Marketing digital

Criando ebooks: conheça as 23 perguntas mais frequentes

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
3 min de leitura
Criando ebooks: conheça as 23 perguntas mais frequentes

Uma das formas de divulgar seu conhecimento na internet e atrair clientes é criando ebooks com temas relevantes. Afinal, há muitas vantagens na utilização desse formato de conteúdo para divulgar informações. Entre os benefícios a leitura dinâmica, custo baixo e fácil compartilhamento.

O ebook é um livro digital, distribuído em formato de arquivo eletrônico e que pode ser acessado por meio de computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos para leitura. Há a possibilidade de vender ou oferecer esse material de forma gratuita. Essa é uma estratégia para educar o seu cliente e mostrar que o seu produto ou serviço é o que ele realmente necessita.

Para te ajudar a compreender todas as nuances que envolvem a criação de um material como esse, preparei este post com as principais dúvidas sobre o planejamento, criação e distribuição de livros digitais.

O conteúdo deste post foi baseado em uma aula que ministrei para um grupo de alunos que adquiriram o meu Guia Ebook de Alta Conversão. Eles participam de aulas regulares sobre esse tema e tiram todas as suas dúvidas durante os encontros. Se você quer saber mais sobre o Guia, clique aqui.

Mas, sem mais delongas, vamos ao que importa. Separei os principais questionamentos de quem está criando ebooks, ou pensando em montar um, para ajudar você em seu processo criativo. Confira!

Veja quais as perguntas mais frequentes de quem está criando ebooks

banner como criar ebook exclusivo

Confira abaixo todas as perguntas sobre o processo de criação de ebooks. Para facilitar o entendimento, dividi as questões de acordo com as fases para criação de um ebook usando o Método Conteúdo Estratégico. Esse método é o responsável pela criação de centenas de materiais aqui no Redator Online, e suas fases principais são:

  • Planejamento
  • Criação
  • Distribuição e/vendas

Acompanhe!

Fase de planejamento

1. Quais as opções em que o ebook pode ser aplicado?

O ebook tem, especialmente, três principais objetivos:

Se você se enquadra em qualquer um desses objetivos, pode usar o ebook para complementar sua estratégia.

2. Quando a gente acha que não tem conteúdo o suficiente para um ebook bom, o que fazer?

Essa é uma pergunta muito comum, especialmente se você está criando ebooks sozinho. A minha resposta é que você precisa entender bem sobre o tema e perceber se esse conteúdo vai solucionar os problemas do seu público.

Em uma pesquisa rápida no Google é possível descobrir o que as pessoas querem saber a respeito de um determinado tema. Por exemplo, se você vai escrever um ebook sobre emagrecimento, vai conseguir compreender quais as necessidades desse público e achar boas referências para montar o seu livro online com essa pesquisa. Use essas ideias para completar seu ebook e garanta que cobriu as principais dúvidas do seu público-alvo.

3. Qual o formato ideal para um ebook, precisa ser um formato de um livro ou posso usar um modelo mais moderno?

Uma das vantagens do ebook é criar justamente algo mais moderno, ou seja, mais atrativo. Por isso, é possível produzir um livro digital com mais imagens e uma história por trás delas. É uma forma de envolver e aguçar a curiosidade do seu público. Assim, as chances de as pessoas lerem são muito maiores!

Vale ressaltar, no entanto, que o formato ideal do ebook pode variar de acordo com o público-alvo e tema. Se você pretende abordar uma temática mais séria, por exemplo, talvez seja ideal usar o formato de livro tradicional mesmo.

4. Quantas páginas são ideais para um ebook?

Não há uma regra, mas é necessário avaliar o número de páginas de acordo com o tema. Se for um tema mais amplo, é necessário que o ebook seja maior. Caso contrário, ele será menor. O tamanho do material também varia de acordo com o objetivo por trás dele, se é para gerar leads ou vender.

Contudo, eu costumo usar uma regra básica para ajudar nessa decisão. Para os ebooks gratuitos, recomendo de 15 a 20 páginas. Já os vendidos, aconselho fazer um com no mínimo 50 páginas, afinal, a pessoa está pagando pelo material e necessita de algo mais completo.

5. Qual o melhor tema para um ebook?

Isso varia de negócio para negócio ou de pessoa para pessoa. O ideal é respeitar o que chamo de a tríade do nicho nessa escolha. Trata-se de uma matriz baseada em três pilares básicos, são eles:

  • Afinidade;
  • Demanda;
  • E conhecimento.

Explicando rapidamente esse conceito, o tema escolhido precisa ser algo que você goste (afinidade), que tenha pessoas interessadas em adquirir esse conhecimento (demanda) e que você domine o assunto (conhecimento). Assim, irá conseguir criar um ebook perfeito e com um excelente tema!

6. Precisa ter formação acadêmica para abordar determinados assuntos? Qual o risco de ser barrado na plataforma?

Não há a necessidade de ter uma formação específica, mas é necessário tomar cuidado com o que você aconselha.

Exemplo: Você não pode dar conselhos médicos se não for médico. As plataformas podem não barrar seu conteúdo, mas você pode ser responsabilizado judicialmente por “exercício ilegal da profissão”, no caso do nosso exemplo. Então, tome muito cuidado com suas recomendações.

7. Gostaria de saber como usar um ebook como isca? Quais as melhores táticas?

Para montar um ebook e utilizá-lo como isca primeiro é preciso entender o que as pessoas querem saber sobre o seu mercado. Ou seja, qual o tema que faria com que as pessoas compartilhassem os seus dados para baixar o seu ebook? Procure definir um tema que tenha ligação com o que pretende vender lá na frente para essas pessoas.

Uma boa forma de fazer isso é pegar a maior dor ou desafio que seu público tem. E, no ebook, você mostra a ele como resolver essa situação. Também demonstra como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo a se livrar desse problema de maneira mais rápida, prática e/ou barata. Assim as chances de a pessoa buscar saber mais de sua solução após a leitura aumenta.

Depois monte uma página de captura e capture os dados em troca do ebook. E não esqueça de pensar em uma estratégia para se comunicar com essas pessoas e transformá-las em clientes mais tarde. A recompensa digital é só o começo, o segredo é o que você faz com esses dados depois que os captura. Então, já tenha isso em mente!

Fase de Criação

banner como criar ebook exclusivo

8. Que tipo de texto é ideal para um ebook? Quais expressões nunca devo utilizar e quais não podem faltar para prender a atenção do leitor e mantê-lo interessado no meu texto? Existe um padrão de texto que atraia mais?

Isso vai variar de acordo com o seu objetivo e o público que você deseja atingir. O texto ideal para um ebook é aquele que os seus leitores gostam de ler. Portanto, identifique qual é essa linguagem, mas para isso você precisa entender quem é o seu público.

Se você atingirá pessoas técnicas e formais sua linguagem precisa ser técnica e formal. Já se o público é descontraído e gosta de uma linguagem simples, use isso em seu ebook.

Exemplo: Imagine que você é professor de mestrado em uma universidade e precisa ensinar seus alunos sobre determinado tema do curso. Se você usar uma linguagem muito simples para falar com eles pode perder a credibilidade, já que esse público já estuda o tema e está habituado a termos mais técnicos. Agora, se você fosse falar sobre psicologia com pacientes, pessoas leigas no assunto, uma linguagem simples seria o ideal. Portanto, avalie isso em seu mercado e se adeque a seu público-alvo.

9. Qual é a influência das imagens no ebook, elas ajudam a prender a atenção do leitor ou apenas deixam o texto mais atrativo?

As imagens possuem dois objetivos no processo de criação de ebooks:

  • O primeiro é complementar o texto, ou seja, exemplificar algo de forma mais clara para o seu leitor ou adicionar mais informação. Aqui podem entrar gráficos, diagramas e fotos que explicam o passo a passo, por exemplo;
  • O segundo objetivo é deixar a leitura mais leve, especialmente em casos de ebooks maiores. Entram aqui as fotos e imagens que não complementam o conteúdo, mas ajudam a quebrar o texto.

A sua tarefa é entender o tipo de imagem que deseja utilizar e o qual o papel dela em seu material. Mas nos dois casos vale a pena ilustrar seu material, como pode ver acima.

10. É recomendável criar um gancho no final do texto para impulsionar a venda do próximo produto ou isso não é preciso?

Isso vai depender se o produto tem ligação com o que o ebook está falando. Por exemplo, em um material sobre emagrecimento você poderia linkar para um suplemento alimentar que ajude nesse processo.

Mas se você está falando sobre ganho de peso, por exemplo, os dois não possuem nenhuma ligação. Aí não faz sentido forçar essa linkagem.

11. O autor pode criar a arte do próprio ebook?

Sim, é possível. Há ferramentas gratuitas, como o Canva, que te ajudam nesse processo inclusive. Mas faça isso somente se você tiver afinidade e tempo para a criação de design.

Se você não domina essas ferramentas pode levar muito tempo para aprender a usá-las e criar um trabalho adequado. Nesse caso, talvez seja melhor terceirizar essa parte e receber o ebook mais rápido.

12. Qual a melhor ferramenta para criação do ebook?

Isso é algo complexo, pois vai variar de acordo com a sua experiência com a ferramenta de design. Caso você não tenha prática, recomendo o uso do Canva mesmo. Porém, para produtos mais profissionais, o Adobe InDesign é bastante utilizado, especialmente por nós do Redator OnLine.

Vale lembrar também que os recursos, funcionalidades e a forma de fazer as coisas podem variar muito de ferramenta para ferramenta. Mas, no geral, essas plataformas possuem tutoriais ou artigos que ensinam como usá-las da forma correta.

13. Gostaria de saber sobre a formatação e como encaixar na Amazon, porque a minha não se encaixa nos moldes.

A Amazon só permite que os ebooks subam na plataforma em formato ePUB, que são arquivos basicamente só de texto. Isso porque as pessoas que utilizam o Kindle possuem mais facilidade para ler. Não há preocupação com arte e nem com as imagens. Também existem ferramentas gratuitas na internet que convertem arquivos para o formato ePUB.

Há também um formato de impressão chamado KDP, que é a impressão sob demanda. A própria Amazon imprime e manda para o cliente. Aqui há várias configurações recomendadas pela Amazon, então você precisa escolher uma opção e adequar seu arquivo a ela.

Caso tenha dúvidas, eu sugiro que contrate um designer com experiência para criar ou editar o arquivo para você. Esses profissionais têm mais experiência na formatação desse tipo de documento.

14. É viável traduzir o ebook para inglês para atingir um maior número de vendas no exterior?

Depende do sucesso que o seu ebook fez no Brasil. Além disso, é preciso ver se o seu assunto possui demanda no exterior também. Só faz sentido se você já esgotou o mercado aqui e precisa vender mais, caso contrário foque no Brasil primeiro e depois expanda.

Além disso, existem diversos países que também falam português. Então veja se não faz sentido expandir a venda para esses países primeiro, antes de pensar em uma tradução do seu material.

15. Como criar designs que chamem a atenção do cliente? É preciso usar links para outras páginas, redes sociais e contatos?

Primeiramente, conheça o seu público. Ele vai decidir essa criação. Se for um público mais sofisticado, crie algo mais delicado, chique. Se for mais simples, pense em algo bonito, mas sem muitos detalhes.

Sobre os links e contatos, vai depender dos recursos que você pretende disponibilizar no seu ebook.

16. Se você terceirizar a criação do seu ebook ele ainda é seu? Você pode ser considerado um autor ou não?

Quando você terceiriza a criação de um ebook, ou seja, contrata o serviço de criação e transfere essa responsabilidade para outras pessoas, os direitos autorais são cedidos para você como escritor, pois você solicitou o serviço e o resultado final passa pela sua avaliação. Portanto, você é considerado como autor sim.

No entanto, sempre consulte a pessoa responsável pela criação se há essa concessão de direitos autorais ou não. Caso contrário, você pode ter problemas mais tarde se a pessoa exigir seus direitos.

Fase de Distribuição

banner como criar ebook exclusivo

17. Após a criação do ebook, como divulgar na internet? Como realizar as vendas? As plataformas fazem isso ou nós precisamos divulgar?

A maioria das plataformas como, por exemplo, a Hotmart, não divulga. Elas somente dão as ferramentas para que você compartilhe o seu produto e venda. Mas as plataformas de autores independentes fazem essa divulgação como, por exemplo, a Amazon. Porém não é algo tão efetivo que irá fazer do seu produto algo rentável.

Você precisa investir tempo e dinheiro em divulgação se quiser ter sucesso com o seu ebook. E a forma mais efetiva de fazer a divulgação é primeiro compartilhar com quem já te conhece, seguidores, clientes antigos, enfim, quem já teve contato com você antes.

Depois expanda essa divulgação para novos públicos através de anúncios, campanhas no Google e Facebook, por exemplo. Assim mais pessoas chegarão até o seu material e poderão fazer a compra.

18. Qual a forma de divulgação?

A melhor forma é entender o seu público, ou seja, ter conhecimento de onde ele se encontra para saber qual a melhor forma de divulgação. Isto é, identificar em qual plataforma eles estão, quais os horários de acesso e demais detalhes para que esse produto chegue até o seu cliente.

A minha recomendação, no entanto, é que você inicie pelo Google Ads. Pois as pessoas buscam assuntos variados no Google e você pode criar anúncios para responder essas pesquisas direcionando para seu ebook. Dessa forma, é mais fácil de atingir o público que você deseja.

19. Em qual plataforma você publica os seus ebooks?

As plataformas para divulgação de ebooks se dividem em duas categorias principais: de infoprodutos e de autores independentes.

As de infoprodutos, entre elas a Hotmart, têm foco na comercialização de conhecimento e produtos digitais. As de autores independentes, como a Amazon, focam em publicar obras de autores desconhecidos e que não têm recursos para publicar um livro de forma tradicional.

Portanto, avalie qual das opções se encaixa com sua necessidade e, assim, escolha a plataforma.

Aqui no Redator OnLine publicamos o Guia Ebook de Alta Conversão na Hotmart e na Amazon, por exemplo. Você pode fazer o mesmo, se for o caso.

20. Quero vender o ebook, quanto posso cobrar? Qual o valor ideal?

Não há uma resposta certa. Mas você pode fazer uma pesquisa por temas similares para ver quanto, em média, um ebook é vendido. Daí tirar a sua base de preço.

21. Como são feitos os recebimentos dos ebooks vendidos?

Depende da plataforma que você escolheu para vender seu ebook. Na Amazon, por exemplo, é depositado diretamente em sua conta todo o mês.

Em outras plataformas, como a Hotmart, ela recebe para você e mostra em sua conta o saldo disponível. Para utilizar esse dinheiro, você então solicita um saque para a sua conta bancária. Porém esse pedido só pode ser realizado depois de 30 dias da venda, pois plataforma retém o dinheiro como garantia para seu cliente durante esse período.

22. Como proteger meu ebook de downloads ilegais, modificações, cópias e compartilhamentos?

Infelizmente não há uma opção pela qual você possa evitar isso 100%. Mas há formas de dificultar a ocorrência de fraudes e a primeira delas é registrar o seu ebook na Câmara do Livro, onde eles enviam um código de identificação do seu ebook, chamado de ISBN. É uma identificação internacional para livros e ebooks, como se fosse o CPF do seu ebook.

Outra possibilidade é através de plataformas como a Hotmart, que possuem mecanismos de proteção como o DRM Social. Esse recurso basicamente imprime os dados do seu cliente no ebook, assim ele tende a não compartilhar com ninguém para não ter seus dados vazados.

23. Como fazer uma página de captura para um ebook?

É possível usar ferramentas gratuitas e colocar na página as informações que a pessoa terá que responder para ter acesso a esse material. Veja este post com algumas dicas de ferramentas de páginas de captura gratuitas.

Gostou de saber as perguntas de quem está criando ebooks? Elas te ajudaram de alguma forma? Deixe seu comentário!

banner como criar ebook exclusivo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *