Marketing de conteúdo

Como fazer a implementação da sua estratégia de conteúdo?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
Como fazer a implementação da sua estratégia de conteúdo?

Para você que está em busca das melhores práticas e técnicas para melhorar o desempenho e desenvolvimento da sua empresa, a produção de conteúdo é a sua melhor opção. Unindo a implementação do marketing de conteúdo a uma estratégia bem organizada você tem grandes chances de obter bons resultados no seu negócio.

O marketing de conteúdo é uma ferramenta eficiente dentro das estratégias digitais. Por isso, muitas empresas que buscam aumentar a sua presença no mundo digital, estão usando essa ferramenta para melhorar o desempenho do seu negócio.

Entretanto, não basta apenas produzir qualquer conteúdo. É preciso planejamento e uma implementação da estratégia de forma correta para alcançar os seus objetivos.

Dessa forma, antes de começarmos a falar sobre como fazer a implementação da estratégia de conteúdo, é preciso que você entenda o que é marketing de conteúdo e como ele funciona. Então, vamos começar?

O que é marketing de conteúdo?

banner conteúdo estratégico

Podemos dizer que o marketing de conteúdo é a união de uma estratégia direcionada para a criação e distribuição de um conteúdo de valor e relevância, que é criado para atrair e obter uma audiência claramente definida, de forma a validar uma ação lucrativa por parte do cliente.

De modo geral, o marketing de conteúdo é uma forma de interagir com seu público-alvo e aumentar a sua rede de contatos e potenciais clientes.

Antigamente, assistíamos os comerciais de forma passiva na TV. Atualmente, no entanto, os clientes têm mais poder para escolher o conteúdo que querem consumir e como responder a eles. Assim, você tem sabedoria e poder para criar exatamente o conteúdo que seu público deseja.

Vale lembrar que o marketing de conteúdo não é focado em vender, mas sim em trazer um benefício para quem está recebendo aquele conteúdo, seja solucionar um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. Na implementação da estratégia de marketing de conteúdo a venda é apenas uma consequência desse processo.

Com um bom conteúdo você não cria apenas um material útil, você oferece ao seu público-alvo a informação que ele mais precisa naquele momento. Assim, com a implementação do marketing de conteúdo você supera as expectativas e produz um material tão bom que seu cliente vai querer compartilhá-lo com outras pessoas.

A melhor parte do marketing de conteúdo é ajudar o seu público no momento que ele mais precisa, isso faz com que ele tenha uma visão ainda mais positiva sobre a sua empresa. Afinal, as pessoas fazem negócios com marcas que confiam e gostam.

Agora que você já sabe o que é o marketing de conteúdo e como ele funciona, deve estar se perguntando como fazer a implementação da estratégia. É exatamente sobre isso que falaremos a seguir. Confira!

Implementação da estratégia de conteúdo

Como vimos, o marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta para aumentar e melhorar os resultados da sua empresa. O marketing de conteúdo possui etapas e processos comuns que podem ser usados por todas as empresas.

Entretanto, para que você aproveite todas as suas vantagens, é preciso personalizar essa estratégia de acordo com as necessidades e particularidades do seu negócio. Isso é feito na fase de implementação da estratégia de marketing de conteúdo.

Para ficar mais claro, imagine que a sua estratégia de conteúdo é como um carro zero quilômetro que acabou de sair da concessionária. Você pode ir até a loja, fazer a compra do veículo e já sair dirigindo. Isso porque tudo o que o carro precisa para rodar já está lá.

Contudo, se você deseja deixar aquele carro com a sua cara vai precisar personalizar ele. Ou seja, inserir seu pen drive com suas músicas preferidas, um perfume automotivo que você gosta, forros especiais para o banco e assim por diante. Percebe como a fase de personalização dá uma cara nova para o carro? O mesmo acontece com a fase de implementação de sua estratégia de conteúdo.

Aqui no RO chamamos a fase de implementação da estratégia de Back Office. Esse processo é feito através de um levantamento realizado por um consultor antes de iniciar a produção dos conteúdos em si.

Além disso, aqui no RO trabalhamos com o Método Conteúdo Estratégico que se baseia em 5 fases:

Todas essas etapas são necessárias para uma implantação de sucesso. Neste post, no entanto, vamos focar na fase de implementação do marketing de conteúdo que faz parte do planejamento. Tal fase se subdivide em 5 etapas e é sobre elas que falaremos a seguir.

banner conteúdo estratégico

Conheça as 5 etapas da implementação da estratégia de conteúdo

Muitas empresas investem no marketing de conteúdo para atrair e reter clientes. Quem usa o marketing de conteúdo sabe que uma boa implementação da estratégia consegue obter notoriedade para sua empresa, aumento na geração de leads, e assim conquistar um bom retorno financeiro.

A implementação da estratégia de conteúdo é um processo sério e contínuo. Então, se você quer saber como montar e realizar a implementação corretamente continue lendo este artigo.

1. Diagnóstico

O diagnóstico é uma avaliação completa da situação atual da sua empresa. Ele visa saber onde a empresa está e como está o seu posicionamento na internet. Isso ajuda a encontrar possíveis problemas, assim como as oportunidades que o marketing de conteúdo pode proporcionar.

Durante o diagnóstico você irá identificar os pontos fracos que devem ser trabalhados e os pontos fortes que podem ser aproveitados na implementação da estratégia de conteúdo. Além disso, o diagnóstico fornece informações como ameaças e oportunidades que auxiliam na implementação da estratégia no curto, médio e longo prazo.

Da mesma forma, o diagnóstico faz uma análise da presença digital da sua empresa para ajudar na quantidade e qualidade de conteúdo, nas técnicas de SEO, uso da mídia paga, criação de landing pages, presença em mídias sociais, entre outras estratégias a serem usadas.

2. Benchmarking

Não basta apenas buscar excelência em seus projetos se não houver referências e parâmetros de estratégias bem sucedidas.

Dessa forma, a próxima etapa da implementação da estratégia é a prática de benchmarking. Essa é a técnica mais usada para monitorar seus concorrentes, além de comparar o desempenho e resultados de modo a otimizar suas chances de sucesso.

O benchmarking é um mecanismo de estudo e avaliação de concorrência, sendo uma análise detalhada das melhores técnicas usadas por negócios do mesmo setor que podem ser aplicadas pelo seu negócio.

Ele é usado para comparar suas estratégias de conteúdo com as estratégias utilizadas pelos concorrentes para que você não perca relevância no mercado, além de descobrir quais conteúdo estão sendo produzidos, quais canais estão sendo utilizados e que podem assim ser aproveitados na sua implementação do marketing de conteúdo também.

Para aplicar o benchmarking em sua empresa é preciso definir as métricas que serão comparadas com os concorrentes e outras empresas. Entre as comparações estão:

  • Número de seguidores;
  • Canais utilizados;
  • Frequência de publicação;
  • Temas abordados;
  • Tamanhos dos posts;
  • Formatos dos conteúdos;
  • Entre outros aspectos.

banner conteúdo estratégico

3. Buyer persona

Outra etapa indispensável da implementação da estratégia de conteúdo é a criação da buyer persona ou cliente ideal da sua empresa. Mas o que é uma buyer persona?

É o perfil semi fictício que apresenta o cliente perfeito para a sua a empresa. Ele é desenvolvido para ajudar a sua empresa a entender melhor qual é o seu cliente ideal e do que ele precisa. Definir a sua buyer persona deixa a sua implementação do marketing de conteúdo mais apurada.

Sendo assim, a buyer persona é um personagem desenvolvido para ajudar o seu negócio a entender melhor quem é o seu cliente ideal e o que ele pensa. Bem como, o que você deve fazer para atrair e fidelizá-lo em seu negócio, através de seus conteúdos.

Toda estratégia deve ser voltada para esse cliente. Assim, a definição da buyer persona ajuda a direcionar a sua estratégia de marketing de conteúdo, pois você sabe com quem está falando e o que essa pessoa realmente precisa.

Uma buyer persona bem definida significa que sua estratégia tem mais chances de ser concluída com sucesso.

Algumas informações que devem ser usadas para definir a sua buyer persona são:

  • Detalhes específicos;
  • Informações sobre trabalho e hábitos;
  • Informações demográficas;
  • Desafios e interesses.

4. Buyer journey

Enquanto no marketing tradicional o interesse dos clientes é desenvolvido através de propagandas constantes com alta cobertura e alto custo, no marketing de conteúdo é diferente. Com o desenvolvimento da Buyer journey é possível acompanhar o caminho dos clientes na busca de informações adicionais sobre o seu produto.

A buyer journey é a jornada do comprador. A seguir você irá conferir como usar essa etapa na sua implementação da estratégia.

Buyer journey é o processo pelo qual os clientes passam a ter conhecimento, considerar, avaliar e por fim tomar a decisão da compra do seu produto ou serviço.

A jornada do comprador consiste em um processo de quatro etapas:

  1. Estágio de descoberta: nessa fase o comprador percebe que tem um problema.
  2. Fase de reconhecimento: nessa fase o comprador reconhece que tem um problema e que seu problema não é apenas um sintoma.
  3. Fase da consideração: o comprador define seu problema e pesquisa opções para resolvê-lo.
  4. Fase de decisão: o comprador escolhe uma solução.

Para definir a sua buyer journey, você pode fazer algumas pesquisas com clientes, possíveis clientes e até vendedores da sua empresa para ter uma ideia de como é a jornada de compra.

5. Montagem do plano de conteúdo

Depois de todas as informações anteriores obtidas, criar um bom plano de conteúdo é o primeiro passo para a implementação da estratégia de conteúdo alcançar o sucesso que você deseja.

Dessa forma, um plano de conteúdo é muito preciso. Ele documentará todas as informações reunidas nas etapas anteriores. Pense nele como um mapa, relacionado exclusivamente para a sua empresa e seu conteúdo.

Assim, ele deve incluir as informações de todas as áreas que você abordará, qual conteúdo será criado, quando e como será compartilhado, além do público a ser atingido e táticas a serem usadas.

Um plano de marketing de conteúdo deve fornecer um mapa, guia ou passo a passo para a implementação do marketing de conteúdo em sua empresa. Idealmente, um plano de marketing de conteúdo incluirá:

  • Um resumo da sua estratégia;
  • Uma revisão dos objetivos / metas;
  • Uma descrição do (s) público (s);
  • A mensagem da sua marca ou o que ela está tentando dizer;
  • Um calendário editorial com uma programação para criação e distribuição de conteúdo;
  • Um plano para promoção de conteúdo.

Conclusão

Como você viu neste post, a implementação do marketing de conteúdo é uma forma eficiente de conquistar os objetivos da sua empresa. Entretanto, vale lembrar que os resultados em marketing digital variam muito e dependem da estratégia que você pretende usar.

Além disso, a implementação da estratégia de conteúdo precisa ser um plano personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa para conquistar seus objetivos.

Sendo assim, pode demorar alguns meses para que você comece a ter resultados satisfatórios principalmente para quem está começando agora.

Mas talvez você esteja pensando que tudo isso é muito complexo e trabalhoso para fazer sozinho. Afinal, a implementação da estratégia de conteúdo precisa ser bem pensada. Mas calma, pois podemos te ajudar.

Quer ajuda na implementação do marketing de conteúdo? Conheça o meu treinamento completo, chamado Conteúdo Estratégico. Aprenda em mais de 30 vídeo aulas como montar uma estratégia de conteúdo bem-sucedida e atrair até 2x mais clientes em 12 meses. Saiba mais!

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *