Marketing de conteúdo

Como um blog pode ajudar a melhorar vendas?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine em 7 de setembro de 2019
2 min de leitura
Como um blog pode ajudar a melhorar vendas?
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Nos dias atuais, o marketing digital é considerado um dos meios mais eficazes para aumentar as vendas de um negócio. Dentro das inúmeras estratégias online, o blog é um elo de comunicação da empresa, clientes e seus leads.

Um site institucional é importante, mas não tem a mesma flexibilidade de um blog, já que este consegue aproximar o público-alvo do empreendimento. Portanto, ter um blog é essencial para alavancar as suas vendas.

Nesse artigo, daremos algumas dicas para que você consiga vender mais com o seu blog.

Melhore suas vendas com um blog

Conforme falado anteriormente, ter um blog é excelente para aproximar um negócio de seus clientes em potencial. Porém é necessário que esse blog seja planejado, caso contrário, não atingirá o fim desejado.

Atração de clientes em potencial

Muitos brasileiros acessam diariamente a internet e conforme pesquisa já divulgada, a grande maioria dos brasileiros antes de comprar qualquer produto fazem pesquisas na web.

Com isso, se você tiver um blog para vender seus produtos ou serviços terá uma grande oportunidade de alavancar o seu negócio.

Dessa forma, sabendo trabalhar o seu blog, poderá fazer com que as pessoas, por meio do tráfego orgânico, encontrem o seu negócio e aproveitem para esclarecer dúvidas, saber mais sobre os produtos, encontrar soluções e realizar compras.

Otimização do conteúdo

Quando falamos em pesquisas, não podemos esquecer da estratégia de marketing de conteúdo.

A estratégia que estamos nos referindo é o Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, que significa otimização para os motores de buscas.

– Mas, o que é essa otimização para os motores de busca?

– É um conjunto de regras utilizadas para proporcionar um bom ranqueamento de uma página nos mecanismos de busca, principalmente no Google.

Existem diversos fatores que podem classificar uma página, como conteúdo original, qualidade, palavras-chave, utilização de imagens, bons títulos, entre outros.

Aqueles que trabalham com SEO tentam adequar os conteúdos aos critérios determinados pelos algoritmos do Google.

Dessa forma, ao serem utilizadas as técnicas de SEO, haverá uma boa classificação pelos algoritmos e com isso, sua página poderá ficar nas posições iniciais.

Caso você não tenha tempo de produzir conteúdo, existem diversas opções para comprar artigos para blog. Entre elas:

  • Agências de conteúdo
  • Redatores freelancers
  • Redatores internos
  • Entre outros.

banner conteúdo estratégico

Firmação da sua autoridade no mercado

Quando há a publicação de conteúdos qualificados e com técnicas de SEO, o seu blog começará a aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Como resultado, seus conteúdos terão maior visibilidade e serão compartilhados pelas pessoas nas redes sociais como referência, fazendo com que a sua marca se torne autoridade no mercado.

Com isso, quando uma pessoa realiza pesquisa no Google e encontra o seu blog, ela o visualizará, conhecendo a sua marca e também terá mais confiança no que ali está exposto.

Quando o leitor decidir realizar uma compra, haverá uma chance maior dele escolher o seu negócio, já que conhece a marca e constatou que você tem conhecimento sobre o que ele procurava.

Melhorar o relacionamento com os consumidores

Muitas pessoas, quando fazem suas pesquisas na internet, ainda não estão prontas para realizar uma compra.

Há aquelas que querem somente conhecer as opções existentes no mercado, esclarecer alguma dúvida ou solucionar algum problema. Por isso, a publicidade tradicional é insuficiente, já que logo no primeiro contato, tenta realizar a venda do produto ou serviço.

Com o blog, o cliente em potencial terá a chance de esclarecer suas dúvidas e obter mais informações relevantes sobre o produto ou serviço.

Dessa forma, é necessário estabelecer uma maneira de relacionar-se com o público e o blog é uma das principais. Com isso, os leads verão o seu negócio não somente como uma empresa que tenta de todo jeito vender, mas sim como um parceiro.

Processo de venda facilitado

Com o blog criado e trabalhando com o funil de vendas, você conseguirá atrair clientes em potencial e que estejam realmente interessados nos seus serviços e produtos e quando estiverem se sentindo prontos, efetuarão a compra.

Busque ajuda

É comum ficar perdido no começo e não saber o que fazer. Por esse motivo é muito importante buscar ajuda.

Se você não souber nada e precisar de tudo no automático, contrate um redator freelancer. Mas se você quer fazer e precisa de uma ajuda para começar, pode ser uma boa ideia fazer um curso ou contratar um consultor de marketing digital.

E você, concorda com a gente sobre a importância do blog? Possui outras ferramentas para aumentar as vendas? Deixe um comentário e divida suas experiências com a gente!

Quer descobrir mais maneiras de tornar o seu blog em uma máquina de vendas? Participe de nosso curso GRATUITO Conteúdo Estratégico. Aprenda como até duplicar em suas vendas em 12 meses com o marketing de conteúdo. Inscreva-se gratuitamente agora mesmo!

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *