Vendas

Oferta e demanda: entenda o que é e como controlá-las em seu negócio

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro em 5 de janeiro de 2020
Oferta e demanda: entenda o que é e como controlá-las em seu negócio
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Para quem não sabe, oferta e demanda é uma lei da economia que tem o objetivo de determinar os preços do mercado. Ela explica alterações e flutuações dentro do comportamento e de tendências de consumo.

oferta e demanda

A Lei da Oferta e Procura precisa ser compreendida por todos os empresários. Ter total conhecimento dela é algo totalmente relevante para os seus negócios. Além disso, se você aprender a controlar esse princípio pode tornar a sua empresa muito mais rentável.

Preparei um artigo para ajudar você a entender melhor sobre oferta e demanda. Continue acompanhando o texto e saiba tudo sobre o assunto! Boa leitura!

O que é oferta e demanda?

O significado da palavra oferta quer dizer a quantidade de produto ou de um serviço disponível no mercado de compra e venda para que possa ser consumido. Resumidamente é o quanto existe dele, independente do local que ofereça, para que o cliente possa comprar.

A demanda está relacionada com a quantidade de produto ou serviço que as pessoas estão dispostas a adquirir. Dessa maneira, pode-se dizer que a oferta e demanda impactam diretamente a economia.

Por exemplo, se existe a demanda para um tipo de produto específico, mas ele está escasso no mercado, ou seja, não tem oferta, quem quiser comprá-lo irá pagar um valor a mais. Com a oferta em baixa, mas existindo uma demanda alta, a tendência é elevar o preço, seja de um produto ou serviço.

Sendo assim, concluímos que o preço de um produto, no exemplo acima, não terá relação apenas com o custo que ele teve ao empreendedor ou a margem de lucro desejada. Mas responderá também a lei da oferta e procura. Ou seja, se tem procura, mas tem pouco produto, posso colocar o valor um pouco mais alto, pois, com certeza, o consumidor irá levá-lo.

A lógica por trás desse princípio

Por isso, pensar na “regra” dessa lei é uma questão simples e de lógica. Veja:

  • Quando houver mais demanda do que oferta, ou seja, mais clientes dispostos a pagar do que um produto, o preço será maior;
  • Nos casos em que há mais oferta do que demanda, mais produto disponível no mercado do que consumidores para comprá-lo, ocorrerá a redução do valor;
  • Já nas situações em que a oferta e demanda estiverem equilibradas, ocorrerá um equilíbrio econômico, não ocorrendo inflação dos valores e nem quedas de preços.

Entender essa lógica da Lei da Oferta e Procura é essencial para o empreendedor. Ao compreender tal fundamento, você saberá quando ampliar o seu portfólio de produtos ou serviços, qual a quantidade será produzida de uma mercadoria ou, ainda, buscar diferenciais competitivos. Isso será crucial para determinar o seu sucesso!

Como a oferta e demanda impactam o seu negócio?

banner conteúdo estratégico

Quando os preços do mercado sofrem alterações conforme a oferta e demanda, logicamente o seu negócio também será impactado.

Mesmo você que está iniciando uma empresa agora, o seu posicionamento deve se basear sempre na Lei da Oferta e Procura. É necessário buscar um nicho específico e que agregue valor ao seu produto ou serviço.

Porém, se o seu empreendimento já está ativo há mais tempo, a oferta e demanda tem grande influência em suas projeções e planejamentos. Portanto, essa lei sempre deve ser levada em consideração na hora da tomada de decisão.

Veja algumas áreas onde a oferta e demanda impactam em seu negócio:

1. Ao fazer o controle de estoque

Quando você passa a entender o conceito de oferta e demanda, compreende também o mercado em que atua e a sua economia. Bem como as suas movimentações.

Dessa forma, o seu planejamento de produção será mais assertivo, minimizando os produtos que ficam parados em estoque. Ou seja, os itens que não tem saída não ficarão mais em seu setor de armazenamento, uma vez que você entende que precisa produzir menos. Isso para que a sua produção não seja excessiva, mas dê conta da demanda existente.

Sendo assim, você terá um controle de estoque mais eficiente, com chances maiores de atender o mercado sem correr riscos ou ter custos altos.

2. Preços e margens de lucro

Como falado anteriormente, a oferta e a demanda impactam diretamente nos preços de produtos e serviços que existem no mercado. Portanto, você precisa estar sempre atento quanto à demanda do seu tipo de produto.

Por exemplo, se você observar que houve uma redução no consumo do tipo de mercadoria da sua empresa, ou ainda, que existem muitos concorrentes, o seu preço será o diferencial para ter um lucro positivo.

Isso não é uma regra. E você sempre deve fazer o cálculo do preço do seu produto ou serviço com base em suas despesas variáveis e fixas. Assim você terá uma margem de lucro sustentável para o seu negócio.

No entanto, se a sua mercadoria ou serviço não tiver nenhum tipo de vantagem competitiva, além de um valor elevado, se a oferta for bem mais alta do que a demanda, você vai precisar recorrer ao “preço baixo” para ter um resultado satisfatório.

3. Propaganda e marketing

A estratégia de comunicação da sua empresa pode ser afetada com a oferta e demanda. Se o seu produto ou serviço for diferenciado, com poucas opções no mercado, investir em propaganda e marketing poderá ter um retorno bastante positivo.

Isso porque vai trabalhar o propósito da sua marca, mostrar todo o diferencial do que você tem a oferecer e vai agregar valor ao seu negócio. Quando a situação é essa, vale a pena ter um investimento maior, com estratégias mais elaboradas, agindo com bastante inteligência.

No entanto, caso o cenário seja contrário, se o seu diferencial for somente o preço, vale a pena investir em meios de comunicação mais baratos ou, até mesmo, gratuitos. Eles vão atingir mais pessoas por um preço menor. Um exemplo, é usar a internet ao seu favor para aumentar as vendas.

4. Concorrência

Mesmo que o mercado pareça equilibrado, ou seja, quando a oferta está igual a demanda, ao surgir um novo concorrente pode ser que dê uma movimentação no mercado.

Estar atento à concorrência é essencial para que você consiga antecipar suas soluções de divulgação. Mostrar seus diferenciais e, ainda, usar novas estratégias. Mas lembre-se: é observar e não copiar. É preciso você ser inovador e não copiar o que os seus concorrentes estão fazendo.

Por exemplo, se os seus concorrentes mais diretos investem em estratégia de preço agressivamente, eles farão com que o seu negócio sofra um impacto financeiro. A não ser que o seu público seja bem fiel a sua empresa e marca. Por isso, o seu diferencial precisa ser algo além do preço!

Aprenda a controlar a oferta e a demanda do seu negócio e torne-o mais lucrativo

banner conteúdo estratégico

Agora você já sabe que existem vários fatores que são influenciados pela oferta e demanda. Porém, essas alterações não são impossíveis e nem imprevisíveis de serem gerenciadas.

Ao observar o mercado em que atua, a posição de procura da sua mercadoria e acompanhar as tendências, é possível fazer um bom controle de compras em seu negócio e ter uma melhor gestão.

Assim, o financeiro da sua empresa não terá tanto desfalque e os resultados ainda serão satisfatórios. Veja como controlar a oferta e demanda do seu negócio:

Faça um acompanhamento do histórico de vendas

Um bom controle de vendas é essencial para que o seu histórico seja positivo. Dessa maneira você consegue fazer as projeções das suas futuras vendas.

Ao fazer esse acompanhamento, você vai entender os níveis de crescimento e declínio do seu negócio, percebendo onde estão as falhas e as sazonalidades dos seus produtos.

É possível também entender as estratégias de vendas que são usadas ou campanhas de marketing que trouxeram um melhor resultado. Assim você pode não fazer mais uso do que não deu retorno para equilibrar a oferta e demanda do seu produto.

Diminua o desperdício de estoque

Ao gerenciar mais de perto a Lei da Oferta e Procura, você vai conseguir um grande benefício, o de diminuir os desperdícios em seu estoque. Se você não sabe, ter um estoque parado é perder dinheiro e, se ele não for controlado, as coisas podem piorar.

A armazenagem de matéria-prima e de produtos precisam ser controladas de perto para não ocorrer nenhum tipo de falha. Ou ainda, o desperdício. Assim você vai conseguir cumprir com a demanda do seu mercado, sem exceder ou deixar a desejar.

Portanto, comece a compreender o comportamento do seu mercado para ter um controle de estoque mais eficiente.

Tenha uma ferramenta de gestão para te auxiliar

Contar com o apoio da tecnologia nessas horas é importante. Isso vai fazer com que você otimize o seu tempo e tenha uma gestão mais eficaz. Portanto, tenha uma ferramenta de gestão para te ajudar a controlar o seu negócio.

Assim será possível você acompanhar de perto a oferta e demanda, o histórico de vendas, movimentações financeiras e, ainda, controlar o seu estoque. Tudo de forma mais otimizada.

As informações estarão centralizadas, favorecendo uma melhor tomada de decisão. Além de evitar erros humanos, uma vez que o processo será automatizado.

Crie conteúdo estratégico para elevar a demanda

banner conteúdo estratégico

Quanto mais pensamos em administração de uma empresa, mais recursos descobrimos e percebemos que precisamos nos manter atualizados constantemente. Assim também é o seu público, ele precisa se manter atualizado sobre o seu produto ou serviço, como forma de saber como ele pode suprir as suas necessidades.

Falei acima sobre propaganda e marketing, informando que existem ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para elevar a sua demanda. Ou ainda, recursos com investimento baixo e que trazem um resultado bastante positivo. Uma dessas estratégias é a produção de conteúdo.

Já pensou em usar o conteúdo estratégico como ferramenta de marketing para a sua empresa? Conteúdos bem elaborados e voltados para o seu mercado são armas poderosas para aumentar a sua demanda.

Ajude seu cliente a comprar de você

Hoje em dia, os consumidores estão cada vez mais atualizados sobre o que acontece no mercado. Principalmente quando o assunto é de seu interesse. Por exemplo, quando uma pessoa necessita comprar algo, primeiro ela vai pesquisar sobre esse produto. O mesmo acontece quando ela precisa contratar um tipo de serviço.

O consumidor vai à busca de sanar a sua principal pergunta: será que tal serviço ou produto vai conseguir suprir a minha necessidade?

Pode-se dizer então que os clientes atualmente estão buscando produtos ou serviços que supram a sua necessidade. Portanto, eles vão querer saber se o que você tem a oferecer vai conseguir agradá-los.

Para isso, vão buscar saber o que é o seu produto, qual o seu diferencial, onde encontrá-lo, como funciona e como ele pode satisfazer as suas necessidades. Se ele precisa de um serviço, mas não sabe como ele funciona, cabe a você, como empresário, educar o seu consumidor.

E nada melhor do que trabalhar com conteúdos estratégicos para alimentar o seu cliente com informações ricas sobre o seu produto ou serviço.

Da mesma forma, alguns consumidores não fazem ideia de que precisam de seu produto ou serviço. E você pode alertá-los sobre essa necessidade através dos conteúdos que sua empresa produz, mostrando a eles o problema que possuem e como podem resolvê-lo com a ajuda de seu negócio.

Isso faz com que você controle a demanda de seu mercado, despertando a atenção de novos consumidores e públicos para o seu produto. A maioria das empresas foca apenas em quem já quer comprar o seu produto, se você fizer o contrário tem maiores chances de escalar os seus lucros.

A boa notícia é que montar um conteúdo estratégico não é algo impossível, basta usar as técnicas certas.

Quer saber como usar o conteúdo estratégico para controlar a oferta e demanda do seu negócio? Clique aqui e participe do curso gratuito Conteúdo Estratégico. Inscreva-se agora mesmo e faça como centenas de empresários que estão aumentando suas vendas com a produção de conteúdo.

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *