Empreendedorismo

Coronavírus: Cuidados essenciais para proteger seus funcionários e sua empresa

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine em 29 de março de 2020
2 min de leitura
Coronavírus: Cuidados essenciais para proteger seus funcionários e sua empresa
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Em todo país, o coronavírus deixou a população em alerta. Portanto, várias medidas preventivas estão sendo tomadas dentro das empresas para evitar a propagação da doença. Uma delas tem sido o trabalho home office.

No entanto, há estabelecimentos que continuam funcionando normalmente, que são os de necessidade básica da população. Supermercados, farmácias e padarias são alguns exemplos. Por isso, é necessário conscientizar os empregadores para que eles adotem em seus comércios medidas de proteção para seus colaboradores, para o estabelecimento e população em geral.

Para te ajudar a proteger seus funcionários e a sua empresa, vou te mostrar neste post alguns cuidados essenciais contra o coronavírus. Continue acompanhando e saiba como dar mais segurança para você e todos a sua volta. Boa leitura!

Como proteger seus funcionários e sua empresa contra o coronavírus?

banner plano de ação e vendas coronavírus

As restrições para se proteger do Covid-19 já estão impactando a economia brasileira. Algumas empresas serão obrigadas a fechar suas portas por algum tempo. No entanto, outras ficarão abertas.

Portanto, se o seu negócio se enquadra dentro do grupo que necessita se manter em funcionamento normal para atender a população, veja algumas medidas preventivas para proteger os seus funcionários e a empresa contra o coronavírus:

1. Disponibilizar álcool em gel para os seus funcionários e clientes

A higienização das mãos com álcool em gel é um dos cuidados básicos que toda a população necessita ter. Portanto, se o seu comércio ou empresa vai continuar funcionando normalmente, disponibilize esse produto para os seus colaboradores e clientes.

Coloque o álcool em local estratégico para que todos tenham acesso. Se possível, com placas indicando a importância de utilizar o produto.

2. Evite o ar condicionado

Os médicos têm recomendado evitar o uso de ar condicionado. Exceto em extremo calor! O ideal é dar preferência à ventilação natural, deixando o ambiente bem arejado. Portanto, abra bem as janelas dos escritórios e, em caso de comércio, não utilize o ar condicionado.

3. Use máscaras

Usar máscaras é uma alternativa de proteção, especialmente para aqueles que manuseiam alimentos. No entanto, é preciso ressaltar que elas são descartáveis. Por isso, devem ser trocadas frequentemente.

Em época de coronavírus, vale lembrar que o ideal é que todos os funcionários que possuem contato direto com pessoas usem máscaras. Lembrando que esses objetos de proteção devem ser usados de forma consciente para que não falte para profissionais de saúde, público de risco e pessoas doentes, as mais necessitadas desse tipo de proteção nesse momento.

4. Higienização do ambiente

A limpeza de todo o estabelecimento comercial e empresa é algo imprescindível. Deve ser realizada em situações de pandemia ou não. No entanto, como o alerta de coronavírus está cada vez maior, é importante reforçar a higienização.

Portanto, limpe os balcões dos supermercados, padarias, farmácias e outros locais com germicidas. Produtos de limpeza como, por exemplo, desinfetantes, são ideais para essa situação. Eles ajudam a eliminar a propagação do vírus. Além disso, limpe bem os banheiros, mesas de escritório e passe sempre um pano úmido no chão para eliminar qualquer tipo de risco.

5. Cuidados ao tossir ou espirrar

Por meio de campanhas internas, ensine todos os seus funcionários que ao tossir ou espirrar deve-se sempre cobrir nariz e boca com o antebraço. Afinal, as mãos não são as melhores proteções, pois estão em contato com vários objetos e podem transmitir o vírus para outras pessoas, caso você já esteja contaminado.

Estratégias para as empresas que precisaram ficar fechadas

banner plano de ação e vendas coronavírus

Em várias cidades brasileiras, os prefeitos anunciaram o fechamento das lojas e empresas para evitar aglomeração de pessoas. Como já dito anteriormente, somente os comércios essenciais poderão funcionar normalmente, mas adotando medidas de proteção.

Portanto, várias instituições decidiram manter o seu trabalho em regime home office. Porém, é preciso que o empregador dê as devidas condições para que o colaborador desenvolva as suas funções de casa. Por isso, caso o funcionário não tenha como trabalhar de sua residência, o ideal é que o gestor dê férias coletivas ou folga para todos, a fim de evitar que eles se contaminem.

Entretanto, a maioria das organizações optou por manter o trabalho em home office e, para que a produção seja eficiente, é preciso ter bastante comprometimento. Veja algumas dicas para que a sua empresa sobreviva em meio ao caos do coronavírus:

Tenha canais de venda virtuais

Se a sua organização sobrevive com vendas, como a maioria das empresas, é possível continuar obtendo lucro. Uma das alternativas é disponibilizar canais de vendas online. Afinal, desde que sejam respeitados os critérios de higienização, as empresas podem continuar entregando seus produtos normalmente.

Portanto, é possível abrir uma loja no Instagram ou Facebook, manter o contato via WhatsApp e fazer as entregas das mercadorias.

Home office

O sistema de trabalho home office é uma ótima saída para a empresa continuar operando durante essa crise. Contudo, necessita de bastante responsabilidade por parte do colaborador. Se a sua empresa adotou ou ainda vai entrar nesse sistema, veja algumas dicas importantes:

  • Estabeleça um horário de trabalho para os seus colaboradores;
  • Monte um cronograma para os seus profissionais, de preferência usando ferramentas online que possam ser monitoradas;
  • Fale para a sua equipe manter as pausas regulares, como almoço e lanches;
  • Mantenha a comunicação com a sua equipe, seja por email ou Whatsapp;
  • Trace uma meta diária para os colaboradores para que as demandas não fiquem atrasadas.

Projetar as receitas para os próximos meses

Nesse período em que a economia está bastante oscilante, o ideal é separar as despesas por tipo de gasto, assim, você consegue organizar melhor. Dessa maneira, é possível ter a noção de quanto vai ter de gastar com cada item e quanto dinheiro será necessário para manter o seu negócio.

Aproveite a oportunidade para cortar as despesas e gastos desnecessários nesse momento, a fim de economizar e proteger o seu fluxo de caixa durante a crise.

Em tempos de coronavírus, reduzir custos é o mais sensato. Portanto, gaste somente com o que é importante e invista em algo se for realmente necessário. Além disso, tente renegociar os prazos das contas como, por exemplo, de energia e de água.

Promoções

Para aumentar as vendas, é importante pensar em estratégias. O ideal é ter promoções que não afetem tanto os seus lucros, mas que beneficiem também o seu consumidor.

Pense em formas de continuar vendendo para seus clientes nessa época de crise e criando um fluxo de caixa para seu negócio. Deste modo, será mais fácil superar a crise quando tudo isso passar.

Busque capacitação

Há várias capacitações online disponíveis, para todas as áreas. Faça uma lista das quais são interessantes para a sua área e busque se aperfeiçoar. É bom compartilhar também com a sua equipe, assim, todos ficam atualizados!

Além disso, é essencial ter um planejamento estratégico para traçar um cenário positivo em meio ao caos. Novas atitudes e projetos, sempre pensando nas pessoas que trabalham na empresa, são sempre bem-vindos. Por exemplo, planeje os eventos para os próximos meses, considerando a mudança de quadro, estratégias de vendas e outras ações.

Gostou desse post sobre os cuidados e ações para superar o coronavírus na sua empresa? Ainda está com dúvidas sobre como manter o seu negócio rodando com toda essa situação? Conte com a gente para montar um plano de ação e vendas personalizado para seu negócio. Supere o coronavírus com as vendas online com o auxílio de especialistas em marketing digital. Saiba mais aqui!

banner plano de ação e vendas coronavírus

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *