5 dicas para fidelizar clientes e aumentar os ganhos do negócio

Pesquisas apontam que clientes fiéis correspondem a mais de 60% das vendas de uma empresa. Em outras palavras, fidelizar clientes aumenta o seu faturamento e diminui os esforços na captação de novos consumidores.

fidelizar clientes e encantar compradores

Para completar, não é segredo para ninguém que os custos para atrair clientes são maiores. Então, você precisa investir sério na fidelização de clientes em seu negócio.

Embora não seja tão fácil reter clientes, também não é um bicho de sete cabeças. E para ajudá-lo, separamos 5 dicas práticas para fidelizar clientes e aumentar o rendimento com isso. Confira!

1. Conheça bem sua persona

Você provavelmente já sabe que nem todo mundo deseja comprar o seu produto, não é mesmo? Por isso, a primeira dica é definir a sua persona e manter o foco nela.

Quando você conhece bem sua clientela fica fácil vender e fidelizar clientes em sua empresa. Afinal de contas, você tem detalhes desse público que ajudam a personalizar seu produto, serviço e atendimento.

Procure responder as seguintes perguntas:

  • Quem é meu cliente em potencial?
  • Do que ele gosta e o que não suporta?
  • Como ele gostaria de ser atendido?
  • Quais são os aspectos fundamentais para ele fechar a compra?
  • Que soluções eu tenho para oferecer?

Com essas informações em mãos, garanta que o atendimento ao cliente de sua empresa condiz com o esperado. Personalize o seu negócio para cair como uma luva na necessidade e anseio de seu público. Essa medida o deixará mais a vontade dentro de sua empresa, o que contribui para a fidelização de clientes.

banner definindo sua persona

2. Invista em um atendimento de excelência

Em pleno século XXI não existe nada inédito ou que não possa ser copiado. Se você pensa que seu produto ou serviço é único, está completamente enganado.

Assim pensavam os táxis, até que o Uber surgiu e os tornou obsoletos. A empresa de transporte privado urbano copiou a ideia dos táxis e melhorou o processo. Como resultado, tem faturado milhões por ano e colecionado uma lista de clientes infinita.

O mesmo pode acontecer em qualquer mercado. Por melhor que seja o seu produto, ele pode ser copiado pela concorrência e melhorado. Quando isso acontece, você perde o seu diferencial e pode acabar por fechar as portas.

Para evitar isso torne o atendimento um diferencial dentro de sua empresa. Crie uma experiência única para seus clientes e você não será trocado pela concorrência.

Isso quer dizer que você deve ir além de oferecer o melhor produto ou serviço, preço competitivo e demais vantagens tangíveis.

Descubra como o seu cliente deseja ser tratado e insira essa política dentro de sua empresa. Torne o cliente a pessoa mais importante da companhia e assim fidelize clientes.

3. Surpreenda seus clientes

Você sabe o que é melhor que cumprir o prometido? Entregar mais do que prometeu e surpreender seus clientes. Essa é a melhor dica para fidelizar clientes e aumentar os seus ganhos.

Sempre que você envia um brinde, um mimo ou entrega além do prometido destaca o quanto o cliente é importante. Mostra que valoriza a opinião do consumidor e que ele realmente faz a diferença em seu negócio.

Poucas empresas fazem isso no dia a dia. Algumas alegam falta de tempo, pouco dinheiro ou esquecimento. Mas a verdade é que mesmo as pequenas ações têm um resultado surpreendente. Então, não desperdice essa oportunidade!

Procure formas de surpreender o seu cliente enviando o produto antes do prazo, adicionando um brinde surpresa em sua sacola de compras e assim por diante.

A surpresa é também uma ótima forma de gerar uma experiência única e fazê-lo retornar ao negócio. Sendo assim, vá além das expectativas de seu cliente e o faça comprar mais vezes.

4. Produza conteúdo de qualidade

Talvez você esteja se perguntando: Como o conteúdo pode ajudar a fidelizar clientes?

Na verdade, o marketing de conteúdo tem muito mais vantagens do que você imagina. Contribuir com a fidelização de clientes é apenas uma delas.

Depois da compra, seu cliente precisa compreender como usar o seu produto, ou como obter o máximo de retorno com seu serviço. Os textos de seu blog, vídeos no Youtube e outros conteúdos podem ajudar.

Chamamos isso de conteúdos de pós venda ou suporte e eles são muito úteis. Eles contribuem para continuar educando o cliente sobre sua empresa e também ajudá-lo a ter bons resultados. E não precisa nem dizer que cliente feliz volta mais vezes, não é?

O conteúdo de qualidade é capaz de ser o grande diferencial que sua empresa procura e precisa. Ter uma estratégia de conteúdo para fidelizar clientes reduz os seus custos com o marketing e melhora o boca a boca. Afinal, se os seus conteúdos são bons serão compartilhados com outras pessoas, o que significa mais clientes em potencial.

5. Monitore e otimize o processo

Depois de aplicar todas as dicas anteriores, partimos para a próxima etapa igualmente importante: a mensuração. Quem usa o marketing digital conhece a importância de medir e otimizar tudo. Em sua estratégia de fidelização de clientes não é diferente.

Você precisa conhecer as estratégias que mais trouxeram resultado, o melhor vendedor, o script de vendas que mais gerou negócios e etc. A melhor forma de conseguir essas informações é monitorar o seu desempenho.

Capture os dados de sua estratégia de fidelização de clientes e mantenha o controle. Esses números ajudam a compreender o que está funcionando e o que ainda precisa ser feito.

Além disso, o monitoramento também vai ajudar a melhorar sua fidelização de clientes. Com ele você descobrirá oportunidades para aproveitar.

Para fidelizar clientes é preciso tornar esse processo consistente e frequente. Caso contrário você não terá nenhum resultado.

Agora que você conferiu algumas dicas para fidelizar clientes e aumentar o faturamento da sua empresa, coloque essas sugestões em prática.

Invista gradativamente em políticas para fidelização de clientes e encantamento. Essa é a melhor escolha para vender mais, sem precisar aumentar os seus investimentos com prospecção de clientes.

Você já tem investido em práticas para fidelizar seus clientes há algum tempo? Compartilhe o que tem feito abaixo e ajude a enriquecer este conteúdo.

Junte-se a mais de 390 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

RedatorOnline.net

RedatorOnline.net

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *