Marketing digital

Pesquisa de marketing: Conheça suas etapas e melhore o seu planejamento

Exxacta Digital
Escrito por Exxacta Digital em 17 de maio de 2020
2 min de leitura
Pesquisa de marketing: Conheça suas etapas e melhore o seu planejamento
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

O planejamento estratégico de marketing é um processo árduo, construído através de análises, mensuração de métricas, precisão e veracidade dos fatos. Além disso, ele é feito em etapas, sendo dentro desse contexto, a pesquisa de marketing uma das etapas essenciais para a boa gestão de um planejamento estratégico.

Além disso, é necessário também investir no conhecimento do público-alvo e de seu mercado de atuação, além de ser eficiente para resolução de problemas e avaliar oportunidades de implementação de novas estratégias.

Mas, para que a etapa de pesquisa de marketing alcance resultados realmente relevantes e positivos, é necessário que algumas etapas sejam cumpridas nesse processo. Acompanhe as etapas para a construção de uma boa pesquisa de marketing.

Conheça as etapas de uma pesquisa de marketing

Defina o objetivo

A primeira etapa da pesquisa de marketing, consiste em definir qual é o objetivo central que motiva a realização de tal pesquisa. Esse objetivo deve ser claro e preciso, a fim de direcionar de forma correta a pesquisa ao público desejado.

O que perguntar?

A segunda fase da pesquisa de marketing, resume-se na resolução do questionamento principal do processo: o que perguntar?

Neste caso, para direcionamento correto da pergunta base da pesquisa, o objetivo da mesma deve estar bem claro. Por exemplo, se você administra um site de ecommerce e notou queda significativa no fluxo de visitas ao seu site, mas não sabe definir com clareza qual é o motivo de tal ocorrido, uma pesquisa de marketing é, nesse contexto, uma excelente ferramenta para a identificação do problema.

Assim, a pergunta ideal que nortearia essa pesquisa poderia ser: “por que o fluxo de visitantes ao site XXXX, está caindo?”. Em seguida, adicione o complemento, “na sua opinião, quais mudanças podem ser implantadas para a resolução de tais aspectos?”

Com isso, você terá um bom embasamento para estruturar seu planejamento de resolução deste problema.

Qual será o método?

Depois de definido o objetivo da pesquisa e como perguntar, é hora de definir se essa pesquisa de marketing será quantitativa ou qualitativa. Claro que essa escolha dependerá muito do objetivo definido previamente, por isso defina com clareza a etapa de objetivo desse processo.

Se o seu objetivo necessitar de uma pesquisa de gênero quantitativo, acrescente maior quantidade de perguntas e tire suas conclusões baseando-se em números e estatísticas.

Porém, se o objetivo da sua pesquisa de marketing exigir uma pesquisa de gênero qualitativo reduza o número de perguntas e foque em coletar as percepções, sentimentos e avaliações sobre a qualidade.

Seleção de entrevistados

Conseguir a resposta de todo o público que você ou sua empresa atende é uma tarefa realmente impossível. Por isso, para a sua pesquisa de marketing, defina com precisão quem serão os entrevistados.

É importante que os candidatos possam agregar de forma positiva a sua pesquisa de marketing. Além disso, as respostas devem ser 100% verídicas, a fim de que sua pesquisa alcance a precisão e desempenho esperados e necessários, para o alinhamento a sua estratégia.

Orçamento da pesquisa

Para que sua pesquisa seja bem administrada e gerenciada, é necessário que o valor monetário que você pretende aplicar em sua pesquisa de marketing seja previamente definido, estando essencialmente alinhado com os recursos que sua empresa pode disponibilizar. Assim, cada fase desse processo deve ser analisada para que custos adicionais não sejam necessários.

Assim como é importante ter o orçamento bem definido, também é de extrema importância definir quanto tempo será investido em cada fase de sua pesquisa, para que nenhuma etapa seja prejudicada, garantindo desempenho do processo.

Defina o questionário

Nesta etapa, depois de definidas detalhadamente todas as fases anteriores, é momento de definir quais serão as perguntas colocadas no questionário e quantas perguntas serão necessárias para que você chegue às conclusões de que precisa.

Tome cuidado para que seu questionário não seja longo demais, nem muito complexo. Questionários deste tipo podem fazer com que o entrevistado desista de responder.

A melhor forma de encaminhar seu questionário é através da ferramenta de email marketing, assim você pode administrar melhor as respostas dos entrevistados.

Mensure os resultados

Depois de divulgada a pesquisa, feita a coleta de dados é hora de mensurar quais foram os resultados. Organize-os de acordo com o objetivo inicial, previamente definido por sua empresa e reúna o máximo de informações relevantes e importantes para você e sua empresa.

Seguindo todas as etapas essenciais para uma pesquisa de marketing, é possível definir um planejamento estratégico adequado e alinhado às expectativas dos consumidores.

Essa ferramenta é muito utilizada por grandes empresas do mercado a fim conseguir feedback preciso de seus consumidores. Geralmente associada a softwares de CRM, a pesquisa de marketing permite também adaptação dos produtos e serviços de acordo com as mudanças ambientais. Por isso, é importante que ela seja realizada por sua empresa para alcance responsivo sobre sua atuação em seu segmento.

Caso você não tenha entendimento sobre como fazer uma boa pesquisa de marketing, saiba que hoje existem no mercado pessoas capazes de fazer isso por você!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *