Marketing digital

Escolhendo a hospedagem certa para o seu site como base para a promoção

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Escolhendo a hospedagem certa para o seu site como base para a promoção

Hospedagem é um datacenter onde está fisicamente localizado um servidor que processa as solicitações ao site. Veja neste post como escolher a hospedagem certa para seu site e assim otimizar a promoção de seu projeto online.

Existem 4 principais tipos de hospedagem:

1. Hospedagem compartilhada

Esse servidor pode hospedar muitos sites diferentes ao mesmo tempo, que, no entanto, usam o mesmo software e têm os mesmos direitos e opções. Esse tipo de hospedagem pode chegar a mil sites e não requerem muito espaço e grandes capacidades de ponto de vista técnico.

Esse tipo de hospedagem tem um custo baixo, além disso, não há necessidade de administrar o servidor por parte de quem aloca o serviço (o provedor de hospedagem faz isso por você). Por isso, a hospedagem compartilhada é a escolha mais frequente para quem está querendo criar o seu primeiro site.

2. Servidor dedicado virtual / VPS / VDS

Ao contrário de uma hospedagem compartilhada, neste você pode instalar e usar qualquer software a sua escolha. Este é, na verdade, o seu próprio servidor físico com capacidades e recursos tarifários limitados.

3. Servidor dedicado

Este é um servidor separado no data center, que está sob o controle e gerenciamento do proprietário: você pode instalar qualquer sistema operacional e qualquer software. Adequado para projetos de grande escala que precisam de muitos recursos como: grandes lojas online, jogos online e assim por diante.

4. Seu servidor em um data center ( colocation / aluguel de unidades)

Parece um servidor dedicado, mas usa seu próprio hardware, o que significa que certas habilidades técnicas e conhecimentos são necessários para trabalhar com ele. Você pode desenvolver o site em qualquer direção e em qualquer escala – os parâmetros técnicos sempre podem ser ajustados às necessidades do projeto.

Como escolher uma hospedagem?

Que tipo de hospedagem escolher para um site no WordPress, para uma loja online, ou para site de notícias online?

Em cada caso, a escolha de um provedor de hospedagem é feita em função da complexidade do projeto.

Vamos ver qual hospedagem escolher dependendo do projeto. Para entender pelo menos aproximadamente o que você precisa, determine a que tipo de projeto o seu pode ser atribuído :

Tipo de projeto

Tipo de hospedagem

Projeto pequeno (blog, fórum, site pessoal, pequena loja online) com tráfego de até 10 visitantes por segundo

Hospedagem Compartilhada

Um projeto médio com tráfego de até 10 visitantes por segundo, exigindo recursos avançados de servidor (fórum popular, blog ou site pessoal, grande loja online, pequeno portal de notícias )

Servidor dedicado virtual

Sites muito populares e com muito conteúdo (grandes agências de notícias, sites de notícias, sites de mídia, grandes lojas online)

Servidor dedicado

Projetos com grande audiência e grande conteúdo (mídias populares nacionais e internacionais, lojas online como Amazon ou Ozon, sites com grande fluxo de dados de usuários como redes sociais, LiveJournal ou Mercado Livre)

Hospedagem em seu próprio data center ou aluguel de grupo de servidores dedicados

Se a ideia não der certo ou você estiver em dúvida sobre qual hospedagem escolher para o site, tente abordar a questão de uma forma mais meticulosa:

Determine a complexidade do projeto

  • Digamos que você precise de hospedagem para um site WordPress – como escolher o certo?
  • O motor WordPress em si é gratuito e, portanto, muito popular, mas ao mesmo tempo pode exigir recursos do servidor: por exemplo, não pode ser hospedado em uma hospedagem que não suporte PHP e MySQL.
  • Faça a sua própria classificação da melhor hospedagem.
  • Leia os comentários e as críticas nos sites dos provedores de hospedagem e também exponha suas dúvidas sobre os termos de colocação. Isso o ajudará a determinar a velocidade de resposta do serviço de suporte, seu envolvimento na resolução de problemas e aprender sobre serviços pagos ocultos.

Faça perguntas como:

  • Quais opções do painel de controle estão disponíveis e se são pagas ?
  • Se é possível conectar um certificado SSL grátis e como a configuração é feita?
  • Quanto espaço em disco está disponível num determinado pacote?
  • Sé há a opção de configurar backups automáticos?
  • Se os especialistas do provedor de hospedagem podem migrar seu site de um servidor para o outro (às vezes este serviço é oferecido gratuitamente);
  • Quantos acessos FTP podem ser fornecidos gratuitamente.

Não tenha medo de fazer perguntas, o nível de suporte técnico é outro teste decisivo da qualidade do hoster. Um bom provedor tem suporte adequado. Serviços que considero confiáveis você pode encontrar aqui. Você pode aprender como melhorar seu site em termos de velocidade de carregamento, como configurar e-mail em um domínio e fornecer um relatório sobre a verificação de vírus em um site.

Qual hospedagem é a melhor para SEO?

Como escolher a melhor hospedagem para seu projeto? Avalie se ele tem as seguintes qualidades:

Confiabilidade – o servidor não trava, é protegido de ataques DDoS, verifica a existência de vírus e os elimina. Frequentes interrupções do servidor e novas páginas não serão indexadas, e as antigas sairão completamente dos resultados da pesquisa.

A velocidade é um indicador importante para a promoção de um item obrigatório a verificar durante cada auditoria de SEO de um site, pois afeta diretamente a taxa de rejeição do usuário e, consequentemente, a classificação nos motores de busca. A velocidade será adequada se o hardware (SSD) e o software (Apache e Nginx) forem bons. Você pode usar o webo Pulsar para verificar a velocidade.

Localização geográfica – selecione o local do servidor dependendo do país / região da promoção. Se você tiver vários destinos, considere servir arquivos por meio de um CDN.

Trabalho correto com certificados SSL – o Google classifica melhor os sites seguros, então a hospedagem deve funcionar adequadamente com o protocolo criptográfico. Existem casos de conexão de certificados SSL sem o conhecimento do cliente e configurações incorretas do servidor, quando o certificado SSL de outra pessoa é atribuído ao seu site. Você pode verificar o trabalho usando o SSL Checker.

Seguindo essas regras simples, você tem a garantia de evitar conflitos com os mecanismos de pesquisa. Bem como ter um site mais rápido, seguro e com uma boa hospedagem.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *