O que são redes sociais e como fazer a gestão de forma eficaz?

É impossível falar em marketing digital sem mencioná-las. As redes sociais fazem parte de nosso cotidiano e seria improvável ter de viver sem elas, não é mesmo?

o que são redes sociais

Postar fotos, fazer check-ins nos locais, compartilhar pensamentos e emoções, criar os seus próprios vídeos e assim por diante, são algumas das coisas que estas estruturas online nos permitem.

As redes sociais tornaram a internet ainda mais democrática e proporcionaram a sua chegada muito mais longe. Eu tenho certeza que você conhece, talvez tenha até uma conta, em sites como o Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, dentre outros e você não é o único.

A Pesquisa Brasileira de Mídia realizada em 2015 afirmou que quase metade dos brasileiros usa a internet diariamente, destes, mais de 90% estão conectados através de redes sociais. As mais usadas, destacadas pela pesquisa foram: Facebook, Whatsapp e Youtube.

Estes dados, servem para confirmar aquilo que todos nós sabemos. As redes sociais estão em alta em nosso dia a dia e vieram para ficar.

Sem dúvida, um dos principais motivos para despertar a atenção das empresas para estes espaços online e fazê-las planejar com mais cuidado suas estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo.

Exatamente por esse motivo, você vai ver o que são elas de uma vez por todas e, principalmente, como pode fazer a gestão de redes sociais de seu negócio de forma eficaz e lucrativa. Então, continue a ler o artigo para saber mais!

O que são redes sociais?

O principal diferencial das redes sociais é sua estrutura mais popularizada, horizontal e liberal. Nestes sites não existem limites, ou quase, do que pode ser dito, compartilhado e curtido. Não existem hierarquias ou funções definidas.

Qualquer pessoa pode se cadastrar nestes sites e compartilhar os seus próprios conteúdos ou ver aquilo que seus amigos, fãs ou círculos publicam.

Mas, o que são as redes sociais efetivamente?

Podemos dizer que as redes sociais são páginas na internet formadas por pessoas e organizações com um objetivo em comum: compartilhar e visualizar conteúdo. Nestas mídias, ainda é possível conectar as pessoas com interesses comuns e criar uma socialização mais ampla sobre um tema específico.

Entretanto, um dos princípios fundamentais para o funcionamento adequado das redes sociais é a identidade, ou seja, uma ligação de confiança, expectativa e lealdade formada entre pessoas ou empresas reais. Por outro lado, na prática as coisas podem ser um pouco diferentes, é o caso dos perfis fakes, por exemplo.

A característica mais marcante de uma rede social é o compartilhamento de informações e conteúdo, em sua maioria grátis. Talvez este traço das redes sociais nos permita identificar estes sites mais facilmente em nosso dia a dia.

banner modelo calendário editorial

Marketing nas redes sociais

Com tantas pessoas online diariamente nestes sites, não é nenhum segredo que as empresas começaram a notar a necessidade de também aparecer neste cenário. Daí surgiu diversas estratégias e práticas direcionadas ao marketing nas redes sociais, ou ainda, o marketing digital.

Contudo, para que sua empresa possa ter sucesso, deve mudar a sua perspectiva em relação ao velho marketing. Juntamente com a popularização desses meios e democracia na geração de conteúdo, o poder comercial também foi colocado nas mãos dos consumidores.

Hoje, qualquer cliente insatisfeito pode divulgar as suas criticas sobre qualquer marca em uma de suas dezenas de páginas nas redes sociais. Não existe apenas o seu perfil pessoal para fazer isso, mas facilmente encontramos comunidades, grupos e fóruns destinados exclusivamente a receber criticas de clientes infelizes.

Por esta razão, as empresas precisam correr literalmente atrás do prejuízo. Fazer a gestão de redes sociais e monitoramento de marca não é uma opção. No cenário atual se tornou obrigação para as marcas conhecerem o que os internautas andam falando a seu respeito.

banner conteúdo estratégico

No entanto, as redes sociais também proporcionam oportunidades e motivos de alegria para as organizações. Através delas é possível gerar um relacionamento mais próximo e verdadeiro com os clientes antigos e futuros, além de promover a fidelização de clientes pela geração de valor e pós venda mais fácil.

Não podemos esquecer que também é possível vender mais nas redes sociais, usando do relacionamento e social for sale para isso. Mas, como fazer isso de forma eficaz?

É o que vamos ver a seguir neste artigo, está preparado?

Como fazer a gestão de redes sociais de forma eficaz?

Gerir as suas redes sociais nem sempre é fácil. O número crescente de páginas para monitorar e atualizar, bem como, a correria de seu dia como empreendedor dificulta a tarefa de manter as mídias sociais de sua empresa atualizadas.

Do mesmo modo, você não pode simplesmente abandonar estes sites, afinal, os seus potenciais clientes estão neles diariamente. Deixar de fazer parte das redes sociais significa perder vendas e dinheiro todos os dias. E você não quer isso, não é mesmo?

A alternativa é investir um pouco de seu tempo na gestão de redes sociais de seu negócio e tomar alguns cuidados para que isso seja feito da melhor forma possível. Então, se você também tem dificuldades neste ponto, fique atento as nossas dicas a seguir.

Ferramentas para gestão de redes sociais

A primeira coisa a levar em conta na gestão de redes sociais é a utilização de ferramentas adequadas para esta tarefa. Por isso, separamos uma lista com algumas delas para você conferir e encontrar a que melhor atende as suas necessidades.

1.Google Analytics

Vamos começar pela mais óbvia de todas: o Google Analytics. Além de ser uma ferramenta de marketing digital muito eficaz para medir o desempenho do seu site ou blog, o serviço de métricas do Google também oferece diversas formas para mensurar o desempenho de suas redes sociais.

Você pode conferir, por exemplo, quantas visitas de seu site partiram destas mídias. Qual o interesse destes usuários em seu site e também conhecer qual a rede social mais utilizada por sua persona para visitar o seu site e fazer compras.

2. LikeAlyzer

Você tem uma página no Facebook e precisa comparar o seu desempenho com a concorrência? O LikeAlyzer é a melhor ferramenta para isso.

Com este site você consegue acompanhar páginas de destaque de seu mercado de atuação e, ao mesmo tempo, comparar as suas métricas com elas. Indiscutivelmente, acompanhar os seus concorrentes é determinante para o sucesso, com o LikeAlyzer você pode isso.

3. Iconosquare

O Iconosquare oferece um painel completo de analytics para suas contas no Instagram e Facebook. É uma ferramenta completa para quem não sabe como acompanhar o desempenho de suas mídias sociais.

Com esta ferramenta você pode fazer a gestão de das redes sociais mais importantes do momento e conhecer todos os detalhes dos seus fãs, quantas pessoas viram as suas fotos (mesmo os não fãs) e muito mais.

4. Cyfe

Uma das ferramentas mais profissionais e completas de gestão de redes sociais. O Cyfe permite acompanhar as principais mídias sociais do mercado e conhecer um pouco mais de seu público-alvo e desempenho no marketing digital.

O site apresenta dois planos: o gratuito e pago. Porém, mesmo na versão free dispõe de diversos dados para análise e gestão de redes sociais de forma eficaz.

5. HowSociable

Para além de fazer a gestão de redes sociais da empresa, você também precisa acompanhar o que andam falando de sua marca na web e onde fazem isso. O HowSociable permite que você descubra a popularidade da sua marca, as principais menções de sua empresa e em qual rede social ela é mais falada.

A versão gratuita dispõe de 12 métricas para análise de sua marca, já a versão pró analisa 36 pontos para determinar a popularidade de sua empresa. Além disso, digitando o nome de sua marca no site, você consegue descobrir o volume de menções facilmente em sites como Youtube, Twitter, Facebook, Linkedin e outros.

6. Klout

Descubra o poder de sua influência nas principais redes sociais. No Klout você recebe uma pontuação de 0 a 100 em relação a sua influência em cada mídia social e pode acompanhar o seu desempenho através de uma dashboard.

Além disso, o site também oferece dicas gratuitas para ajudar você melhorar os seus resultados nas redes sociais que você deseja chegar mais longe, aquelas onde sua persona está com mais frequência.

7. SumAll

Analise mais de 50 redes sociais de uma só vez com o SumAll e ainda crie uma dashboard com a sua cara, listando as métricas mais relevantes para sua empresa. Uma das ferramentas mais completas do ramo que vale a pena conferir.

O site oferece apenas um plano pago, custando U$ 99 dólares no momento da publicação deste post. Todavia, promete fazer todos os cálculos que você precisa para fazer a gestão de redes sociais de sua empresa, enquanto você se preocupa com as melhores práticas de marketing digital.

Listamos 7 ferramentas de marketing digital para a gestão de redes sociais de seu negócio. Algumas oferecem recursos para todas as mídias sociais, outras são mais específicas. O que irá determinar qual delas você deve utilizar vai depender de onde sua audiência permanece por mais tempo.

Apenas tenha em mente que o monitoramento é a parte mais importante de sua estratégia de marketing nas redes sociais. Afinal, você deve conhecer tudo o que diz respeito a sua empresa e a forma como as pessoas a enxergam na internet, não é mesmo?

Aproveite para conhecer mais ferramentas neste outro post sobre Monitoramento de redes sociais!

Ferramentas para programar postagens nas redes sociais

Outro fator que merece toda a sua atenção quando o assunto é a gestão de redes sociais, está ligado a publicação de atualizações nos perfis de sua empresa. Ninguém vai querer seguir uma Página no Facebook sem publicações, então, para ganhar novos fãs nesta e outras redes sociais você deve publicar com frequência.

Então, veja abaixo uma lista de ferramentas para programar postagens nas redes sociais de forma mais fácil e simples:

1. Postcron

A mais conhecida e utilizada para programar postagens no Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest e Instagram. O seu plano gratuito permite 10 publicações de uma só vez. Já a versão paga pode ser contratada a partir de U$ 8 dólares por mês.

2. Hootsuite

Também possibilita a publicação em todas as redes sociais citadas na opção anterior, contudo, ainda permite programar vídeos no Youtube. Na versão gratuita permite conectar três perfis sociais e fazer 30 agendamentos. A partir de U$ 19 dólares por mês, no entanto, você pode adicionar até 50 perfis para serem atualizados na ferramenta.

3. Social Oomph

Uma ferramenta gratuita para programar postagens nas redes sociais, ao menos para o Twitter. A grande vantagem é que permite a gestão completa de sua conta no Twitter, desde a programação de Tweets até a resposta automática para novos seguidores, mensagens e menções de sua conta.

Espero que estas três opções o ajudem a programar postagens em suas redes sociais e com isso melhorar a presença de sua empresa na internet. Apenas leve em consideração que você deve publicar conteúdo relevante e informativo para sua audiência e não apenas promover a sua empresa, produtos e serviços.

Concluindo…

Finalmente estamos nos aproximando do fim de mais um artigo. Foi muito bom reunir estas dicas e informações para você sobre a gestão eficaz de redes sociais. Tomara que você tenha bons resultados com as ferramentas de marketing digital citadas aqui.

Como qualquer recurso e técnica de marketing, as redes sociais possuem pontos positivos e negativos. As oportunidades existem, mas você precisa saber como aproveitá-las e as melhores práticas para atingir bons resultados.

Não desperdice a chance de usar as redes sociais para gerar novos negócios, pois, os seus concorrentes com certeza não vão deixar a oportunidade passar. Apareça, gere valor, esteja com seu potencial cliente sempre que possível e veja as suas vendas aumentarem consideravelmente.

Ainda tem dúvidas sobre como montar uma estratégia de conteúdo eficaz em suas mídias sociais? Junte-se aos mais de 400 alunos e participe o Curso Gratuito Conteúdo Estratégico. Aprenda os segredos para ter uma estratégia de marketing de conteúdo campeã e que traga vendas para sua empresa. Inscreva-e agora mesmo!

banner conteúdo estratégico

 

Junte-se a mais de 560 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

Avatar

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *