Marketing digital

10 bancos de imagens grátis que você deveria conhecer!

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
10 bancos de imagens grátis que você deveria conhecer!

As imagens são determinantes para o sucesso de seu conteúdo, ou qualquer peça de marketing que deseja publicar na web. Afinal de contas, “uma imagem vale mais que mil palavras”, não é mesmo? Mas onde encontrar lindas fotos para ilustrar o seu conteúdo? Os bancos de imagens grátis podem ajudá-lo com isso.

banco de imagens grátis

São milhares de sites oferecendo imagens gratuitas. A cada dia surgem novas páginas na internet especializadas em fornecer fotos de qualidade e gratuitas. E para quem não pode, ou não quer investir em bancos pagos, elas caem como uma luva. Você ainda pode usar essas imagens para ilustrar os artigos do seu blog, atualizar suas redes sociais ou criar anúncios.

Veja a nossa lista de bancos de imagens gratuitos e melhore as chances de sucesso do seu conteúdo na web.

1. 500px

Um dos bancos de imagens grátis que mais cresce na internet. Para usar as imagens, basta fazer um pequeno cadastro e escolher o tipo de licença da imagem. Você pode utilizar fotos com licença livre, uso não comercial ou com atribuição.

O agrupamento das imagens pelo tipo de licenças ajuda a encontrar as fotos que você precisa mais facilmente. Além disso, você evita ter problemas com direitos autorais no futuro.

2. Pixabay

Um dos melhores bancos de imagens, mais completos e simples de usar. Dispõe milhares de imagens com uso livre para utilizar em seu blog, redes sociais ou campanhas de marketing. A maioria das fotos possui direitos autorais livre, assim o usuário consegue compartilhar as imagens em qualquer lugar.

O Pixabay ainda possibilita que você faça download sem registro, mas para isso é preciso digitar um código anti robô. Já quem deseja se cadastrar, pode seguir outros usuários com suas imagens favoritas e baixar fotos em alta qualidade. Para criar uma conta são necessários apenas alguns cliques, basta usar a sua conta no Facebook, Google ou Microsoft, ou registrar com um endereço de email.

3. Viintage

Surgiu um projeto de época e precisa de imagens com aspecto envelhecido? Então o Viintage é o banco de imagens grátis que você precisa conhecer. O site é especializado em fotografias retrô, como o próprio nome sugere.

Use as imagens em qualquer lugar e sem problemas com direitos autorais. Para fazer o download não é preciso nenhum registro ou login, o que agiliza o processo. Aproveite!

4. Public Domain Pictures

Imagens de domínio público, a tradução do nome do site e como sugere, reúne milhares de fotos com direitos livres. No entanto, em uma conta gratuita você consegue baixar as imagens em uma resolução e tamanho um pouco mais inferior.

Dependendo de sua necessidade, talvez seja necessário contratar uma conta Premium no site. Os planos variam de U$ 5,99 por dia, até 59,99 dólares por ano. O banco de imagens grátis ainda realiza uma competição com as fotos do site. Os usuários que recebem mais download Premium e outros pré-requisitos podem ganhar até U$ 100 dólares.

5. BigFoto

Mais um banco de fotos grátis para sua lista, com muitas opções de imagens e fotografias para uso livre. Talvez, um dos sites mais simples desta lista. Para baixar as imagens não é necessário fazer nenhum cadastro, o download é feito com o botão direito do mouse.

A única exigência deste site é que você insira um link de volta para o site ao usar as imagens. Caso você não tenha um blog ou vai usar as fotos para outro fim, pode seguir o BigFoto nas redes sociais como retribuição.

banner minbound

6. Wikimedia Commons

Já pensou se existisse uma Wikipedia de imagens? Pois é exatamente isso que o Wikimedia Comoons oferece. O banco de imagens grátis tem o visual parecido com o site de artigos mais famoso do mundo, o Wikipedia. Ele oferece milhões de opções de fotos e imagens para download.

Cada uma das imagens possui as informações de direitos autorais especificados. Deste modo, o usuário deve ficar atento aos termos para evitar problemas futuros. Além de imagens é possível baixar no site outras mídias, como áudio e vídeos também.

7. DNS Fotografia Digital

Um site 100% brasileiro e por isso todo em português. Assim os usuários que possuem dificuldade com outros idiomas, tem mais facilidade para navegar neste site. As imagens disponíveis no site são totalmente gratuitas. Para baixá-las em alta qualidade, só é necessário criar uma conta gratuita.

Neste banco de imagens gratuito é possível filtrar as fotos por categoria no topo do site. A navegação também é muito intuitiva e simplificada, ideal para quem não tem muita experiência.

8. Pinterest

Uma das maiores redes sociais de fotos do mundo e um excelente banco de imagens grátis na internet. Milhares de pessoas usam a rede social todos os dias para compartilhar fotos e trabalhos artísticos, o que traz várias opções para os usuários.

Entretanto, para usar as imagens do Pinterest em suas campanhas de marketing e conteúdo, busque por fotos “public domain”. Como algumas fotos retratam pessoas reais, tome cuidado ao distribuí-las na internet. Dependendo do contexto de seu conteúdo, você pode enfrentar problemas mais tarde.

9. ClassRoom ClipArt

Um site especializado em imagens e fotografia para educação. Nele você encontra diversas imagens relacionadas com geografia, animações, etc. Perfeito para blog de educadores ou instituições de ensino.

Esse banco de imagens também disponibiliza alguns planos para usuários que precisam de imagens em demanda. Você também pode fazer um registro grátis e baixar as fotografias, mas elas são marcadas com o nome do site.

10. CC Search

Este é um site a parte de toda a lista. O CC Search é um buscador especializado em imagens e você pode encontrar por diversos bancos de imagens grátis nele. A vantagem é que você realiza a pesquisa em um único site e consegue ver diferentes resultados. Assim otimiza o seu tempo de busca e melhora as chances de encontrar a foto perfeita para o seu conteúdo.

Para usar este site, basta colocar a sua pesquisa e escolher o tipo de licença. Depois clique na lista de bancos de imagens grátis, logo abaixo da busca. Feito isso, você é redirecionado para os resultados no site que escolheu.

Depois de ver essas 10 opções de banco de imagens grátis, não restam desculpas para ter uma boa imagem em seu conteúdo. Acesse cada um dos sites e explore-os a vontade. Descubra o potencial de cada um e o que eles podem oferecer para sua estratégia de conteúdo.

Você já conhecia os sites desta lista? Conhece mais algum banco de imagens grátis para adicionar? Deixe o seu comentário abaixo e nos ajude a expandir esta lista!

banner minbound

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *