Como vender mais usando as redes sociais?

Vender mais usando as redes sociais pode parecer estranho, especialmente, porque estes sites foram criados para promover interações sociais, daí o nome.

como vender mais usando as redes sociais

Entretanto, nos últimos anos tem crescido o poder das redes sociais como aliada das empresas para alavancar suas vendas.

Só para ter uma ideia, 48,5% das empresas que usam redes sociais afirmam que essas mídias são úteis para gerar mais vendas para o negócio.

Em linhas gerais isso quer dizer mais pessoas dispostas a comprar por meio das mídias sociais. Ao mesmo tempo, ferramentas proporcionam a integração de lojas virtuais, sites e outros mecanismos que auxiliam as empresas a vender mais nestes novos cenários de consumo.

Neste artigo, vamos reunir algumas dicas de como vender mais usando as redes sociais e a forma mais fácil de impulsionar a sua lucratividade com elas. Está preparado?

1. Participe das redes sociais

O primeiro passo para vender mais usando as redes sociais é, sem dúvida, criar o perfil de sua empresa em cada uma delas.

Por mais simples que possa parecer esta dica, você ficaria surpreso em saber que a maioria das empresas simplesmente não participa das redes sociais disponíveis no mercado. Este fator faz com que estas marcas não sejam vistas por seus clientes nos canais que passam a maior parte de seu tempo e, consequentemente, não são lembradas no momento da compra.

Comece por identificar em quais redes sociais a sua audiência se encontra, qual o seu perfil de internauta, o formato de conteúdo que mais gostam e, em seguida, garanta que sua empresa faça parte destas mídias sociais e, acima de tudo, interaja com os seus potenciais clientes com frequência.

2. Crie uma audiência

Você já deve ter ouvido que quanto mais curtidas em sua página no Facebook, ou seguidores na conta do Twitter de sua empresa, melhor!

Não posso afirmar que isto é 100% verdade, afinal, a qualidade sempre irá falar mais alto que a quantidade. Contudo, criar um número engajado de pessoas dispostas a acompanhar a sua marca e publicita-la gratuitamente é a melhor forma para vender mais usando as redes sociais.

Nas redes sociais seu potencial cliente está conectado a amigos, familiares, colegas de trabalho, conhecidos e assim por diante. Nestas mídias consequentemente ele compartilha de gostos, decepções, preferências e outras informações que não só podem ser úteis para conhecê-lo melhor, como também para ajudar na propagação de sua marca.

3. Conheça as políticas das redes sociais

Sabemos que esta é uma questão difícil. Se a maioria de nós simplesmente não lê os contratos de licença da maioria dos serviços online, como iríamos nos preocupar em conhecer as políticas das redes sociais?

Infelizmente temos a errônea ideia de que tudo na internet é permitido e, algumas vezes, descobrimos da pior forma possível que nas redes sociais o funcionamento é outro.

Mark Zuckerberg ainda é o cara, ele decide o que é permitido ou não no Facebook. É claro que esta frase é apenas um exemplo, mais em qualquer rede social existe um regulamento e se você quer vender mais usando das redes sociais, melhor conhecer as regras a fundo e evitar ser banido do site, precisando começar tudo do zero.

4. Cumpra o que promete!

No mundo offline as empresas necessitam cumprir tudo aquilo que prometem podendo, inclusive, sofrer represálias e penalidades jurídicas por realizar propaganda enganosa. Sendo assim, este tópico pode soar como clichê para a rotina de sua empresa.

Porém, nas redes sociais a sinceridade, honestidade e cumprimento daquilo que promete é imensamente mais importante. Lembre-se que as mídias sociais são vias de mão dupla, então, você precisa ter o máximo de cuidado com o que promete se deseja realmente vender mais.

Da mesma forma que você é livre (ou quase) para dizer o que quiser no perfil de sua empresa, os clientes possuem a mesma liberdade para compartilhar de experiências negativas, desgostos e decepções que tiveram com sua marca após uma compra. Garanta que o marketing espontâneo de seus clientes seja positivo, entregando a eles valor e exatamente aquilo que promete!

5. Monitoramento… Monitoramento e monitoramento!

“Diga-me o que falam de sua empresa e lhe direi quanto vais lucrar!” Parafraseando um ditado popular, saber o que dizem a respeito de sua marca nas redes sociais é a grande sacada para vender mais neste novo cenário digital.

Você precisa primeiramente conhecer a opinião de seus antigos clientes para depois pensar em atrair novos consumidores. O monitoramento das redes sociais é a melhor forma para conhecer o feedback de clientes antigos ou recorrentes e garantir a “boa fama” de sua empresa na web.

Utilize de ferramentas como Free Review Monitoring para saber o que andam falando de sua empresa na internet. Além de sincronizar com muitos sites estrangeiros, também é parceiro do Reclame Aqui no Brasil e ajuda a monitorar a sua marca de forma gratuita e muito simples.

E por fim?

Levando em conta que você seguiu todos os 5 passos deste artigo e já está comprometido com suas estratégia para vender mais nas redes sociais, é hora de mensurar os resultados, ver realmente os ganhos reais para sua empresa deste investimento.

Em seguida, o próximo passo é ajustar seu planejamento no quer for necessário e repetir todo o processo. Com o caráter mutável da internet e mídias sociais, você nunca estará 100% a prova de problemas, nem poderá garantir que venderá todos os dias.

No entanto, manter o controle dos seus esforços é uma ótima pedida para vender mais nas redes sociais e fora dela.

Quer aumentar suas vendas de verdade? Então baixe o nosso eBook Como vender mais e melhor e descubra os 5 passos essenciais para aumentar suas vendas.

como vender mais e melhor ebook gratis

Junte-se a mais de 560 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

Avatar

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

2 Comentários

  1. Bom artigo, gostei.

    Vale a pena ressaltar que as redes sociais são um suporte para a estratégia de marketing, na minha opinião não pode ser entendida como a principal, muito menos a única ferramenta de venda.

    Antes de tudo é importante ter um canal mais profissional, nesse caso um bom website é indispensável, pois é um bem da empresa.

    Até mais…

    • É isso mesmo Rafael.

      Aliar a estratégia de social for sale a um site, blog e loja virtual é indispensável para vender mais.

      Obrigado pelo seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *