Produção de conteúdo: O passo a passo para gerar mais vendas!

A produção de conteúdo é capaz de gerar vendas? É claro que sim!

produção de conteúdo

Com uma estratégia de marketing de conteúdo bem fundamentada você consegue atrair novos negócios para sua empresa. No entanto, menos de 13% das empresas que geram conteúdo sabem disso.

Infelizmente, isso faz algumas pessoas desacreditarem do conteúdo e seu potencial para gerar mais vendas. Mas nem tudo está perdido!

Ao implantar o marketing de conteúdo em sua empresa fica mais fácil, e barato, atrair novos clientes. Além disso, você consegue a confiança de seu público-alvo. O que por si só já é muito valioso.

Mas para conseguir vender mais através de seus conteúdos é preciso mudar o ponto de vista. Você deve sair da caixa e esquecer as métricas de vaidade. Depois disso, os resultados começam a aparecer e você ganha confiança no marketing de conteúdo.

Para ajudá-lo eu separei um passo a passo simples e eficaz de como usar o conteúdo para gerar mais vendas. Usamos este processo diariamente aqui na Agência e espero que ele seja tão útil para você, como foi para as centenas de clientes que já atendemos por aqui.

Conheça neste artigo, os seis passos fundamentais para gerar vendas com o marketing de conteúdo e aumentar o faturamento da sua empresa. Tudo sem balela, enrolações ou frases feitas. Vamos lá?

Passo 1: Conhecer sua persona

O primeiro passo é conhecer a sua persona, sem dúvida. Antes de produzir qualquer peça de conteúdo, você precisa conhecer o seu público-alvo. Com quem deseja falar? Como essas pessoas se comportam? Quais os desejos e objetivos delas? Quais canais de comunicação usam? Onde buscam informações referentes ao seu produto ou serviço?

Essas são apenas algumas perguntas para responder na hora de definir a persona de seu negócio. Contudo, quanto mais afinidade tem com seus potenciais compradores, mais fácil fica acertar na produção do conteúdo.

Tenha em mente que para o marketing de conteúdo funcionar, é preciso gerar o conteúdo certo, na hora certa e para as pessoas certas. Um pequeno deslize em qualquer uma dessas etapas vai comprometer toda a sua estratégia.

Por exemplo, não adianta produzir o melhor conteúdo do mercado se as pessoas erradas estão chegando até ele, certo? Da mesma forma, atrair as pessoas certas para um conteúdo ruim também não funciona.

É preciso ter equilíbrio nessa equação, conhecendo sua persona e atendendo as expectativas delas. O que elas gostariam de ler em seu blog? Quais são as dúvidas mais comuns? Elas enfrentam algum problema, como você pode ajudá-las a resolver? Como elas podem usar o seu produto ou serviço?

Os conteúdos de sua estratégia vão responder as dúvidas e problemas de seus potenciais compradores. Desta maneira você atrai as pessoas realmente interessadas naquilo que oferece e as suas chances de gerar vendas também aumentam.

banner definindo sua persona

Passo 2: Criar uma jornada

A maioria das empresas falha na produção de conteúdo porque não têm uma jornada para direcionar os seus leads. Os conteúdos produzidos são independentes e soltos entre si, não há nenhuma ligação. Isso é muito ruim para o seu negócio e o faz perder vendas todos os dias.

A melhor forma para gerar mais vendas com o marketing de conteúdo é com uma experiência única. Ao chegar em seu blog o seu lead precisa iniciar uma aventura e seguir por ela até chegar na hora da compra.

Chamamos isso de jornada do comprador. Além de definir esse caminho de suas personas, você precisa produzir conteúdos para cada uma das etapas. E vale lembrar que as jornadas podem ser diferentes para cada persona, produto ou serviço.

O fato é que nem todas as pessoas que chegam até sua empresa estão preparadas para comprar e você precisa entender isso. A jornada do comprador auxilia a separar essas pessoas. Logo, a conversa com cada uma delas será diferenciada, certo?

Aquelas dispostas a comprar recebem conteúdos de venda, as que ainda não estão são nutridas. Durante o período de nutrição do lead vamos conscientizar a pessoa de seu problema, considerar as soluções e ajudá-la a se decidir.

Quando enxergamos as coisas por esse ponto de vista conseguimos milhares de benefícios. As vendas são realizadas de forma mais fácil, você economiza na captação de leads e prospectos, e não perde os contatos que ainda não estão prontos para comprar.

Por causa disso, seus conteúdos devem criar uma jornada, um passeio pela sua empresa e mercado. Ao fazer isso você ganha autoridade e legitimidade para vender posteriormente. É um relacionamento e, como tal, precisa ser trabalhado para que você peça algo em troca.

Passo 3: Produzir conteúdo qualificado

Agora que conhecemos a persona e o caminho que ela percorre até a compra, precisamos fazer parte dessa experiência. Para isso, vamos criar conteúdos para cada uma das etapas da jornada e que ajudam o lead a avançar no processo de compra.

Mas não é qualquer conteúdo que trará os resultados. Essas informações precisam ser relevantes para o público, úteis e com a maior qualidade possível.

Além de cuidar com erros ortográficos, aquilo que publica deve ajudar realmente a sua audiência. Se isso não acontecer, as pessoas simplesmente vão embora e você não vai conseguir gerar vendas.

Não é fácil gerar conteúdo de qualidade, mas você precisa fazer isso se quiser vender na internet. Esse processo vem acompanhado de muita pesquisa, erros e acertos. Porém, você é capaz de chegar lá também.

Acesse grupos nas redes sociais e fóruns, e veja o que seus potenciais consumidores estão buscando. Interaja com eles, faça pesquisas, crie post com perguntas frequentes e assim por diante. Conhecer bem sua persona e ficar atento a ela é a melhor forma para que sua produção de conteúdo realmente funcione.

Por outro lado, o engajamento de seu público em potencial também é útil na hora de medir os resultados. Se você está gerando conteúdo sem nenhuma visita, comentário ou oportunidade de negócio é porque provavelmente ele não tem qualidade.

Lembre-se que um conteúdo precisa ser bem escrito, mas também deve ser único. Afinal de contas, se as pessoas encontram essa informação em qualquer lugar, por que deveriam acessar o seu blog?

Passo 4: Atrair tráfego

Conteúdo criado é hora de fazê-lo alcançar o maior número de pessoas possíveis. Publicar textos, vídeos e outros formatos na internet para deixar na gaveta não funciona. Para ter resultados é preciso atrair visitas em suas páginas, fazer com que as pessoas enxerguem o que você está fazendo.

Por isso, a distribuição do conteúdo também é importante. Planeje uma estratégia para isso em seu marketing de conteúdo. Quais canais de comunicação pretende usar? Vai atrair tráfego orgânico ou pago? Como os seus conteúdos serão vistos por sua persona?

A maioria dessas respostas está no mapeamento da persona. Os canais, por exemplo, devem ser as mídias mais utilizadas pelo seu público-alvo. Eles acessam mais o Facebook, então é nele que você vai se concentrar.

Isso não quer dizer que você deve abandonar outros canais, porém seus esforços devem estar nos lugares em que sua audiência mais se encontra. Assim você otimiza seus esforços e recursos, atingindo o maior número de pessoas com menos esforço e alcançando um público realmente qualificado para o seu conteúdo.

A produção de conteúdo não é nada sem um plano de distribuição. Publicar conteúdos e achar que eles serão encontrados naturalmente é um erro grave. Eu tenho certeza que você não quer deixar o seu negócio a mercê da sorte, não é mesmo? Então, invista em uma estratégia de distribuição realmente eficaz.

Não importa qual o canal que pretende usar, mas ele precisa ser trabalhado com afinco na empresa e os resultados precisam ser mensurados. Pretende usar o SEO para atrair tráfego orgânico? Ótimo, então garanta que seu site está otimizado para os mecanismos de busca. Aprenda sobre isso, teste e garanta que seu site vai aparecer nos primeiros resultados.

Passo 5: Gerar oportunidades

Agora eu tenho uma notícia para você que pode soar um pouco contraditória. Visitas não pagam as contas e não fazem a sua empresa crescer. As vendas são as únicas coisas que mantém o seu negócio funcionando e podem expandi-lo. Isso porque você precisa de dinheiro para fazer a empresa crescer e se sustentar.

É muito comum que empreendedores se enganem com as chamadas métricas da vaidade ao iniciar no marketing de conteúdo. Eles ficam loucos para gerar visitas, seguidores, cliques, comentários e por aí vai. Mas se esquecem das vendas e do faturamento.

O resultado é ter milhares de seguidores nas redes sociais e nenhum dinheiro no bolso. Não sei quanto a você, mas eu me contentaria com o inverso: ter poucos seguidores, mas gerar vendas e dinheiro todos os meses. E isso acontece quando seus conteúdos geram oportunidade, ou seja, a chance das pessoas se tornarem seus clientes.

Uma boa forma de fazer isso é através da geração de leads. Garanta que as pessoas fiquem em contato com você constantemente. Caso contrário, elas consomem o seu conteúdo e vão embora. Como vender para pessoas que você não conhece e não pode encontra-las? Difícil, não é?

Por isso seus conteúdos devem gerar oportunidades para os seus leads. Aqui entram os materiais ricos, por exemplo. Crie ebooks para capturar os contatos de seus potenciais compradores. Ofereça amostras grátis de seu produto ou serviço. Trabalhe com trials, assim como softwares.

Ao aumentar os pontos de contato com sua persona fica mais fácil vender para elas. Não esqueça que o seu conteúdo deve criar uma jornada. Logo, conteúdos sem objetivo e estáticos não servem para nada. Adicione CTA’s nas peças para criar oportunidades e estreitar o relacionamento com sua audiência.

Passo 6: Vender o seu “peixe”

Chegamos a parte mais interessante, vender. Como você viu no passo anterior, as vendas são extremamente importantes para sua empresa. Mas não raramente os empreendedores se esquecem de fazer isso.

Geram toneladas de conteúdo gratuito, atraem centenas de pessoas todos os dias, mas não geram vendas. Além da falta de oportunidade que vimos antes, isso acontece porque você simplesmente não está vendendo o seu peixe.

Logicamente você não vai falar sobre o seu produto e empresa a toda a hora. Porém, em algum momento seus conteúdos precisam abordar esse tema também. Como a sua persona vai saber que você pode ajudá-la? Por que ela deve escolhê-lo ao invés da concorrência? Quais benefícios o seu produto ou serviço oferece?

O marketing de conteúdo também deve responder a essas perguntas. Lembre-se que seu intuito é ajudar a persona a se decidir, certo? Então, reúna motivos e vantagens para que ela compre de você.

As pessoas, de modo geral, não gostam de tomar decisões sozinhas e seus conteúdos ajudam nesse processo. Sendo assim não deixe de vender o seu peixe, mas faça isso com bom senso e cautela, é claro.

Adicione suas soluções na produção de conteúdo. Mostre como usar seu produto ou serviço, as vantagens que ele oferece, o retorno sobre o investimento e assim por diante. Quanto mais informações seu público-alvo têm, mais preparado para a compra está. Com isso o trabalho de seus vendedores fica muito mais fácil e o cliente 100% satisfeito.

Produção de conteúdo para gerar vendas é possível!

Agora que você já conhece os meus seis passos básicos para gerar vendas com o marketing de conteúdo é só aplicá-los. Com certeza não há mais dúvidas que o marketing de conteúdo realmente funciona. Você só precisa seguir o passo a passo e adotá-lo em seu negócio ainda hoje.

Só não esqueça que este é um trabalho contínuo. A cada novo conteúdo publicado, reveja esses seis passos para ver se estão de acordo. Também não se esqueça de trabalhar firme na mensuração de resultados e metas de seu conteúdo. Afinal, conteúdo sem objetivo não passa de publicação grátis, não é mesmo?

Para aprofundar o seu conhecimento sobre este assunto e contar com materiais de apoio, baixe o ebook grátis. Nele eu detalho ainda mais esse passo a passo e compartilho um Case de Sucesso de um de meus clientes.

Descubra como uma Sex Shop conseguiu duplicar suas vendas em apenas três meses com o marketing de conteúdo. Veja também outros benefícios que esta loja online conseguiu ao usar o conteúdo como estratégia de vendas.

como vender mais e melhor ebook gratis

Junte-se a mais de 413 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *