17 ferramentas indispensáveis para uma boa estratégia de conteúdo

Você já está produzindo conteúdos? Já criou a sua estratégia de conteúdo e está colocando ela em prática em todos os dias? Ótimo, agora você precisa ir além!

ferramentas estratégia de conteúdo

73% das empresas brasileiras já investem na produção de conteúdo como estratégia de marketing, de acordo com a Content Trends 2018. Ou seja, mais da metade dos negócios já viram o quanto o marketing de conteúdo pode ser eficaz e uma boa opção para atrair clientes na internet.

É claro que isso gerou uma concorrência absurda e um volume de conteúdo produzido jamais visto na web. Sendo assim, você precisa ir além e aproveitar todas as oportunidades para gerar mais resultados e ganhar a corrida do conteúdo.

É justamente nesse sentido que as ferramentas de marketing de conteúdo podem te ajudar. Essas soluções automatizam processos, tornam tarefas mais ágeis, além de fixar sua atenção no que realmente precisa ser feito para ter resultado.

Vamos conhecer e ver como usá-las em sua estratégia de conteúdo de forma eficaz? Está pronto para levar seu marketing de conteúdo para outro nível com essas soluções gratuitas, mas indispensáveis?

Ferramentas de marketing de conteúdo

banner conteúdo estratégico

Veja neste post 15 ferramentas para impulsionar sua estratégia de conteúdo e gerar mais resultados. Confira agora mesmo soluções para impulsionar sua empresa e gerar mais negócios!

1. Banco de imagens

Uma boa estratégia de conteúdo vai precisar de imagens e fotos de qualidade, seja para ilustrar posts de blog ou mesmo para as redes sociais. Portanto, você vai precisar utilizar banco de fotos uma hora ou outra.

A boa notícia é que existem centenas de opções na internet, algumas delas até gratuitas. Basta pesquisar bem e ver qual melhor atende às suas necessidades.

Não sabe por onde começar? Veja este post com 10 bancos de imagens grátis que você deveria conhecer!

2. Calendário editorial

A organização é um dos critérios mais importantes para que sua estratégia de conteúdo seja eficaz. Definir as datas, horários, canais e outras informações na hora de publicar conteúdos, é essencial.

Para ajudar com todas essas informações e detalhes, um calendário editorial é indispensável. Com ele você pode gerenciar todos os conteúdos publicados e integrar o seu time na produção dos posts.

Aproveite para baixar o nosso Modelo de Calendário Editorial e utilizar no marketing de conteúdo da sua empresa. É grátis!!

3. Canva

Como já vimos, as imagens são essenciais em uma estratégia de conteúdo, correto? Sendo assim, você vai precisar de alguma ferramenta para editar e personalizar as fotos que sua empresa pretende usar.

Nessa hora, nada melhor que contar com uma ferramenta de design como o Canva.com. O site disponibiliza modelos para as redes sociais, banners, anúncios e outros modelos gráficos.

Uma das vantagens dessa ferramenta é que ela agiliza a produção de materiais gráficos, fazendo com que sua estratégia ganhe rapidez na hora de publicar conteúdos.

4. Design Wizard

Mais uma ferramenta de design para usar em sua estratégia de conteúdo. O Design Wizard é uma ferramenta para criação de conteúdo visual eficaz e rápida. Ela detém mais de 1 milhão de imagens de alta qualidade e dezenas de milhares de vídeos.

Os diferenciais da ferramenta incluem uma paleta de cores personalizada, biblioteca de fontes livres e o recurso de redimensionar imagens. Há também excelentes integrações como Hubspot, Marketo, Tampão e Intercom.

Visuais de alta qualidade, como imagem e vídeos, são essenciais ao dia moderno marketing. O Design Wizard tem como objectivo tornar a sua vida um pouco mais fácil quando o assunto é design. Conheça!

5. Checklist de SEO

Você pretende usar um blog e o SEO (Search Engine Optimization) em sua estratégia de conteúdo? Então um checklist de SEO não pode faltar em sua lista de ferramentas para impulsionar o seu marketing de conteúdo.

Com este checklist você lista os principais fatores de ranqueamento no Google, para que consiga atingir boas posições nos buscadores. O material vai ajudar a não esquecer de nenhum detalhe e impulsionar o tráfego orgânico de seu site ou blog.

Conheça o nosso Checklist de SEO, usado por nossos redatores e editores na hora de produzir conteúdos. Um modelo testado e aprovado por mais de 300 clientes. Baixe Grátis!

6. E-mail marketing

Uma estratégia de conteúdo de qualidade provavelmente vai se encontrar com o e-mail marketing em algum ponto. Aliás, é comum que você utilize seus conteúdos na geração de leads, criando ou aumentando uma lista de contatos para gerar vendas mais tarde.

A questão é que para fazer isso você precisa de uma boa ferramenta de e-mail marketing. Uma plataforma que permita montar e gerenciar sua lista, disparar e-mails em massa, criar landing pages rapidamente, entre outras funcionalidades.

Dá uma olhada neste post com 8 ferramentas de e-mail marketing para automatizar sua estratégia! Aqui no Redator OnLine eu uso o LeadLovers, clique aqui para saber o porquê.

7. Gerador de briefing

O Briefing é um documento usado para planejar seus conteúdos e reunir ideias para criá-los. Além, é claro, de apresentar as diretrizes de sua empresa para a produção dos conteúdos de forma eficaz e condizente com sua marca.

Para quem pretende executar uma estratégia de conteúdo a montagem de briefings se torna uma tarefa corriqueira, quase que diária dependendo da sua frequência de publicação. Sendo assim, você vai precisar de alguma ferramenta para agilizar esse processo.

Que tal usar um gerador de briefing, então? Conheça essa nossa ferramenta gratuita, gere briefings rapidamente e compartilhe com até três pessoas por e-mail.

8. Gerador de personas

Definir a persona de seu negócio é um dos primeiros passos do planejamento de marketing de conteúdo. É aqui que você conhece melhor seu público-alvo e entende quais conteúdos deve gerar para ele.

Contudo, se sua empresa tem várias personas ou você trabalha como consultor ou agência, precisa agilizar o mapeamento desses perfis. Além de saber quais perguntas fazer para essa definição, precisa de agilidade em exportar o perfil em PDF e compartilhar com seu time.

É por isso que um Gerador de Personas pode ser muito útil. Confira o nosso gerador e crie personas mais rapidamente em seu negócio.

banner conteúdo estratégico

9. Google Analytics

Um dos passos essenciais de um Conteúdo Estratégico é a mensuração. Essa etapa consiste em monitorar e medir os resultados de sua estratégia de conteúdo. É através dela que você define o que está funcionando e o que deve ser alterado.

Nessa hora, ferramentas de web analytics são essenciais. Afinal, elas reúnem as principais métricas de seu site e outros canais. Os indicadores ajudam a entender melhor os resultados de sua estratégia e definir os próximos passos.

A mais comum delas é o Google Analytics, uma ferramenta gratuita e completa para mensuração. Conheça!

10. Google Keyword Planner

Precisa de ideias para criar conteúdos em sua empresa? Quer conhecer as palavras mais buscadas no Google para usá-las como conteúdos em seus canais? Então, você precisa utilizar ferramentas de palavras-chave.

Ferramentas de palavras-chaves são muito usadas em uma estratégia de SEO, mas também podem ser úteis para outros objetivos. Elas reúnem as dúvidas e interesses de seus potenciais clientes, o que as torna essenciais para sua estratégia de conteúdo.

Existem várias ferramentas com essa finalidade e você pode conferir neste post as principais delas. Mas, a mais comum entre todas, é o Google Keyword Planner.

11. Google Search Console

Mais uma ferramenta indispensável para sua estratégia de conteúdo. O Google Search Console é uma mão na roda para qualquer pessoa que deseja ganhar pontos com os mecanismos de pesquisa.

O Console reúne métricas voltadas ao desempenho de seu site nas páginas do Google. Além de sugerir melhorias e apresentar alertas de possíveis erros que podem estar derrubando suas posições.

É uma ferramenta gratuita e indispensável para quem deseja ter tráfego orgânico no seu site. Então, não deixe de conhecê-la!

12. Google URL Builder

Conforme a sua estratégia de conteúdo vai crescendo, vão acumulando posts em seu blog, redes sociais e outros canais. Se você estiver fazendo tudo corretamente, com o passar tempo, esses conteúdos começarão a gerar leads e oportunidades de negócios para sua empresa.

Mas, como saber qual post está trazendo mais contatos para sua lista? Como rastrear as conversões e vendas em meio a tanto conteúdo produzido na internet?

É aqui que entra em cena o Google URL Builder, um rastreador de URL’s que te ajuda a criar campanhas personalizadas para cada post e monitorar de onde vêm suas conversões. Uma ferramenta incrível que, usada em conjunto com o Google Analytics, te dá mais controle sobre suas conversões.

13. Planilha de KPI’s

Vamos voltar a falar sobre a mensuração de sua estratégia de conteúdo, desta vez focando nos KPI’s. Você sabe o que são eles e qual a sua importância?

KPI’s são indicadores de performance, métricas personalizadas para medir o desempenho de seu marketing de conteúdo e todo o negócio. São esses indicadores que relacionam o desempenho de seus conteúdos com os objetivos de negócio e marketing.

É importante que você tenha acesso aos principais indicadores de sua empresa, como: custo por lead, custo por visita, custo por venda e entre outros. E uma Planilha de KPI pode ajudar no controle desses indicadores. Baixe agora mesmo!

14. Plataformas de anúncios

Quem pensa que uma estratégia de conteúdo se resume apenas a SEO e tráfego orgânico está muito enganado. Você pode e deve usar as plataformas de anúncios para distribuir seus conteúdos e alcançar muito mais pessoas.

Os anúncios pagos vão acelerar os resultados de sua empresa, além de oferecerem mais opções de segmentação. O que ajuda a encontrar as pessoas certas, na hora certa e a baixo custo, se compararmos com os meios de comunicação mais tradicionais.

Mais quais plataformas são essas? O Google Ads, Facebook Ads, Linkedìn e Taboola são as mais comuns. Conheça-as e dedique parte de seu orçamento para distribuir seus conteúdos por meio das plataformas de anúncios.

15. Redes sociais

E por falar em distribuição de conteúdo, as redes sociais não poderiam ficar de fora. Elas são ferramentas essenciais para atrair, engajar e converter leads e clientes em seu negócio. Além disso, são os melhores canais para se relacionar com sua audiência, gerar autoridade e vender.

As redes sociais mais comuns, são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • WhatsApp;
  • YouTube.

Conheça cada uma delas e procure descobrir a melhor opção para sua empresa. Aprenda como impulsionar seus conteúdos por meio das redes sociais neste post.

16. Robôs do Facebook

Os robôs do Facebook são ferramentas para se comunicar com sua audiência de forma mais rápida e até automática. É uma forma de oferecer atendimento personalizado, com todas as vantagens que a automação pode oferecer.

Você pode enviar mensagens diretas no Inbox do Facebook de seus clientes, o que já ajuda a aumentar a taxa de abertura e interação com suas mensagens. Afinal de contas, o brasileiro é o terceiro no ranking de países que mais ficam nas redes sociais e o Facebook é um dos sites mais acessados por aqui.

Portanto, é essencial pensar em como usar os robôs na sua empresa. Por falar nisso, que tal receber nossos conteúdos em seu Facebook? Clique aqui para se inscrever e ser avisado de novos posts em primeira mão.

Ferramenta Bônus para sua estratégia de conteúdo: Curso Conteúdo Estratégico!

Para completar a nossa lista de ferramentas para melhorar sua estratégia de conteúdo, aí vai uma opção bônus: o Curso Gratuito Conteúdo Estratégico.

Você já sabe que o planejamento é essencial para o sucesso do seu marketing de conteúdo, não é? E que tal fazer isso com uma metodologia usada diariamente em uma agência de conteúdo especializada e que já atendeu mais de 300 clientes até agora?

E o melhor, técnicas e ferramentas criadas exclusivamente para serem aplicadas em pequenas, médias empresas e profissionais liberais?

Este é o mesmo passo a passo que uso diariamente no meu blog e redes sociais para atrair mais clientes. E agora você pode ter acesso a ele completamente de graça.

São mais de 30 videoaulas teóricas e práticas ensinando como organizar sua estratégia e gerar negócios com o marketing de conteúdo. Além de diversos materiais de apoio, como PDF’s, templates, planilhas e muito mais.

Tudo oferecido gratuitamente e com acesso imediato após a inscrição. Uma forma infalível para você realmente ter resultado com o marketing de conteúdo e trazer mais clientes com essa estratégia.

Ficou interessado? Então clique aqui para se inscrever e duplique o seu número de clientes em até 12 meses com este método VALIDADO e TESTADO. Junte-se agora mesmo aos mais de 400 alunos e mude, para melhor, a forma que sua empresa está produzindo conteúdos na web.

banner conteúdo estratégico

Junte-se a mais de 455 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

Avatar

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *