Marketing de conteúdo

O que avaliar na hora de contratar um produtor de conteúdo digital?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine em 5 de abril de 2020
2 min de leitura
O que avaliar na hora de contratar um produtor de conteúdo digital?
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Para criar um conteúdo para web, não há fórmula mágica que encurte o caminho. Você vai precisar contratar um produtor de conteúdo digital. Um produtor de conteúdo te ajudará a criar uma base de clientes capaz de alcançar o engajamento que você deseja.

Isso porque essa produção é a forma como você comunica a sua marca ao seu público, seja a partir de blog post, ebooks, email marketing, entre outros formatos. Um conteúdo estratégico pode gerar leads, criar autoridade para o seu negócio, educar o público, vender mais e até fidelizar seus clientes.

Mas por que essa contratação é tão importante? Acontece que um produtor de conteúdo digital conhece bem todas as estratégias que são usadas no marketing de conteúdo. Dessa forma, contratar um produtor de conteúdo digital é a melhor forma de aliar uma boa estratégia com um conteúdo de qualidade.

Quer saber mais sobre essa profissão e o que você precisa considerar ao contratar esse profissional? Então, leia este post até o final e saiba mais sobre esse assunto.

O que é um produtor de conteúdo digital?

Com a evolução da tecnologia e o crescimento do marketing digital muitas profissões estão surgindo. O produtor de conteúdo digital é um exemplo e tem uma posição fundamental e estratégica na geração de vendas da sua empresa. É este profissional que irá produzir conteúdos de acordo com a sua estratégia para divulgação de um produto ou serviço.

Esse profissional está vinculado diretamente com o marketing de conteúdo, ou seja, ele está ligado com qualquer material criado para informar, educar, ou até mesmo entreter um cliente. Com esses materiais educativos ou informativos é possível estabelecer um relacionamento entre a empresa e o cliente, o que se traduz em vendas mais a frente.

O produtor de conteúdo digital é uma pessoa especialista em produzir o conteúdo certo, na hora e para as pessoas, agregando valor à audiência que consome seus conteúdos. Além disso, possui a habilidade de atrair potenciais compradores para uma marca e ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio.

Atualmente, essa nova profissão está entre as mais buscadas por quem quer ter maior presença na internet. Entre os produtores de conteúdo que você pode encontrar, estão:

  • Redatores;
  • Social media;
  • Especialistas em SEO;
  • Youtubers e influencers;
  • Content manager.

Quando contratar um produtor de conteúdo digital?

Como vimos, contratar um produtor de conteúdo digital é uma ótima opção para criar o melhor conteúdo para sua empresa e assim gerar mais vendas.

Entretanto, a sua dúvida pode ser qual o momento ideal para contratar um produtor de conteúdo digital. Por isso, vou listar a seguir algumas informações que podem ser úteis na hora de contratar esse profissional. Vamos começar?

Qual a sua meta?

Antes de contratar um produtor digital, você precisa decidir os resultados que pretende alcançar com a produção de conteúdo. Sendo assim, você deve avaliar quais os objetivos da sua estratégia com o marketing de conteúdo.

Ao definir esses objetivos fica mais fácil perceber se a contratação é a melhor escolha ou não. Da mesma forma, com tais marcos estabelecidos, é mais fácil mensurar se o trabalho do produtor de conteúdo está surtindo os efeitos desejados.

Quanto você pode investir?

Contratar um produtor de conteúdo digital pode não ser tão simples. Grande parte das colaborações precisam de um respaldo estratégico associado a outros tipos de divulgação. Sendo assim, se você está preparado para arcar com esse investimento pode ser a hora de contratar um produtor de conteúdo digital.

Também é importante definir o montante disponível para esse tipo de investimento. Afinal, você consegue encontrar diversas faixas de preço em produção de conteúdo e precisa aliar o melhor custo x benefício para sua empresa.

A produção de conteúdo é essencial para a sua marca?

banner conteúdo estratégico

Além dos itens citados anteriormente, se você percebeu que a produção de conteúdo é a melhor aliada para as estratégias de marketing da sua empresa, esse é o momento que você deve contratar esse profissional.

É muito comum que as empresas que investem em ações de marketing de conteúdo, juntamente com a contratação dos serviços de um produtor de conteúdo digital, obtenham sucesso. Dessa forma, essa contratação pode ser a peça chave para o aperfeiçoamento do seu negócio.

Um dos maiores motivos para essa parceria de sucesso é que um conteúdo de qualidade aliado a uma boa estratégia oferecem inúmeros benefícios. Veja abaixo algumas das vantagens mais comuns:

  • Ganhar a confiança dos seus clientes;
  • Aumentar a interação com a sua marca;
  • Nutrir seus leads (base de contatos que podem virar clientes da sua empresa);
  • Reduzir o custo para aquisição de clientes.

Então, se você está em busca de novas estratégias e metodologias para aumentar suas vendas, conversões, números de clientes ou até o reconhecimento da sua marca, você deve contratar um produtor de conteúdo digital.

E para te ajudar nisso, confira a seguir as habilidades essenciais que você precisa avaliar na hora de contratar um produtor de conteúdo digital.

Conheça 3 habilidades que um produtor de conteúdo digital deve ter

Sabemos que para a maioria das empresas contratar um profissional de qualidade não é tarefa fácil. Dentro do marketing de conteúdo isso não é diferente.

Para que você contrate um produtor de conteúdo digital da melhor forma, você precisa ter a disposição informações como experiências, conhecimentos e perfil do profissional. Além disso, você pode realizar entrevistas e chamadas para discutir melhor a proposta antes da contratação.

Entretanto, você deve considerar algumas habilidades profissionais que facilitem a sua escolha durante esse processo, confira a seguir algumas delas.

Marketing

Uma das principais habilidades que um produtor de conteúdo digital deve ter é a experiência com marketing digital. Assim, esse profissional estará preparado para alavancar as suas estratégias e seus produtos através do conteúdo produzido.

Além disso, com essa habilidade ele saberá definir qual o seu público-alvo e qual a melhor forma para atender as necessidades dessas pessoas.

SEO

O produtor de conteúdo deve também entender de SEO. Ele deve saber que a otimização de um texto ou site vale ouro. Desta forma, outra habilidade importante é entender de SEO e compreender como as regras e mecanismos de otimização funcionam. Pois são essas ferramentas que irão afetar positivamente o desempenho do site ou blog, por exemplo.

Publishing

Por último temos a habilidade de publishing. Você precisa de um profissional que tenha experiência com a escrita para a web e que saiba criar conteúdos atrativos para o seu público.

Deste modo, o seu negócio precisa de um conteúdo de qualidade que contenha informações interessantes e úteis. Logo, são essas habilidades que você precisa analisar ao contratar um redator ou outro produtor de conteúdo.

Conclusão

Neste post, você pode perceber que não basta apenas contratar um produtor de conteúdo digital. Você precisa buscar um profissional que tenha habilidades que agregarão ao seu objetivo.

Além disso, é importante que você alie o trabalho de um bom produtor de conteúdo digital na criação de materiais bem feitos e de qualidade com as estratégias de marketing do seu negócio. A partir do uso dessas duas ferramentas caminhando juntas você chegará ao sucesso!

Se você gostou deste conteúdo e quer contratar um produtor de conteúdo digital para atrair mais clientes ou gerar mais vendas, entre em contato com nossos especialistas e saiba mais. Conte com nossa experiência de 10 anos nesse mercado e uma carteira de mais de 650 clientes atendidos para impulsionar a produção de conteúdo da sua empresa.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *