Como fazer a mensuração de conteúdo corretamente em sua empresa?

Já está mais do que comprovado que o marketing digital, quando bem estruturado e realizado de maneira correta, é capaz de transformar negócios e fazer empresas atingirem níveis espetaculares de rendimento. Com isso, entenda uma coisa que eu disse na explanação inicial: o marketing digital precisa ser bem realizado para alcançar o sucesso e para isso é necessário mensuração de conteúdo.

mensuração de conteúdo

Esse termo pode até ser novo no seu vocabulário, mas se você deseja ter êxito nesse meio já pode ir se acostumando, pois precisará conhecer a fundo o seu significado e funcionamento na prática. De qualquer forma, entenda que a mensuração de conteúdo funciona como um método para que você compreenda as oportunidades e resultados que possui em mãos através da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Uma coisa que eu já te digo logo de cara é que mensurar os dados e informações geradas pelo marketing de conteúdo da sua empresa talvez seja uma das missões mais complicadas de todo o processo. No entanto, você vai aprender aqui neste artigo que essa análise irá se tornar uma grande aliada se você der a devida atenção ao que for apresentado e tomar as atitudes corretas.

Importância da mensuração no marketing de conteúdo

Saiba que somente a partir da mensuração do marketing de conteúdo é possível saber se a sua estratégia traçada inicialmente está correspondendo às expectativas ou não. Também é possível descobrir se aquela postagem do seu blog que teve muitos likes e compartilhamentos se converteu em vendas e, por consequência, lucro para a sua empresa ou apenas fez você perder tempo.

Com a mensuração de resultados também se torna viável a escalagem da estratégia, ampliando cada vez mais a organização e o potencial de crescimento da sua empresa. Além disso, a realização regular desse processo de análise dos resultados também ajuda na diminuição do desperdício de recursos, algo fundamental no mundo empresarial atualmente.

Dessa forma, quer saber qual o melhor modo de fazer a mensuração de conteúdo corretamente na sua empresa? Então está no lugar certo. Continue a leitura desse artigo até o final e conheça a definição de mensuração, dicas para conseguir realizar esse processo e fazer com que a sua empresa cresça.

banner conteúdo estratégico

O que é mensuração de conteúdo?

Pode parecer um pouco óbvia essa definição, mas a mensuração de conteúdo está baseada na análise dos resultados de uma estratégia de marketing de conteúdo. No entanto, é de extrema importância que você entenda que essa avaliação não ocorre apenas com as as informações obtidas ao término de um projeto e sim, ao longo de toda a trajetória de produção.

Com isso, tenha em mente de que todo esse processo não se trata apenas de uma atividade passiva em que apenas se verifica tudo o que foi feito e gerado, por consequência. Ou seja, a mensuração de marketing de conteúdo vai além de uma simples checagem de dados, se tornando uma forma de interpretação de informações e transformação desse conhecimento em uma nova fonte de recursos.

Esse processo também se transforma em uma maneira de se conseguir obter um panorama real sobre a situação do negócio, através de uma análise quantitativa e qualitativa das operações realizadas. Mensurar também permite que consiga acompanhar a efetividade dos seus processos, colaboradores e ferramentas utilizadas, o que é importante para o acerto de algum problema e para as tomadas de decisões de modo geral.

Mas, já adianto uma coisa para você saber: para que todo esse processo que já citamos aqui possa acontecer de maneira correta é preciso de dados e indicadores confiáveis. Não adianta fazer nada na base do “achômetro” e acreditar que a sua mensuração de conteúdo irá acontecer de maneira correta e segura.

Nos próximos tópicos voltarei a tratar desse assunto e vou mostrar como fazer a mensuração de conteúdo na sua empresa de forma segura e correta.

De qualquer forma, entenda que a mensuração de resultados é um processo que deve acontecer de maneira constante e de acordo com a realidade dos dados, a fim de demonstrar o que de fato a sua estratégia de marketing de conteúdo está proporcionando.

Como mensurar sua estratégia de conteúdo corretamente?

banner conteúdo estratégico

Se você chegou até aqui é porque está realmente interessado em aprender sobre como fazer a mensuração da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Então, veja abaixo algumas dicas de ações que você deve tomar para conseguir fazer esse processo com eficiência e fazer com que os resultados da sua empresa possam crescer:

1. Use um inventário de conteúdos

O primeiro passo para conseguir realizar a mensuração de conteúdo da sua empresa é fazer a utilização de um inventário de conteúdos. Esse inventário tem grande utilidade para organizar a sua estratégia, pois com o aumento do número de produções se torna mais difícil saber tudo o que já foi feito, como os artigos publicados, os seus objetivos e as palavras-chaves usadas, por exemplo.

Esse inventário também serve para facilitar a visualização da sua estratégia inicialmente traçada, mostrando se as suas ações estão de acordo com o que foi planejado. Uma outra função desse documento é promover uma maior otimização de tempo e recursos, pois com a descrição de cada conteúdo é possível saber os resultados de maneira mais fácil e assim manter ou retirar um tipo de material da estratégia, dependendo da sua rentabilidade.

Além disso, o inventário de conteúdos também auxilia na questão da atualização dos seus conteúdos, pois não adianta ter diversos conteúdos publicados com a grande maioria estando desatualizado. Dessa forma, pode se definir um prazo para a revisão dos materiais dentro da sua estratégia, como a cada seis meses, por exemplo.

Viu só como um inventário de conteúdos pode te ajudar a mensurar os seus resultados? Esse documento te auxilia no controle dos seus ativos, ou seja, bens que que possam trazer dinheiro para o seu negócio. Com isso, compreenda que no marketing de conteúdo não é apenas textos, vídeos ou imagens e sim ativos, pois cada postagem, se bem realizada, tem o potencial de ser revertida em recursos.

Como fazer um inventário de conteúdo?

O primeiro passo para construir o inventário de conteúdo da sua empresa é escolher a ferramenta de trabalho que será utilizada, que pode ser desde uma planilha no Excel ou Google Drive, ou o relatório de postagem que algumas plataformas já disponibilizam para os usuários ou até mesmo um calendário editorial.

Após escolher a ferramenta que irá usar para criar o inventário de conteúdo, é preciso registrar as informações de cada postagem. Com isso, veja abaixo uma lista com as principais informações que devem ser registradas sobre cada conteúdo para que você não se perca dentro da sua estratégia e acabe até mesmo repetindo materiais:

  • Título do conteúdo;
  • Data de publicação original (mudar com as atualizações);
  • Canal/plataforma de postagem;
  • URL;
  • Autor;
  • Objetivo/meta.

2. Avalie cada um dos conteúdos

Além de construir o seu inventário de conteúdos, como foi apresentado no tópico anterior, você também precisará sempre fazer uma análise crítica sobre os seus conteúdos. O primeiro motivo, como já foi apresentado aqui, é pelo fato de poder excluir da sua estratégia formatos que não estão entregando o resultado desejado, otimizando assim o seu tempo e recurso.

Outro motivo também muito importante é pelo fato de descobrir possíveis ajustes em um determinado conteúdo para potencializar ainda mais a sua performance. Para isso, existem algumas plataformas que podem te auxiliar nesse processo de análise, seja relacionado ao seu blog, site ou redes sociais. Veja abaixo as principais:

  • Google Analytics;
  • Sistemas de gestão;
  • CMS;
  • Plataforma de inbound;
  • Outras plataformas de Analytics.

É importante salientar que você deve sempre avaliar as métricas de alcance, visitas ou visualizações, e as mais objetivas. A segunda trata diretamente do seu objetivo com o marketing de conteúdo e pode variar entre as postagens.

Contudo, é importante manter o controle de cada dado para saber se o conteúdo apresentou o resultado esperado ou não.

3. Defina as métricas e KPI’s principais

banner conteúdo estratégico

Acredito que você já entendeu que mensurar muitas vezes é igual ou até mesmo mais importante do que criar uma estratégia de conteúdo. Mas, você deve estar se perguntando “Entendi a importância de analisar os meus resultados, mas o que eu vou mensurar de fato?” e a resposta para essa pergunta são as métricas.

De uma forma geral, as métricas são um conjunto de valores mensuráveis, utilizados para detectar e medir o desempenho de uma estratégia ou campanha de marketing. Existem diversas possibilidades de métricas, como número de vendas em um mês, por exemplo, mas como você percebeu, ela precisa ser mensurável, ou seja, possível de ser medida.

Ao se utilizar das métricas corretas para o seu tipo de negócio, é possível controlar melhor os seus investimentos, passando a aplicar recursos apenas nas ações que te garantem algum tipo de retorno. Dessa forma, uma eficiente e constante análise das métricas proporciona uma melhor visão do negócio e uma maior chance de crescimento.

Dentro das métricas, surge o que chamamos de KPI (Key Performance Indicator, ou em tradução para o português Indicador-chave de Performance). Os KPI’s são as métricas realistas e mensuráveis para avaliar o desempenho de sua estratégia de conteúdo, ou seja, as métricas mais indicadas para o seu tipo de negócio e capazes de dar um panorama real da sua atuação no mercado.

Principais KPI’s de marketing de conteúdo

Com isso, veja abaixo os KPI’s mais comuns de serem utilizados pelas empresas na mensuração de conteúdo e, caso queira facilitar a sua organização, clique aqui para ter acesso a nossa planilha de KPI:

  • Visitas no seu site ou blog – Seja através de tráfego orgânico ou campanha paga.
  • Pageviews – Visualizações das páginas do seu site.
  • Leads – pessoas que forneceram seus dados a você, pois possuem interesse no seu conteúdo, produto ou serviço.
  • Oportunidades de vendas – leads que possuem potencial de comprar da sua empresa em algum momento e demonstraram essa intenção.
  • Vendas – pedidos em seu site ou na sua loja física.
  • Taxa de conversão Conversão dentro do funil de vendas, como dos visitantes para leads, por exemplo.
  • Ticket médio – Valor médio gasto por cada cliente na sua empresa. Esse valor é obtido através da soma do valor total das vendas dividido pelo total de vendas.
  • CPL (Custo por lead) – Valor pago para trazer um novo lead. Para ter esse resultado é necessário dividir o valor investido para gerar leads, seja em campanhas ou na produção efetiva dos conteúdos, pelo número de leads gerado em um determinado período de tempo.
  • CPC – (Custo por clique) – Ligado aos anúncios pagos e diz respeito a quantia paga para fazer com que a pessoa clique no seu anúncio.
  • CPV – (Custo por venda) – Dinheiro que você paga para cada cliente comprar de você. Para chegar a esse valor é preciso somar todo o valor de investimento e dividir pelo número de vendas no período de tempo.
  • LPV (Lead por venda) – Se refere a quantidade de leads que é preciso gerar no mês para se conseguir uma venda. Para chegar a esse valor é preciso pegar o montante de leads no mês e dividir pela quantidade de vendas.
  • ROI (Retorno sobre o investimento)Análise sobre o quanto foi investido e quanto retornou para a empresa, podendo ser considerado em dinheiro ou porcentagem. Chega-se a esse resultado através da subtração do valor que retornou a empresa após as vendas menos o custo.

banner planilha kpi

4. Defina metas inteligentes

Além da definição das suas métricas, também é necessário estipular quais as metas devem ser cumpridas para conseguir chegar ao seu objetivo principal. Entenda, portanto, as metas como estágios a serem executados para conseguir se chegar ao que realmente se deseja.

Com isso, saiba também, que as metas estão diretamente ligadas com um resultado, podendo ser um que você já teve ou um resultado futuro e desejado. Além disso, as metas são importantes para definir a direção da sua estratégia de conteúdo, ou seja, nortear o caminho que precisa ser seguido para se conseguir atingir o objetivo estipulado.

Metas SMART na sua estratégia de conteúdo

Para se conseguir estipular uma meta de sucesso para a sua empresa e fazer com que o objetivo principal seja alcançado mais facilmente, é necessário seguir a metodologia SMART.

Essa nomenclatura vem do inglês e demonstra as iniciais de 5 características básicas que a sua meta precisa ter. Veja abaixo quais são elas:

Específica (Specific) – É preciso especificar o que você deseja com a meta, de maneira a deixar claro o que precisa ser feito.

Mensurável (Mensurable) – Você deve criar uma meta capaz de ser medida, ou seja, ao invés de estabelecer que “Quer aumentar as vendas” determine que “Quer aumentar as vendas em 10% a cada mês”.

Alcançável (Attainable) – Estabeleça a meta dentro da realidade da sua empresa, seja através de pesquisa de mercado ou do histórico do seu negócio.

Relevante (Relevant) – A meta da sua empresa precisa ser relevante para o negócio e para você, bem como estar de acordo com o objetivo definido inicialmente.

Temporal (Timely) – Definir tempo para que a meta aconteça.

A partir dessas definições da metodologia SMART e das outras apresentadas até aqui, veja abaixo os seis passos básicos para definir as metas da sua empresa e fazer com que o objetivo principal se torne uma missão mais fácil:

  1. Defina um objetivo;
  2. Crie um plano de ação;
  3. Fixe um resultado esperado;
  4. Estipule um prazo de cumprimento;
  5. Execute o plano;
  6. Avalie os resultados.

Conclusão

De uma maneira geral, a mensuração de conteúdo é o momento de analisar como está a estratégia da empresa, vendo se tudo está seguindo o planejamento inicial ou não. Para isso, é necessário estabelecer o seu inventário de conteúdos, facilitando o processo de visualização do que já foi feito e do que ainda precisa ser criado.

Além disso, também é preciso definir claramente quais métricas e metas também serão usadas. A partir disso, é possível escalar sua estratégia de conteúdo, retirando ou alterando do processo aquelas partes que não estão funcionando e potencializando ainda mais o que já funciona.

Gostou de conhecer mais sobre o modo correto de fazer a mensuração de conteúdo? Então, não perca mais tempo e se inscreva agora no curso gratuito Conteúdo Estratégico clicando aqui. Tem um módulo específico sobre distribuição de conteúdo para você saber ainda mais. Cadastre-se!

banner conteúdo estratégico

COMO TRANSFORMAR CONTEÚDOS EM DINHEIRO NO SEU NEGÓCIO?

César Ribeiro

Avatar

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *