SEO

4 Dicas para você alcançar mais tráfego orgânico para o seu site

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
4 Dicas para você alcançar mais tráfego orgânico para o seu site

Tráfego orgânico ou pago é a palavra de ordem quando se fala em marketing de conteúdo. Não adianta você produzir artigos para blog de sucesso se ninguém souber da existência deles e, muito menos, consumir este conteúdo.

Exatamente por esse motivo, na sua estratégia de geração de conteúdo para blog deve aparecer a etapa de distribuição, ou seja, a forma como você irá divulgar o seu conteúdo, como pretende atrair as pessoas para o seu site.

Existem muitas formas de você fazer isso. Entre elas a otimização de sites, os anúncios patrocinados no próprio Google ou em redes sociais, a divulgação nas mídias sociais e assim por diante.

Neste artigo, você vai aprender o que é tráfego orgânico de verdade e, finalmente, como alcançar mais tráfego orgânico para suas páginas na internet. Está preparado? Vamos lá!

O que é tráfego orgânico?

Com certeza você já ouviu falar muito sobre isso, afinal, o tráfego orgânico é uma das melhores formas de atrair visitas para o seu site e transformá-las em leads posteriormente.

Mas o que é tráfego orgânico afinal de contas?

Tráfego no marketing digital diz respeito as visitas que chegam até o seu site ou blog. Quando falamos em tráfego orgânico, por sua vez, estamos nos referindo aos visitantes de seu site que chegaram de forma gratuita, ou seja, você não teve de investir para atrair este tráfego até o seu site.

Visitas vindas do Google, redes sociais e até mesmo email marketing podem ser consideradas tráfego orgânico, pois na maioria das vezes você não pagou por clique, impressões ou conversões para receber estas visitas em seu site.

A modalidade mais comum, sem dúvida, é tráfego vindo das páginas do Google. Aqueles resultados que aparecem sempre que você faz uma pesquisa, logo após os anúncios. Mas essa é também uma das formas mais difíceis de posicionar o seu site e, dependendo de seu nicho de mercado, pode ser muito complicado alcançar as primeiras posições.

Porém, nem tudo está perdido. Veja abaixo algumas dicas para alcançar mais tráfego orgânico para o seu site.

Como alcançar mais tráfego orgânico?

banner checklist seo

Tráfego orgânico é ótimo, principalmente, para os empreendedores iniciantes que ainda não tem condições de investir em anúncios e links patrocinados. Ele também representa uma parcela de pessoas que estão verdadeiramente interessadas em seu conteúdo, o que significa visitas mais qualificadas e dispostas a comprar em seu site.

Mas como é possível aumentar o tráfego orgânico de suas páginas? Veja as quatro principais dicas abaixo.

1. Produza conteúdo de qualidade

A primeira dica de todas é produzir conteúdo de qualidade, afinal de contas, se o seu site não for acima da média dificilmente irá despertar a atenção das pessoas e muito menos fidelizar leitores em seu blog.

Comece por dedicar um bom tempo para descobrir os melhores temas para o seu blog e também busque pelas melhores palavras-chave para o seu conteúdo.

Na sequência, crie bons artigos para blog. Faça a sua pesquisa e crie conteúdos realmente de valor, que respondam as dúvidas dos leitores e os tornem fãs de seu site.

2. Aproveite oportunidades

Outra estratégia para atrair tráfego orgânico para o seu site é aproveitar de oportunidades. Neste caso, você usa de assuntos populares ou polêmicos para despertar a atenção de leitores e atraí-los para o seu blog.

Assuntos muito comentados nos últimos dias são ótimos para alavancar as visitas em seu site, no entanto, não se esqueça que este conteúdo geralmente traz um bom número de tráfego e depois esmorece. Isso é normal, pois as pesquisas e interesses devem diminuir com o passar do tempo e esfriamento do assunto.

As oportunidades são ótimas para tráfego instantâneo, mas não deve ser a sua única estratégia de marketing de conteúdo, principalmente, se o seu objetivo é crescer em longo prazo.

banner checklist seo

3. Redes sociais

O famoso tráfego viral também pode ajudar a impulsionar as visitas orgânicas em seu blog. Deve ser uma das atividades fundamentais na etapa de distribuição de se conteúdo.

A melhor parte de todas é que você não leva muito tempo para divulgar o seu conteúdo nas redes sociais, inclusive, pode usar de ferramentas automáticas para atualizá-las todas de uma só vez.

Para que esta dica funcione a sua empresa deve ter um marketing nas redes sociais bem estruturado. Quanto mais fãs e seguidores ela possui, mais pessoas vão acessar o seu site sempre que você publicar algo novo.

4. Newsletter

Por último está a newsletter, talvez, uma das melhores formas de atrair tráfego gratuito para o seu site ou blog. Uma newsletter é um lembrete enviado por email para as pessoas que optaram por se inscrever em sua lista.

Com certa frequência, mas sem exagero, você pode notificar essa lista de novas publicações em seu blog, assuntos fresquinhos em suas redes sociais e assim por diante.

A grade sacada de uma newsletter é justamente porque as pessoas se inscreveram para receber o seu conteúdo, em outras palavras, elas possuem interesse genuíno no tema. Deste modo, as chances de retornarem ao seu site são muito maiores.

Adicione um formulário de sua newsletter em seu blog, em algum lugar bem visível. Além disso, sempre que possível, convide os seus leitores a se inscreverem.

Por falar nisso, você já se inscreveu em nossa Newsletter? Enviamos mensalmente um resumo com nossos principais conteúdos e você ainda é avisado em primeira sobre novidades, materiais gratuitos para download e muito mais. Clique aqui para registrar o seu email agora!

Conclusão

Como você pode ver existem outras formas de atrair tráfego orgânico para suas páginas, além da otimização de sites. Lógico que você deve investir em SEO, pois é a melhor forma de conseguir novos visitantes para o seu site.

Contudo, essas dicas podem ajudar a aumentar a relevância de seu site na web, ganhar pontos com os mecanismos de pesquisa e manter o seu blog em movimento com novas visitas. Lembre-se que fidelizar as visitas sai mais barato que atrair novos visitantes até suas páginas.

Quer mais dicas para melhorar o tráfego orgânico do seu site? Então baixe nosso checklist de SEO agora mesmo e veja o passo a passo para otimizar seus conteúdos e blog.

banner checklist seo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *