5 ferramentas de SEO gratuitas que você ainda não usa, mas deveria!

Desde que o Google surgiu, o termo SEO se tornou muito relevante para quem quer ter sucesso nos resultados orgânicos. Embora a prática não seja totalmente gratuita, com muita dedicação e um pouco de tempo você pode melhorar os seus resultados. Neste contexto, as ferramentas de SEO gratuitas caem como uma luva para qualquer webmaster ou dono de site.

ferramentas de seo gratuitas

Elas não substituem o trabalho de um especialista em search marketing, mas com certeza ajudam a melhorar o seu posicionamento. Tudo isso cobrando muito pouco ou nada!

Então, se o tráfego orgânico é a prioridade de sua estratégia de conteúdo, veja as ferramentas de SEO grátis abaixo. Confira como elas podem ajudar a aumentar as visitas de seu site e impulsionar o seu negócio com o Google.

Atenção: SEO vai muito além do que encontrar os melhores termos de busca para usar em seu conteúdo. Em razão disso, neste post serão listadas ferramentas de otimização de sites focadas em outros aspectos. Se quiser conferir ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como a Keyword Tool do Google, clique aqui.

1. Google Mobile-Friendly Test

Não é segredo para ninguém que o acesso a internet por dispositivos móveis cresce todos os anos. Os smartphones se tornaram acessórios indispensáveis de nosso dia a dia e são mais práticos para navegar na web. Por esse motivo, com quase 100% de certeza, o seu cliente em potencial usa de dispositivos móveis para fazer pesquisas e até comprar na internet.

Sendo assim, tudo o que resta fazer é otimizar o seu site para esses dispositivos. Além de melhorar a experiência de seu usuário no site, você também ganha pontos em sua estratégia de Search Engine Optimization.

Para quem quer realmente ter um site responsivo, não pode ignorar a ferramenta Mobile-Friendly Test do Google. Ela traz diversas informações sobre o seu site, dicas e sugestões para melhorar o seu posicionamento nas buscas orgânicas.

A ferramenta além de ser gratuita, é também muito direta e simples de usar. Basta colocar a URL do seu site e você recebe todas as informações que precisa. Experimente!

2. Google PageSpeed Insights

Quanto tempo o seu site demora para carregar? Ele está muito pesado? Tem muitas imagens ou scripts externos? Se você não conseguiu responder algumas ou todas essas perguntas, está deixando de receber visitas do Google todos os dias.

A velocidade de carregamento das páginas de seu site também é levada em consideração na otimização de sites. Quando muito demorado o carregamento, ele aumenta a taxa de rejeição (pessoas abandonando o site) e você perde pontos com os mecanismos de pesquisa.

Uma das formas para contornar esse problema é ficar de olho neste dado. E a boa notícia é que o próprio Google oferece uma ferramenta gratuita para esta análise. O Google PageSpeed Insights retorna o tempo de carregamento de suas páginas e também reúne algumas dicas para melhorar esse aspecto.

Como é gratuita e oferecida pelo maior buscador do mundo, com certeza, você não perde nada em testá-la. A interface do site também é simples, o que facilita para qualquer usuário dispor dessa ferramenta de SEO gratuita.

3. SEO & Website Analysis

Você usa o Google Chrome e adora as extensões desse navegador? Então, vai gostar muito dessa ferramenta de SEO grátis. Com poucos cliques e em qualquer site, você pode obter diversas informações a respeito da otimização para mecanismos de busca. Isso não só ajuda a manter o seu site em dia com os buscadores, como também ganha muito tempo nesta análise.

Além disso, o plugin também pode ser usado para acompanhar a sua concorrência. O que o transforma em uma excelente ferramenta de Benchmarking também. Basta acessar o link da extensão na webstore, adicioná-lo ao Chrome e pronto. Com apenas um clique no topo do navegador, a ferramenta retorna diversos dados sobre o site que está visitando.

Acompanhamento de palavra-chave, otimização para dispositivos móveis, backlinks, compartilhamentos nas redes sociais, etc. Essas são apenas algumas das funcionalidades oferecidas pela extensão.

No entanto, para acompanhar o seu site em detalhes e receber todos os relatórios você precisa contratar um dos planos. Na versão free os recursos são limitados, mas já ajudam a ter bastante insights sobre o desempenho de seu site com os mecanismos de busca.

4. Majestic SEO

Outro aspecto importante na otimização de sites para mecanismos de pesquisa é o Link building e os Backlinks. Em resumo, os sites de busca priorizam o ranqueamento dos domínios mais “mencionados” na internet. Ou seja, quanto mais outros domínios linkam de volta para o seu site, mais chances de chegar aos primeiros resultados do Google, por exemplo.

Embora algumas pessoas duvidem da eficácia desta estratégia, ela ainda continua sendo um ponto determinante em SEO. Contudo, de uns tempos para cá o algoritmo do Google passou a verificar a qualidade desses links também.

Neste quesito a Majestic SEO é perfeita! Uma ferramenta de SEO gratuita focada em off-page que analisa os backlinks de qualquer site e sua relevância. Assim você fica por dentro de quais links contribuem para o ranqueamento de seu domínio.

O site também possibilita a comparação de dois domínios diferentes. Deste modo, você pode conferir como anda sua estratégia de Link Building em relação a concorrência. Ou ainda, verificar quais backlinks seus concorrentes possuem que podem ser úteis para você no futuro.

5. SemRush

Nós já falamos da SemRush em outro momento aqui no blog, mas agora a ocasião é muito especial. Ela é simplesmente a ferramenta mais completa de SEO disponível no mercado. Por quê?

Bom, basicamente todas as ferramentas gratuitas de SEO que vimos antes poderiam ser resumidas na SemRush.

O site oferece recursos de pesquisa e acompanhamento de palavras-chave, análise da concorrência, backlinks e visão geral do seu domínio. Além disso, a ferramenta compara os tamanhos e formatos de seu conteúdo em relação aos seus concorrentes, e traz dicas para melhorar os seus resultados.

Você pode analisar o seu site gratuitamente, desde que tenha apenas um projeto cadastrado na conta free. Para mais projetos simultâneos ou relatórios mais completos, é preciso contratar um dos planos a partir de US$ 99.95 por mês.

Agora que você conheceu finalmente as 5 ferramentas de SEO indispensáveis para o seu sucesso, aproveite para conhecê-las melhor. Acesse cada um dos sites acima, realize testes e veja qual delas melhor atende sua necessidade.

Se quiser expandir o seu conhecimento de otimização de sites com baixo investimento, não perca o artigo “SEO para sites de pequenas empresas: Como fazer dar certo?”. Neste artigo nosso CEO, César Ribeiro, compartilha como o nosso site saiu de zero visitas para 2 mil e o que fizemos para alcançar este resultado.

Junte-se a mais de 455 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

RedatorOnline.net

RedatorOnline.net

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

4 Comentários

  1. Boa noite! Obrigada pelo comentário em nosso site. Vim conferir o trabalho de vocês e adorei também! Com relação às ferramentas que você trouxe, posso dizer que o Page Speed insights é fundamental para qualquer um!
    Uma dica de uma extensão do Chrome que é muito boa também é o SQ-Seo Quake ! Bem fácil de usar e traz informações importante gratuitamente!

  2. Ótimo Conteúdo Com Excelente Lista de Ferramentas de SEO…Obrigado Por Compartilhar Seus Conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *