Marketing digital

O que é plano de marketing e por que você precisa de um?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro em 23 de agosto de 2020
2 min de leitura
O que é plano de marketing e por que você precisa de um?
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Segundo o relatório anual da PQ Media, as empresas vêm investindo cada vez mais em marketing de conteúdo, resultando em um crescimento anual de 15% desde 2015, que resulta em mais de U$ 30 bilhões. No entanto, não basta apenas investir nesta estratégia, é necessário saber como investir e um dos pilares para o sucesso de qualquer ação voltada na área é o plano de marketing.

Pensando nisso, elaborei este post com todas as informações pertinentes sobre o assunto para que você possa conhecer mais a respeito, de modo a avaliar o planejamento adotado na sua empresa ou até mesmo começar a planejar a sua estratégia de marketing, caso você ainda não possua. Boa leitura!

O que é plano de marketing?

Basicamente, plano de marketing é o instrumento utilizado para definir, detalhar, organizar e guiar as ações de uma empresa de forma estratégica no que diz respeito ao marketing de seus produtos, serviços e/ou soluções. Sendo assim, é um documento escrito que contém os objetivos estratégicos do negócio e as ações necessárias para alcançá-los.

Geralmente, um plano de marketing pode ser elaborado para cobrir um período de um a cinco anos. Independentemente do período que ele irá abranger, é necessário que ele sempre esteja alinhado ao plano de negócios da empresa, pois o plano de marketing é um complemento do planejamento geral do empreendimento.

Qual a importância do plano de marketing?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Tiffany & Peterson, existe uma forte relação causal entre o crescimento da receita da empresa e o fato dela possuir um plano estratégico de negócio. Isso ocorre, pois, quando realizamos um planejamento de qualidade, a tomada de decisão passa a estar amparada por dados que irão orientar de forma assertiva as ações da empresa e, consequentemente, proporcionar melhores resultados.

Além disso, o planejamento conta também com a seleção de indicadores, que iremos ver mais especificamente a seguir, os quais apontam o desempenho das ações de modo que sejam identificadas e mitigadas as falhas com agilidade.

Sendo assim, a ideia de planejar as ações direcionadas especificamente ao marketing também propiciam essas mesmas vantagens, justamente porque quando elaboramos o plano de marketing obtemos maior controle do andamento dos negócios.

Como montar o plano de marketing?

Existem diversas formas de elaborar um plano de marketing, no entanto todos eles possuem alguns pontos fundamentais que estão presentes em qualquer modelo de planejamento para esta área em especial. Desse modo, agora que você já sabe o que é um plano de marketing e qual a relevância dele para os seus negócios, venha conhecer como elaborá-lo!

1. Levantamento e análise de dados

Como destacado acima, o plano de marketing, bem como qualquer tipo de planejamento, está amparado por dados e informações relevantes para a tomada de decisão e definição das ações. Portanto, o plano de marketing começa a ser elaborado no momento que consideramos alguns aspectos críticos para o sucesso de nossas ações. Confira cada um desses fatores na sequência:

a) O meio envolvente

Um dos primeiros passos para elaborar o plano de marketing é conhecer o meio envolvente, ou seja, analisar o cenário político, econômico, social, tecnológico, ambiental e legal. A compreensão do contexto atual é de suma importância para começar a elaborar o planejamento, pois dará suporte para interpretar os demais dados e informações que iremos apresentar nos tópicos seguintes.

Por exemplo, compreender a dinâmica econômica do país é importante tanto para melhor entender o comportamento e as novas necessidades do público-alvo e identificar como o seu produto e/ou serviço pode agregar valor para os clientes em potencial, como para elaborar estratégias que garantam a saúde financeira do negócio.

b) O público-alvo

Outro ponto importante para elaborar o plano de marketing é conhecer exatamente quem é o público-alvo do seu negócio, isto é, a persona da sua marca. Ao definir o perfil do cliente ideal é possível identificar quais mídias sociais ele utiliza, qual o tipo de linguagem ele usa e como os seus produtos e/ou serviços podem melhorar a vida dele.

Sendo assim, a estratégia de marketing se torna ainda mais eficaz, pois estará voltada especificamente para aquelas pessoas que apresentam maiores chances de concluir a jornada de compra e serem fidelizadas pela sua marca.

c) A concorrência

Mais um aspecto essencial para elaborar o plano de marketing é conhecer a concorrência, pois ao identificar os pontos negativos e positivos de outras empresas do ramo você poderá compará-los com os do seu empreendimento.

Por meio da comparação é possível identificar quais melhorias devem ser feitas para que a sua marca não fique para trás em relação à concorrência, bem como verificar quais as oportunidades que você tem de investimentos para diferenciar os seus produtos e/ou serviços perante outras empresas e atender às exigências dos consumidores de forma mais satisfatória.

d) O seu negócio

De nada adianta você realizar um levantamento sobre o meio envolvente, o público-alvo e a concorrência se não dialogar esses dados em relação às potencialidades e fragilidades do seu negócio.

Ou seja, para saber como o seu produto e/ou serviço pode gerar valor em uma determinada circunstância é necessário conhecer tanto o contexto quanto o seu negócio e o mesmo é válido em relação ao público-alvo e à concorrência.

2. Definição dos objetivos estratégicos

Após realizar o levantamento de dados e analisá-los de modo a compreender o contexto geral, identificar e prever oportunidades, é o momento de estabelecer os objetivos estratégicos que irão orientar as ações necessárias para atingir os interesses da empresa.

O que você deseja alcançar com sua estratégia de marketing? Em quanto tempo quer alcançar esse objetivo.? Responder essas perguntas vai ajudar a direcionar as ações necessárias para alcançar seu objetivo.

3. Plano de ação

Em seguida, o próximo passo para elaborar o plano de marketing da sua empresa, consiste em transpor os objetivos estratégicos em um conjunto de ações que serão necessárias para alcançar as metas pretendidas.

Isso significa elaborar o plano de ação e nele deve constar, além das ações necessárias, o cronograma com os prazos para realizar cada atividade, bem como o indicador adequado para avaliar o desempenho de cada ação executada.

4. Monitoramento e avaliação

Por fim, é necessário efetuar o monitoramento constante das ações com o intuito de avaliá-las e, caso seja identificada alguma falha, mitigar os efeitos dela por meio de uma decisão ágil, pontual e assertiva.

Um exemplo de ferramenta que você pode utilizar para acompanhar as métricas do seu negócio é uma planilha de KPI’s, a qual possibilitará acompanhar as principais métricas de marketing de forma eficiente e fácil.

Como você pode perceber, o plano de marketing é uma importante ferramenta para auxiliar na performance do negócio. No entanto, vale destacar que o plano somente irá impactar de forma positiva o seu negócio se você souber elaborá-lo e colocá-lo em prática, pois caso contrário é importante contar com um especialista para montagem e execução do plano de forma eficaz.

Se você tem dificuldade em montar o seu plano, não se preocupe. Clique aqui e venha conhecer a nossa consultoria e tenha o seu plano de marketing personalizado e montado pela nossa equipe!

Até a próxima!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *