de fazer um título que seja direto e bastante objetivo. Ou seja, ele deve deixar claro para o seu leitor qual é o tema central do seu texto.

Uma estrutura interessante para montar títulos é: Tema + Benefício. Ou seja, junte o tema principal do seu post com algum benefício que o seu leitor terá ao ler o conteúdo.

Como exemplo podemos citar o título desse post mesmo: “6 técnicas de copywriting para aumentar as suas vendas”.

Tema: técnicas de copywriting

Benefício: aumentar as suas vendas

Pratique!

3. Crie uma conexão com o seu leitor

banner conteúdo estratégico

Para que o seu público crie confiança em sua marca, é necessário criar uma conexão com ele. Por isso, ao criar um texto, relacione as informações que precisam ser colocadas nele e que seu público gostaria de saber. Afinal, o seu leitor deve pensar que você escreveu esse post pensando nele realmente. É essa a sensação que você deve transmitir.

O intuito não é simplesmente fazer um texto para vender. Vá além! Você precisa mostrar ao seu público, por meio de materiais educativos, que o seu produto ou serviço é a solução para o que ele necessita resolver.

Um outro ponto a ser citado é que um texto persuasivo, também chamado de copy, não inventa e nem coloca nada na mente de seu consumidor. Ele apenas externalizar aquilo que o seu leitor já sabe e ajuda essa a pessoa a compreender o problema e enxergar a solução (produto/ serviço).

Esta, aliás, é a melhor maneira de criar conexão com o seu público. Ao apresentar o que ele já sabe, os problemas que já enfrenta e descrevê-los melhor que ele mesmo, você ganha a confiança do leitor pois sabe exatamente o que ele está passando.

4. Use verbos de ação

Outra sensação que deve ser expressa em seu texto é o sentido de urgência. Uma pessoa não vai entrar em seu blog somente porque gostou dele. Mas ele está a procura de algo que vai suprir as suas necessidades e resolver seus problemas.

A sua principal meta é fazer com que o seu leitor siga as instruções do seu texto. Seja com as dicas ou para fazer a aquisição de um produto/serviço. Por isso, para que ele compreenda qual a atitude deve tomar, use verbos de ação!

Por exemplo: “Clique aqui, inscreva-se no curso gratuito Conteúdo Estratégico e duplique suas vendas em 12 meses”.

A frase apresenta verbos de ação (clique, se inscreva), aliados ao benefício que a pessoa terá ao fazer aquilo que foi pedido (duplicar as vendas em 12 meses). Perceba que o benefício é bem específico, mensurável e fácil de ser compreendido.

5. Escreva como você fala

Se você usar uma linguagem mais próxima do seu público, ou seja, escrever como fala, o seu texto será mais compreensível para ele. Além disso, ele fica mais natural, criando a proximidade que falei no tópico 3.

Usar uma linguagem mais fácil, sem muito tecniquês ou termos difíceis, permite que você acabe contando uma história sobre o seu produto ou serviço. Assim, não parece que você está somente querendo vender a sua marca, mas mostrar o motivo pelo qual seus produtos vão ajudar seu potencial cliente.

É como se você estivesse recomendando algo para um amigo, entende? Fica mais leve, uma conversa mais amigável e um texto muito mais gostoso de se ler.

6. Venda os benefícios e a experiência que o seu cliente terá

Uma das principais técnicas de copywriting é mostrar ao seu leitor as vantagens que o seu produto possui. Mais do que falar que ele é bom, você deve expor os benefícios que ele trará para o dia a dia do seu cliente.

Normalmente, o cliente não quer ser convencido, ou seja, forçado a comprar algo. Ele quer razões para fazer isso! Por isso, ele precisa saber quais as vantagens que o seu produto possui. Sendo assim, listando esses benefícios, você vai dar a ele motivos palpáveis para fazer a aquisição.

Quando você descreve as vantagens e a experiência que o seu cliente terá ao comprar o seu produto, cria uma conexão. Desperta nele o lado emocional de que aquilo é o que ele sempre procurou para resolver seus problemas. Mas você fará isso de forma tão natural que, quando ele perceber, já comprou o material!

Uma boa dica nesse sentido é fazer seu cliente se imaginar usando a sua solução. Faça ele pensar como se sentirá ao resolver o problema que tem hoje através do seu produto. Assim ele não terá dúvidas em fazer aquisição.

Conclusão

Como você viu, as técnicas de copywriting não são difíceis de serem aplicadas. Porém, devem ser executadas com a máxima atenção. Por mais que você já escreva há anos, sempre tem algo novo que pode melhorar.

Nem todos os seus textos vão atrair o número de público esperado. Mas podem conseguir apenas alguns segundos de atenção do seu leitor. Isso é um alerta para você saber onde precisa melhorar e como escrever as suas postagens corretamente.

Quanto maior o número de pessoas que lê o seu conteúdo, maior a chance dele retornar em seu blog e fechar negócio. E fique tranquilo, ser um bom copywriting leva tempo.

Comece com as fórmulas básicas para manter todos os seus leitores ligados em suas postagens. Utilize palavras poderosas, de impacto, mas tome cuidado com a redundância.

Tenha um bom conteúdo e escreva bem sobre ele!

Coloque as técnicas de copywriting para aumentar o engajamento do seu blog e, consequentemente as suas vendas! E se você não domina essa área, não tem problema. Somente coloque as nossas dicas em prática e trilhe rumo ao sucesso!

Gostou desse conteúdo e quer aprender ainda mais sobre otimizar com suas vendas através de seus conteúdos? Participe do curso conteúdo estratégico e aprenda como até duplicar suas vendas em 12 meses. Inscreva-se agora mesmo!

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “6 técnicas de copywriting para aumentar as suas vendas”

Marlon Lima

Adorei! Até salvei no meu pocket! Obrigado por compartilhar esse tipo de conteúdo valioso!

Redator OnLine

Obrigado pelo feedback, Marlon!