Marketing de conteúdo

Produção de conteúdo para redes sociais: passo a passo para ser bem-sucedido

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
Produção de conteúdo para redes sociais: passo a passo para ser bem-sucedido

Como sempre, estou aqui compartilhando sugestões para aumentar a lucratividade de seus negócios a partir da disponibilização de materiais gratuitos que abordam sobre a criação de conteúdo estratégico para atrair clientes.

No dia de hoje, pensei em como cada vez mais as redes sociais se mostram como grandes aliadas dos negócios. Sendo assim, redigi este post com um passo a passo de produção de conteúdo para redes sociais que irá alavancar ainda mais as suas vendas!

Além disso, queria compartilhar com você que possuo o Canal no Telegram Conteúdo Estratégico, no qual compartilho cotidianamente vários temas como: empreendedorismo, marketing digital, vendas e demais assuntos que interessam a todo bom empreendedor. Então, não deixe de conferir mais esse canal de informação e se inscrever por esse link e continuar atualizado sobre as estratégias mais inovadoras para proporcionar o excelente desempenho de seus negócios!

Voltando ao post, vamos ver como impulsionar a sua produção de conteúdo para as redes sociais. Confira!

Para que serve a produção de conteúdo para redes sociais?

A produção de conteúdo para redes sociais é uma ferramenta estratégica para se sobressair diante das demais empresas concorrentes, manter contato com os clientes fidelizados e cativar novos consumidores para a sua marca. Esse mecanismo se popularizou como um método para aumentar a lucratividade dos negócios, pois, cada vez mais, a população está conectada às redes sociais.

O Método Conteúdo Estratégico para redes sociais tem o objetivo de conquistar novos clientes a partir da publicação planejada de conteúdos informativos e intelectuais, que interessem o público-alvo de forma que ele deseje estabelecer uma conexão com a marca.

O que diferencia o conteúdo estratégico de outras formas de publicações é que essa metodologia gera conversão, ou seja, proporciona retorno financeiro para os seus negócios, enquanto uma publicação gratuita não garante esse benefício.

Como aplicar o Método Conteúdo Estratégico na criação de conteúdos para as redes sociais?

banner conteúdo estratégico

Para aplicar o Método Conteúdo Estratégico na produção de conteúdo para redes sociais é necessário seguir as 4 etapas que compõem a metodologia: planejamento, criação, distribuição e mensuração. Confira abaixo como implantar cada etapa no seu negócio e aumentar as suas vendas!

Planejamento de conteúdo

A primeira etapa para realizar uma produção de conteúdo para redes sociais é o planejamento. Para concluir essa etapa, é necessário determinar qual meta deseja alcançar com a criação de conteúdo, a voz e a linguagem de sua marca, a jornada de compra de seu cliente, as pautas do conteúdo e a agenda de publicações.

Para estabelecer esses pontos, é fundamental criar a persona de sua marca. A persona retrata o perfil do público-alvo que a empresa deseja atingir e essa caracterização é realizada após um estudo de dados como: faixa etária, ocupação, classe social, preferências, comportamento, dentre outros.

Somente após conhecer a persona de sua empresa é que você deve definir quais redes sociais serão utilizadas para divulgar o conteúdo de sua marca. Deste modo, não há necessidade de investir tempo em vários canais de comunicação, mas sim conhecer o seu público-alvo e onde ele está mais familiarizado em se comunicar e buscar informações.

Criação de conteúdo

A segunda etapa da produção de conteúdo para redes sociais é a criação de posts. O conteúdo criado precisa possuir uma linguagem acessível ao público-alvo e que, ao mesmo tempo, transpareça credibilidade e confiança. Para isso, é necessário que você utilize os dados do perfil de seu cliente em potencial e as redes sociais pelas quais ele se comunica. Assim, você poderá definir se a linguagem possuirá um tom mais formal ou não.

Outra recomendação para auxiliar na produção de conteúdo para redes sociais é selecionar títulos e imagens atrativas e que expressem com facilidade a informação que deseja transmitir. O título e a imagem proporcionarão o primeiro contato e impressão do cliente sobre a sua marca.

Outra sugestão importante é que o conteúdo precisa direto, curto e de fácil consumo. Além disso, outros fatores que garantem um diferencial ao seu conteúdo é a utilização de referências e dados estatísticos que proporcionam melhor embasamento ao seu material e CTA’s (call to action), que levam os seus seguidores a se tornarem leads, oportunidades e clientes.

Distribuição de conteúdo

A terceira etapa para a produção de conteúdo para redes sociais consiste na distribuição. Há várias formas e canais de comunicação possíveis na internet como: Facebook, Linkedln, Whatsapp, blogs, influenciadores digitais, dentre outras opções.

A distribuição consiste em divulgar os conteúdos que você produziu. Para isso você pode usar o alcance orgânico que as redes sociais possuem. Ou seja, aquele em que você não precisa pagar para as pessoas verem os seus posts e interagirem com sua marca.

Contudo, também recomendo que separe algum valor para promover e criar anúncios para seus conteúdos. Deste modo, o alcance da sua marca aumenta consideravelmente e os resultados tendem a vir mais rápido para seu negócio.

Em outras palavras, procure mesclar o alcance orgânico com o pago em suas redes. Assim você melhora as chances de seus conteúdos viralizarem e gera mais vendas para sua empresa.

Mensuração dos resultados

A última etapa da produção de conteúdo para redes sociais é a mensuração dos resultados. Essa pode ser considerada uma das etapas mais importantes de todo o processo, pois é ela que apresenta o desempenho das etapas anteriores e é a partir dela que é possível que o empreendedor avalie as estratégias utilizadas e mude alguns pontos se for necessário.

Por vezes, empregamos diferentes estratégias em nossos negócios e não pensamos em realizar uma análise de resultados no fim do processo. Sendo assim, realizar essa etapa final é essencial para que o gestor desfrute dos benefícios que o Método Conteúdo Estratégico proporciona e possa continuamente realizar uma tomada de decisão mais assertiva para o bom andamento de seus negócios.

Também é por meio da mensuração que você irá descobrir quais são os melhores conteúdos, do que o seu público mais gosta e os posts mais atrativos. Com base nessas informações será possível escalar a sua estratégia e gerar ainda mais resultados.

Conclusão

Como você pode perceber, produzir conteúdo não é apenas manter suas redes sociais atualizadas. É preciso ter estratégia e personalização para seu negócio. Só assim você conseguirá atrair o público certo, na hora certa e com o conteúdo correto.

Para isso você deve usar as 4 etapas que compõem o Método Conteúdo Estratégico para a produção de conteúdo para redes sociais, as quais já vimos nesse post.

Como cada etapa do método deve ser executada com excelência, desenvolvi um curso gratuito para que você aprofunde mais seus conhecimentos sobre o assunto e atraia ainda mais clientes para a sua empresa. Então não deixe de ver o passo a passo completo no curso. Inscreva-se agora mesmo!

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *