SEO

SEMRush: conheça as principais vantagens da ferramenta

Diego Andrade
Escrito por Diego Andrade
2 min de leitura
SEMRush: conheça as principais vantagens da ferramenta

Se você quer montar uma estratégia no blog da sua empresa que explore ao máximo as 100 bilhões de pesquisas mensais no Google, precisará dominar a ferramenta SEMRush.

Esse software é utilizado pelos maiores especialistas em marketing digital do planeta para fazer a análise SEO dos seus blogs, além de montar uma estratégia de planejamento de conteúdo para a campanha.

Quer saber quais são as vantagens de usar o SEMRush na sua estratégia de Marketing de Conteúdo? Então siga a leitura do artigo abaixo!

A pesquisa de palavras-chaves fica mais eficiente com o SEMRush

Uma das principais tarefas de SEO que um especialista no assunto tem de fazer é a pesquisa de palavra-chave. Afinal, é importante identificar os termos mais importantes para o seu funil de vendas e trabalhar em cima deles.

No entanto, as ferramentas gratuitas de palavras-chaves não são muito completas. Algumas, como o Google Keyword Planner, só entrega uma estimativa de busca mensal.

Enquanto isso, outras ferramentas até entregam valores mais específicos, mas não indicam termos relacionados.

O SEMRush é a ferramenta que faz tudo: entrega termos relacionados e valores completos para melhorar o planejamento da estratégia.

A análise dos concorrentes também é melhorada

Um dos principais atrativos do SEMRush é a possibilidade de ver um relatório completo de análise de SEO de um domínio qualquer.

Isso significa que você pode entender melhor todo o trabalho de ranqueamento que os seus concorrentes fazem.

Esse trabalho permite analisar não só os termos mais importantes para os seus concorrentes (o que faz com que você possa trabalhar de modo a tentar competir por essas palavras-chave), como também permite compreender qual o tráfego que eles estão obtendo de maneira orgânica e paga.

Com essa informação, é possível traçar estratégias específicas para contra-atacar os esforços dos seus competidores para tentar arranjar novos leads e conquistar maior pedaço do mercado.

É possível fazer a identificação de novas palavras-chave

Mesmo que você já tenha uma estratégia bem montada e um funil funcionando, nunca é tarde para ampliar as suas fontes de tráfego. Afinal, quanto mais gente entra no seu funil, a lógica é que mais leads sejam gerados.

No entanto, como identificar as palavras-chave que o seu público está usando? Como saber quais são os termos mais utilizados pelos seus rivais? Para isso, é importante usar o SEMRush.

Um dos benefícios da ferramenta é que ela apresenta uma tela com palavras-chaves semelhantes e relacionadas sempre que clicamos em uma keyword qualquer.

Por exemplo, suponha que o seu negócio seja a venda de papel sulfite. Ao clicar no termo “papel sulfite”, você encontrará uma série de palavras-chave relacionadas a essa e que são muito usadas pelo público. Assim, você saberá outros termos a usar para desenvolver conteúdo ou anúncios.

O SEMRush permite acompanhar a evolução do trabalho

Um dos aspectos mais importantes de uma estratégia de Marketing Digital é acompanhar os resultados e medir o efeito de cada ação para poder otimizar o trabalho realizado.

Por exemplo, suponha que você montou uma estratégia de link building para aumentar a sua autoridade e ganhar mais tráfego no geral.

Com o SEMRush, é possível identificar o impacto que a estratégia teve no seu desempenho para entender se o efeito foi positivo ou não. Com isso, você pode testar várias ações e conseguir o melhor resultado possível para você.

A ferramenta permite conservação do tráfego que você já tem

Se o SEMRush permite que você analise a estratégia do seu rival e tome ações para competir contra ele, também permite que o mesmo seja feito por parte dos seus competidores.

No entanto, o entendimento proporcionado pela ferramenta também permite que você possa se “defender” do ataque dos seus rivais.

Isso porque você pode entender quais são os elementos mais sólidos da sua estratégia e quais são mais vulneráveis a um ataque dos seus concorrentes.

Com isso, você pode proativamente agir de modo a se prevenir de potenciais ataques dos seus concorrentes.

O SEMRush permite encontrar melhores estratégias de guest post

Um dos benefícios que o SEMRush oferece em uma estratégia de Marketing Digital é poder encontrar os melhores espaços e estratégias de guest post.

Como a ferramenta faz uma análise de backlinks completa e de SEO de cada domínio, você consegue encontrar todos os sites que podem contribuir muito com a sua estratégia de construção de autoridade.

Por isso, fica mais fácil entender quais são os sites que vale a pena propor uma parceria em termos de SEO e quais não são.

Isso permite que você consiga encontrar páginas relevantes que, outrora, não conseguiria. Além disso, ainda permite que você não perca tempo com parcerias com sites que não vão contribuir para o seu conteúdo.

Agora que você já sabe quais são as vantagens de usar o SEMRush, já está pronto para utilizar a principal ferramenta de análise de SEO de todas. Clique aqui para conhecer a ferramenta agora mesmo!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *