Como criar um site rápido com o WordPress?

Muitas são as maneiras possíveis de se criar um site na internet. Entretanto, eu posso te afirmar que utilizar o WordPress é uma das melhores delas, se não a melhor. Mas como criar um site com o WordPress?

como criar um site com wordpress

Desenvolver um site exige muito planejamento e certo conhecimento técnico. Mas, quando você usa uma solução como o WordPress, todo o processo fica mais fácil e ágil. Afinal de contas, boa parte do site já está pronta e precisa apenas de alguns ajustes para funcionar.

Por isso, além de entender quais botões apertar, você precisa fazer escolhas inteligentes e começar do jeito certo. Caso contrário o desempenho e a velocidade de seu site podem ser drasticamente afetados, influenciando no tráfego orgânico de seu site e na experiência de seus visitantes.

Quer aprender como criar um site rápido e eficiente com o WordPress? Então acompanhe este artigo e veja as 3 principais coisas a considerar, antes da instalação e setup de seu espaço online.

Qual é a importância de ter um site eficiente e veloz?

É necessário compreender que não possuir um endereço digital atualmente pode tirar a credibilidade da sua marca ou empresa.

Logicamente que estar presente nas redes sociais é importante, como uma página no Instagram ou no Facebook, ou até mesmo um canal no Youtube. Entretanto, isso não é o suficiente.

Isso porque, criar um site, além de fornecer um destino digital só seu, ainda funciona como uma porta de entrada para que sua empresa ingresse no mundo do marketing digital. Além de você atrair pessoas através de mecanismos de pesquisa, como o Google, para conhecerem sua empresa com o seu site otimizado.

Logo, é de fundamental importância que você tenha o seu próprio site. Por isso, vou explicar a melhor maneira de criar um utilizando o WordPress a seguir. Acompanhe!

Como criar um site utilizando o WordPress?

Fazer um site utilizando o WordPress é uma tarefa relativamente fácil. Com ele você não se preocupa com programação e desenvolvimento web, já que a maior parte do trabalho está pronta.

Basta instalar o WordPress e fazer pequenos ajustes. Pronto, seu site já está no ar e funcionando.

Mas, antes disso, você precisa seguir 3 passos principais. Conheça-os mais abaixo.

Se quiser entender a parte técnica e a instalação do WordPress, veja este outro post.

1. Faça o registro de seu domínio

A primeira coisa que você deve fazer é registrar o seu domínio. Este será o nome de seu site, ou seja, a forma como as pessoas vão acessar o seu site. Exemplo: seusite.com.br.

Geralmente este domínio é pautado no nome da empresa ou projeto. O recomendado é não fugir muito disso, para possuir uma identidade bem definida.

No entanto, existem alguns pontos que você deve se atentar na hora de escolher o nome de seu domínio, são eles:

a) Descubra se ele está disponível: é essencial que você descubra se o domínio escolhido está realmente disponível. Isso porque existem milhões de sites espalhados pela internet, logo muitos nomes já foram utilizados. Para não errar, o segredo é ser bastante original e escolher algo que saia do padrão e realmente represente a sua marca;

b) Não complique as coisas: é ideal que seu endereço seja simples e fácil de entender. Não adianta complicar, afinal o objetivo é fazer com que as pessoas sempre se lembrem de seu endereço eletrônico;

c) Seu domínio deve ser curto: como ele precisa ser facilmente memorizado é ideal que seja o mais curto possível. De preferência, utilize no máximo duas ou três palavras.

2. Contrate um bom serviço de hospedagem

Hospedagem é uma ferramenta de armazenamento que faz com que seu site fique disponível para quem deseja visitá-lo.

Na internet é possível encontrar diferentes planos, de acordo com a empresa fornecedora do serviço e de suas necessidades.

Entre os planos de hospedagem mais populares, podemos citar:

  • Hospedagem Compartilhada: neste tipo de hospedagem um mesmo servidor pode abrigar centenas de sites. Dessa forma, cada site dentro do servidor possui uma determinada cota de memória, espaço em disco e outros elementos. Isso significa que o site terá um desempenho menor, quando comparado à hospedagem dedicada. Ao mesmo tempo, o custo da hospedagem também será menor;
  • Hospedagem Dedicada: Enquanto na hospedagem compartilhada o servidor é utilizado por diversos sites, na dedicada o seu site terá o servidor inteiramente disponível. A hospedagem dedicada possui um custo mais elevado, entretanto oferece maior segurança e desempenho para os sites que possuem um alto número de acessos simultâneos;
  • VPS: É a sigla para Virtual Private Server, ou seja, Servidor Virtual Privado. Neste tipo de hospedagem, os usuários compartilham um mesmo servidor, mas cada site ou conta de usuário fica isolado do “servidor ao lado”, o que afeta menos o desempenho do seu site.

Para fazer a escolha certa é interessante que você consulte as funcionalidades de cada plano. Além de analisá-lo de acordo com o servidor que está contratando para saber qual vale mais a pena para seu negócio.

3. Escolha um template

Por fim, mas não menos importante, está na hora de escolher um template. Ou seja, a cara que o site vai ter.

O ideal é que você sempre dê preferência para os modelos responsivos. Isso porque eles atendem não somente uma tendência, mas são uma realidade e necessidade do marketing digital atual.

Já pensou ter seu site rodando direitinho em um computador mas não funcionando em aparelhos mobile, como smartphones e tablets? Com a realidade dos dias de hoje isso prejudicaria seu negócio, não é mesmo?

Portanto, seu template precisa ser daqueles que se adaptam a diferentes telas e dispositivos.

Conclusão

Criar um site com o WordPress não precisa ser um bicho de sete de cabeças, como você viu neste post.

É claro que tem muito mais passos e etapas que você precisa seguir. Mas foquei nas questões mais importantes na criação de sites neste post.

Se você quer aprender a parte técnica de como configurar o WordPress em seu site e outros, veja este post. Nele você tem um passo a passo completo, desde a contratação da hospedagem até colocar o seu site definitivamente no ar.

Quer aproveitar e descobrir como vender mais e melhor com a internet? Baixe nosso eBook gratuito e descubra como atrair mais clientes a baixo custo. Inscreva-se e faça o download agora mesmo!

banner minbound

COMO TRANSFORMAR CONTEÚDOS EM DINHEIRO NO SEU NEGÓCIO?

Diego Andrade

Diego Andrade

Especialista em Marketing e Performance

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *