Perfil em redes sociais ou criação de site profissional: Qual é o melhor opção para minha empresa?

É normal que empresários que estão iniciando, principalmente os de pequeno porte, acreditem que apenas perfis em redes sociais são suficientes para atrair clientes através da internet. Mas, será mesmo?

perfil em redes sociais ou criação de site profissional

Uma pesquisa divulgada pela ASN (Agência Sebrae de Notícias) revelou que 70% dos pequenos empresários utilizam das redes sociais. O estudo ainda apresentou que 72% deles fazem uso do WhatsApp e 40% possuem um perfil no Facebook para negócios.

Esses números demonstram que os empreendedores estão se adaptando a era digital, mas ainda é necessário muito avanço na área. Afinal de contas, poucas empresas estão considerando criar um site e usam apenas as redes sociais como fonte de vendas.

Será que apenas um perfil social é suficiente para manter o seu negócio e mais, fazê-lo crescer? Já adianto, que este pensamento está errado!

Criação de sites profissionais

O medo de realizar compras pela internet ainda existe, no entanto em pesquisa feita pelo Conversion, 93% da população que acessa a internet revelou que já realizaram compras virtuais.

E mais que isso, 70% deles só compram em sites se sentirem confiança, verificam a existência de certificado SSL (cadeado de site seguro na barra do navegador) e selos de segurança.

banner conteúdo estratégico

Vantagens de criar um site

A maior vantagem em se criar um site é que através dele é possível transmitir a imagem de profissionalismo, confiança e segurança ao usuário. Afinal, não é qualquer empresa que se preocupa em criar um site.

Outro ponto positivo é a capacidade de personalização, o que é bem interessante. Ainda que você utilize layout pronto, o resultado final terá a identidade da sua empresa.

Também através do seu site você tem uma autonomia maior para criação, assim consegue distribuir o conteúdo da maneira que for melhor para sua empresa. Dando mais destaque aos seus pontos positivos e diferenciais.

Mais uma vantagem da criação de sites profissionais é a possibilidade de mensurar seus resultados. Com a integração do Google Analytcs (ferramenta para análise de métricas), é possível obter informações como:

  • As páginas mais acessadas do site;
  • O perfil de quem está acessando;
  • Os horários de picos de acesso;
  • Conversões;
  • Tipo de dispositivo e muito mais.

Com o seu site, através de um blog, é possível praticar o inbound marketing e o marketing de conteúdo que são tendência.

Para os que não sabem, o inbound marketing é um conjunto de técnicas de marketing que tem por objetivo atrair clientes e convertê-los, utilizando conteúdos relevantes. Já o marketing de conteúdo é utilizado para o engajamento de clientes através de conteúdos ricos e relevantes.

Um site, em conjunto com essas duas estratégias, também é ideal para praticar o SEO (regras de ranqueamento do Google) trazendo para o site melhor posicionamento nos buscadores.

Vale lembrar também que uma empresa só aparece nos resultados de buscas do Google se tiver um site. O que é bem importante, afinal o buscador recebe atualmente 100 bilhões de pesquisas por mês. E as taxas de conversão dos resultados orgânicos do Google são 10 vezes maiores que as mídias sociais.

Desvantagens de um site

Há quem acredite que ter um site é algo muito caro e por isso não contrata uma empresa especializada, ou então é difícil de fazer sozinho e por isso nunca tentou.

Houve um tempo que a criação de sites era assim, mas já passou. A internet se popularizou tanto, que o serviço de criação de site é algo absolutamente comum.

Existe preço para empresas com orçamentos altos e baixos, com necessidades básicas e complexas. Há também construtores de sites fáceis de manusear, que não exigem conhecimento do usuário.

Não fique fora dessa, criar o site para sua empresa é essencial.

Redes sociais

banner conteúdo estratégico

As redes sociais são um excelente canal para atração e fidelização dos clientes. Estima-se que mais de 60% dos brasileiros estejam presentes nas redes sociais, de acordo com relatório da Digital in 2019.

As mídias sociais permitem o alcance de potenciais clientes nos lugares onde eles passam mais tempo, otimizando sua campanha de marketing.

Vantagens de criar perfis sociais

São excelentes veículos para interação com o usuário, através de postagens interessantes e relevantes você consegue se aproximar do seu cliente.

Ideal também para gerar boa reputação, já que a maioria dos consumidores pesquisa o perfil da empresa em redes sociais antes de comprar ou fechar negócio. Então a dica é recolher avaliações de seus clientes nestes canais.

O baixo investimento das redes sociais também é um ponto positivo, para criar seu perfil não é preciso pagar nada. E para as empresas que trabalham com impulsionamento de post, o custo é muito menor quando comparado com o Google Ads, por exemplo.

Desvantagens das redes sociais

Um dos grandes problemas da rede social é que, sozinha, não consegue transmitir a seriedade e profissionalismo que uma empresa precisa no “mundo virtual”.

Outra desvantagem é que a rede social pode findar a qualquer momento. Vimos isso com o Orkut. Logo, se a única forma de marcar presença online da sua empresa depender das redes sociais, sua fonte de clientes também acabará.

E por fim é a concorrência, sua empresa estará dividindo a atenção do usuário com um monte de outras coisas, então para ele se dispersar e ir para outro perfil, é muito fácil.

Conclusão: Redes sociais ou criação de sites profissionais?

Você não precisa escolher um dos dois veículos, o recomendado é ter os dois. Utilize as redes sociais para interagir com seus clientes e levar visitas para o seu site.

Já em seu site, apresente sua empresa de maneira profissional, transmitindo ao usuário segurança e o resultado será o aumento da sua conversão.

É importante salientar que os dos canais se complementam. Portanto, podem e devem andar juntos para o bem do marketing da sua empresa.

Quer descobrir novas técnicas e estratégias para atrair mais clientes para seu negócio, seja com um site ou uma rede social? Inscreva-se em nosso curso gratuito Conteúdo Estratégico e aprenda como usar esses canais como uma máquina de atração de vendas. Reserve sua vaga agora mesmo.

banner conteúdo estratégico

COMO TRANSFORMAR CONTEÚDOS EM DINHEIRO NO SEU NEGÓCIO?

RedatorOnline.net

RedatorOnline.net

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *