Redator freelancer: O que é, por que e como contratar um?

O redator freelancer se tornou muito conhecido em marketing digital e indispensável para o marketing de conteúdo. Mas você sabe o que faz este profissional e por que contratá-lo?

redator freelancer

Muitas pessoas ainda desconhecem as vantagens de um redator freelancer para sua empresa. Em razão disso, acabam desperdiçando o seu tempo e deixando de vender mais na internet.

Outras nem possuem um blog por falta de tempo para alimentá-lo. O que é muito ruim para o negócio e seus clientes também. Por outro lado, uma pesquisa da Rock Content aponta que empresas com um blog geram até 4 vezes mais vendas e 5 vezes mais leads. Você vai deixar passar essa oportunidade em branco?

Descubra neste artigo o que é o redator freelancer e por que contratar um hoje mesmo. Conheça também as formas mais comuns para contratá-lo e as vantagens de cada uma delas.

O que é redator freelancer?

Também chamado de redator publicitário e muito outros nomes, o redator freelancer é um profissional autônomo. Sua função é redigir os mais variados textos para finalidades distintas como:

As peças de conteúdo produzidas por esse profissional, geralmente, fazem parte de uma estratégia de marketing. Ou seja, os textos serão usados com uma finalidade de divulgar o negócio e atrair mais clientes. Por causa disso, outra nomenclatura comum para essa profissão é redator de marketing.

Os redatores de conteúdo são muito comuns também na assessoria de imprensa e geração de conteúdo na internet. São encontrados com frequência em agências de de marketing de conteúdo e notícias, por exemplo.

Apesar do modelo de trabalho mais comum ser o home office, ou seja, a partir da casa do próprio redator, existem outras formas de contratação também. Algumas empresas, como as já citadas anteriormente, contratam esses profissionais no regime CLT padrão.

Mas por que contratar um redator de textos, afinal de contas? Você já se fez essa pergunta antes?

Por que contratar um redator web?

Veja abaixo os principais motivos para contratar um redator freelancer e descubra as vantagens de contar com esse talento em sua empresa.

1. Direitos autorais sobre o conteúdo

O ghost-writer, autor oculto em português, é uma variação muito comum do redator freelancer e a forma mais conhecida de contratação. Em linhas gerais, uma empresa contrata o freelancer para redigir textos e, após a entrega, tem todos os direitos sobre o material.

Dessa forma, a sua empresa pode assinar o texto como autora, editar, distribuir e fazer o que quiser com o conteúdo. Devido a essa facilidade e outras vantagens o redator de blog tem-se tornado muito comum.

2. Ter textos mais profissionais

Uma habilidade lógica do redator é saber como escrever um texto, sem dúvida. Esses profissionais possuem mais intimidade e conhecimento da escrita do que qualquer outra pessoa.

Por isso, contratar um redator online é uma ótima forma de profissionalizar os textos da sua empresa. Seja para publicar em seu blog ou site do negócio, contar com textos sem erros ortográficos e bem escritos é determinante para o sucesso na internet.

Além disso, outra característica fantástica de alguns dos redatores é ter conhecimentos de estratégias de marketing digital.

Entre as habilidades mais comuns e indispensáveis, estão:

  • Conhecimentos de inbound marketingPrecisa de conteúdo para blog
  • Domínio das técnicas de SEO (Search Engine Optimization);
  • Utilização de gatilhos mentais;
  • Intimidade com o idioma em questão;
  • Facilidade na escrita e domínio das regras;
  • Leitor assíduo e um experiente pesquisador;
  • Disponibilidade de tempo;
  • Compromisso com prazos e metas;
  • Entre outras.

Todas essas habilidades e muitas outras tornam o redator um profissional indispensável no cenário empresarial. Principalmente, nos negócios que desejam investir em estratégias de comunicação e marketing de conteúdo.

3. Ganhar visibilidade com os buscadores

Como foi dito acima, um bom redator de marketing de conteúdo precisa dominar a otimização para mecanismos de pesquisa. Afinal, um dos critérios para o bom posicionamento de um site é ter conteúdos de qualidade e bem otimizados para os buscadores.

Graças a um amplo estudo e boa bagagem na internet, esses profissionais de marketing conhecem os aspectos importantes do SEO em um texto. Em razão disso, as suas chances de aparecer nas primeiras páginas do Google aumentam.

Logo, se você deseja ranquear o seu site nas primeiras posições de buscadores e não sabe como fazer isso, consulte um redator freelancer ou agência especializada para ajudá-lo.

4. Aumentar as vendas de sua empresa

banner ebook como vender mais

A pessoa que cria textos ou discursos de vendas é chamada de copywriter. Tal profissional precisa colecionar dons de escrita, marketing e persuasão.

Os textos de um copywriter devem convencer o leitor a tomar determinada ação, que pode ser fazer uma compra, por exemplo. Sendo assim, a mensagem precisa impactar o leitor e fazê-lo agir instantaneamente.

Uma das formas para fazer isso é usar de gatilhos mentais. Porém, o trabalho exige conhecimentos mais profundos para dar certo. O redator publicitário deve conhecer o público-alvo de perto e lidar com as dores dessas pessoas para gerar vendas.

Ao contar com um redator webwriter em sua equipe suas chances de gerar negócios na internet aumentam. Isso porque além de gerar vendas diretamente, uma boa copy pode angariar mais contatos, cadastros e por aí vai.

5. Liberar seu tempo para outras áreas

Não tem tempo para gerar conteúdos para seu blog ou redes sociais? Então, talvez seja melhor contratar um redator freelancer.

Esses profissionais trabalham boa parte de seu tempo redigindo textos, sendo esta sua principal função. Logo eles possuem mais habilidades com a escrita e são mais indicados para o trabalho.

Da mesma forma, ao ter um redator freelancer cuidando de seus textos, você pode se dedicar a outras áreas do negócio. Seja você um profissional liberal ou dono de empresa, tenho certeza que possui muitas preocupações em seu dia a dia.

Sendo assim, tire a responsabilidade de suas costas de criar textos de qualidade para o seu blog. Deixe esse trabalho nas mãos de quem entende do assunto, mas fiscalize sempre que possível, combinado?

6. Conteúdos específicos

É comum que alguns empresários empreendam em áreas sem conhecimento. Isso acontece com frequência com investidores e afiliados, por exemplo.

Nesses casos você precisa de alguém que domina o assunto, ou tem facilidade em pesquisar sobre o tema. Mais uma vez um redator freelancer pode ser a resposta para o seu problema.

Como ele domina a escrita e tem facilidade em realizar pesquisas, conseguirá criar conteúdos mais específicos e completos para sua empresa.

7. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a maneira mais fácil e barata para atrair clientes para sua empresa. No entanto, você precisa gerar conteúdos com consistência e qualidade para atingir os resultados.

Um redator de marketing de conteúdo ajuda a manter sua frequência de publicação, gerar conteúdos relevantes para o seu público e atrair visitantes para o seu site. Com uma estratégia bem fundamentada você conseguirá captar leads e transformá-los em clientes mais tarde.

Apenas garanta que o profissional escolhido tem as habilidades necessárias para ajudá-lo nesse processo, combinado?

Não esqueça também de mapear a sua persona, conhecer a sua jornada de compra e escolher as pautas de conteúdo para sua estratégia. Assim suas chances de vender mais com um blog ou qualquer outro canal de conteúdo aumentam.

banner minbound

Como contratar um redator profissional?

Agora que você já sabe o que é um redator freelancer e as vantagens de contar com esse profissional, vamos ver como contratá-lo de fato?

Veja as maneiras mais comuns para ter um redator web em sua empresa, conheça as vantagens e desvantagens de cada modelo de contratação. Em seguida, escolha a melhor opção para o seu negócio.

I. Redator interno

A primeira opção é contratar um redator para trabalhar dentro de sua empresa. Devido ao alto custo em manter um funcionário, essa contratação só é válida para empresas com alto volume de conteúdos ou muitas especificidades.

Com um redator profissional dentro de sua empresa os conteúdos terão mais a cara da marca. Além disso, como o profissional está inserido no negócio, as campanhas podem ser mais assertivas.

Contudo, dependendo do volume de textos a ser produzido, essa parceria pode não dar certo a longo prazo. Caso precise contratar muitos profissionais para essa área, os custos podem ser muito altos e não compensarem o investimento.

Vantagens do redator interno:

  • Redator inserido diretamente na empresa;
  • Sem intermediários;
  • Profissional com bom conhecimento do negócio;
  • Disponibilidade conforme demanda.

Desvantagens do redator interno:

  • Alto custo de contratação;
  • Gastos com treinamento;
  • Custos para montagem de departamento;
  • Produtividade limitada;
  • Falta conhecimento de mercado e bagagem;
  • Alta rotatividade.

II. Redator autônomo

São redatores freelancers que oferecem seus serviços em diferentes locais na internet. Você pode encontrá-los em grupos nas redes sociais, no próprio Google e em sites freelancers, como o Workana.

Alguns trabalham em tempo integral como redatores de conteúdo, outros apenas em meio período. De qualquer forma, o valor pago aos profissionais sai mais em conta que a primeira opção.

Porém, para que a parceria possa dar certo é preciso escolher bem o profissional.

Existem muitas pessoas atuando como freelancer sem nenhuma experiência e cobrando muito pouco pelos serviços. Infelizmente, essa economia na contratação significa, na maioria das vezes, um trabalho de baixa qualidade também. Então, fique atento!

Outra questão importante é que raramente o freelancer tem conhecimentos de marketing digital e content marketing. A falta de domínio impede que ele crie textos com apelo comercial, o que pode dificultar a geração de vendas e resultados para sua empresa.

Vantagens do redator autônomo:

  • Preços mais baixos;
  • Disponibilidade variada;
  • Relação mais informal.

Desvantagens do redator autônomo:

  • Falta conhecimento do negócio;
  • Não-disponibilidade por acúmulo de serviços;
  • Descumprimento de prazos e acordos;
  • Textos mais genéricos;
  • Pouco conhecimento de marketing de conteúdo e SEO, em algumas vezes.

III. Agência de marketing de conteúdo

Um pouco mais caras que a opção anterior, as agências de conteúdo oferecem um trabalho completo em marketing de conteúdo. São especialistas nesta estratégia e possuem conhecimentos em inbound marketing, geração de conteúdo e SEO.

Além de produzir o conteúdo, as empresas de marketing de conteúdo ajudam a monitorar os resultados, definir pautas, mapear personas e por aí vai. São grandes aliadas na estruturação completa de seu plano de marketing de conteúdo.

É uma ótima combinação para ter textos de qualidade e uma consultoria completa. Mas devido a alta demanda por esses serviços, também é preciso ficar esperto com as opções do mercado.

Investigue as opções, ouça depoimentos de clientes, cases e etc. Só contrate a agência digital se estiver 100% satisfeito e certo da qualidade do trabalho.

Vantagens da agência de conteúdo:

Desvantagens da agência de conteúdo:

  • O preço pode ser um pouco mais elevado que autônomos;
  • Podem exigir pagamento antecipado;
  • Relação um pouco mais formal.

Analise cada uma das opções acima e veja qual melhor atende as necessidades de seu negócio. Para você um redator interno é melhor? Ou um freelancer? Quem sabe uma agência seria mais útil?

Verifique as características de cada modelo de contratação e também as demandas e objetivos de sua empresa. Aquele que estiver de acordo com o que você precisa é a melhor opção para o seu caso.

Cuidados ao contratar um redator ou agência

banner minbound

Lembre-se que o trabalho de um redator freelancer é muito importante, como pode ver neste artigo. Por causa disso, faça a escolha correta e não fique mudando toda hora de profissional.

Cobre também do profissional escolhido que ele participe da empresa e procure conhecer melhor o negócio. Os seus conteúdos só terão resultados se forem feitos sob medida para a empresa e seu público-alvo.

Outro ponto importante é não colocar toda a sua estratégia de conteúdo sobre os ombros de um redator freelancer. Eu vejo empresas cometendo esse erro todos os dias e posso te garantir que o custo é muito alto.

O marketing de conteúdo não se resume apenas a manter seu blog e demais canais atualizados. É preciso produzir conteúdo estratégico e capaz de gerar negócios para sua empresa. Por isso tenha muita atenção!

Defina suas metas e objetivos para os textos. Em seguida, reveja cada um deles de tempos em tempos em busca dos resultados. O que funciona continue a fazer, as coisas sem resultado otimize ou abandone de vez.

Para finalizar, crie formas de avaliação do desempenho de seu redator freelancer e também dos conteúdos produzidos. Para evitar gastar dinheiro é preciso saber o que está funcionando realmente em sua estratégia de conteúdo.

Se não tem domínio nenhum sobre conteúdo e muitas dúvidas, então contrate uma empresa especializada. Aproveite para conhecer a nossa produção de conteúdo mais de perto e entenda porque está é a melhor opção para o seu caso.

Junte-se a mais de 455 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

Avatar

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *