Empreendedorismo

Liderança para empreendedores: dicas para melhorar a performance da sua equipe

Diego Andrade
Escrito por Diego Andrade em 2 de fevereiro de 2020
2 min de leitura
Liderança para empreendedores: dicas para melhorar a performance da sua equipe
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Seria ótimo se houvesse um manual de liderança para empreendedores, não é mesmo? Assim, todos aqueles que querem começar um negócio, saberiam logo de cara como lidar com seus colaboradores.

No entanto, não é assim que funciona. É muito difícil ensinar alguém a ser um líder. Mesmo assim, é essencial liderar se quer empreender. É por isso que 60% das pequenas empresas fecham as portas em 5 anos: ninguém conta dos desafios de empreender.

Se você está pensando em abrir sua empresa ou já tem uma, mas tem dificuldades de comandar a sua equipe, confira a seguir algumas lições de liderança para empreendedores!

Entenda que equipes são essenciais

Muita gente acredita no mito de que existe o “gênio solitário” que mudará o mundo sem a ajuda de ninguém. Nomes como Steve Jobs, Leonardo Da Vinci e Thomas Edison são citados como exemplos desses gênios.

No entanto, isso não é verdade. Trata-se de um grande mito, uma vez que todos esses nomes contaram com equipes robustas para realizar os grandes feitos que fizeram.

Ou seja: equipes são necessárias para quem vai empreender. Não adianta fugir do fato. É mais fácil aprender como extrair ao máximo o que os colaboradores podem oferecer, do que tentar fazer tudo sozinho.

Cerque-se de gente extremamente talentosa

Empreender e liderar fica muito mais fácil quando há talento de verdade por perto. Afinal, bons colaboradores e profissionais de talento têm um jeito especial de resolver problemas, especialmente quando colocados sob pressão.

No entanto, lembre-se de que o talento não é tudo. É essencial que o talento seja controlado e direcionado de acordo com as necessidades de trabalho. Ou seja: ele deve vir acompanhado de ética profissional e dedicação, ou será inútil.

Prefira uma equipe em sintonia do que em competição

Um dos maiores erros de liderança para empreendedores é colocar os membros de uma equipe para competir entre si. Infelizmente, é também a primeira coisa que muitos empreendedores fazem.

Existe o mito de que um ambiente competitivo no local de trabalho tira o melhor dos profissionais. É parcialmente verdade. No entanto, a competição deve ser direcionada para o lugar certo.

Competir com os próprios pares gera estresse e um ambiente de trabalho carregado, difícil de se mover. Em vez de colaborar, os profissionais se isolam. O potencial de ganho diminui.

A competição deve existir sim, mas com as equipes de fora, de outras empresas. Internamente, o clima deve ser de amizade e colaboração.

Pense que cada membro da sua equipe pode produzir um valor de 10. Se eles estiverem isolados, competindo entre si, esses valores se somarão. Ou seja: uma equipe de 7 pessoas produzirá algo de valor 70.

No entanto, quando há a colaboração, os valores se multiplicam e o crescimento é exponencial. Uma colaboração transforma um 10 + 10 em um 10 * 10. Uma equipe de 7 produz 10.000.000!

Aceite que os conflitos existem e trabalhe para solucioná-los

Apesar de tentar manter um bom clima de colaboração entre os profissionais da sua equipe, é fato de que haverá uma série de conflitos entre eles. É importante que, como líder, você possa aceitar que isso existe. Só assim poderá trabalhar para resolvê-los.

Aprenda a mediar os interesses do time e estabeleça um código de conduta que seja justo para todos. Por exemplo, se determinada falha não for aceita quando for Fulano, não pode haver vista grossa com Ciclano.

Motive seu time frequentemente e de várias formas

Um importante conhecimento de liderança para empreendedores é a motivação. Muitos grandes líderes conseguem fazer milagres apenas ao motivar os seus colaboradores.

O segredo de ter um time motivado começa com o engajamento no projeto da empresa. É importante que os colaboradores se sintam como parte daquilo, que tenham uma ligação própria e vital com o projeto.

Além disso, é importante compreender que nem sempre a mesma técnica de motivação vai funcionar. Hoje, uma palestra corporativa é o ideal. Amanhã, talvez uma motivação com um bônus. Depois, uma conversa pessoal. No fim de semana, uma consulta com um terapeuta e por aí vai.

É importante que o líder entenda que nem sempre aquilo que o motiva vai fazer o mesmo pelos seus times. Por exemplo, talvez um bônus no salário seja motivação o suficiente para o líder, mas pode não ser para a equipe. Talvez para eles, o melhor seja uma viagem de férias.

Entenda que a liderança para empreendedores vem pelo exemplo

Por mais clichê que seja, essa é uma dica que poucos líderes colocam em prática: a liderança é exercida sempre por exemplo e nunca por hierarquia, medo ou autoridade.

Só é líder quem faz. Se você quer ver seu time mais engajado, engaje primeiro. Se quer ver seu time chegando cedo, chegue cedo. Quer ver o time mais saudável? Seja saudável. Quer ver empatia? Seja empático. Colaboração? Colabore!

Essas são as principais lições de liderança para empreendedores. Elas não vão ensinar como se tornar um líder da noite para o dia, mas dão uma boa rota para seguir e encontrar seu próprio estilo de liderança.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre ele!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *