Marketing digital

Marketing digital: O que é, vantagens e principais ferramentas!

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
Marketing digital: O que é, vantagens e principais ferramentas!

marketing digital

Já falamos da migração da velha escola do marketing para um novo método de fazer negócios. Em meados do século XX, especula-se que tenha se originado o que hoje conhecemos como Marketing Digital. Mas, afinal o que é isso?

Nos dias atuais é indiscutível que a maioria das compras começa através de uma pesquisa online, mais precisamente 90% dos compradores retiram as suas dúvidas em um buscador como o Google, antes de tomar a decisão de compra.

Levando em conta que a jornada do consumidor digital não é linear, você precisa ter o controle de toda esta caminhada, ou pelo menos, a maior parte dela. Por isso, separei um guia completo sobre Marketing digital: a sua definição, vantagens e principais ferramentas.

Então, se você está comprometido em colocar a sua empresa na internet e obter todos os benefícios que uma estratégia online é capaz de trazer para o seu negócio, continue a ler este artigo.

O que é marketing digital?

Segundo a autora e palestrante Martha Carrer Cruz Gabriel, não é correto utilizar o termo marketing digital como uma nova forma do marketing, ou um modelo inédito de fazer negócios. De acordo com a autora, na verdade trata-se do modelo antigo adaptado aos meios digitais.

O marketing digital pode ser compreendido, como todos os esforços para divulgação de produtos, serviços e da própria empresa em mecanismos online. Inclusive, por meio da utilização de ferramentas digitais para alcançar, atrair, converter e fidelizar os clientes de uma organização.

Assim como no marketing tradicional, o eMarketing exige planejamento, medidas estratégicas, operacionais e econômicas para atingir os objetivos da empresa na internet. Através destas ações é possível alavancar os resultados de divulgação da empresa e melhorar o seu networking com o seu público-alvo.

Entretanto, deve-se ter em mente que há espaço no marketing digital para qualquer empreendimento, ao contrário do que muitas pessoas imaginam. Estamos habituados frequentemente a uma gama de serviços online, como filmes, operações financeiras e o próprio e-commerce, contudo, o marketing digital não se resume a estes fatores.

Até mesmo as indústrias de ramos diversos, comércios inusitados e prestadores de serviços podem resguardar o seu lugar ao sol, investindo em uma boa estratégia de marketing digital. A prova indiscutível que isto funciona é o crescimento constante dos investimentos neste modo de fazer propaganda.

Para se ter uma ideia, um artigo publicado na revista Exame reuniu as 5 tendências do marketing digital para 2015. O texto publicado no final de 2014 previu, entre outras tendências, que 79% dos diretores de marketing pretendiam investir em ferramentas e estratégias de marketing de conteúdo, especificamente.

O mesmo texto também revelou que até 2019 devem ser movimentados cerca de U$ 19 bilhões de dólares em mídia programática. Ou seja, uma divulgação focada em abordar o potencial cliente na hora certa, ferramenta adequada e na segmentação do público-alvo das campanhas.

Enquanto isto pode significar a popularização do marketing digital para os mais diversos tipos e tamanhos de negócios, por outro lado acarreta em um aumento considerável da concorrência nos meios online. Mais um motivo para você se especializar e fazer as escolhas certas, não acha?

banner minbound

Quais as vantagens do marketing digital?

Uma vez que você pode conhecer definitivamente o que é marketing digital, acreditamos que sua próxima questão deve ser algo como: Quais as vantagens reais do marketing digital para minha empresa?

Você provavelmente é como a maioria de nós, não vai apostar as suas fichas em algo sem saber quais os benefícios que ele pode trazer, e está totalmente certo! Por conta disto, seguem algumas das principais vantagens do marketing digital para sua empresa.

Baixo investimento

Quando comparamos o marketing digital aos meios tradicionais de divulgação, com certeza ele ganha disparadamente no quesito investimento. É bem verdade que as grandes empresas investem até bilhões de reais todos os meses em sua estratégia de marketing digital, no entanto, o marketing na internet mostra-se muito mais barato do que o tradicional.

Através de algumas centenas de reais, por exemplo, é possível impulsionar uma publicação de página no Facebook e com isso atingir milhares de pessoas. Logicamente, levar essa audiência a compra é um pouco mais complexo do que apenas um clique, mas com toda certeza é uma vantagem esmagadora para o marketing digital.

Diminuindo o valor necessário para investimento, o marketing digital pode ser aplicado por qualquer empresa, independente de seu setor de atuação e margem de faturamento. Aliás, na internet existem muitos cases de sucesso mostrando pequenas e médias empresas realizando estratégias de marketing vencedoras.

Fácil mensuração

Outra vantagem muito interessante do marketing digital está ligada ao acompanhamento de métricas e resultados. Na internet tudo pode ser medido, mensurado e transformado em planilhas ou KPI’s (Indicadores Chave de Desempenho).

Tomando o mesmo exemplo de impulsionar uma publicação de página no Facebook, o próprio programa de anúncios da rede social, fornece dados relevantes para o acompanhamento de seus resultados. O Facebook Insights, por exemplo, registra o número de pessoas alcançadas com esta publicação, cliques e outras informações que podem ser muito úteis durante todo o processo.

Como no marketing digital o acompanhamento é muito mais fácil, tomar o caminho certo e alcançar os seus objetivos também se torna mais simples, já que na internet você dispõe de todas as ferramentas necessárias para criar uma campanha mais eficaz e eficiente.

banner planilha kpi

Sem limite (ou quase)!

O marketing digital possui uma vantagem inquestionável, a liberdade de criação para as empresas e diretores de marketing. Fatores que no marketing tradicional poderiam se tornar um obstáculo, como limitações geográficas e financeiras, são facilmente contornadas quando você decide utilizar da internet para promover a sua empresa.

Praticamente qualquer empresa pode publicar conteúdo na internet e desenvolver o seu marketing de conteúdo livremente. Por conta disto, mesmo as campanhas mais requintadas podem ser colocadas em prática no marketing digital com menos esforço.

Essa liberdade exige muito mais responsabilidade das empresas, mas também possibilita acessar um horizonte que antes estava guardado a um número extremamente limitado de organizações e profissionais de marketing.

Democracia (de verdade)!

Certo, falamos da ausência de limites e liberdade no item anterior, mas você não pode esquecer que o marketing digital é uma via de mão dupla. Assim como as empresas estão mais livres, os consumidores também possuem um poder em suas mãos.

Hoje um cliente insatisfeito pode revelar as suas queixas livremente em qualquer rede social e, um pequeno texto aparentemente inofensivo, é capaz de tomar proporções extremas e se revelar uma verdadeira crise para a empresa.

Levando isso em consideração você deve utilizar do marketing digital para realmente criar relacionamento com os seus potenciais clientes e, ao mesmo tempo, criar uma marca poderosa. A melhor forma de fazer isso é levar valor as suas vidas e isso pode ser feito facilmente através do marketing de conteúdo.

Adaptabilidade

Você já imaginou criar um flyer de produtos para divulgar um novo lançamento de sua empresa, enviar para a gráfica, aguardar algumas semanas até a finalização e quando receber o resultado final, perceber que algo está errado e precisa mudar tudo?

Isto iria significar um desperdício de dinheiro e tempo incalculável e provavelmente não seria possível mudar as coisas tão rápido quanto você desejaria. No marketing digital eventos como este praticamente não existem. Na internet você pode mudar as coisas tanto quanto for necessário!

Através das métricas que já vimos em um item anterior, o especialista em marketing digital pode acompanhar os resultados em tempo real e mudar qualquer coisa sempre que for necessário. Digamos que sua campanha não está alcançando o número de cliques que deseja, você pode alterar o call to action do anúncio para resolver isso.

Mais eficaz

Um anúncio na TV atinge milhares de pessoas ao mesmo tempo! Porém, nem todos os espectadores estarão interessados no conteúdo da propaganda. No marketing digital você pode atingir as pessoas certas com cada campanha.

Através de uma segmentação eficaz é possível selecionar informações demográficas (idade, gênero e localização), interesses, objetivos entre outros aspectos de sua persona e assim focar os esforços no que realmente vale a pena.

Como no marketing digital o direcionamento é mais especifico e possui muito mais métricas para acompanhamento, os resultados são atingidos de forma mais rápida e eficaz. Você não precisa perder tempo com coisas irrelevantes, nem se tornar maçante tentando atrair pessoas desinteressadas para sua empresa.

banner minbound

Principais ferramentas de marketing digital

Conhecer a definição e as vantagens do marketing digital não é suficiente para tornar suas estratégias na internet um verdadeiro sucesso. Você deve ter conhecimento das melhores ferramentas e saber como usá-las a favor de sua empresa.

Abaixo seguem algumas das opções para tornar os seus esforços de marketing digital mais fáceis e eficazes. Veja só!

Search engine marketing (SEM)

Marketing para mecanismos de pesquisa reúnem todas as ações que visam melhorar o seu posicionamento em sites de busca, como o Google, Yahoo, Bing e outros. A premissa básica desta ferramenta de marketing digital é levar o seu site às primeiras páginas dos mecanismos de pesquisa.

Para conseguir isto a sua empresa pode se valer de outras técnicas como o SEO (Search Engine Optimization). No entanto, para fazer isto do jeito certo você precisa reunir algumas práticas básicas como: conteúdo de qualidade, palavras-chaves adequadas, otimização HTML, melhoramento de URLs, etc.

Display e Adsense

Talvez a ferramenta mais básica de marketing digital de que se tem notícia até hoje: o display. Semelhante às compras de espaço em jornais e revistas, no marketing digital são representados pelos banners e anúncios gráficos.

Hoje em dia, no entanto, são mais comuns as redes de anúncio em massa. O Google Adsense, por exemplo, o mais famoso deles, permite a criação de anúncios em sua plataforma Adwords e os distribui amplamente por sua rede display que conta com milhares de sites parceiros. Mas, não basta pagar para exibir os seus anúncios, você precisa investir na qualidade de suas campanhas.

Email

Também não é uma ferramenta nova de marketing digital, mas ainda hoje se mostra muito efetiva para trabalhar a marca de sua empresa e converter os visitantes de seu site em leads qualificados.

Através de um auto responder, serviço para automatizar o envio de emails, e uma lista de contatos de qualidade, você pode manter os fãs de sua empresa tão perto quanto possível e criar um canal direto de comunicação. A regra geral é levar conteúdo de qualidade e tomar cuidado para não ser taxado de SPAMMER.

Publicidade nativa

A ferramenta de marketing digital mais nova desta lista. Seu início ocorreu em decorrência do fracasso da publicidade display e o aumento da relevância do marketing de conteúdo.

A publicidade nativa é o conteúdo criado pela própria empresa com o objetivo de atrair clientes e fechar vendas. Este conteúdo inédito, qualificado e de propriedade da marca pode ser distribuído em sites agregadores de conteúdo (Youtube, Buzzfeed, Reddit, etc.) e, com isso aumentar o alcance de suas publicações.

Neste guia não vamos citar cada uma das ferramentas de marketing digital para não deixá-lo mais longo do que precisa ser. Entretanto, cabe ao profissional de marketing ou qualquer interessado em utilizar destas técnicas se manter atento às novas tecnologias disponíveis do mercado.

Como você pode ver o marketing na internet possui realmente maneiras de levar o seu negócio para um outro nível. Se aliado a estratégias coniventes de marketing de conteúdo e social media, sem dúvida, renderá grandes frutos.

Apenas tenha em mente que a internet é mutável e, por isso, as coisas tendem a mudar mais depressa do que estamos acostumados. Deste modo, a dica de ouro é continuar acompanhando o nosso blog e muitos outros em busca de informações qualificadas e atuais.

Você também pode baixar o nosso eBook gratuito sobre marketing de conteúdo para impulsionar sua estratégia a qualquer momento, basta clicar aqui.

banner minbound

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Marketing digital: O que é, vantagens e principais ferramentas!”

patricia lima

muito bom 🙂

RedatorOnLine.net

Que bom que gostou Patricia!

Volte sempre 😉