Empreendedorismo

4 vantagens em ter um vídeo de treinamento para funcionários

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine em 4 de março de 2020
2 min de leitura
4 vantagens em ter um vídeo de treinamento para funcionários
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Uma estratégia muito eficiente de endomarketing para empresas é usar vídeos de treinamento para seus funcionários. Ter um time de colaboradores atualizado e informado sobre os seus métodos de trabalho, como técnicas de vendas e ética, por exemplo, é indispensável.

Muitas vezes, as empresas que escolhem essa forma de trabalho enfrentam a falta de padronização em seu treinamento. A alta rotatividade de funcionários, além da falta de tempo durante o expediente de trabalho dificulta esse objetivo.

Dessa forma, para que isso não torne o treinamento nocivo à empresa, muitos empresários de pequeno e médio porte têm adotado a produção de vídeos de treinamento como um meio para melhorar a comunicação e a qualificação de seus funcionários.

Ao entregar essas informações por meio de vídeos, a sua empresa tem a oportunidade de envolver o colaborador com os objetivos do negócio de forma certeira. Essas oportunidades são apenas algumas das vantagens na criação de vídeos de treinamento.

Antes de saber quais são as quatro vantagens de usar um vídeo de treinamento, eu tenho uma pergunta: Você já ouviu falar em endomarketing e como ele pode ajudar a sua empresa? Leia este post até o final e saiba o que é endomarketing e quais são as 4 vantagens de ter um vídeo de treinamento para funcionários na sua empresa. Vamos começar?

O que é endomarketing e como usá-lo na sua empresa?

O endomarketing, ou marketing interno, como também é conhecido, é uma estratégia de marketing de conteúdo voltada para o público interno da sua empresa. As ações de endomarketing envolvem inúmeras possibilidades dentro da empresa, desde a comunicação interna até vídeos institucionais, como é o caso dos vídeos de treinamento.

Os benefícios do endomarketing são ilimitados e devem ser traçados em conjunto com as suas equipes de Marketing e RH.

O departamento de RH visa entender as necessidades dos funcionários, os obstáculos organizacionais que merecem atenção e o comprometimento dos funcionários com a sua empresa. Já o departamento de Marketing traça estratégias e meios de buscar os melhores resultados da empresa, tanto para seus colaboradores como para o negócio de um modo geral.

Por isso, um dos meios de usar o endomarketing em sua empresa é por meio dos vídeos de treinamento ou institucionais , por exemplo, e é sobre eles que vamos falar a seguir. Continue lendo e saiba quais são as 4 vantagens de ter um vídeo de treinamento para funcionários em seu negócio.

Conheça as 4 vantagens de usar um vídeo de treinamento para funcionários

É importante valorizar seus funcionários. O processo de valorização inclui principalmente oferecer um bom ambiente de trabalho e um salário compatível com as obrigações dessas pessoas, mas não é só isso.

Para melhorar a produtividade dos seus funcionários, fazendo com que eles se desenvolvam e ajudem a sua marca a crescer, é preciso oferecer condições condizentes para tal. Sendo assim, um recurso essencial para melhorar o seu ambiente corporativo, sendo muito usado em estratégias de endomarketing ou marketing institucional, é o vídeo de treinamento.

O vídeo de treinamento e integração são métodos recentes e que estão revolucionando a gestão de pessoas, sendo úteis tanto para treinar funcionários, como prestadores de serviços e até mesmo clientes. Diante disso, conheça as vantagens de aderi-lo em sua empresa.

1. Custos reduzidos

O treinamento em vídeo tem gastos menores que um treinamento tradicional. Tudo que é necessário é uma televisão ou monitor, sem a necessidade de equipamentos caros e gastos com viagens, por exemplo.

Desta forma, os vídeos de treinamento são capazes de reduzir significativamente custos com planejamento e organização, e ainda podem ser usados muitas vezes no futuro.

Assim, as empresas que têm uma grande rotatividade de funcionários, possuem muitas unidades ou que têm a entrada frequente de clientes e prestadores de serviços, podem dar atenção constante para todos esses profissionais com qualidade e segurança. Tudo isso com o custo abaixo do treinamento tradicional.

2. Todos obtêm a mesma informação

O vídeo de treinamento também é uma forma de garantir que todos que passem pela sua empresa tenham a mesma experiência de treinamento. Sendo assim, o vídeo de treinamento reúne todos os tópicos necessários para os pontos que você deseja abordar.

Além do mais, o vídeo animado é uma forma de dividir informações e ideias complexas e explicá-las com recursos simples e de fácil compreensão. Ele garante, portanto, que todos os seus colaboradores recebam a mesma mensagem.

3. É versátil

O vídeo é ainda uma alternativa muito versátil. No mercado atual é possível encontrar muitos estilos diferentes de vídeos, como animações, stop-motion, entre outros. É uma variedade de formas de contar a sua história e passar a sua mensagem.

Por isso, com os vídeos você pode treinar e desenvolver as habilidades de seus funcionários. Tendo a oportunidade de:

  • Apresentar novos produtos;
  • Demonstrar um sistema ou software novo;
  • Promover o desenvolvimento contínuo de seus funcionários;
  • Melhorar as habilidades do seu SAC.

4. Eficiência

Quando você investe para treinar sua equipe, você espera que eles aprendam e apliquem aquilo que aprenderam no treinamento, certo? Um estudo aponta que após uma semana de treinamento, a maioria dos funcionários esquece pelo menos 60% do que aprendeu.

No entanto, o investimento em produções visuais aumenta a retenção dessas informações em 65%. Dessa forma, o vídeo de treinamento tem chances maiores de engajar e entreter o público no momento em que é realizado o treinamento.

Bônus:

Para garantir a eficiência da informação que foi passada, você poderá realizar um teste simples. Com esse teste é possível garantir a aplicação do treinamento. Ele também pode servir como uma prática jurídica em caso de acidentes.

Estamos em uma época em que a geração de conteúdo pode ser aliada da tecnologia. Dessa maneira, os integrantes de uma empresa estão cada vez mais conectados e em busca de formas de agregar conhecimento e mostrar suas habilidades no mundo digital.

Portanto, é totalmente possível utilizar o endomarketing nesse universo, usando vídeos de treinamento para funcionários. O objetivo principal deve ser aliar uma boa mensagem com informações e ensinamentos que gerem resultados e que façam a sua equipe se interessar pelas atividades da empresa.

Se você gostou deste conteúdo deixe o seu comentário e me conte como ele o ajudou. Até a próxima!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *