SEO

Yoast SEO: Como usar este plugin WordPress para gerar mais tráfego?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
Yoast SEO: Como usar este plugin WordPress para gerar mais tráfego?

Gerar mais tráfego orgânico é um dos maiores objetivos de qualquer empreendedor ou dono de site. A ideia de despertar o interesse natural das pessoas e receber visitas todos os dias é muito boa. No entanto, não é assim tão fácil chegar às primeiras páginas do Google. Por isso, ferramentas como o Yoast SEO podem ser muito úteis.

yoast seo

O melhor plugin SEO para WordPress que se tem notícia torna os seus esforços de otimização muito mais fáceis. Também evita que você se esqueça de alguma ação no conteúdo, o que poderia sabotar todos os seus resultados.

Se você deseja ter melhores resultados com o Google e outros mecanismos de busca, então não deixe de ler este artigo. Veja como ele pode gerar mais tráfego para o seu site.

Otimização On-page

Uma das melhores características deste plugin de SEO para WordPress é a análise on-page individual de cada página. Basta informar a palavra-chave principal de seu artigo e o plugin analisa todo o conteúdo.

Depois disso, são apresentados alguns conselhos para melhorar o seu desempenho com os buscadores. Confira a lista de pré-requisitos e resolva cada um dos problemas, até que o sinal do plugin para SEO fique verde.

As regras usadas pelos Yoast SEO são indicações do próprio Google e outros profissionais de autoridade no setor. Ao resolver cada um dos problemas, conforme sugere a ferramenta, suas chances de alcançar os primeiros resultados aumentam.

Veja alguns requisitos para otimização do site:

  • Palavra-chave no título;
  • Palavra-chave em intertítulos (H2, H3, etc.);
  • URL amigável;
  • Densidade da palavra-chave;
  • Conteúdo deve ser maior que 300 palavras;
  • Links internos;
  • Palavra-chave na meta-descrição;
  • Palavra-chave no título, descrição e texto alternativo das imagens;
  • Uso único da keyword;
  • Etc.

Integração com Webmaster Tools

As ferramentas para webmasters são grandes aliadas na otimização de sites. Elas ajudam a compreender como o Google e outros buscadores enxergam o nosso site. Além disso, alertam o webmaster ou responsável do blog para possíveis erros de código ou indexação.

Como não poderia ser diferente, a solução mais comum nesse sentido é o Search Console. A ferramenta gratuita oferecida pelo próprio Google, e que antes se chamava Google Webmaster Tools, tem recursos indispensáveis para aumentar o tráfego orgânico de suas páginas.

Para facilitar sua vida o Yoast SEO integra com essa e muitas outras ferramentas de webmaster. Acesse o menu principal do plugin e, em seguida, clique sobre Search Console. Com apenas alguns cliques você consegue autenticar sua conta na ferramenta do Google e integrar com o seu site.

Com essa integração é possível ver os erros 404 de seu blog, por exemplo. Deste modo, você toma conhecimento das páginas excluídas de seu site ou links quebrados e pode redirecionar para outro conteúdo. Essa visão leva em conta os erros por meio de desktops ou smartphones.

Títulos e metadatados

Os títulos e meta-tags de seu blog são extremamente importantes para um bom desempenho com SEO no WordPress. Esses campos resumem para os buscadores do que se trata o seu conteúdo, auxiliando a classificação nas melhores posições dos resultados orgânicos.

Nessa opção do plugin de SEO você pode configurar o padrão dos títulos e descrições de seus conteúdos para blog. Selecione o separador, use a reescrita automática para títulos e muito mais.

Ao acessar a opção Títulos e metas do Yoast SEO também é possível personalizar esses campos da Homepage de seu blog ou site. Sem esquecer ainda dos tipos de post a serem indexados, taxonomias, anexos e outras configurações extras.

Essas personalizações também ficam disponíveis na tela individual de cada conteúdo. Assim você pode elaborar títulos e descrições diferentes, conforme sua necessidade e tema.

Redes sociais

Você provavelmente já sabe que as redes sociais auxiliam na propagação de seu conteúdo e são ótimas fontes de tráfego, não é mesmo? Porém, com o passar do tempo elas se mostraram ferramentas de SEO muito úteis também.

Por esse motivo, conectar seu blog ou site com as principais mídias sociais deixou de ser uma opção. Na verdade, isso agora é uma obrigação, se quiser melhorar os seus resultados com mecanismos de pesquisa. Mas como fazer isso?

O Yoast SEO permite personalizar os campos de seu conteúdo para serem compartilhados nas redes sociais. Além disso, integra seu site com administradores de suas contas nessas mídias, facilitando o trabalho de mensuração de resultados.

Com o plugin também é possível relacionar o seu site com as mídias sociais de sua empresa, mostrando para os buscadores que esses perfis têm relação. Com isso você melhora as chances de ser encontrado na web por seus potenciais compradores.

Sitemap

Uma lista com todos os conteúdos de seu blog, isso é um sitemap. Esse recurso permite a indexação mais rápida de seus artigos para blog pelo Google, por exemplo. Digamos que se trata de um espelho ou mapa, como o próprio nome sugere, para os buscadores conhecerem o seu blog.

Com este plugin para WordPress você consegue criar um sitemap rapidamente para o seu site. Com esse recurso em mãos, basta enviá-lo para o Search Console para pingar os buscadores com atualizações.

Acesse a opção XML Sitemap e habilite essa função em seu site WordPress. Nessa janela também é possível selecionar os tipos de conteúdos que deseja adicionar no mapa de seu site e outras opções de indexação. Explore essa opção a vontade e descubra as melhores configurações para o seu caso.

Digamos que você queira ocultar páginas privadas ou duplicadas em seu site, configure isso em seu sitemap. Evite duplicidade de conteúdos ou acessos indevidos com essa funcionalidade do Yoast SEO e muito mais.

Recursos Premium

Além das funcionalidades gratuitas, o Yoast SEO dispõe de recursos Premium para otimizar ainda mais o seu site. Os planos pró partem de US$ 69 dólares e fornecem recursos extras na otimização SEO do WordPress.

Entre as funções Premium estão: 5 palavras-chaves por página; sugestões de links internos; redirecionamento de URLs e verificação semântica do conteúdo. Além disso, a versão Premium do SEO WordPress by Yoast não tem anúncios, o que melhora a experiência de navegação da ferramenta.

Para ver outros recursos da versão paga do Plugin e fazer a sua compra, acesse o site oficial do criador. Veja também uma descrição completa dos recursos, depoimentos e muitas dicas de SEO no blog do Plugin.

Com essa poderosa ferramenta de SEO seus resultados com os buscadores serão muito melhores. Você só precisa instalá-lo em seu WordPress e começar a receber visitas vindas dos mecanismos de pesquisa.

Você já conhecia o Yoast SEO? Já usa em seu site? Tem tido bons resultados com o tráfego orgânico? Deixe o seu comentário e suas próprias dicas para usar o plugin no campo abaixo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *