SEO

5 dicas incríveis para aumentar as visitas de um blog com SEO

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
5 dicas incríveis para aumentar as visitas de um blog com SEO

É fato que o desafio para posicionar um blog nas primeiras posições do Google é um dos maiores obstáculos que você precisa superar se quiser alcançar resultados incríveis.

Mas também é verdade que você não precisa de uma Agência de Marketing Digital para poder começar a se destacar. Com algumas dicas simples já é possível melhorar o seu blog e atrair mais visitantes.

A grande dificuldade que você deve ter para conseguir melhorar seus resultados se deve ao fato de que há muita informação confusa, difusa e uma quantidade de mitos gigantescos relacionados a SEO e a forma que o algoritmo do Google trabalha.

Nesse sentido, separamos 5 dicas que você deve começar a aplicar hoje para melhorar seus resultados baseados em boas práticas de SEO. Confira!

1. Linkagem interna

Muitos falam que é importante criar links para páginas de seu blog, mas poucos explicam corretamente o conceito para que você entenda a importância.

Sempre que há um link, independente se externo ou interno, se transmite o “juice” para a página de destino. Ou seja, a autoridade do link de origem é transmitida para a página que recebe o link (destino).

Da mesma forma que este juice é transmitido entre links externos, ele também é transmitido de links internos.

Então, por exemplo, se você faz um bom trabalho de link building apontando para uma determinada página de seu blog, ela vai possuir uma alta autoridade e você DEVE explorar esta autoridade para melhorar o ranqueamento das outras páginas de seu blog.

Nada melhor do que conseguir fazer link building em páginas que já são suas, correto?

E assim como é importante os textos âncoras para os links externos, capriche também nos âncoras internos, pois eles também contam.

2. Títulos e Descrições

banner checklist seo

Embora pareça algo extremamente simples, o fato é que muitos cometem erros amadores quando o assunto são os títulos e descrições.

O título de sua página é a parte mais importante dela, pois além de deixar claro para o Google do que a página trata, é o texto que irá aparecer nos resultados das buscas quando alguém pesquisar algo que seu blog esteja ranqueado.

Recentemente, em um de nossos blogs, realizamos a simples ação de tornar os títulos das páginas mais atrativos.

Sem subir em nada os resultados das buscas, o tráfego aumentou em mais de 41%. Isso se deve ao fato de que o título ficou mais chamativo e as pessoas passaram a clicar mais em nosso blog.

É claro que a consequência foi em pouco tempo o blog começar a subir também nos resultados das buscas, pois o CTR é um fator importante para o ranqueamento das páginas e o algoritmo do Google considera este critério.

3. Link Building

O velho e bom Link Building continua sendo fundamental para o ranqueamento de páginas no Google.

Por mais que digam que ele tem perdido seu valor, o fato é que continua sendo um critério importantíssimo de ranqueamento.

Guest Blogging, uma das práticas mais conhecidas de link building, também continua sendo válida e agregando para o posicionamento de blogs e sites.

É claro que o Link building requer medidas para evitar penalizações, mas cuidado com os mitos pois muitos costumam “exagerar” ao falar sobre o que irá penalizar. Os famosos mitos de SEO são mais comuns do que muitos pensam.

4. Layout Agradável

Outro ponto que conta muito para os resultados do seu blog é o layout. E você não precisa contratar uma empresa de Criação de Sites e Blogs para ter um blog bem arrumado.

Hoje em dia existem inúmeros temas que podem deixar uma aparência agradável e principalmente melhorar a experiência do usuário com uma navegabilidade de boa qualidade.

Repare quando estiver navegando em sites e blogs. Veja como é a experiência com blogs de má navegação e qualidade visual. Após isso, tenha senso crítico e avalie o seu blog.

banner checklist seo

5. Desempenho

O principal critério defendido pelo Google é garantir uma boa experiência para o usuário. E não há boa experiência se você não possuir um blog com bom desempenho e tempo de carregamento.

Existem vários fatores que podem influenciar no desempenho, como por exemplo a hospedagem do site, o próprio tema (navegação) e a quantidade de plugins / gadgets que você insere que demandam processamento.

Outro fator que pesa muito negativamente é a instabilidade do servidor, que muitas vezes pode ficar fora do ar e receber constantes ataques de hackers.

Portanto, cuide bem também da segurança de seu blog para evitar invasões, e na ocorrência procure um bom serviço de recuperação de sites invadidos ou uma agência de marketing digital para ajudar.

Dica Bônus

O que era tendência já é realidade. Cada vez mais o Google utiliza os “users signals” para influenciar o ranqueamento de páginas.

Ter um bom CTR, uma baixa taxa de rejeição, bom tempo de permanência dentro do blog podem influenciar muito nos resultados. Portanto, preste atenção a isso e foque sempre no usuário.

Os conteúdos precisam ter qualidade acima de tudo, despertar o interesse de seu público-alvo e oferecer uma boa experiência. O restante acaba se tornando uma consequência desse trabalho, quando feito da forma correta.

Gostou desse post e quer otimizar seu blog e conteúdos ainda mais para o Google? Baixe nosso checklist de SEO agora mesmo e siga o passo a passo.

banner checklist seo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *