Vendas

O que é pitch de vendas e como montar um de forma infalível?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine em 19 de abril de 2020
2 min de leitura
O que é pitch de vendas e como montar um de forma infalível?
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você sabe me dizer o que é pitch de vendas? Esse termo é conhecido para você ou não? Essa expressão é bastante comum no mundo do empreendedorismo e nos negócios, além de ser altamente utilizada.

Porém, ao invés de voltar a atenção somente para as necessidades do vendedor — e a sua principal é bater metas —, nesse caso devemos nos atentar ao cliente. Focar nas etapas de compra para que elas sejam percorridas com excelência e você feche um belo negócio.

Para te ajudar com o pitch de vendas, preparei este post. Vou te mostrar como montar um de forma infalível. Continue acompanhando e entenda mais sobre o tema! Boa leitura.

Afinal, o que é pitch de vendas?

A palavra pitch surgiu no meio das startups. Ela nasceu da necessidade dos empreendedores apresentarem novas ideias em um curto intervalo de tempo para conquistar novos investidores. Ou seja, pessoas dispostas a aplicar dinheiro no negócio delas.

No entanto, ao invés de mostrarem grandes apresentações sobre as suas ideias, elas deveriam ser curtas e objetivas. O intuito era despertar a atenção do possível investidor para que o empreendedor pudesse apresentar melhor o seu negócio em um possível novo encontro.

Da mesma forma, o pitch de vendas é algo curto, claro e bastante objetivo. Esse é o momento em que você vai apresentar a sua solução para mostrar ao seu lead que é possível resolver o problema dele. Assim, você irá avançar uma etapa no processo de negociação para concluir uma venda.

Porém, é importante que você demonstre confiança e autoridade para apresentar a sua proposta. É preciso que o seu cliente confie em você! Por isso, enfatize os benefícios dessa solução, mostrando que o problema dele será totalmente resolvido.

Qual a importância do pitch de vendas?

O pitch de vendas irá definir o futuro do seu lead. Portanto, se ele irá avançar na negociação ou não, depende da solução que você irá mostrar a ele. E caso não desperte o interesse, é possível que toda tramitação seja cancelada no primeiro contato.

Por isso, apresentar um pitch de vendas consistente, claro e objetivo faz toda diferença na hora de realizar uma venda. Portanto, seja breve em sua apresentação, mas prenda a atenção do seu cliente. Deixe-o encantado com os diversos benefícios que terá se realizar essa compra ou fechar esse negócio.

Em muitos casos, a sua paciência e persistência vão contribuir bastante para o sucesso da negociação. Você pode apresentar um pitch perfeito, mas o cliente pede um tempo para pensar. Determine um prazo e diga que tais condições só podem ser mantidas até uma data para que ele dê uma resposta.

Dicas para montar um pitch de vendas perfeito

Não existe uma fórmula mágica para montar um pitch de vendas. Afinal, é necessário que você entenda bastante a necessidade do cliente para mostrar a ele a melhor solução que existe no mercado.

No entanto, abaixo reuni algumas dicas que são de extrema importância na hora de você montar o seu pitch de vendas. Veja quais são:

  • Evite complicar o seu discurso, use uma linguagem fácil, clara e direta. Portanto, evite jargões ou palavras desconhecidas;
  • Seja firme, mas tome cuidado para não ser arrogante. Por isso, nunca interrompa o seu cliente, deixe ele se expressar e, quando ele terminar, fale com propriedade sobre a solução que está apresentando a ele;
  • Adapte o seu discurso ao tempo que tem disponível. Muitas vezes o seu lead não terá tempo o suficiente para ouvir a sua solução, por isso, seja o mais breve que conseguir, mas explique de forma clara e objetiva o motivo do seu contato;
  • Ouça e só depois fale, pois as pessoas gostam de serem ouvidas. Especialmente se o seu cliente já tiver uma idade mais avançada;
  • Mostre que você vai resolver o problema, mas sem dar muitos detalhes de como isso acontecerá. Você não irá esconder informação, mas sim deixá-la para o encontro presencial e explicar melhor como tudo será;
  • Aponte os benefícios dessa solução, fale tudo o que ele terá e deixe o seu lead encantado. Fale as características do seu produto somente se o consumidor quiser entender o motivo dos benefícios;
  • Não apresente várias opções para o seu cliente, assim você o deixará indeciso. O ideal é dar entre duas ou três alternativas para que ele tome a decisão de forma mais rápida;
  • Mostre o valor do produto e não o seu custo, pois há uma grande diferença. Por exemplo, se for um software, diga que com a aquisição ele vai aumentar as vendas e ter maior controle disso, por exemplo;
  • Depois de todos esses pontos abordados, peça para apresentar pessoalmente o produto para ele conferir as vantagens de perto. Esta é uma forma mais eficiente de conseguir fechar a venda.

Mesmo que para muitos pareça óbvio, outros não conseguem enxergar assim, mas o que importa em uma negociação é a compra. Por isso, olhar para o cliente de forma empática e com a decisão de resolver o seu problema é a chave para realizar o pitch de vendas perfeito.

Deixe as metas de lado, humanize mais o seu atendimento e faça o seu lead confiar em você. Essas são formas eficientes de ter uma venda realizada e, quem sabe, indicações desse mesmo cliente para você realizar novas negociações.

O pitch de vendas não termina ao fechar um negócio

Engana-se quem pensa que o pitch de vendas serve somente para fechar um bom negócio. Ele vai além! Afinal, após vender a solução, é necessário ter um pós-venda encantador, para que assim seja possível fidelizar o seu cliente.

Esse não é um termo usado somente para fazer o consumidor comprar. O pitch de vendas vai capturar o seu cliente com o intuito de fazê-lo avançar para a próxima etapa, a negociação e fechamento da venda. Entretanto, é importante sempre realizar um bom pós-venda para que o seu cliente saiba que, se precisar, terá todo o suporte necessário!

Fazer um bom pitch de vendas não é complicado. Lembre-se que o foco principal é resolver o problema do cliente, junto a isso pensando em bater suas metas, mas não como prioridade.

Gostou deste conteúdo sobre pitch de vendas? Quer receber mais posts como esse? Clique aqui e se cadastre em nossa lista vip!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *