Marketing digital

Qual a importância do funil de vendas para sua empresa?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
Qual a importância do funil de vendas para sua empresa?

Você provavelmente já sabe o que é um funil de vendas, não é mesmo? É algo muito comum em marketing digital. Mas você saberia dizer qual a importância do funil de vendas para sua empresa?

importância do funil de vendas

Se assim como muitos, você não sabe a resposta, não se preocupe!

Veja neste os principais benefícios de um funil de vendas para seu negócio e porque montar um hoje mesmo. Continue a ler o artigo e descubra o segredo para aumentar suas vendas mais rápido!

Maior controle de seu processo de vendas

O funil de vendas permite controlar todo o processo de vendas de sua empresa. Através dele é possível conhecer as etapas percorridas pelo lead até se tornar um cliente.

Com esse controle em mãos, fica fácil compreender as diferenças de cada prospecto e criar relacionamentos mais personalizados com cada um deles.

O monitoramento das etapas de venda também contribui para a captura de dados e tomadas de decisão.

Veja alguns aspectos úteis que atestam a importância do funil de vendas:

O princípio do funil de vendas é gerar dados para controlar sua estratégia. Quanto mais informações capturar, mais chances de melhorar suas vendas e chegar mais longe.

Em tempos de crise econômica e avanço do mercado digital, ter o controle total de suas vendas é um grande diferencial. Afinal, se você sabe de onde vem e para onde vão os seus clientes, fica mais fácil interceptá-los e atraí-los para dentro de seu negócio.

Conhecimento de seus pontos fortes e fracos

Uma das coisas que mais confirma a importância do funil de vendas é: conhecer os seus pontos fortes e fracos. Ao saber onde cada lead se encontra e quando ele se torna um cliente, você visualiza os gargalos do seu pipeline de vendas.

Em que etapa as pessoas abandonam a compra? Quando elas se decidem comprar efetivamente? Como você poderia melhorar o seu processo de vendas?

Se as pessoas saem de sua empresa na etapa de decisão, por exemplo, é possível contornar o problema. Você pode pesquisar o mercado e buscar por diferenciais competitivos.

Assim, quando o lead finalmente chega à página de vendas você lhe apresenta vantagens exclusivas para torná-lo um comprador.

Outra opção seria melhorar o seu discurso de vendas ou copy, como é chamado a carta de vendas em marketing digital. Deste modo, sua taxa de conversão aumenta e o seu pipeline de vendas é otimizado para gerar mais clientes.

O mesmo pode ser feito em qualquer etapa de seu funil de vendas. Basta conhecer as falhas e aproveitar as oportunidades da forma correta.

Vendas recorrentes

Já pensou gerar vendas recorrentes para as mesmas pessoas? Ou receber pagamentos de pessoas que contataram sua empresa há algum tempo?

O funil de vendas permite gerar vendas recorrentes, graças à nutrição de leads.

Como você não tenta empurrar o seu produto ou serviço a qualquer custo para o lead, o relacionamento dura mais tempo. Afinal, quando ele estiver pronto para comprar, vai lembrar-se de você.

Dessa forma, o seu departamento de vendas tem uma movimentação constante. Ao contrário do que acontece com outras empresas, ao usar o funil de vendas você diminui a necessidade de prospecção e foca na conversão.

Um negócio que não usa o pipeline de vendas teria de aumentar a prospecção de clientes sempre que quiser vender mais. Já o utilizador de um bom funil consegue ter vendas maiores em determinados períodos, mesmo sem aumentar a atração.

Esse benefício também é útil para ajudar na projeção de vendas de sua empresa e suprir os meses mais fracos.

Além disso, é possível vender mais de uma vez para as mesmas pessoas. Com um funil de vendas bem feito você gera confiança e credibilidade para seus leads. Assim a retenção de clientes é maior e o faturamento também.

Otimizar o trabalho de seus vendedores

E se os seus vendedores não perdessem tempo com curiosos ou leads frios? Se eles pudessem focar apenas nas pessoas que realmente querem comprar?

O funil de vendas permite filtrar as pessoas interessadas em seu negócio e focar sua atenção nelas. O vendedor não tem o trabalho de convencer o lead, mas sim de guiá-lo até o fechamento.

Conforme os contatos são separados nas etapas do funil, você tem controle do grau interesse de cada um em seu produto ou serviço. Assim, você é capaz de focar nas pessoas do fundo funil e deixar as demais para o departamento de marketing.

Ao adotar um processo de vendas monitorável você otimiza os seus recursos, se preocupa com o que é realmente importante e pronto!

A produtividade dos vendedores aumenta, a intimidade de venda e marketing cresce e tudo fica melhor. Afinal, você evita desperdiçar leads e recursos, na hora errada. Esses recursos são direcionados para os leads corretos e usados da melhor forma possível.

Aumentar a taxa de conversão

Focar nas pessoas certas gera mais conversão. O processo é muito simples: quando você para de tentar vender a toda hora e para todo mundo, as vendas simplesmente aumentam.

Pode parecer contra intuitivo, mas é a mais pura verdade. Pare de desperdiçar recursos com as pessoas erradas e invista no lugar certo.

Deste modo, as suas chances de receber um “sim” aumentam e os “nãos” reduzem gradativamente.

Ao usar um funil de vendas otimizado você para de abordar pessoas desinteressadas. Por causa disso, o número de leads a se tornar clientes é muito maior.

Por isso se as suas vendas têm caído ou não chegaram à meta desejada, reveja o seu processo de vendas. Nele você pode conseguir as respostas para aumentar suas vendas sem mexer um centavo em seus recursos. Que tal experimentar?

Agora que você conheceu de uma vez por todas a importância funil de vendas, não perca mais tempo. Se ainda não montou o seu, comece agora mesmo. Obtenha todas essas vantagens para sua empresa hoje mesmo e pare de desperdiçar recursos.

Para ajudá-lo, leia o artigo “Como montar o seu funil de vendas e vender mais?”. Descubra o passo a passo para criar um pipeline de vendas e ganhar mais clientes, com menos investimento.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Qual a importância do funil de vendas para sua empresa?”

Funil de Vendas: por que você deve implementar em sua empresa?

[…] (Blog Redator Online) […]