5 técnicas de SEO infalíveis para você chegar às primeiras páginas do Google!

As técnicas de SEO são determinantes para alavancar os resultados de sua estratégia de marketing de conteúdo. Então, você deve acompanhar as melhores práticas e garantir que o seu conteúdo esteja alinhado com a otimização de sites.

técnicas de seo

Por outro lado, não é fácil ficar atento a todas as mudanças dos algoritmos do Google. Vira e mexe, acontecem atualizações para manter a efetividade das regras e garantir que ninguém esteja manipulando os resultados.

Sendo assim, quem deseja ter conhecimento completo das melhores técnicas de SEO, precisa acompanhar os fóruns do Google, seguir especialistas e engenheiros dos mecanismos de pesquisa, participar de testes exaustivos e assim por diante.

Para piorar as coisas, estima-se que mais 70% das empresas já estejam utilizando o marketing de conteúdo e alguma estratégia de SEO. Isso quer dizer mais concorrência e necessidade de utilizar estratégias mais avançadas.

Mas, não se preocupe! Abaixo estão 5 ações simples de search marketing para fazê-lo chegar às primeiras páginas dos mecanismos de pesquisa e garantir esta posição por mais tempo. Portanto, se você deseja aumentar o tráfego orgânico de seu site e receber visitas mais qualificadas para suas páginas, continue a ler este artigo.

banner checklist de seo

Como sabemos que isso funciona?

Você provavelmente deve estar se fazendo está pergunta agora mesmo: “Será que isso funciona mesmo?”

Não se preocupe, isto é normal! Eu mesmo duvido da maioria das coisas que vejo na internet e fiquei meio cético quando me deparei com estas técnicas.

Entretanto, só existe uma forma de ver os resultados na prática: Testar… testar… testar!

E foi exatamente o que fizemos!

Desde Junho de 2016 começamos a aplicar uma série de estratégias para aumentar o tráfego do Blog RedatorOnLine.net.

Algumas destas técnicas, são exatamente as que você viu acima… e adivinha?

Aumentamos o tráfego em 287,24% em apenas 12 meses. Veja o case completo aqui e outros resultados que alcançamos com o marketing de conteúdo e SEO.

Então, se você quer mais visitas para o seu blog, eu recomendo que você dedique ao menos um tempo para testar estas 5 técnicas infalíveis de SEO.

5 técnicas infalíveis para chegar às primeiras páginas

1. Busque por Backlinks de qualidade!

Os robots do Google levam em conta dois fatores principais para atribuir o Page Rank de seu site: a autoridade do domínio e a quantidade de backlinks (links de retorno) para a página.

Não há nada que você possa fazer em relação à autoridade do domínio, a menos que você tenha seu blog online já por algum tempo na internet. Pois, a idade do domínio, ou seja, o tempo que ele esta ativo, influencia diretamente na autoridade.

Os backlinks, no entanto, ficam por conta do marketing espontâneo. Mas, como conseguir links de qualidade para o seu site?

Muito simples, conteúdo! Ao investir em pautas para o seu blog de qualidade você se tornará autoridade no assunto, e logo irá conseguir pessoas linkando para suas páginas.

Veja abaixo como gerar conteúdo de qualidade para o seu blog e assim conquistar backlinks de qualidade para o seu site.

Invista em conteúdo de qualidade

Sempre que você produzir conteúdo de qualidade vai conseguir gerar mais links espontâneos para o seu blog. O motivo para isso acontecer é muito simples!

Quanto mais qualidade em seus textos, mais compartilhamentos nas redes sociais, cliques, comentários e leituras, o que ajuda a aumentar a autoridade de seu site perante os mecanismos de pesquisa. Para garantir a produção de conteúdo qualificado você deve compreender a necessidade de seus leitores.

Abaixo, seguem algumas ferramentas para identificar bons temas para seu blog e assim alcançar as primeiras páginas do Google e aumentar o tráfego orgânico.

Redes sociais: As mais comuns de todas as ferramentas para você conseguir excelentes pautas para o seu blog. Você pode participar de grupos nas redes sociais, monitorar as atualizações, termos mais utilizados e responder as dúvidas mais frequentes de sua audiência.

Uma empresa especializada em emagrecimento, por exemplo, poderia participar das centenas de grupos deste tema no Facebook e assim identificar a real necessidade de sua persona. Isto também é benéfico para utilizar das terminologias mais adequadas para o seu público-alvo, garantindo que vocês estejam falando a mesma língua.

Yahoo Respostas e Quora: Semelhante às redes sociais, esses sites também utilizam da interação com as pessoas que você deseja atingir para conseguir temas atrativos para o seu blog. Uma rápida pesquisa nestes sites é capaz de render algumas das dúvidas mais comuns de seu nicho e trazer excelentes blogs posts para sua estratégia de marketing de conteúdo.

Além de descobrir os melhores assuntos a serem abordados em seu blog, você também precisa garantir a qualidade do conteúdo. Não basta produzir informação apenas para encher espaço, procure fazer a diferença real na vida das pessoas.

Quer aprender como criar uma estratégia de conteúdo realmente eficaz para sua empresa? Assista este curso gratuito, com mais de 30 aulas e diversos materiais de apoio. Inscreva-se!

2. Produza conteúdos memoráveis!

Como você já sabe, a concorrência está bem acirrada em marketing de conteúdo. Dependendo de seu nicho de atuação, é bem provável que a maior parte de seus concorrentes esteja utilizando desta estratégia para conseguir tráfego orgânico para seu site.

Deste modo, você deve se sobressair da concorrência. Fazer diferente!

Isso quer dizer que não basta produzir conteúdo de 500 palavras ou menos e achar que isso vai colocá-lo nas primeiras páginas dos buscadores. Você deve ir além!

Apesar de não existir um consenso em relação ao tamanho adequado dos artigos para fins de SEO, não há mais dúvidas que conteúdos maiores fazem o usuário permanecer mais tempo em sua página, bem como levam mais informações qualificadas para sua audiência.

Investir em artigos memoráveis, de 1000 palavras e acima, garante que seu conteúdo será mais completo e efetivo, agradando não só aos leitores, como também aos mecanismos de pesquisa.

Mas, atenção! Produzir conteúdos memoráveis significa equilibrar a equação quantidade e qualidade na balança. Não basta encher linguiça, o conteúdo tem de ser completo e realmente de qualidade para melhorar os seus resultados orgânicos.

3. Atualize conteúdos antigos!

Você já está fazendo marketing de conteúdo há algum tempo? Então, é provável que tenha conteúdos antigos em seu blog, não é mesmo?

Todos nós sabemos que demora um pouco para aparecerem os resultados da produção de conteúdo, mas quando isso acontece você pode impulsionar ainda mais o tráfego orgânico de suas páginas.

Acompanhe com o Google Analytics, por exemplo, quais posts em seu blog estão atraindo um número considerável de visitas e verifique se eles não precisam ser atualizados de algum modo.

Aumentar o número de palavras, rever as dicas para ver se ainda funcionam e garantir que o conteúdo está fresquinho para sua audiência, são algumas das táticas infalíveis para garantir um search marketing efetivo.

Mas, por que atualizar conteúdos antigos?

A razão para você fazer isso com frequência é muito simples. Assim como você, milhares de outras pessoas estão concorrendo pelas mesmas palavras-chave, ou seja, todos os dias surgem conteúdos novos com o mesmo tema dos artigos antigos em seu blog.

A fim de garantir que todos os textos de seu blog ainda são relevantes para os leitores, você deve rever alguns deles, expandi-los se for o caso e garantir que as informações ainda são válidas.

Nichos de mercado como a internet e marketing, por exemplo, mudam constantemente. Para estas empresas atualizar seus conteúdos antigos é ainda mais necessário do que para outros mercados.

Digamos que você tenha postado um artigo sobre alguma funcionalidade do Facebook logo no lançamento da maior rede social do mundo. Provavelmente, este recurso deve ter sido atualizado e você precisa alterar a informação em seu artigo também.

Quer um exemplo? Lembra-se da regra de 20% de texto em imagens para anúncios do Facebook? Pois é, ela mudou! Então, se você está ligado ao mercado das redes sociais ou marketing digital e publicou um conteúdo com este tema em seu blog, vai precisar alterar esta informação.

Entretanto, talvez você esteja se perguntando: “como definir quais conteúdos devem ser atualizados?” ou “devo atualizar conteúdos antigos ou publicar novos artigos com a informação atualizada?”.

Atualizar é sempre melhor do que criar do zero. O Google também leva em conta a data de publicação de uma postagem, isso quer dizer que quanto mais antigo um artigo em seu blog, maiores são as chances dele chegar à primeira página dos mecanismos de pesquisa.

Além disso, atualizar conteúdos antigos de seu blog, é uma ótima oportunidade de inserir novos links internos e melhorar o link building de seu blog. Afinal, alguns conteúdos podem ter sido publicados depois do texto que pretende atualizar e por isso não foram devidamente linkados a ele.

Aqui no RedatorOnLine.net a atualização de posts antigos faz parte de nosso Calendário Editorial, uma das técnicas que proporcionou um crescimento de mais de 200% no tráfego orgânico em nosso blog. Aliás, este é um conteúdo atualizado. 🙂

4. Use variações de palavra-chave

Você já ouviu falar em Indexação Semântica Latente ou LSI – Latent Semantic Index? De forma simples, diz respeito à interpretação das variações de palavras-chave que você utiliza em um texto.

Há alguns anos atrás, tinha-se a ideia que bastava repetir a mesma palavra-chave em seu texto para que os mecanismos de pesquisa identificassem o tema principal do artigo. Com o passar do tempo, a repetição exagerada tornou-se um problema e o Google passou a identificar isso como Black hat, uma espécie de SPAM de palavras-chave.

Por outro lado, os buscadores ainda precisam garantir o melhor conteúdo em suas primeiras páginas, sendo assim, eles passaram a fazer uma combinação de palavras-chave, identificando padrões e possíveis variações de um termo de pesquisa.

Para você entender melhor, existem palavras com significados distintos. A palavra-chave “tráfego”, por exemplo, pode ser utilizada para identificar trânsito de veículos ou visitas a um site.

O Google utiliza de variações desta palavra como “aumentar tráfego para blog”, “visitas” e “visitantes” para artigos de SEO, e outras como “trânsito” e “veículos” para conteúdos relacionados à movimentação de automóveis.

A grande sacada é você distribuir termos relacionados à sua palavra-chave durante o texto e assim garantir que o seu conteúdo apareça apenas para as pessoas realmente interessadas no que você tem a dizer. Isto ajuda a qualificar as suas visitas e aumentar o tráfego orgânico de seu site.

5. Não se esqueça da usabilidade!

Qualquer otimização que você fizer em seu site é banal se você não se preocupar com a pessoa mais interessada: o usuário.

Lembre-se que o Google se preocupa muito com o usuário e você deve fazer o mesmo se quiser ganhar mais visitas para seu blog ou site. Veja abaixo alguns critérios que podem afetar os seus resultados orgânicos e confira como colocá-los a favor de sua estratégia de SEO:

Velocidade de carregamento da página

Quantas vezes você desistiu de um site pela demora no carregamento da página? Ninguém gosta de ver a bolinha de carregamento girar e o conteúdo simplesmente não aparecer.

A verdade é que temos pouco tempo disponível em nosso dia a dia. Então, queremos as coisas o mais depressa possível.

O Google entende a urgência dos internautas e calcula a demora do carregamento da página para mostra-la ou não em suas primeiras páginas. Mas, o que pode influenciar o tempo de carregamento de seu site?

  • Muitas imagens grandes;
  • Scripts externos;
  • Muitos plugins no WordPress;
  • Não usar o cachê do navegador, etc.

O PageSpeed do próprio Google ajuda a identificar o tempo de carregamento de seu site, bem como reúne algumas dicas para você melhorar este carregamento. Confira!

Compatibilidade com dispositivos móveis

Uma pesquisa do IBGE de 2016 mostrou que mais de 80% dos usuários utiliza de dispositivos móveis para acessar a internet. E que já são mais de 100 milhões de aparelhos usados diariamente, cerca de 1,71 smartphone para cada habitante.

A popularização da banda larga, que segundo a mesma pesquisa já está presente em mais da metade das casas brasileiras, facilidade na contratação de pacotes de dados móveis, WIFI e outros fatores contribuíram para esta marca.

O fator mais importante é que os smartphones vieram para ficar e você precisa se adequar a esta nova tecnologia. O Google, por exemplo, passou a levar este critério em consideração na hora de indexar um site, ou seja, sites amigáveis para dispositivos móveis têm prioridade nas primeiras páginas.

Você já deve ter percebido que nos resultados orgânicos do Google através de uma pesquisa pelo celular, aparece um indicativo dos sites otimizados para dispositivos móveis (AMP), então, é praticamente uma obrigação você tornar o seu site responsivo para as diversas plataformas móveis disponíveis no mercado.

Princípio da escaneabilidade

Outro fator a se levar em conta para conseguir mais visitas a partir dos mecanismos de pesquisa é a escaneabilidade. Não sabe do que estou falando?

Talvez você o conheça como leitura dinâmica. São pequenas otimizações em seu texto capazes de tornar a leitura mais fluída e dinâmica. O que ajuda seus leitores a encontrarem a informação que desejam mais rapidamente em sua página.

Veja algumas dicas de escaneabilidade para os seus textos:

  • Organizar seu texto em parágrafos e frases curtas;
  • Dividir seu texto em tópicos;
  • Criar subtítulos;
  • Destacar as partes importantes em negrito ou itálico;
  • Adicionar imagens relevantes ao conteúdo;
  • Anexar listas ao conteúdo.

Estas são apenas algumas das ações para facilitar a vida do usuário e ganhar pontos com os mecanismos de pesquisa, mas você pode ir além e tornar o seu site um diferencial no mercado.

Concluindo…

Como você viu pode ser muito simples somar alguns pontos com os mecanismos de pesquisas e ganhar visitas para o seu ou blog.

Tenha em mente que o objetivo deste artigo não foi mencionar as otimizações técnicas de SEO, mas sim práticas simples e mais ligadas à geração de conteúdo de sua empresa.

Teste todas essas dicas! Comece por produzir conteúdos mais longos e de qualidade, assim vão surgir backlinks espontâneos e qualificados para o seu site. Em seguida, marque em seu calendário editorial datas específicas para atualizar os seus conteúdos antigos, use variações de suas palavras-chave principais e preocupe-se sempre com a experiência do usuário, faça dela a melhor possível.

Quer aprender mais sobre SEO e não deixar passar nenhum desses pontos despercebidos? Baixe o nosso checklist grátis de SEO para produção de conteúdo e aumente as suas chances de ter um bom ranqueamentos nos buscadores!

banner checklist de seo

Junte-se a mais de 413 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *