Marketing nas redes sociais: O guia completo para aumentar a sua audiência!

marketing nas redes sociais

Todos os dias, milhares de brasileiros visualizam as centenas de páginas das redes sociais. Interação com a família, amigos, empresas, marcas e produtos, são algumas das coisas que as mídias sociais nos proporcionam diariamente.

Por esse motivo, não é mais uma escolha para as empresas investir ou não no marketing nas redes sociais. Agora, a bola da vez é descobrir como fazer isso do jeito certo e aumentar os seus resultados, seja para geração de leads, vendas, branding ou qualquer outra coisa.

Em meio a toda esta concorrência digital e a alta relevância das mídias sociais, algumas empresas podem pensar que automatizar algumas postagens e publicar a mesma coisa em todos os canais é suficiente para ter resultados satisfatórios.

Infelizmente, a banda não toca bem assim. Cada rede social apresenta um público específico, com formatos de conteúdo diferenciados em alguns casos, faixas etárias distintas e linguagem personalizada. Então, sua empresa deve identificar as tendências e usá-las adequadamente em seu marketing nas redes sociais.

Está interessado em aumentar a sua audiência e fazer a sua empresa crescer usando o poder das redes sociais? Então, confira neste artigo algumas curiosidades sobre as maiores redes sociais da atualidade e práticas mais indicadas para impulsionar a sua estratégia de marketing digital.

Marketing de conteúdo nas redes sociais

Certamente você já imaginou que o marketing nas redes sociais não é nada sem uma boa estratégia de produção de conteúdo. Você deve dedicar algum tempo para gerar conteúdo para as mídias sociais de sua empresa e movimentar o fluxo de novos contatos e potenciais clientes.

O primeiro passo para isso é definir a sua persona, se ainda não o fez. Comece por ler este artigo sobre Como definir a persona de sua empresa, em seguida, descubra quais as redes sociais mais utilizadas pelo seu potencial cliente e crie um perfil para sua empresa nelas.

Liste uma série de coisas que possam interessar a sua audiência: objetivos em comum, conteúdo relevante, dicas e estratégias. Depois, crie peças de conteúdo com essas informações e publique em suas mídias sociais.

Mas atenção, como vimos as redes sociais são diferentes entre si, deste modo, você deve criar uma variação do mesmo conteúdo para cada mídia social e assim otimizar os seus resultados. Assim como os artigos para blog, você também precisa definir uma frequência de publicação nas mídias sociais.

Comece fazendo pequenos testes para descobrir os melhores dias e horários para atualização. Quando a sua audiência está nas redes sociais? Quanto tempo ela passa online e qual o formato de conteúdo que mais chama a atenção dela?

Responda essas perguntas e aumente as chances de sucesso de seu marketing nas redes sociais. Não se esqueça de que ninguém gosta de pessoas ou empresas que falam de si mesmas a todo o momento, por isso, não foque todos os seus esforços em dizer o quanto sua empresa é boa, ou como o seu produto/ serviço podem ajudar o seu potencial cliente.

Utilize do marketing nas redes sociais para atrair as pessoas com base em seus interesses, converte-las em leads qualificados e assim avançar no seu pipeline de vendas. As mídias sociais podem, e devem ser usadas como fonte de tráfego para seu site e é o aquecimento que você precisa em sua estratégia de marketing digital.

Melhores práticas de marketing nas redes sociais mais conhecidas

1.      Facebook

A maior rede social do mundo, com usuários na maioria brasileiros, é uma das principais mídias para você divulgar a sua empresa e atrair novos clientes.

O Facebook é uma das redes sociais mais focadas no usuário que se tem notícia. Através de um algoritmo complexo ele decide o que cada usuário deve ver em seu feed de notícias. Por esse motivo, quase nunca visualizamos as publicações de páginas que pouco publicam ou que não interagimos com ela.

A regra é simples, quanto mais interação com a página ou perfil no Facebook, mais atualizações você irá ver em sua timeline do usuário em questão. Em razão disso, o foco de seu marketing no Facebook deve ser criar posts de interação e assim garantir a sua presença no feed de seu público-alvo.

Da mesma forma, a qualidade supera a quantidade. Ao contrário de outras redes sociais, o Facebook mostra apenas o que é relevante para os seus usuários, o que diminui a corrida do ouro para atualizações mais frescas.

Conteúdos visuais (imagens e vídeos) são mais eficazes nesta rede social. Na maioria das vezes, geram mais compartilhamentos, comentários e interações em geral. Então, invista neste formato de conteúdo em sua estratégia de marketing nas redes sociais.

2.      Twitter

Você só tem 140 caracteres no micro blog mais famoso do mundo para dizer o que precisa. Muito utilizada para compartilhar notícias e novidades mais instantâneas, mesmo assim ainda pode ser uma grande aliada de sua empresa no marketing nas redes sociais.

Ao contrário do Facebook, no Twitter as atualizações aparecem todas juntas, em ordem cronológica. Por isso, o seu foco deve ser a relevância do conteúdo, mas com maior frequência de publicação do que em outras mídias sociais.

A limitação de caracteres pode parecer um ponto negativo do Twitter, contudo, é uma excelente oportunidade para você criar chamadas persuasivas e textos atrativos, principalmente, se o foco é gerar mais visitas para o seu site ou aumentar a sua lista de contatos.

Os mecanismos de interação como: menção, retuitar e mensagens diretas garantem um excelente relacionamento com seus seguidores e outras marcas.

Com o Twitter você também pode criar um networking efetivo, ao mesmo tempo, que gera autoridade para sua marca, aumenta a sua base de dados e ganha mais visitas para o seu site.

3.      Instagram

Conhece o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”? O Instagram levou isso muito a sério e criou uma rede social totalmente focada em elementos visuais. Primeiro começou com as fotos, depois expandiu também para vídeos de até 15 segundos de duração.

Como é uma mídia social focada em usuários mobile, é uma excelente oportunidade para expandir o seu marketing nas redes sociais e atingir os usuários de smartphones e tablets, por exemplo. Além disso, o seu caráter móvel possibilita o alcance mais rápido e em diferentes momentos de sua audiência, os mais importantes, diga-se de passagem.

O Instagram é limitado quanto ao formato de conteúdo, apresentando apenas duas opções: imagens ou vídeos. Mesmo assim, você deve apresentar conteúdos de extrema qualidade, especialmente, imagens com boa resolução e vídeos em HD, dê preferência.

As fotos também são ótimas para impulsionar a sua estratégia de branding, através delas você pode estreitar os laços com sua audiência mostrando os bastidores de seu negócio e evidenciando o seu lado humano.

Por outro lado, você também pode utilizar das imagens para gerar valor na vida de seus seguidores e contar com as hastags para atrair novas pessoas para o seu perfil e, até mesmo, criar uma lista de contatos qualificada.

4.      LinkedIn

Uma das redes sociais mais específicas do mercado. O LinkedIn é focado no networking profissional e muito utilizada para conhecer novas pessoas em seu nicho de mercado, contratar novos funcionários para sua empresa, ou seguir páginas de empresa de destaque no seu ramo de atuação.

Atualizações de sua empresa, dicas, técnicas e novidades do setor são algumas das publicações mais indicadas para o LinkedIn. Da mesma forma, você pode aumentar o seu networking e obter novos conhecimentos através dos grupos de discussão.

Por seu caráter mais sério, a linguagem nesta rede social deve ser mais formal e o conteúdo precisa ser realmente relevante. Lembre-se que neste canal a concorrência será mais acentuada, então, as suas publicações devem ser inéditas e com toda a qualidade possível.

5.      Youtube

Vídeos são indiscutivelmente as melhores ferramentas de marketing digital hoje em dia. As pessoas não possuem tempo para nada e através dos vídeos conseguem extrair conhecimento em poucos minutos. O Google percebeu isso em Fevereiro de 2005 e criou o maior site de streaming de vídeo do mundo.

De lá para cá muita coisa mudou, a própria rede social de vídeos integrou novos recursos, como as transmissões ao vivo e hangouts, mas a preferência por vídeo da maioria dos internautas também cresce diariamente.

Estima-se que mais de 6 bilhões de horas são assistidas mensalmente no Youtube. Um número considerável e que justifica o aparecimento do site de vídeos do Google nesta lista sobre marketing nas redes sociais.

A dica é investir em vídeos mais curtos e diretos, cerca de 3 a 5 minutos, para passar dicas e técnicas sobre o seu mercado. Mas você também pode aproveitar das reuniões ao vivo para criar webinares e levar mais conteúdo de valor para os inscritos em seu canal e toda a sua audiência.

6.      SlideShare

Sabe aqueles slides que você cria para gravar vídeos, utilizar em webinares ou para ilustrar as suas apresentações recorrentes? Quem disse que eles devem ser esquecidos no HD de seu computador e apenas ocupar espaço?

O SlideShare é uma rede social focada na apresentação de arquivos em PowerPoint e PDF e pode ser utilizada para compartilhar suas apresentações, ebooks, withepapers e infográficos. Uma excelente forma de você aumentar a distribuição de seu conteúdo e ganhar backlinks qualificados para o seu site, não acha?

Você pode publicar no SlideShare, por exemplo, uma prévia de um material gratuito oferecido em seu site. Na descrição da postagem adicione um texto persuasivo e um link para a página de captura, onde o usuário deve registrar os seus dados para baixar o arquivo completo. Uma ótima forma de aumentar a sua conversão, não concorda?

7.      Google+

A rede social do Google, supostamente criada para fazer frente ao Facebook, mas que acabou decepcionando um pouco, também pode ser integrada facilmente em seu marketing nas redes sociais. Mais parecida com o próprio Facebook, nela você pode criar o seu perfil pessoal ou uma página de sua empresa.

A diferença da queridinha da gigante das pesquisas, é que no caso do Google+ as suas atualizações tendem a ser indexadas mais rapidamente pelo Google, já que a rede social pertence à mesma empresa.

É muito útil para aumentar a geração de conteúdo de sua empresa, mais ainda não está tão disseminada ao ponto de afetar significativamente o tráfego de seu site ou a geração de leads de sua empresa, mesmo assim não a subestime e dedique ao menos uma publicação por semana para este canal.

Os testes, acertos e erros é que irão determinar os melhores formatos de conteúdo, datas e horários mais indicados para publicação. Contudo, a regra geral deve seguir os mesmos padrões das demais redes sociais que falamos neste artigo.

Outras redes sociais

Logicamente não poderíamos cobrir todas as redes sociais em um único post. A internet é extremamente volátil e frequentemente surgem novas mídias, enquanto outras se tornam ultrapassadas e ineficazes.

O fator determinante para o sucesso do marketing nas redes sociais de seu negócio é conhecer o seu público-alvo efetivamente e adequar a sua estratégia aos meios mais utilizados por sua audiência em potencial.

Veja abaixo, uma lista de outras redes sociais com menor evidência no Brasil, são elas:

  • Pinterest
  • Snapchat
  • Tumblr
  • Periscope

Desta lista, vale destacar o Snapchat que vem ganhando espaço no público jovem, e utilizada com maior frequência para o compartilhamento de atualizações mais pessoais. Não deixe de conhecer estas redes sociais também e ver se não podem integrar o marketing digital de sua empresa.

Conclusão

Nem sempre a sua empresa poderá estar em todas as redes sociais ao mesmo tempo. Sejam por falta de recursos financeiros, ferramentas adequadas, ou mesmo tempo hábil para atualizar a todas elas, você simplesmente não pode alcançar a todo o mundo. Por esse motivo, você deve se concentrar nos meios mais utilizados por sua persona.

Não desperdice a chance de alcançar uma nova audiência através do marketing nas redes sociais, invista em uma boa estratégia de marketing de conteúdo nestas plataformas e impulsione os seus resultados significativamente.

O conteúdo foi útil para você? Então compartilhe esta informação com seus amigos e deixe o seu comentário sobre o artigo abaixo.

Junte-se a mais de 390 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *