SEO

Quais as palavras-chave ideais para sua estratégia de marketing de conteúdo?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
Quais as palavras-chave ideais para sua estratégia de marketing de conteúdo?

Não importa quanto tempo você está ouvindo falar sobre marketing de conteúdo, provavelmente em algum momento se deparou com as palavras-chaves. Mas, afinal quem são elas, por que são tão importantes e como definir os termos ideais para o seu negócio?

Nós sabemos que muita informação pode gerar desconforto e confusão em certo ponto e não queremos isso. Então, vamos ver em detalhes tudo o que você precisa saber sobre palavras-chave, de forma organizada, simples e prática para você colocar em funcionamento hoje mesmo!

Em primeiro lugar, para entender as palavras-chave você precisa compreender como funcionam os mecanismos de pesquisa. Vamos analisar o maior deles, o Google, simplesmente a empresa campeã em indexação de conteúdo no Brasil e no mundo.

Voltando um pouco na história os sites e links eram indexados por ordem alfabética antigamente, ou seja, não se levava em conta nenhum atributo de seu conteúdo para mostrá-lo aos usuários que faziam pesquisas online. Com o surgimento do Google, no entanto, por volta de 1996, as coisas começaram a mudar de figura.

A gigante das buscas criou o seu próprio algoritmo, uma série de códigos, regras matemáticas e lógica que prometia organizar e criar uma nova forma de ver os resultados de pesquisa. Muitos critérios passaram a valer para mostrar ou não um site como resultado e assim teve início o search marketing (veja aqui os 12 fatores mais relevantes).

As palavras-chave são um dos critérios levados em conta na hora de indexar o seu conteúdo.

O que são palavras-chave?

Em linhas gerais podemos chamar as palavras-chave de termos de pesquisa, palavras ou frases utilizadas para fazer pesquisas online e encontrar informações úteis sobre determinado tema.

Para o marketing de conteúdo, as palavras-chave tratam-se dos termos ligados ao seu conteúdo, ou seja, para cada peça de conteúdo que você produz uma pergunta ou problema deve estar conectada e as palavras-chaves ajudam os usuários a encontrar a sua solução.

De forma prática, para cada página criada em seu site uma palavra-chave deve ser otimizada e assim o Google consegue compreender o assunto tratado ali e mostrá-lo aos internautas que anseiam por esta informação.

Uma curiosidade interessante das palavras-chave é quem sem elas, simplesmente não existiria o SEO (Otimização para mecanismos de pesquisa). Palavras-chave são o gênesis do marketing de busca, então, o seu ponto de partida para garantir os seus esforços com as visitas orgânicas.

Tipos de palavras-chave

Basicamente, existem dois tipos de palavras-chave: head tail keywords, ou de “semente”, e long tail keywords, ou “cauda longa”. Abaixo segue a definição e aplicabilidade de cada uma delas.

Palavras-chaves semente

O nome sugere algo para você? Essas keywords são as palavras mais genéricas, geralmente são os termos capazes de definir a sua empresa, produto ou serviço.

São formadas por uma ou duas palavras e representam todo um mercado de atuação. Como você deve imaginar, a amplitude dessas palavras-chave aumenta consideravelmente as suas pesquisas e visitas que podem partir delas, contudo, a concorrência também é acentuada para estes termos.

Emplacar essas palavras-chave na corrida do ouro do SEO é um pouco mais complexo. Você vai precisar desempenhar atividades diariamente e esperar um bom tempo até atingir os seus objetivos. Em razão disso, elas não são muito recomendadas para iniciantes no marketing de conteúdo.

Quer um exemplo prático? Digamos que você tenha uma revenda de automóveis, as palavras-chave sementes seriam: automóveis, carros, veículos, motos, etc. Percebe como elas são muito genéricas?

Palavras-chaves de cauda longa

Ao contrário do que vimos anteriormente, as long tail keywords dizem respeito a termos mais específicos. A regra básica é ser o mais específico possível e assim atrair visitas mais qualificadas para o seu site.

Você provavelmente já definiu uma persona para o seu negócio, mas este mesmo perfil comprador pode estar em estágios diferenciados na jornada de compra. A ideia das palavras-chaves de cauda longa é posicionar a sua persona no local adequado do funil e assim criar conteúdo mais eficaz e direcionado.

Esses termos possuem menos pesquisas que as palavras sementes, mas a concorrência também é muito menor, o que torna muito fácil você alcançar as primeiras páginas do Google de forma mais rápida e precisa.

Usando a mesma linha de raciocínio do exemplo que demos antes, para o caso de uma revenda de automóveis poderíamos usar algo como: comprar carros novos, comprar carros usados, etc.

banner checklist seo

Como escolher as palavras-chaves ideais?

A escolha da palavra-chave adequada é determinante para o sucesso de seu marketing de conteúdo. Como vimos ela determina quem você irá atrair para o seu site e o quão perto essas pessoas estão da compra.

Levando isso em conta, você precisa garantir que escolheu as melhores palavras-chave para cada conteúdo criado em seu blog. Abaixo seguem algumas dicas para ajudá-lo a definir boas palavras-chave para sua estratégia e assim alcançar mais tráfego gratuito e vender mais.

Conheça o seu cliente

Marketing de conteúdo é relacionamento, então, crie uma relação de sucesso com seu cliente. Coloque-se no lugar das pessoas que deseja atrair para o seu site e veja quais os termos que elas costumam usar para encontrá-lo.

Aliás, este é um dos passos para definir a persona de seu negócio, você sabia? Se você ainda não sabe quem quer comprar o seu produto está perdendo dinheiro.

Defina o seu objetivo

O que você deseja com este conteúdo? Atrair mais visitas para o seu site, ganhar leads para sua lista, vender mais?

Embora pareçam semelhantes, cada um desses objetivos são diferentes entre si, ou seja, exigem esforços, estratégias e atividades diárias distintas para atingir cada um deles. Foque no seu objetivo final e alinhe toda a sua estratégia de marketing de conteúdo, inclusive as palavras-chave, para chegar onde deseja.

banner conteúdo estratégico

Pesquise a sua concorrência

Não custa nada olhar a sua concorrência de vez em quando para ver o que estão fazendo em marketing de conteúdo e quais palavras-chave estão utilizando para indexar o seu conteúdo.

Veja as empresas de destaque de seu setor e que aplicam o marketing de conteúdo em seu dia a dia. Na maioria das vezes, estes momentos são ótimas oportunidades para descobrir brechas que podem ser aproveitadas ou angariar ideias para sua estratégia.

Use as ferramentas certas

Há uma infinidade de ferramentas para pesquisa de palavra-chave, mas separamos alguns destaques e opções gratuitas para você começar o seu marketing de conteúdo do jeito certo.

Google Keyword planner – A ferramenta planejador de palavras do Google exibe o volume de pesquisas mensais para determinada palavra-chave, a concorrência e o custo. Integrante do programa de publicidade da empresa (Google Ads), a ferramenta é útil para encontrar boas opções de palavras-chave para sua empresa.

Google Trends – Também da gigante de pesquisa, exibe as tendências e pesquisas que os usuários têm realizado com base num termo de sua escolha.

Semrush – A mais completa de todas, mesmo não exibindo o volume de pesquisas preciso. Possui muitos outros recursos para otimização e análise de seu website, um grande diferencial para melhorar o seu desempenho com o SEO.

Esperamos que os nossos conselhos tenham ajudado você a entender o significado das palavras-chaves, a sua importância e, principalmente, a melhor forma para definir as mais indicadas para o seu negócio.

Quer mais dicas para aumentar seus resultados com a produção de conteúdo e o SEO? Inscreva-se no curso gratuito Conteúdo Estratégico e aprenda como atrair clientes com o marketing de conteúdo.

banner conteúdo estratégico

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Quais as palavras-chave ideais para sua estratégia de marketing de conteúdo?”

Como Ficar em Primeiro no Google com 3 Estratégias Matadoras!

[…] bem, se você conseguir ficar em primeiro no Google para palavras-chave importantes dentro de sua área de negócio este cenário pode mudar completamente. E, neste […]