Empreendedorismo

9 empreendedores brasileiros que me inspiram e que você também deveria conhecer!

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
9 empreendedores brasileiros que me inspiram e que você também deveria conhecer!

Todo mundo tem um herói ou uma pessoa que o inspira. Aquela pessoa que chegou ao nível que você deseja atingir, ou que tem muito em comum com a sua história. E existem bons empreendedores brasileiros para ocupar essa posição, em minha opinião.

empreendedores brasileiros

Trabalhando desde 2010 com marketing digital e empreendedorismo, tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis. Algumas delas não cheguei a ver pessoalmente, mas o contato pela internet já foi suficiente para admirá-las e me espelhar em suas conquistas e, por que não, derrotas.

Por isso, separei uma lista com os 9 empreendedores brasileiros (em ordem alfabética) que me inspiram e contei um pouco da história de cada um. Também apresento como eles me influenciaram e o que mais admiro em cada personalidade.

Veja este post agora, conheça os meus ídolos e veja se alguns deles também inspiram você. Confira!

1. Bruno Nogueira Pinheiro

Bruno é uma daquelas pessoas inspiradoras, com coragem e que vai lá e faz. Já trabalhou em grandes empresas como profissional de marketing, tinha um bom salário e muitas conquistas em sua carreira.

Mas em 2013 ele mirou no empreendedorismo digital e abandonou a carreira no mundo corporativo em busca de novas emoções. Passou então a oferecer cursos de marketing digital e empreendedorismo pela internet, atingindo milhares de pequenas empresas e profissionais liberais.

O que mais me chama a atenção no Bruno, além do fato de ter visitado mais de 30 países, é que ele se dedica realmente ao que faz. Conheço vários empreendedores e mentorandos do Bruno que só despendem elogios em relação as suas habilidades profissionais e caráter.

Acredito que confiar em seu sonho e ir a luta não é uma tarefa fácil e poucas pessoas fazem isso. E quando vemos um case como o do Bruno, sem dúvida, é uma história para inspirar e nos motivar a lutar pelos nossos objetivos.

2. Camila Porto

A Camila Porto foi uma das primeiras pessoas que conheci no cenário de marketing digital. Temos um início nesse mercado bem próximo, ela começou em 2011 como empreendedora digital e eu em 2010.

Além disso, nós dois somos Catarinenses e temos uma história meio parecida, o que só aumenta a minha admiração por ela! J

Também tem uma rica história ao trabalhar com grandes empresas e portais da internet. E assim como a maioria dos empreendedores digitais, precisou largar a estabilidade em busca de algo a mais e de seu propósito de vida.

O foco absurdo da Camila e seu comprometimento com seus alunos e mentorandos é o que mais me chama a atenção. Qualidades que me fizeram acompanhá-la de perto como aluno de seu Curso Facebook Essencial e ser mentorando dela também.

Camila é uma daquelas profissionais que não esconde o jogo e procura ajudar de verdade. Mesmo com mais de 6 mil alunos em seu grupo no Facebook, de vez em quando, ela aparece por lá para responder alguns comentários e dar aquela força.

É um respeito pelo seu cliente, uma organização que inspira qualquer pessoa. Os conteúdos da Camila também são ótimos, pois carregam todo esse comprometimento dela com a verdade e o compromisso de ajudar as pessoas.

3. Conrado Adolpho

Se você está pesquisando sobre marketing digital há algum tempo, com certeza já deve ter esbarrado nesse nome. O Conrado é um dos maiores nomes de marketing na internet e sua história não deixa a desejar para ninguém.

Ele teve uma infância não muito glamorosa, era tímido e o “nerd” da escola. Chegou a estudar engenharia, mas foi no marketing que descobriu o seu propósito de vida.

Primeiro teve uma agência que faliu, isso mesmo, não deu certo. Mas apesar disso, Conrado nunca desistiu. Continuou na luta, fez de tudo para se reerguer e hoje é uma das maiores autoridades do Brasil em marketing digital.

Eu me lembro, inclusive, que há alguns anos o Conrado postou algo interessante em suas redes sociais. Não sei a data exata e nem as palavras que ele usou. Mas ele dizia que finalmente acabara de pagar as dívidas de sua empresa que quebrou.

Essa foi uma das coisas que mais me inspirou no Conrado. A sua ética em honrar seus compromissos e continuar agindo dessa forma, mesmo quando as coisas não deram certo.

Não conseguimos controlar todas as coisas em nossas vidas e nem sempre ela se resume a vitórias. Mas a forma como nos posicionamos frente a esses desafios é o que nos revela para o mundo. E o Conrado é a prova viva disso!

Hoje tenho a oportunidade de acompanhá-lo de perto no U1M, um programa de mentoria direto com o Conrado e seus convidados. Aprendi muito nesse tempo e passei a admirá-lo ainda mais, pois ele tem uma mente fora de sério e realmente se entrega em tudo aquilo que faz.

4. Érico Rocha

O cara mais família que conheço, no meio de marketing digital.

O Érico não tinha porque lançar um curso digital e muito menos se comprometer para tentar ajudar as pessoas. No momento em que se tornou um empreendedor digital, sua vida estava estabilizada e realizada em alguns sentidos.

Trabalhava em um grande banco no exterior do País e não ganhava mal não. Mas ele queria mais para si e para sua família. Assim como todos dessa lista, sentia um vazio e ausência de um propósito de vida.

Foi quando largou tudo e começou a trabalhar com o marketing digital, juntamente com seu irmão o Hugo Rocha.

O que mais me inspira no Érico é o seu foco em fazer as coisas que precisa fazer e não se deixar abater pelas críticas. Muitas pessoas falam mal de seu curso, o Fórmula de Lançamento, e mesmo assim ele não se deixa levar por isso.

Aprendi muitas coisas com o Érico como treinar a sua mente, buscar recarregar suas energias na primeira hora do dia e valorizar a família acima de tudo. Isso mudou a forma como enxergo o empreendedorismo e minha vida pessoal.

Além disso, a maioria dos empreendedores que conheço e admiro já ouviram falar dele. E os principais casos de sucesso do país passaram pelo seu treinamento. São histórias de transformação inspiradoras que revelam a pessoa por trás da marca Érico Rocha.

E o seu caráter pesquisador e estudante é algo com me identifico bastante. Ele busca se rodear dos melhores do mercado, aprender com eles e transmitir esse conhecimento às pessoas que o seguem. Acredito que todos devíamos agir assim, com certeza o mundo seria muito melhor.

5. Fábio Ricotta

Mais um dos grandes nomes de marketing digital e um dos empreendedores brasileiros de sucesso.

A história do Fábio também tem muito a ver comigo, embora só fiquei sabendo disso na hora que pesquisei melhor para escrever esse post.

Fui atraído pela forma como o Fábio compartilha seus conhecimentos e conteúdos. Acho incrível a sua dedicação e a fé que tem naquilo que faz.

O bacana é que ele começou mais ou menos como eu. Descobriu o seu propósito bem jovem e decidiu trabalhar em um mercado inovador, depois de um cursinho de informática. A partir daí ele não parou mais!

Trabalhou como webdesigner em diferentes agências, chegou a gerenciar uma empresa de desenvolvimento web e, em seguida, fundou a sua própria agência. A Agência Mestre é uma das maiores autoridades de SEO (Search Engine Optimization) do país e tem tudo a ver com o que faço também.

Por estarmos em um mercado tão próximo e me identificar com a história de Fábio, ele é mais um dos empreendedores que me inspiram e que você deveria conhecer também.

6. Flávio Augusto da Silva

O Flávio é um dos empreendedores brasileiros que dispensa apresentações. É um bilionário responsável pelo sucesso de diversos empreendimentos, entre eles: a WiseUp, Orlando City Soccer Club, entre outros.

Flávio nasceu e foi criado na periferia do Rio de Janeiro, mas isso não o impediu de ter sucesso na vida. Aliás, o seu mindset é uma das coisas que mais me inspiram. Ter a capacidade de realizar aquilo que deseja, mesmo quando a sua situação atual o limita, é o maior desafio da vida.

E o Flávio Augusto fez isso e muito mais!

Ele fundou uma escola de idiomas aos 23 anos, começando no empreendedorismo logo cedo. Em menos de duas décadas a empresa se tornou gigante e foi vendida por milhões de reais.

O pensamento grande e em série do Flávio é algo que todo empreendedor deveria experimentar. Mas ele é um exemplo de vida em todos os sentidos e tem muitas ideias para compartilhar. Acompanhá-lo nas redes sociais é sinônimo de ler reflexões longas e muito enriquecedoras.

O Flávio tem a habilidade de fazer as pessoas a sua volta pensar e desenvolver o senso crítico. E tudo isso sem precisar constranger ou apelar para uma “luta corpo a corpo”. Ele tem uma personalidade forte, é verdade, mas quem se tornaria um bilionário sem esse perfil, não é?

Flávio Augusto é um dos empreendedores brasileiros de maior sucesso mundial e tem muito a somar em sua vida como dono de negócio. Por isso, recomendo fortemente que você procure acompanhá-lo de uma forma ou de outra, você não vai se arrepender.

7. Geronimo Theml

O Geronimo é um cara inspirador em todos os sentidos. Tudo começa com sua disposição e eletricidade, ele simplesmente não para.

É uma daquelas pessoas que renovam as suas energias e dão aquele gás para continuar em seu caminho com uma única palavra ou vídeo no YouTube. Se você estiver buscando motivação e aquele empurrãozinho, basta assistir um vídeo do Geronimo e sua mente dá um estalo na hora.

Ele largou a carreira de advogado da União para transformar o mundo através de seus treinamentos sobre produtividade, vida de coach e desenvolvimento humano. É uma daquelas pessoas movidas pelo seu propósito que nos inspiram a fazer o mesmo.

É fundador da Academia da Produtividade, que ensina as pessoas a produzirem mais e melhor através de técnicas testadas e comprovadas. Também é autor Best seller do livro “Produtividade Para Quem Quer Tempo” e tem milhares de seguidores nas redes sociais.

Procura expandir o seu propósito de vida através do IGT (Instituto Geronimo Theml de Coaching e Desenvolvimento Humano). Nesse instituto ensina coaches a mudarem o mundo através de suas profissões e ajuda pessoas a alcançarem a sua alta performance.

O jeito ligadão dele até pode assustar um pouco no início, mas conforme ele vai passando as informações você percebe todo o embasamento que ele tem. Assim como o Érico é um cara super família, o que é bem legal em minha opinião.

8. Henrique Carvalho

O Henrique começou sua carreia no mundo dos investimentos até se tornar uma das maiores autoridades em marketing digital, com o Viver de Blog.

Uma coisa que aprendi com o Henrique, quando fui seu aluno no Curso Revolução do Conteúdo em junho de 2017, é ser Memorável em tudo aquilo que você faz.

Ele demonstrou isso ao lançar um dos melhores blogs de marketing digital do país. Seus conteúdos gratuitos são completos, aprofundados e com a maior qualidade possível. Basta dar uma olhada em seu blog para entender do que estou falando.

O curso foi um dos melhores que fiz até hoje, em relação à qualidade do conteúdo e também a estrutura do treinamento. A VDB tem uma área de alunos exclusiva, super intuitiva e muito bonita. Mas foi o pós venda da equipe que mais chamou a minha atenção.

A equipe faz questão de responder TODOS os comentários nos hangouts ao vivo com os alunos. E o próprio Henrique, só termina o vídeo online quando não há mais nenhuma dúvida para responder.

A organização deles também é fora de sério. Jamais vi uma empresa online, de cursos, com tanta organização e dedicação em surpreender os alunos e entregar sempre o melhor.

Tive acesso também ao conceito de learning experience (experiência de aprendizagem) que é uma das coisas que todos os donos de cursos deveriam pensar. Levo esse aprendizado para toda a minha vida e comecei a enxergar o pós venda com outros olhos depois de conhecer mais a fundo a VDB.

9. Olimpio Araújo Júnior

Olimpio não poderia faltar nessa lista de empreendedores brasileiros e profissionais de marketing que me inspiram. Ele foi o meu primeiro contato com esse mundo, através de seu curso Gestão de Marketing digital que fiz logo no início de minha carreira.

Olimpio é um dos destaques nesse segmento e foi um dos primeiros a falar sobre a era digital que conheço. É um grande exemplo que um negócio offline pode se tornar totalmente online, pois fez isso com sua própria carreira.

Depois de uma larga experiência no marketing tradicional e corporativo, começou a trabalhar na internet e expandir o seu negócio ainda mais.

Ainda hoje é um dos consultores mais respeitados no assunto e, em minha opinião, não há pessoa melhor para acompanhar. Afinal de contas, uma pessoa que está nesse mercado desde o início pode nos ensinar muito.

Chegamos ao fim dessa lista de empreendedores brasileiros que me inspiram. É lógico que tem muito mais pessoas que poderiam fazer parte dessa lista e no futuro, quem sabe, eu posso atualizar esse post.

O meu foco neste texto foi apresentar pessoas que acompanho diariamente e inspirá-lo a conhecê-las mais de perto. Espero que tenha conseguido alcançar esse objetivo.

Você já conhecia esses empreendedores brasileiros e profissionais de marketing? Eles também lhe inspiram de algum modo? Deixe o seu comentário abaixo e acrescente também a pessoa que mais inspira você!

Aproveite também para compartilhar este post em suas redes sociais e inspirar seus amigos a conhecê-los.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “9 empreendedores brasileiros que me inspiram e que você também deveria conhecer!”

Rogério Pereira

Sem palavras, César. Realmente são grandes empreendedores nos quais me espelho. Principalmente o Conrado que tive o prazer de conhecer. É sempre bom seguir o exemplo de quem está no topo.
Gostei muito do seu artigo e continue inspirando e incentivando. TMJ!!

César Ribeiro

Oi Rogério!

Com toda certeza, sábias palavras.

Obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado do post. A ideia era justamente inspirar empreendedores, assim como eu e você.

Abraços!