Marketing digital

Mídia de performance: aprenda a como usar a seu favor!

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Mídia de performance: aprenda a como usar a seu favor!

Você sabe o que é mídia de performance? Já ouviu falar nesse termo? Essa é mais uma das poderosas estratégias que dão poder ao marketing digital. E como no ambiente virtual tudo muda o tempo todo, devemos ficar atentos para acompanhar essas transformações.

Há algum tempo, falar-se em anúncios pagos pelo Google e Facebook Ads era algo fora de cogitação. Afinal, não era recomendado por profissionais de marketing. Mas hoje em dia o cenário mudou, pois quando essas campanhas pagas são associadas a outras formas de marketing, podem ser muito poderosas.

É exatamente sobre isso que vou falar para você hoje, sobre a mídia de performance e como ela pode te ajudar. Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é mídia de performance?

Dentro do marketing há vários processos que devem ser usados e já são conhecidos por muitos. Nesse conceito amplo existe a mídia de performance, que está dentro do segmento de anúncios pagos.

Ela consiste em um tipo de anúncio que não é pago com um valor predeterminado, como o Google Ads, mas variável. Ou seja, vai depender do desempenho desse anúncio.

Portanto, ao realizar um tipo de campanha de performance, o seu público deve ser segmentado previamente. Afinal, atingindo o seu público, o seu resultado também será bom, certo?

As campanhas feitas em mídia de performance são vantajosas e trazem resultados positivos, pois analisando as métricas do anúncio como as visualizações, curtidas e cliques é possível ter uma visão ampla de como foi o desempenho delas e quais os resultados.

Por que utilizar a mídia de performance?

Associar as práticas de marketing digital para gerar tráfego orgânico com os anúncios pagos é algo extremamente importante e recomendável. Desde que essas campanhas sejam condizentes ao seu objetivo, é algo positivo para o seu negócio.

Um dos principais motivos para você utilizar a mídia de performance é conseguir mensurar exatamente os seus resultados. Portanto, ter a oportunidade de investir em um anúncio e saber ao certo como ele se saiu é um ganho imenso!

As informações que você terá em suas métricas analisadas são muito poderosas e vão te direcionar para as próximas ações de marketing de forma mais assertiva. Além disso, a segmentação dessas campanhas contribui para o seu sucesso.

Outro ponto a ser destacado é que, ao saber o que está dando certo, você direciona seus recursos para aquilo que melhor funciona para o seu negócio. Fator determinante para otimizar o retorno de seus investimentos em estratégias digitais.

Como planejar uma campanha na mídia de performance?

Veja abaixo o passo a passo e como planejar uma campanha de performance:

  • Tenha uma estratégia muito bem definida, pois é essencial para que a sua campanha traga os resultados esperados;
  • Direcione a sua campanha para seu foco principal, escolhendo os lances e o resultado que pretende atingir;
  • Antes de definir qual o público da sua campanha, faça uma análise de mercado para traçar com assertividade as pessoas que deseja atingir.

Como acompanhar as métricas?

O andamento da sua campanha na mídia de performance pode ser acompanhando pelas métricas e indicadores. As métricas são os valores brutos como, por exemplo, o valor investido em cada campanha, que não é suficiente para ser usado como uma base nas decisões estratégicas.

Entretanto, os indicadores são determinados por meio do que você define como objetivo da campanha. Por exemplo, se a sua meta é gerar leads, o CTR e o CPL são alguns indicadores que devem ser analisados.

Para pequenas e médias empresas, em especial, a mídia de performance traz resultados positivos, pois permite a mensuração correta de tudo o que foi feito e otimiza os seus investimentos. Portanto, é algo mais preciso para você investir em anúncios de forma assertiva, uma vez que é possível segmentá-los de acordo com os seus objetivos.

Tipos de mídia de performance

Existem algumas plataformas que possibilitam a criação dos anúncios de performance. Saiba quais são elas:

Google Ads

Essa é uma das ferramentas mais utilizadas. Colocar uma empresa em destaque no Google e em seus sites parceiros é uma estratégia muito eficiente e uma das mais requisitadas por qualquer empresa.

Dentro dessa ferramenta, há diferentes tipos de anúncios como, por exemplo, rede de pesquisa, rede de display, remarketing e outros. Todo o seu investimento nessa plataforma é totalmente mensurável.

Facebook Ads

Como sabemos, o Facebook é a maior rede social do mundo! Ele concentra um enorme número de usuários e diversos possíveis clientes para qualquer marca. Portanto, captar leads nessa mídia se tornou algo extremamente interessante e totalmente estratégico.

Dentro dessa rede social, há o Facebook Ads, que é a plataforma de criação de anúncios. Nela, o usuário paga de acordo com o resultado que alcança. Ali você vai definir o seu público-alvo, criar as segmentações demográficas, os gostos e outros tipos. Além disso, é possível definir qual será o orçamento e limitar o tempo de exposição da campanha.

A vantagem do Facebook Ads é que você pode preencher todos os dados que precisa na ferramenta e determinar o seu objetivo. Depois o sistema inteligente da rede busca direcionar as suas campanhas para o público ideal que irá realmente se identificar com a sua marca.

Instagram for Business

Outra grande rede social é o Instagram, afinal, cresce a sua popularidade a cada dia que passa. E isso ocorre não somente em relação ao público final, mas com as empresas também. Essa mídia possui um apelo para o visual e, desse modo, proporciona a qualquer negócio uma excelente oportunidade para apresentar seus produtos, serviços e diferenciais.

Para atrair justamente o público empresarial, a plataforma criou o Instagram for Business. O pagamento é feito a partir do período de exposição do anúncio e das conversões geradas.

Como você viu, a mídia de performance possui muitas vantagens. A principal delas é conseguir mensurar corretamente os seus resultados e, ainda, segmentar o público para essa campanha. Portanto, tem muito que agregar positivamente ao seu negócio. Sendo assim, é uma excelente estratégia de marketing digital.

Gostou deste post sobre mídia de performance? Quer receber conteúdos importantes e estratégicos para o seu negócio? Clique aqui e faça parte da nossa lista vip.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *