6 opções para ter um negócio próprio e começar a empreender

O desejo de ter um negócio próprio vem se tornando cada vez mais comum. Entre as maiores motivações das pessoas que buscam empreender estão: ter mais autonomia, flexibilidade de horário e ser o seu próprio chefe.

ter o próprio negócio

No entanto, além destes fatores, ter a sua própria empresa pode se tornar um empreendimento muito lucrativo financeiramente. Afinal, na era da internet e tecnologia em que vivemos, este sonho nunca foi tão simples. Na verdade, qualquer um pode iniciar seu próprio negócio, basta querer.

De começar um negócio do zero a comprar uma empresa a venda, muitas são as formas de começar a empreender. Segue uma lista de 6 opções para ter um negócio próprio.

1. Abrir uma empresa física

O modelo mais tradicional quando se fala em iniciar um negócio: começar um empreendimento com uma sede fixa, comercializando produtos ou serviços.

Para que você tenha sucesso, um bom planejamento é essencial antes de se iniciar um empreendimento deste tipo. Além disso, tenha ciência de que haverá uma série de formalidades legais a serem cumpridas.

Ainda que o investimento inicial para este tipo de empresa seja um pouco mais alto, para alguns setores é um modelo de negócio interessante. E para outros, o único possível, a exemplo de academias e restaurantes.

2. Abrir uma empresa virtual

O mercado online vem crescendo cada vez mais a medida que a inclusão digital se expande. Assim, começar um negócio virtual pode ser uma ótima maneira de iniciar seu empreendedorismo.

Além dos menores custos de investimento inicial e de manutenção, um negócio online permite um alcance de público muito grande para o seu produto ou serviço.

Diversos setores podem ser explorados de maneira 100% virtual, como vendas de mercadorias, além de agências de publicidade e marketing.

3. Comprar uma empresa

Uma alternativa interessante, ao invés de iniciar uma empresa, pode ser comprar negócios a venda. Neste caso, é importante conhecer bem a empresa em questão, a fim de evitar surpresas desagradáveis.

Porém, depois de feita uma análise completa do negócio, existem diversos prós com relação a comprar empresas a venda, como:

  • Redução dos custos iniciais de abertura;
  • Estruturas operacionais e financeiras já consolidadas;
  • Uma marca e uma cartela de clientes já existente, entre outros.

4. Prestação de serviços

Outra alternativa para quem deseja empreender, é investir na prestação de serviços. Muitos deles ainda podem ser prestados exclusivamente online, possibilitando atingir um número muito grande de pessoas.

Assim, se você é especialista em alguma área de conhecimento, pode prestar serviços de consultoria, assessoria ou coaching sobre este assunto.

Através de plataformas como Skype, é possível dar aulas de idiomas, de exercícios físicos, de desenvolvimento pessoal, entre tantas outras, dispensando os custos com um local físico.

5. Desenvolvimento de aplicativos

Para quem tem familiaridade com o desenvolvimento de softwares e aplicativos esta é uma ótima oportunidade de negócio, com cada vez mais mercado.

Já para quem não tem o conhecimento técnico específico, mas possui alguma ótima ideia a desenvolver, há a possibilidade de contratar ou associar-se a alguém que possa realizar a parte técnica.

6. Desenvolvimento de infoprodutos

O mercado digital está em alta, bem como a busca por conhecimento nas mais diversas áreas. Assim, desenvolver produtos digitais com o intuito de compartilhar conhecimento, é uma alternativa de baixo custo e com alto percentual de rentabilidade para quem os produz.

Como exemplo de infoprodutos temos cursos em vídeo, áudio, áreas de membros e eBooks. Os assuntos que podem ser abordados são infinitos, podendo ir desde culinária vegana até programação de softwares.

Conclusão

Atualmente existem diversas maneiras de começar um negócio próprio. Embora para alguns setores seja necessário a existência de um empreendimento físico, com a ascensão da internet, muitas destas formas podem se dar de forma exclusivamente virtual.

Ainda, para quem não deseja iniciar uma empresa do zero, há a possibilidade de comprar uma empresa a venda e começar a partir de um empreendimento já estruturado.

A disponibilização de serviços especializados também é um negócio que pode gerar um alto retorno, assim como o desenvolvimento de produtos digitais.

São diversas opções a serem analisadas por quem deseja começar um negócio, a escolha irá depender especialmente do perfil, propósito e motivação do empreendedor.

E você, já decidiu qual das opções vai escolher? Compartilhe a sua escolha no campo de comentários abaixo.

banner conteúdo estratégico

COMO TRANSFORMAR CONTEÚDOS EM DINHEIRO NO SEU NEGÓCIO?

Redator OnLine

Redator OnLine

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *