Empreendedorismo

Como começar uma startup? Passos essenciais para ter sucesso!

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
Como começar uma startup? Passos essenciais para ter sucesso!

Uma Startup é uma empresa não convencional, focada em propor ideias inovadoras como solução para os clientes. É um tipo de empresa que sai do rumo tradicional e pensa fora da caixa. Geralmente, as startups são negócios inovadores e de cenários ainda incertos.

As empresas tradicionais não apresentam crescimento escalar e, geralmente, não se encontram preparadas para os riscos do mercado. Isso ocorre pois esperam atuar de forma sólida disputando com empresas do mesmo segmento.

Assim, as empresas tradicionais geralmente buscam oferecer serviços para um público já existente e produzir uma demanda que já é atendida.

Ou seja, o que de fato diferencia uma startup de uma empresa convencional, é que a startup deve ser inovadora e crescer de forma escalável, se adaptando de forma rápida ao aumento das operações, sem prejudicar a parte financeira da empresa.

Abaixo, vou compartilhar dicas com você que deseja abrir a sua startup. Essas dicas são baseadas em meus 10 anos de empreendedor e também como fundador do Redator OnLine. Uma startup que foi ranqueada entre as 226 empresas que estão mudando o marketing no Brasil, segundo a Liga Ventures. Acompanhe!

3 Dicas para preparar o empreendedor

1. Startups não significam menos trabalho

Muitos empreendedores passam pelo grande equívoco de que uma Startup é diferente de outros negócios e que não necessita tanto foco e esforço.

Isso é um grande erro, afinal, antes de saber como começar uma startup é necessário entender que ela demandará muita responsabilidade e diversas obrigações, assim como qualquer empreendimento.

Conhecendo isso, é possível reduzir os riscos de futuros prejuízos e, assim, aumentar em um certo grau as chances de prosperidade e sucesso. É um erro tentar empreender procurando um negócio “fácil”, pois ele não existe. Absolutamente tudo demandará tempo e muita dedicação.

Uma startup é uma empresa pequena e com poucos recursos no início. Logo, prepare-se para acumular funções como empreendedor nos primeiros passos do negócio, até que tenha fôlego e caixa para formar uma equipe.

2. Proximidade com empresas grandes

Muitas empresas notaram a importância das startups e, ao que tudo indica, isso deve aumentar cada vez mais. Isso ocorre pois as startups trazem consigo diversas inovações e agilidade para o mercado.

É sempre importante cogitar parcerias com grandes empresas, sem medo de tentar. Geralmente, elas estarão buscando esse tipo de negócio e interessadas em saber mais.

Você pode entrar para programas de aceleração e treinamento. Medidas que podem ajudar a sua startup a crescer muito mais rápido, ganhar tração e dominar o mercado rapidamente. Além disso, é possível contar com o know how dos gigantes para impulsionar seu negócio.

3. Atue sempre dentro da Lei

Assim como qualquer outro empreendimento, seguir as Leis estabelecidas para o segmento escolhido é extremamente necessário para evitar futuros prejuízos com sócios, funcionários, parcerias, etc.

Para saber como começar uma startup, é indispensável ter um profissional jurídico que garanta segurança ao empreendedor.

Iniciar um negócio, por qualquer que seja, sem preparo jurídico, pode causar um caos sem tamanho em diversos setores da empresa. Uma dica é nunca deixar de lado o ato de fazer contratos com todas as cláusulas em dia e dentro da Lei.

Mas, como abrir uma Startup?

Pesquise

Antes de qualquer coisa, é necessário investigar se a ideia é original e interessante. Ouvir opiniões e estudar sobre o mercado é uma ótima forma de identificar qual o potencial da sua Startup. Essa é, sem dúvida, uma das melhores dicas de como começar uma startup.

Faça crescer

Muito mais importante do que a ideia, é executá-la de forma correta. Uma startup precisa sempre estar em constante evolução para se destacar dos concorrentes. Estar um passo a frente é uma ótima forma de fazer a ideia crescer.

Da mesma forma é preciso ter agilidade para não ser ultrapassado. Se você demorar demais para estruturar o seu negócio, outro concorrente pode passar na frente. A boa notícia é que as startups permitem montar o negócio e ir ajustando ele aos poucos.

O que o mercado quer

É preciso saber se a ideia da Startup atenderá o desejo dos consumidores. Dessa forma, é preciso realizar uma pesquisa e solicitar feedbacks construtivos por parte dos clientes.

Logicamente, para isso, é necessário também averiguar se ao menos existem clientes para o tipo de serviço que será proposto.

O pensamento deve ser grande

Não adianta abrir uma Startup e pensar pequeno. Afinal, é um tipo de negócio que cresce de forma escalável. As grandes ideais são sempre muito atrativas na hora de aprender a como começar uma startup.

Estude sempre

Ter foco e empenho é imprescindível para o empreendedor. Afinal, é necessário que haja um bom administrador para que o negócio flua de forma tranquila e eficaz.

É necessário que o empresário tenha os conhecimentos necessários sobre a parte financeira, administrativa e de marketing. Não é viável aprender na prática, por isso, é melhor se preparar e estudar sempre com antecedência ou buscar os apoios necessários.

Networking

Uma rede de contatos eficaz pode fazer com que a startup seja grandemente alavancada. Além disso, com o networking é muito mais fácil apresentar ideias e, quando executado da forma correta, atua como um verdadeiro atrativo empreendedor.

Atualização é a chave

Como o mercado está cada dia mais competitivo, é totalmente possível que novos concorrentes surjam do dia para a noite. A velocidade com que um empreendedor se atualiza sobre o mercado de atuação, determina grande parte do sucesso que o negócio terá.

Um modelo que hoje em dia é visto como ápice da modernidade, pode não ser mais tão bem visto daqui poucos meses. É necessário não ter preguiça de mudar e se atualizar para evoluir e tornar a sua startup cada vez mais criativa.

Vantagens de abrir uma Startup

Começar uma Startup agrega, sim, vantagens muito interessantes, como:

Baixo investimento: Para abrir uma startup, não é preciso desembolsar uma grande quantidade de dinheiro. É possível encontrar startups de investimentos acessíveis para começar.

Escala em pouco tempo: Muitos gigantes do empreendimento começaram de formas simples e pequenas e, hoje em dia, estão cada dia maiores. Uma startup possibilita escalar os negócios e obter lucros maiores, além de exponenciar os serviços prestados.

Cria uma cultura: Além do baixo investimento e do crescimento escalar, abrir uma startup possibilita uma maior margem para a criação de identidade. Assim, é possível criar tudo de uma forma muito única, desde os produtos até o atendimento. Isso significa que, em comparação com demais empresas, a sua startup tem uma grande chance de se destacar no mercado.

Formar uma família: É possível dar pequenas partes das ações da startup em épocas que a mesma não possui o capital necessário para suprir a demanda salarial dos funcionários. Nesses casos, com o passar do tempo, os profissionais que adquiriram essas ações acabam por ter um retorno satisfatório quando a empresa começa a ter o devido crescimento dentro do mercado. Para o empreendedor, no entanto, significa ter parceiros motivados com o crescimento do negócio.

E então, está pronto para começar a sua startup com essas dicas? Espero que esses aprendizados que eu tive também te ajudem na jornada empreendedora.

Para receber conteúdos diários sobre empreendedorismo, marketing e vendas, acesse o canal do Telegram e fique por dentro de muitas outras novidades!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *