Empreendedorismo

Educação Financeira: Saiba como investir com pouco risco e grande retorno

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Educação Financeira: Saiba como investir com pouco risco e grande retorno

Muitos empreendedores sonham em um dia poder viver de renda, mas sequer procuram saber como investir por achar que precisam de muito dinheiro para começar. Porém, quem pensa assim está completamente enganado, pois é possível começar a investir com pouco.

Por mais que seus recursos sejam limitados, existem diversos tipos de investimentos que podem ser iniciados com pequenas quantias.

Antes de iniciar as aplicações financeiras, é necessário que faça uma análise acerca de todos os investimentos que estão disponíveis e são acessíveis ao seu bolso. Esse detalhe pode fazer grande diferença quando você for ter acesso a rentabilidade de seu investimento, pois esta varia conforme as taxas que optar, portanto, é crucial que faça a melhor escolha possível.

Está pronto para pegar aquela quantia que você guarda todo mês e investir? Então confira nossas dicas e saiba mais sobre os investimentos que requerem pouco dinheiro e geram um bom retorno de forma segura e prática.

Tipos de Investimento

O primeiro passo é compreender qual é o melhor investimento financeiro para você, que possa ser iniciado com poucos recursos.

E para te ajudar nisso, veja os tipos de aplicações com pouco risco e grande retorno a seguir:

Tesouro Direto

Esse tipo de investimento se trata de títulos emitidos pelo Governo Federal com o intuito de arrecadar dinheiro para investir na educação, saúde, dívidas do governo, entre outros setores.

Você consegue adquirir esses títulos com aplicações a partir de trinta reais. Esse tipo de investimento possui diversas vantagens, como as descritas abaixo.

  • É acessível;
  • Possui baixíssimo risco por se tratar de um título de dívida pública do governo;
  • Tem uma boa rentabilidade, maior que a obtida na poupança;
  • Diversas opções de aplicação, onde o investidor pode escolher conforme seu objetivo financeiro.

Certificado de depósito bancário (CDB)

Os Certificados de Depósito Bancário são uma espécie de empréstimo que o investidor faz para o banco em troca de uma rentabilidade na data de vencimento. O valor investido pode ser na modalidade prefixada, onde o investidor já sabe o quanto seu investimento vai render na data de vencimento, ou pós-fixada, onde o valor investido varia até a data de resgate de acordo com o percentual acumulado pelo índice de correção preestabelecido pelas partes.

Para realizar investimento em um CDB, basta ter uma conta bancária e o valor de investimento mínimo, que custa em média cem reais.

O imposto de renda (IR) é retido apenas sobre o valor obtido de rentabilidade, sendo que para investimentos com um período inferior a trinta dias, é realizada a cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

O LCA’s são títulos de crédito direcionados ao agronegócio, em outras palavras, é como se ao aplicar o dinheiro você estivesse realizando um empréstimo para uma instituição financeira utilizar em financiamentos no ramo de agronegócios.

Nesse tipo de investimento a pessoa que aplica o dinheiro firma um contrato com a organização, que fica responsável por efetuar o pagamento de juros sobre o montante aplicado em um determinado período de tempo. A LCA se caracteriza por ser um investimento de baixo risco, alta rentabilidade e sem cobrança de imposto de renda (IR).

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Investimento similar ao LCA, porém este é emitido pela instituição financeira quando a mesma tem o intuito de arrecadar fundos para utilizar em financiamentos imobiliários.

Agora que você sabe quais os tipos de investimentos para quem tem pouco recurso, é hora de escolher entre eles e começar. Faça seu dinheiro trabalhar por você hoje mesmo.

Gostou desse post? Então, inscreva-se em nossa Lista VIP para receber outros conteúdos com esse em seu email.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *