Marketing digital

Benchmarking: 5 Dicas para ficar de olho na sua concorrência

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Benchmarking: 5 Dicas para ficar de olho na sua concorrência

O Benchmarking é uma estratégia usada para medir e acompanhar a sua concorrência. Em outras palavras, descobrir o que seus concorrentes andam fazendo, como fazem as coisas e quais oportunidades você pode aproveitar para fazer a sua empresa crescer e faturar mais.

Essa prática já vem sendo utilizada há muitos anos. Estima-se que ela tenha surgido por volta da década de 70 no século passado, sendo introduzido este termo no mercado pela Xerox. Aliás, um dos grandes exemplos de benchmarking é justamente a comparação das impressoras da Xerox com outras marcas japonesas, a fim de entender porque a segunda opção era mais barata.

O benchmarking pode ser utilizado em diferentes setores da empresa e em qualquer nicho de mercado. É útil para analisar aspectos de produtos ou serviços (como o caso da Xerox), processos e práticas variadas, até mesmo de esforços de marketing.

Atualmente, este processo se tornou muito comum e mais disseminado para conhecer as melhores práticas de marketing digital. O crescimento da internet e a popularização de ferramentas com esta finalidade foram os principais motivos para isso.

Neste artigo, vamos falar sobre algumas dicas para você ficar de olho em sua concorrência e conseguir as melhores técnicas para o seu negócio. Vamos lá!

5 dicas para um benchmarking eficaz

Preocupado com o que sua concorrência anda fazendo no marketing digital? Um benchmarking eficaz pode ajudar a deixá-lo mais tranquilo e descobrir grandes oportunidades de crescimento para sua empresa.

Veja abaixo, cinco dicas para fazer um benchmarking eficaz e impulsionar a sua estratégia de marketing digital.

1. Defina seus objetivos

Ninguém faz benchmarking por prazer ou para passar o tempo, ou pelo menos não deveria fazer isso. Como você viu acima, você pode conseguir excelentes resultados para sua empresa com esse processo.

Contudo, é preciso fazer ele do jeito certo e começar com o pé direito. Por isso, você deve definir os seus objetivos ao usar o benchmarking.

  • O que você acredita que precisa melhorar em sua empresa?
  • Quais práticas de sua concorrência você julga que poderiam ser replicadas?
  • O que pretende fazer com os dados capturados nesta análise?

Depois de definir os seus objetivos com o marketing digital e o benchmarking, fica mais fácil compreender quais os índices de sua concorrência devem ser acompanhados e o motivo para fazer essa pesquisa.

banner aula bola de cristal

2. Selecione as empresas líderes de seu setor

Não basta acompanhar qualquer empresa, é preciso que fixe a sua atenção nas melhores empresas de seu mercado de atuação.

Liste três empresas em destaque no seu nicho de mercado. Aquelas que possuem um bom posicionamento na internet e uma estratégia de marketing digital já bem amadurecida. Em seguida, monitore todas as suas mídias iniciando pelo site, redes sociais, campanhas de email e por aí vai.

Apenas tenha em mente que acompanhar tudo pode ser um pouco complicado, então, defina quais são os dados mais importantes para você e dedique a sua atenção neles.

3. Use as ferramentas certas

As ferramentas são determinantes para você alcançar o sucesso em qualquer coisa, e com o benchmarking não poderia ser diferente.

Existem várias ferramentas com esta finalidade no mercado. Estude cada uma delas e veja qual é a melhor para o seu caso. Contar com os recursos adequados para medir a sua concorrência pode ajudá-lo a aumentar o faturamento da sua empresa ou tornar o seu negócio líder no mercado, então, não economize tempo e dinheiro.

Mas abaixo neste artigo, vamos listar duas ferramentas de benchmarking que você pode utilizar para começar a monitorar a sua concorrência. Fique ligado!

4. Aproveite os dados coletados

Certo! Você definiu objetivos, escolheu as empresas para acompanhar, analisou cada uma das suas mídias e colecionou um bom número de dados em cada etapa. Pelo menos é isso que acontece quando se está fazendo benchmarking de forma eficaz.

E agora? O que você pretende fazer com essas informações? Acompanhar os seus concorrentes sem tomar nenhuma iniciativa é perca de tempo. Você deve utilizar dos dados coletados para traçar novos planos de ação em sua empresa, bem como, definir indicadores de desempenho para acompanhar.

Só depois de tomar essa atitude é que a sua empresa poderá crescer e, inclusive, ultrapassar a sua concorrência. Deste modo, não deixe as informações engavetadas, use-as de forma inteligente em prol de seu negócio.

5. Analise de forma frequente

O marketing digital muda constantemente. É bem provável que seus concorrentes já se deram conta disso e mudam as suas técnicas de tempos em tempos para continuar obtendo resultados.

Por conta disto, você não pode achar que acompanhar os seus concorrentes deve ser feito apenas uma vez. O benchmarking é uma ação recorrente e deve ser feita com frequência dentro de sua empresa, assim você garante que está utilizando os melhores processos no seu negócio.

Defina uma frequência para manter o olho em sua concorrência. O ideal é que ela não tenha um intervalo muito grande, por outro lado, você também não pode passar todo o seu tempo acompanhando os concorrentes. Crie um meio-termo adequado para sua empresa!

Ferramentas de benchmarking

banner aula bola de cristal

A grande vantagem do mundo digital é que as coisas se tornaram mais públicas. Assim qualquer empresa pode conhecer os detalhes de negócio de sua concorrente de forma simples e rápida, usando de algumas ferramentas especializadas.

Veja abaixo, algumas das principais ferramentas de benchmarking e acompanhe o que elas podem fazer pela sua empresa.

Redes sociais

As ferramentas mais comuns de benchmarking são as redes sociais. Através delas você tem acesso a todas as coisas que sua concorrência anda fazendo para se promover na internet.

Ao acompanhar a página no Facebook de sua concorrente, por exemplo, você é capaz de medir o número de fãs, a frequência da publicação, linguagem do conteúdo, formato de post mais comum, etc.

O próprio Facebook permite que você acompanhe páginas de concorrentes e faz uma comparação de seus resultados com a página da concorrência. Já o Twitter, permite a criação de listas no micro blog, igualmente útil para acompanhar as ações de marketing nas redes sociais que outras empresas estão fazendo.

Dica importante: Recentemente o Facebook também liberou o acesso aos anúncios das páginas de modo público. Com esse recurso qualquer pessoa pode ver as campanhas ativas no Facebook, Instagram e Messenger. Essa também é uma ferramenta útil de benchmarking para ver os anúncios de seus concorrentes. Neste artigo o Facebook dá mais detalhes de como ver os anúncios de uma página.

SimilarWeb

Esta é uma das ferramentas de benchmarking mais completas do mercado. Permite que você acompanhe métricas e dados consistentes de sites da sua concorrência.

O SimilarWeb mostra o ranqueamento global de um site, as palavras-chave usadas por ele para posicionamento nos mecanismos de pesquisa, dados de carregamento da página, número de visitas e usuários, etc.

Apesar de oferecer uma análise gratuita de forma superficial, o seu plano PRO oferece recursos fantásticos para quem deseja manter o olho em sua concorrência e descobrir boas oportunidades para impulsionar o marketing digital de sua empresa.

Você também pode criar uma conta gratuita na ferramenta para ter acesso a uma demonstração, que oferece métricas mais completas de seus concorrentes.

Conclusão

Como você pode ver, o benchmarking é uma excelente oportunidade para aumentar os resultados de sua empresa com o marketing digital ou melhores outro setor dentro de seu negócio.

Vale lembrar apenas, que você não deve levar tudo a ferro e fogo. O benchmarking também pode ser uma grande sacada para você descobrir o que a sua concorrência não está fazendo e assim inovar em sua empresa.

Tenha em mente que manter o olho na concorrência e ficar ligado no que andam fazendo também ajuda no surgimento de parcerias comerciais. Por esse motivo, não desperdice esta chance.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e ele tenha sido útil para a sua empresa. Deixe o seu comentário sobre o texto abaixo e compartilhe nas redes sociais ou com algum amigo que está precisando ver isso.

banner aula bola de cristal

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Benchmarking: 5 Dicas para ficar de olho na sua concorrência”

Gilberto de Sousa Lima

Gostei muito do artigo. As redes sociais é um excelente meio também de networking, como aprendi na faculdade, além de uma excelente ferramenta de benchmarkerting. Vai ajudar muito no meu negócio. Valeu.

César Ribeiro

Obrigado pelo feedback Gilberto e fico feliz que tenha gostado!