Como criar um eBook? 11 passos para criar um material rico de sucesso!

Os livros digitais são tendência na internet. Podem ser lidos em qualquer lugar e em diferentes dispositivos. E ainda são excelentes ferramentas para geração de leads no marketing digital. Talvez, por isso, a extensa preocupação em aprender como criar um eBook de sucesso.

como criar um ebook

Não importa o seu objetivo, nicho de mercado e público, com certeza um livro digital pode levar sua estratégia de conteúdo mais longe. O melhor é que você pode criar o seu primeiro ebook de forma fácil e simples!

E se você pretende transformá-lo em um produto digital então, as possibilidades são ainda maiores. Os custos de produção são pequenos, a distribuição é totalmente digital e a sua lucratividade é muita alta. Ingredientes que fazem parte de uma receita de sucesso para ter um negócio altamente lucrativo.

E mesmo que você queira apenas gerar leads com um eBook gratuito, os resultados não ficam atrás. Diversos usuários adoram baixar esses materiais e consumi-los com calma e, para isso, estão dispostos a compartilhar os seus dados com a sua empresa.

Em suma, é uma estratégia que não tem como dar errado e precisa ser incorporada em sua empresa, o quanto antes. Mas você não sabe como criar um eBook?

Não se preocupe!

Depois de ajudar na criação de eBooks para centenas de clientes aqui na RO, descobri uma maneira fácil e intuitiva de fazer todo esse processo. E para ajudá-lo, separei a tarefa em 11 passos simples e práticos para montar o seu eBook.

Veja este post agora mesmo e descubra como tirar o seu eBook do papel e transformá-lo em sucesso absoluto. Confira!

1. Defina seu objetivo

A primeira coisa a fazer é definir um objetivo com esse material. Por que você deseja criar um eBook? Ele será usado para gerar leads para sua empresa? Ou você pretende ser um empreendedor digital e vender eBooks na internet?

De acordo com o objetivo escolhido, a maneira de como criar um eBook pode variar muito.

Está confuso? Assista o vídeo abaixo e veja quando usar o eBook em sua estratégia e alguns objetivos que você pode usar:

Um livro digital para captura de leads, por exemplo, pode ter entre 10 e 20 páginas. Ou seja, não é um conteúdo muito extenso e completo.

Já se o objetivo é comercializa-lo na internet, então você pode pensar em um material maior. Algo em torno de 50 ou 100 páginas é extremamente recomendado para se tornar um infoproduto. Afinal, você quer levar o máximo de informação para seu cliente através de seu produto digital, não é mesmo?

Voltando ao exemplo da isca digital, que é quando usamos algum conteúdo gratuito para obter dados das pessoas, lembre-se que ele é apenas a ponta do iceberg. Apenas promover a sua recompensa digital não trará vendas para seu negócio.

Sendo assim, antes de começar a produzir o livro digital, pense em como deve funcionar o seu funil de vendas.

Quais emails as pessoas receberão após baixar o material? Ele vai ter algum CTA (chamada para ação), qual? A pessoa deve entrar em contato com sua empresa ou comprar um produto? Procure as respostas para essas perguntas para que sua estratégia fique bem clara e você possa aproveitar o eBook ao máximo.

2. Conheça sua persona

banner definindo persona

Sempre que falo em produção de conteúdo, reforço a importância de conhecer a persona de sua empresa. E na hora de ensinar como criar um eBook não poderia ser diferente!

Só depois de entender quem é o público-alvo de seu material rico, será possível criar uma recompensa valiosa para ele. E para isso, você precisa entender como ele pensa, as dúvidas que possui, seus medos e assim por diante.

Então, se ainda não definiu a persona de seu negócio, é hora de mapear os seus potenciais compradores. Crie um perfil semifictício e procure descobrir o máximo de informações das pessoas que deseja atingir.

Você pode usar de pesquisas com ex e atuais clientes, usar ferramentas digitais e por aí vai. O importante é conhecer em detalhes quem vai receber o seu eBook ou comprá-lo. Com essa informação em mãos fica mais fácil criar um conteúdo realmente qualificado e de sucesso.

Aqui no blog, eu já falei em outro artigo sobre a importância de definir a persona e como conhecer a de seu negócio. Leia o artigo com esse tema para entender melhor o que você deve fazer nessa etapa.

Se já tem o seu público definido, no entanto, a dica é fazer uma pesquisa com eles antes de criar o eBook. Descubra o que eles querem aprender com você, quais conteúdos estariam dispostos a comprar se pretende vender o material. Assim você otimiza o seu tempo, já que irá produzir algo que as pessoas realmente desejam.

3. Escolha o tema

Objetivo e público definidos, chegou a hora de escolher um tema. Essa é uma etapa extremamente importante durante a criação de um eBook. Ela vai definir o sucesso ou o fracasso completo do seu material e de suas vendas, se esse for o objetivo.

A primeira dica é: crie algo que as pessoas desejam. Não tenha delírios de grandeza e não use apenas a sua intuição para criar o livro digital. Procure descobrir o que sua audiência deseja e crie algo para atender a essa demanda.

Como fazer isso?

Uma opção já foi dada no item anterior: ouvir a sua persona através de pesquisas e questionários mais diretos. Em minha opinião, é a melhor estratégia para não errar na escolha do tema do seu conteúdo, seja gratuito ou pago. Mas ainda existem outras opções!

Use de ferramentas de pesquisa de palavras-chave também, como o Keyword Tool, SemRush e Google Trends. Elas ajudam a compreender o que a sua persona busca na internet e trazem ideias de conteúdos para compilar em um eBook.

Lá no Meu Canal no YouTube, ensino como usar essas ferramentas e entender os resultados. Dá uma passadinha por lá, inscreva-se e assista aos vídeos para usar essas soluções da forma correta.

Para você que já tem um blog na internet, ainda existe outra alternativa. Você pode usar o Google Analytics para descobrir os conteúdos mais populares em seu site. Depois basta criar conteúdos completos com esse tema e não tem como errar. Aprenda a usar o Google Analytics aqui!

banner como usar ebooks

4. Monte a estrutura

Agora vem a etapa do briefing, ou seja, a hora de planejar o conteúdo e as informações que serão apresentadas em seu livro digital. Aqui você vai separar os capítulos, tópicos, referências e tudo o que for usar na montagem desse material.

Esse planejamento é importante para dar uma ordem em seu trabalho e evitar que você se esqueça de alguma informação. Imagine que você pretende criar um eBook de 100 páginas. É um tamanho considerável e as chances de você deixar passar algo é muito grande. Logo, todo cuidado é pouco.

Além disso, planejar é uma etapa extremamente importante de qualquer conteúdo. Através dela você começa a dar vida a seu texto, vídeo ou qualquer outro formato de conhecimento. Então não menospreze essa etapa, combinado?

E lembre-se que o seu conteúdo precisa estar ligado com o objetivo, que você definiu lá na primeira etapa. E o planejamento da estrutura é a melhor maneira de garantir que ele seja cumprido, no final das contas.

Portanto, liste todos os tópicos que serão abordados em seu eBook e organize-os por ordem. Assim fica mais fácil entender a lógica de seu conteúdo.

Uma excelente dica sobre como criar um eBook de sucesso é começar pelo índice do material. Assim você sabe o que pretende falar nele e evita sair muito do assunto. Depois você parte para a escrita, propriamente dita.

5. Escreva o eBook

Chegou a hora de dar corpo e conteúdo para o seu eBook. Em outras palavras, transformar as ideias do passo anterior em realidade.

Mas, antes disso, eu gostaria de sugerir alguns cuidados nessa etapa, a fim de tornar o seu eBook muito melhor.

Comece fazendo uma pesquisa detalhada sobre o tema que escolheu. Analise os sites na primeira página do Google, veja as informações que eles apresentam. Leia todo material que puder e depois comece a montar o seu eBook.

Mesmo que você domine o assunto, não pense que sabe tudo sobre o tema. Logo, procure se atualizar e encontrar informações que podem ser úteis na hora de escrever.

Ainda durante a etapa de pesquisa de referências, não deixe também de encontrar formas de tornar o seu conteúdo único. Isso pode acontecer através da linguagem de seu texto, informações inéditas e até mesmo de suas experiências pessoais.

É importante que o leitor perceba que o seu livro digital é único, então não precisa nem dizer para evitar plágios, não é? Além disso, adicione a sua cara no eBook através da escrita, usando a linguagem adequada para seu público e que tem tudo a ver com a sua personalidade.

Cuidado com a sua escrita também. Evite cometer erros ortográficos e deixe o texto fácil de ler e simples de entender. Para isso use de palavras simples e comuns ao dia a dia de sua persona. E claro, mantenha um dicionário por perto para tirar dúvidas, se for necessário.

Por melhor que seja a sua intenção e por mais bonito que esteja o design, erros ortográficos matam qualquer conteúdo. Então fique ligado!

Não se esqueça também da escaneabilidade. É uma técnica para deixar o seu texto mais agradável de ler e menos denso.

Veja mais sobre isso no vídeo abaixo:

6. Faça uma revisão

Texto pronto é hora da revisão.

A revisão é dividida em duas etapas principais: o conteúdo e a gramática.

No primeiro você verifica as informações que pretende passar no eBook.

  • Elas estão claras o suficiente?
  • O conteúdo está adequado à persona?
  • As estatísticas usadas estão corretas?
  • Ou seja, o conteúdo cumpre o que promete e vai ajudar o seu público-alvo?

A revisão da gramática é para prevenir erros ortográficos, de concordância, acentuação, pontuação e outras armadilhas da língua portuguesa. Se você achar que não tem habilidades o suficiente, contrate um redator ou editor freelancer para cuidar disso por você.

O nosso idioma é bem complexo e com uma série de exceções. Para quem não domina a escrita, pode ser difícil encontrar e corrigir erros. Já os profissionais estão mais habituados com isso e possuem olhos treinados para caçar essas falhas.

Aqui no RO, por exemplo, os conteúdos passam obrigatoriamente por três revisões. E isso acontece nos conteúdos do nosso blog e também em textos produzidos para clientes. Assim garantimos que a chance de ter erros é muito pequena.

7. Selecione boas imagens

“Imagens falam mais que mil palavras”. É provável que você já tenha ouvido esse ditado popular antes. Quanto mais estudo sobre marketing de conteúdo, mas entendo que esse mantra é uma verdade inquestionável.

As pessoas adoram imagens e preferem esse formato de conteúdo em todas às vezes. Além disso, as fotos ajudam a dar ênfase em seu texto e despertam a atenção dos leitores. Então, por que não usá-las quando o objetivo é criar um eBook de sucesso?

Essa riqueza de detalhes é o que separa um livro digital de um texto comum e você precisa aproveitar isso. Portanto, adicione imagens para ilustrar o seu eBook, use gráficos, ilustrações e tudo o que tiver direito. Assim o seu material fica mais bonito e mais fácil de ler.

Mas atenção, é preciso escolher boas imagens.

Não adianta colocar fotos feias, borradas e que não fazem nenhum sentido com o conteúdo. Elas são tão importantes como a informação transmitida no eBook, então tome cuidado ao escolher as fotos.

Para evitar ter problemas de qualidade e também com direitos autorais, sugiro usar bancos de fotos gratuitos. São sites especializados no compartilhamento de fotos, algumas tiradas por fotógrafos profissionais.

Você pode usar essas imagens livremente, na maioria das vezes. Em outros sites, com um pequeno investimento você consegue ter fotos de qualidade também. Veja 10 bancos de imagens que usamos por aqui!

banner como usar ebooks

8. Crie um padrão visual

O design também é importante e, por isso, é uma lição indispensável para quem quer aprender como criar um eBook.  A maioria das pessoas sai de um site porque o layout é ruim ou não despertou confiança suficiente nelas.

O mesmo acontece com o seu eBook. O conteúdo pode valer ouro, mas se o layout não for agradável de nada vai adiantar. Provavelmente, os seus leitores não vão terminar de lê-lo e podem até nem querer baixá-lo, mesmo que seja de graça.

Confesso para você que demorei um tempo para entender isso. Mas quando passei a me importar mais com o layout dos materiais e do próprio blog, os resultados começaram a surgir de forma mais rápida e consistente.

Defina um padrão visual para o seu eBook. O ideal é que as cores sigam uma linha editorial de sua marca, ou então reúnam tons que combinem entre si. Assim o leitor tem uma experiência muito melhor durante a leitura e consegue identificar que aquele material pertence a sua marca.

Você pode usar a ferramenta gratuita Color Adobe CC para descobrir as cores que combinam melhor. Dá até para enviar a sua logomarca para o site e conseguir extrair as cores dela. Depois é só pegar os códigos e adicionar no seu eBook para manter o padrão visual da sua marca.

9. Diagrame o eBook

Chegou a hora de montar o seu eBook e dar vida a ele. Agora você vai pegar cada peça do material, que montamos até agora, e juntar tudo em um único arquivo. É na diagramação que as coisas se juntam e as partes do quebra-cabeça se tornam uma coisa só.

Para fazer esse trabalho você vai precisar de ferramentas para criar o seu eBook. As mais comuns são:

Criar ebook no InDesing

É o que usamos aqui na agência com frequência e o mais completo programa de editoração que conheço. A desvantagem é o preço que pode não compensar para usar uma única vez. Como tem bastante funcionalidades, pode ser complicado para quem não tem muita experiência. Mas você encontra muitos tutoriais na internet.

Criar ebook no Power Point

O programa de montagem de apresentações em slide da Microsoft. É o mais basicão e atende bem sua necessidade. Mas tem poucos recursos para diagramação e algumas coisas precisarão ser editadas fora dele, como no Photoshop, por exemplo. Porém, com tempo e pesquisa você consegue aprender como fazer um eBook completo nele.

Além dessas, que são instaladas em seu computador, ainda tem as opções online para criar livros digitais. Entre elas:

Criar ebook no Canva

Um aplicativo completo e online para edição de imagens, infográficos e eBooks. É gratuito e tem modelos predefinidos para você usar. Vale a pena dar uma olhada para quem não mancha muito de design. Aqui tem um vídeo ensinando como usá-la!

Criar ebook no Trakto

Na mesma linha do Canva e bem fácil de usar. Você pode começar com uma conta gratuita e depois pagar uma pequena mensalidade.

Essas são as ferramentas que conheço e já usei, por isso posso indicar com confiança que funcionam. Mais na internet você encontra muitas opções. Basta dar uma pesquisada e fuçar as ferramentas à vontade.

10. Monte sua Landing Page

Nessa etapa o seu eBook já está pronto e agora vamos começar a divulgá-lo. O primeiro passo é criar uma Landing Page, que pode ser usada para vendê-lo ou capturar os dados das pessoas que decidirem baixá-lo gratuitamente.

Chame a atenção dos visitantes para conhecerem o seu eBook. Essa é a chave aqui!

Assim como a criação do eBook, a construção da página também é muito importante. Pois, ela será a primeira coisa que as pessoas verão, mesmo antes de ler o seu material. Então deposite muita atenção e esforço nessa hora para otimizar a sua página de destino.

Dá uma olhada no artigo “Landing Page: Como aumentar suas conversões?”. Nele, ensino como montar uma página de captura de sucesso. Apresento também como consegui criar uma página com 48,17% de conversão. Veja o passo a passo e faça o mesmo pelo seu eBook!

Para quem não domina desenvolvimento web, existem ferramentas de automação que fazem isso por você. Neste artigo, separei 6 delas que recomendo e que também ajudam a fazer email marketing, confira!

Lembre-se também de trabalhar a copy de sua Landing Page, é a mensagem usada para convencer as pessoas a baixarem o seu livro digital. Elas precisam ser convencidas dos benefícios de seu livro e por que devem prestar atenção nele.

Quando o assunto é persuasão, não conheço ferramenta melhor que os gatilhos mentais. São pequenas ações que reforçam a sua mensagem e fazem com que as pessoas tomem a ação que você deseja. Confira os principais gatilhos mentais aqui e aprenda como usá-los!

11. Promova o seu eBook

Ufa, agora você aprendeu definitivamente como criar um eBook de sucesso e deu bastante trabalho, não é? Exatamente por esse motivo você não pode deixá-lo guardado em seu computador, sem nenhuma serventia.

Dedique-se a divulgar o seu material para o maior número de pessoas e assim propagar a sua mensagem. Seguem algumas sugestões para promover o seu eBook:

Há muitas formas de tornar o seu eBook conhecido na internet e alcançar o maior número de pessoas. Assim como em qualquer conteúdo, a distribuição de um livro digital é importante para levá-lo ao sucesso.

Portanto, use todas as ferramentas disponíveis e teste as estratégias de divulgação que melhor funcionam para você. E claro, não pare de divulgar jamais e aproveite o material sempre que possível.

Curso de como criar um eBook

Para quem não tem intimidade com as ferramentas e os processos que citei neste artigo, existe uma outra saída: os cursos para criar eBooks.

Com eles você aprende desde o planejamento até a divulgação na internet, que deve ser feita após a conclusão do material para vendê-lo.

A melhor parte é que você aprende com quem já fez isso e teve sucesso, além de contar com o apoio e suporte do autor do curso em alguns casos. É uma mão na roda para quem pretende iniciar neste mercado e não sabe por onde começar.

Já pesquisei entre várias opções e a mais completa que achei foi esse aqui.

O que achei de mais interessante no Método 2K é que você não aprende apenas a criar o eBook, mas também como vender o material na internet depois.

A venda do eBook é uma das partes mais complicadas, principalmente se você não tem nenhum conhecimento sobre marketing digital. Logo, a promessa do curso, me chamou bastante atenção nesse sentido e parece ser algo destinado tanto para iniciantes como quem já tem alguma experiência.

Clique aqui para conferir o curso do Lucas Cunha!

Criar eBooks grátis x criar mais rápido!

Se você achou esse passo a passo muito trabalhoso, e pode apostar que dá alguma mão de obra, ainda tem outra saída para o seu caso. Você pode contratar um freelancer para ajudá-lo nessa tarefa e que já saiba como montar um eBook.

Como se trata de uma pessoa experiente, o seu livro digital ficará pronto mais rápido e você elimina as dores de cabeça. Além disso, tem acesso a um material de extrema qualidade que seu público-alvo com certeza vai adorar.

Algumas empresas, inclusive, chegam a montar o eBook completo. É o que fazemos aqui para os nossos clientes, desde a criação do texto até o design. E ainda enviamos um box da capa para você adicionar na sua Landing Page e acelerar o processo de divulgação.

Nesse caso, você vai precisar fazer algum investimento financeiro, mas como você paga uma única vez e usa o eBook para sempre é fácil recuperar o valor investido.

Da mesma forma, não dá nem para comparar o resultado que o eBook pode trazer para você se for bem planejado e executado, não é mesmo?

E não podemos esquecer que o profissional escolhido tem todas as ferramentas necessárias para realizar o trabalho, eliminando a necessidade de você compra-las.

Mas é lógico que tudo depende de seu objetivo e necessidade. Avalie o seu caso e veja qual é a melhor opção para você.

Se quiser saber mais sobre o nosso processo de criação de eBook, clique aqui. Você também pode solicitar um orçamento sem compromisso e ter uma análise detalhada de sua necessidade. Aproveite!

crie seu ebook horizontal

Junte-se a mais de 575 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

Avatar

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

4 Comentários

  1. Pingback: Marketing para e-commerce: Pare de brigar por preço e aumente suas vendas - E-Commerce News

  2. Pingback: Aprenda a divulgar o seu e-book – Blog Nitronews - Tudo Sobre Email Marketing e Marketing Digital

  3. Pingback: Como usar o marketing de conteúdo para gerar mais leads na sua empresa? ⋆ Mailify - Blog del email marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *