SEO

BERT: conheça a nova atualização do Google

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
BERT: conheça a nova atualização do Google

Você já sabe o que é a atualização BERT? Se ainda não faz ideia, recomendamos que você fique bastante atento ao que vamos tratar nesse artigo, especialmente se deseja continuar atraindo tráfego para seu site.

atualizacao bert

Isso porque o Google BERT é uma nova atualização do algoritmo desse buscador e ela promete trazer muitas mudanças. Muitas delas podem causar impactos em diversos sites e páginas da internet.

Por isso, é bom estar atento às mudanças e fazer as otimizações necessárias. Para que você entenda melhor como vai funcionar essa nova atualização do Google, preparamos esse conteúdo. Aproveite a leitura!

O que é a atualização BERT? Como funciona?

Mas, afinal, o que é o Google BERT? Na realidade, esse termo é uma sigla para a expressão “Bidirectional Encoder Representations from Transformers”.

“Conforme já mencionamos, o termo atualização BERT concerne a uma mudança no algoritmo do buscador, com o objetivo de torná-lo mais eficiente no processamento da linguagem coloquial utilizada pelos usuários.”

Em outras palavras, essa mudança fará com que o Google possa entender de forma mais precisa o contexto em que cada palavra é inserida.

Se antes o buscador levava em consideração basicamente as palavras-chave, agora ele será capaz de entender também o sentido do uso de conjunções e preposições.

Além do que, a ordem em que as palavras são colocadas em uma pesquisa também poderá ser considerada pela atualização BERT.

Somente para exemplificar, podemos tomar como exemplo uma frase utilizada pelos próprios representantes da Google para mostrar a eficiência da atualização.

Se hoje um usuário pesquisa uma dúvida como “pegar remédio com prescrição médica para outro paciente”, é possível que o Google entregue resultados considerando apenas o termo “remédio com prescrição”.

Com a atualização BERT, no entanto, chegaremos a resultados mais específicos, que respondem à dúvida do usuário.

banner checklist seo

A atualização BERT vai substituir o RankBrain?

Não, não vai. O RankBrain, como primeiro mecanismo de inteligência artificial, continua a ser importante para o funcionamento do Google.

Esse algoritmo permite que o buscador aprenda a reconhecer se os resultados oferecidos nas páginas de pesquisa satisfazem os usuários.

Dessa forma, ele pode melhorar cada vez mais a experiência, oferecendo a cada pesquisa os resultados que possibilitaram uma navegação mais profunda.

Dito de outro modo, a função do RankBrain é entender o que os usuários procuram.

Podemos dizer, então, que a atualização Google BERT funcionará como um complemento ao RankBrain.

De fato, ele poderá ser solicitado para oferecer mais precisão às buscas, considerando as nuances da combinação de palavras utilizadas pelos usuários.

Mudando estratégias de SEO para acompanhar a atualização BERT

Ainda não há certeza acerca do que seria uma otimização de sites para a atualização BERT do Google.

No entanto, especialistas apontam que existem algumas alterações nas estratégias de SEO que podem evitar impactos maiores no tráfego dos sites.

Entre essas estratégias, podemos mencionar a utilização de conteúdos específicos. Isso porque a atualização BERT permite que os usuários possam fazer pesquisas muito precisas.

Para que seja possível ser encontrado nos buscadores, o ideal é saber como utilizar bem as palavras-chaves de modo a atender demandas menos abrangentes.

Sendo assim, o recomendável é buscar oferecer um conteúdo ainda mais relevante, ao invés de priorizar os fatores que os algoritmos consideram para fazer com que um site possa aparecer no Google entre as primeiras posições.

Atualização BERT: uma revolução na história dos buscadores

Você pode perceber que o uso desse algoritmo terá muitas consequências para a produção de conteúdo. De fato, se as buscas ficarão cada vez mais específicas, os conteúdos terão que ser ainda mais relevantes.

Isso porque a atualização BERT permite um processamento bem mais preciso da linguagem coloquial. O sentido e a disposição das palavras em uma frase agora não passarão despercebidos pelos buscadores. Esteja atento!

E você, já tinha ouvido falar deste novo algoritmo do Google? Comente suas impressões sobre essa novidade!

banner checklist seo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *