Marketing digital

O que é CloudFlare e qual é a sua importância para sites e blogs?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
O que é CloudFlare e qual é a sua importância para sites e blogs?

Às vezes você acessa um site ou blog (se você ainda não tem o seu siga esse guia) e se surpreende diante da velocidade de carregamento. Ou, quem sabe, pode até se perguntar como sites de grandes instituições financeiras lidam com a segurança dos seus dados.

Provavelmente o responsável por isso é um serviço que recebe o nome de CloudFlare. Ele foi criado no ano de 2009 e atualmente é requisitado tanto por grandes empresas quanto por startups.

Mas afinal, o que é o CloudFlare? Leia esse artigo e fique por dentro do conceito e das vantagens que esse serviço oferece para sites e blogs.

A importância do CloudFlare para projetos na internet

O CloudFlare pode ser definido como uma série de serviços que protegem e trazem melhorias para sites e blogs. Entre os seus vários recursos é possível citar:

Otimização de Imagens

Assegura que as imagens usadas em postagens sejam otimizadas de maneira adequada, evitando que o blog ou site se torne pesado na hora em que o usuário vai acessá-lo.

Criptografia de dados e emissão de certificados SSL

Esse é um elemento muito importante para garantir a segurança das transações em lojas virtuais, por exemplo, em que os clientes devem digitar senhas e números de documentos.

Proteção contra ataques

O CloudFlare impede que hackers possam invadir o seu site ou blog, especialmente de ataques tipo DDoS, que cada vez mais estão comuns.

Dessa maneira o CloudFlare consegue identificar a maioria das investidas maliciosas no sistema, evitando prejuízos para o seu projeto.

Diante desses e outros recursos de segurança e otimização, o CloudFlare atua melhorando o desempenho dos mais variados tipos de sites e blogs.

Hoje em dia é possível contabilizar mais de dois milhões de sites que fazem uso desse tipo de serviço.

Os benefícios que o CloudFlare traz para o seu site ou blog

Além da questão da proteção e otimização, que denotam muita importância em se tratando de internet, o serviço também oferece outras vantagens. Veja os principais benefícios do CloudFlare.

Mais velocidade

É nítido o ganho de velocidade que o CloudFlare confere para o carregamento de sites e blogs. Esse aumento ocorre porque o serviço conta com um sistema de proxy reverso bastante eficiente.

Em uma época em que a velocidade de carregamento pode ser um fator determinante para que um usuário permaneça em um site, isso é um ponto muito importante.

Diminuição de custos

Por reduzir os recursos no servidor de hospedagem, o CloudFlare evita que o usuário, em pouco tempo, tenha que realizar um upgrade na hospedagem do seu site.

Como é o funcionamento do CloudFlare?

O CloudFlare é uma rede de servidores que atua como uma barreira que, ao mesmo tempo protege e melhora o desempenho do site. Sendo assim, qualquer requisição ao seu site deve passar pelo CloudFlare.

Devido a esse sistema de proteção, apenas visitas de usuários reais e bots que não denotam nenhum perigo poderão ter acesso ao site.

Além disso, o processo de configuração do CloudFlare não traz nenhuma complexidade. A etapa inicial para a configuração, por exemplo, é criar uma conta gratuita na plataforma CloudFlare.

O painel de administração do serviço é amigável, bem como possui recursos de fácil entendimento. Entre os seus recursos principais é possível citar:

O Overview

Ele traz um resumo básico da sua conta no CloudFlare trazendo informações básicas, tais como o nível do cache e também o tipo de plano.

Analytics

Esse recurso possibilita que você tenha uma noção mais exata a respeito dos acessos que o seu blog ou site recebeu. Ele ainda informa quantas ameaças foram impedidas de ter acesso.

Firewall

Ela é eficiente para evitar ataques ao seu site. Sendo assim, o nível de segurança que você deseja pode ser alterado e escolhido por meio desse recurso.

Speed

Esse recurso é utilizado para proporcionar maior velocidade de carregamento quando o seu site é acessado. O Speed permite que você selecione itens importantes para esse objetivo.

Entre eles estão a otimização de imagens, a redução de scripts e a Rocket Loader. Essa última é uma funcionalidade desenvolvida pelo próprio CloudFlare e é utilizada para acelerar o carregamento dos sites.

Quem pode utilizar o CloudFlare?

O custo do CloudFlare pode ser gratuito, porém há planos pagos e dotados de mais recursos e vantagens.

Ele é um tipo de serviço apto para ser usado por qualquer usuário, desde aqueles que querem gerenciar um blog pessoal, bem como para aqueles que pretendem investir em uma loja online.

O CloudFlare pode ser utilizado em sites e blogs baseados em plataformas como WordPress e Joomla! No entanto, ele só não é viável para projetos construídos em plataformas de criadores de sites, tais como Wix.

Conclusão

A segurança, a velocidade no carregamento, assim como vários outros recursos são fundamentais para o êxito de um site ou blog.

Portanto, levando em consideração as vantagens que o CloudFlare apresenta, vale a pena utilizá-lo, melhorando ainda mais a sua presença online.

Gostou deste post e quer receber mais conteúdos como esse em seu email? Inscreva-se na Lista Vip RO agora mesmo e seja avisado de novos conteúdos!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *