Marketing digital

O que é mídia espontânea e porque sua empresa precisa ter na era digital?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
O que é mídia espontânea e porque sua empresa precisa ter na era digital?

A mídia é um instrumento fundamental para o crescimento de seu negócio, pois é a partir dela que você conquista novos clientes, se mantém em constante comunicação com eles, desenvolve a oportunidade de fidelizá-los e constrói a credibilidade da sua marca ou empresa. Sendo assim, a mídia espontânea é mais um meio de obter essa vantagens e em meio a era digital é uma forma de se destacar no mercado perante os seus concorrentes.

Pensando nisso, eu trouxe neste post informações sobre o que é a mídia espontânea, qual a sua importância, quais outros tipos de mídia disponíveis e dicas de como obter a mídia espontânea para a sua empresa. Se interessou pelo assunto? Então continue lendo este conteúdo e saiba mais sobre o tema!

O que é mídia espontânea?

Mídia espontânea é quando a sua marca ou empresa é citada em veículos ou canais de comunicação de terceiros de forma voluntária e despretensiosa, ou seja, espontânea. Deste modo, não há uma recompensa financeira pela menção.

Esse tipo de mídia ocorre por meio de um bom trabalho de relações públicas e assessoria de comunicação, além da marca ou empresa possuir credibilidade, experiência e reconhecimento no mercado para ser mencionada como uma referência.

Quais os tipos de mídia?

Além da mídia espontânea, existem mais dois outros tipos de mídia. Para saber mais sobre cada um deles continue acompanhando este post:

1. Mídia paga

A mídia paga é a propaganda propriamente dita. Neste caso, a marca ou empresa compra um espaço publicitário para anunciar os seus produtos ou serviços.

Esse tipo de mídia é extremamente antiga, pois pode ser observada em anúncios de jornais do século passado. Posteriormente, a mídia paga ganhou os espaços de TV e atualmente se difunde por meio da internet.

2. Mídia proprietária

A mídia proprietária representa o marketing de conteúdo, que é a comunicação que uma empresa ou marca realiza em seus próprios canais de comunicação, como blog, site, redes sociais, etc.

A partir da geração de conteúdo é possível repercutir uma mesma mensagem para outros sites, influenciadores e consumidores da marca, o que pode gerar mídia espontânea posteriormente.

Qual a importância da mídia espontânea?

As vantagens que a nossa marca ou empresa podem oferecer para o público-alvo é de nosso pleno conhecimento, pois planejamos um produto ou serviço voltado especialmente para atender um desejo ou necessidade.

Quando produzimos outros tipos de mídia focamos em apresentar esses benefícios para os clientes em potencial de forma a conquistá-los. No entanto, algo ainda mais efetivo do que nós mesmos mencionarmos as vantagens de nossos produtos ou serviços a partir de nossa própria expertise, é ser reconhecido por meio de veículos e/ou canais de comunicação de terceiros e ser citado por um jornalista de forma espontânea, por exemplo.

Esses profissionais possuem influência e legitimidade perante a sociedade, pois devem ser neutros e imparciais por natureza e o público consegue diferenciar o que é publicidade do que é jornalismo, e este último está vinculado à divulgação de informação, ou seja, a descrição de fatos reais.

Devido a isso, a mídia espontânea é muito importante para os negócios, pois amplia o conhecimento das pessoas sobre a marca ou empresa e proporciona maior credibilidade.

Como obtê-la?

Se interessou em saber como obter mídia espontânea? Então acompanhe as dicas a seguir e saiba como aplicar para a sua marca ou empresa:

Possua uma assessoria de imprensa

Um dos primeiros passos que você deve dar rumo à geração de mídia espontânea é acionar uma assessoria de imprensa, pois a partir de um conjunto de profissionais qualificados no ramo, você garantirá maior profissionalismo para a sua empresa.

Além disso, os profissionais que atuam nesse ramo possuem desenvoltura para falar em público e transmitem segurança nas informações que prestam, portanto se forem participar de uma coletiva de imprensa serão capazes de passar uma boa imagem da sua empresa e gerar mídia espontânea.

Tenha uma postura coerente

Não basta apenas contratar uma boa assessoria de imprensa, pois é indispensável que a marca ou empresa seja coerente com a imagem que quer transmitir para o mercado. Atualmente, os consumidores possuem à sua disposição diversos instrumentos, como a internet e redes sociais, que auxiliam na busca aprofundada sobre o histórico das empresas.

Estabeleça uma boa relação com a mídia

Mais uma dica indispensável para gerar mídia espontânea é criar relações saudáveis com a mídia. Para isso é necessário estar à disposição quando a imprensa demandar alguma informação ou esclarecimento, cuidar para que não haja ruídos na transmissão de informações e elaborar um bom plano de comunicação

É fundamental que você possua um plano de comunicação tanto para tempos normais e que fale das novidades de sua marca ou empresa, eventos que irão realizar, dentre outras possibilidades, além de ter um bom plano de comunicação para tempos de crises de forma que a empresa possa contornar a situação.

Engaje seus consumidores

Com as pessoas cada vez mais conectadas, você pode aproveitar para engajar os seus consumidores a compartilharem em suas redes sociais os produtos e/ou serviços que adquirirem em sua marca.

Além disso, incentive seus clientes a compartilharem também a sua experiência de consumo de forma que torne ainda mais interessante a divulgação de sua empresa.

Em caso de um retorno negativo por parte de algum cliente, aproveite esse acontecimento para mostrar que está inteiramente à disposição e resolva de forma ágil o problema, pois imprevistos podem ocorrer em qualquer negócio. O que diferencia você dos concorrentes é a forma com que lida com esses contratempos.

Estas foram as minhas principais dicas para gerar mídia espontânea. Se você gostou deste conteúdo e quer continuar se atualizando sobre o assunto, confira os nossos materiais gratuitos e não deixe de se cadastrar na Newslleter do Redator OnLine. Lá você poderá receber um resumo de todo o material que produzimos no blog, redes sociais e canal no YouTube. Não perca essa chance e seja VIP!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *