Marketing de conteúdo

Mapa de conteúdo: O que é, vantagens e como montar um para sua empresa?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
3 min de leitura
Mapa de conteúdo: O que é, vantagens e como montar um para sua empresa?

Dentro do marketing digital, produzir conteúdo é a principal estratégia para gerar leads e aumentar suas vendas. Sem essa estratégia, atrair clientes interessados em se relacionar com a sua empresa fica mais difícil. Por isso, montar o seu plano de conteúdo irá gerar os resultados esperados.

Ao criar um mapa de conteúdo você garante que um conteúdo bem produzido e planejado seja criado, com chances maiores de um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. Todos esses pontos podem lhe ajudar a criar uma audiência fiel, além de engajar e gerar leads de forma crescente e recorrente.

Para aprender como você pode fazer tudo isso, confira a seguir as informações mais importantes sobre o que é um mapa de conteúdo, quais suas vantagens e como montar um plano eficiente para a sua empresa.

O que é o mapa de conteúdo?

banner conteúdo estratégico

O conteúdo que você cria precisa ser personalizado. Dessa forma ele precisa estar alinhado com as necessidades e desejos de seus clientes. Precisa interagir com eles. O seu cliente precisa sentir que aquele conteúdo foi criado apenas para ele.

No entanto, não é tão simples como parece. Produzir conteúdo é uma coisa, ser relevante e atrair a atenção das pessoas é outra coisa totalmente diferente. Por isso que entram em ação as boas práticas do marketing de conteúdo, como o desenvolvimento de um mapa de conteúdo.

Sendo assim, para que você entenda o que é o mapa de conteúdo é muito simples: basta que você imagine um mapa real.

O principal intuito de um mapa é guiar qualquer pessoa na busca pelo caminho certo e para encontrar o destino desejado.

O mapa de conteúdo funciona da mesma forma, pois ele serve para guiar a produção do seu conteúdo indo na direção que a sua estratégia digital chegue ao destino certo: a sua cartela de clientes.

Sendo assim, é um plano para criar um conteúdo que busca ajudar as pessoas a solucionar seus problemas. Dessa forma, ao contrário de falar coisas que você pensa que seus clientes gostariam de saber, você irá falar sobre as coisas necessárias e úteis.

De forma geral, o mapa de conteúdo é um documento para você identificar o que precisa ser feito para produzir os conteúdos de sua empresa. A sua principal função é ser um guia e serve para consulta, onde você deve anotar suas metas e objetivos de modo a segui-las de forma mais interligada.

Deixando essas metas guardadas, a oportunidade de alcançá-las é ainda mais fácil. Um mapa de conteúdo é composto de diversas etapas. Algumas delas são:

  • Objetivos;
  • Personas;
  • Formatos;
  • Calendários;
  • Métricas;
  • Entre outras informações.

5 benefícios do plano de conteúdo para sua estratégia digital

banner conteúdo estratégico

Nunca se esqueça, o desenvolvimento de um plano de conteúdo é o primeiro passo para quem deseja implantar o marketing de conteúdo em sua empresa. O mapa de conteúdo possui inúmeras vantagens, por isso selecionamos 5 delas para apresentar a você.

1. Surpreender seus clientes na hora certa

O principal objetivo do marketing de conteúdo é causar um efeito positivo nas pessoas certas e na hora certa. Isso significa produzir um conteúdo para pessoas que podem se tornar clientes e, mais do que isso, oferecer esse conteúdo no momento certo durante a jornada de compra.

Dessa forma, o plano de conteúdo ajuda na organização desse processo tão importante e complexo, pois orienta a produção de conteúdo de acordo com cada etapa da jornada do cliente.

2. Taxa de conversão

Uma boa estratégia de conteúdo, que é devidamente desenvolvida e organizada de acordo com o mapa, pode aumentar significativamente as taxas de conversão em seus canais digitais. Assim, mais uma vantagem do mapa de conteúdo é gerar conversões. Essa é a principal prova de que o seu material gerou valor para seus clientes.

Diferentemente de produzir um conteúdo sem planejamento, que provavelmente não vai te dar resultado significativo, ao seguir um plano de conteúdo você saberá como suprir todas as necessidades do seu cliente ideal para então conquistá-lo.

3. Conteúdo organizado e coerente

Muitas vezes, não é apenas um conteúdo que irá fazer um cliente gostar do seu produto ou demonstrar interesse por sua empresa.

Dessa forma, o marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo e não uma estratégia ocasional. Ou seja, o seu conteúdo precisa ser uma fonte de valor que irá funcionar unida a todas as outras etapas da sua estratégia e não apenas de forma solitária.

Por isso, um mapa de conteúdo que mostra temas coerentes e que conversem entre si são mais rentáveis que um planejamento que aborda informações diferentes sem relação entre elas.

Sendo assim, o plano de conteúdo deixa mais fácil organizar uma linha editorial eficaz para a sua empresa.

4. Estratégia de marketing personalizada

Sem dúvidas, as estratégias de produção de conteúdo estão aumentando significativamente nos últimos anos. Para que a sua estratégia tenha sucesso, no entanto, não basta apenas criar conteúdos saturados, repetidos e sem personalidade.

O mapa de conteúdo permite que você personalize a sua estratégia de marketing com ainda mais clareza, além de se destacar das demais marcas.

Isso aparece de forma sutil, para determinar quais assuntos serão abordados, por exemplo. Ademais, uma forma de se destacar sem precisar de grandes investimentos ou esforços é mostrar novos ângulos de assuntos já conhecidos, o que só é possível com um bom plano de marketing de conteúdo.

5. Traz clareza para o futuro do seu negócio

A clareza é o que mantém a sua empresa em movimento, pois a confusão pode estagnar e deixar você sem saber por onde começar ou para onde ir.

Quando colocamos no papel os objetivos para o futuro da empresa é possível enxergar o caminho com mais clareza. Além disso, através da materialização das metas no papel os colaboradores da empresa conseguirão caminhar na direção correta.

Por isso é tão importante ter um plano. Assim fica mais fácil visualizar onde você está, para onde vêm caminhando e como pretende chegar lá.

O que precisa ter em um plano de conteúdo?

banner conteúdo estratégico

Se a sua empresa quer melhorar resultados, ter um plano de conteúdo é uma ótima ferramenta. Entretanto, para que ele funcione é necessário possuir algumas informações que você irá conferir a seguir.

Planejamento

Definir qual o objetivo do seu conteúdo é o que vai nortear a sua estratégia. No planejamento você precisa conhecer as práticas de mercado, além de identificar oportunidades ainda não exploradas pelos concorrentes.

Além disso, você pode otimizar seu tempo usando aquilo que seu cliente mais gosta e aplicar na empresa.

Persona

A persona é o seu cliente ideal. Ter a sua persona bem definida irá te ajudar no tipo de canal usado, pois a maioria deles segmenta o tipo de público alcançado. É fundamental que você tenha isso bem determinado, pois ajudará diretamente na sua comunicação com o público.

Canal

Ter um canal de comunicação bem definido é indispensável para escolher a linguagem, a forma e o melhor local para se comunicar com seu público-alvo. Não adianta disponibilizar um conteúdo em uma rede se seu potencial cliente não acessa este canal.

Tipo de conteúdo

Além de escolher o canal que seu conteúdo será disponibilizado, você precisa definir qual o tipo de conteúdo será disponibilizado para o seu público. Vídeos? Texto curto? Imagens?

Você pode escolher um único tipo ou até mesmo um mix. O principal é ter todas essas informações alinhadas com o objetivo do seu conteúdo, para que os redatores criem um material condizente com a sua persona e com o tipo de conteúdo escolhido.

Tom e linguagem

Outro item que precisa ter em seu plano de conteúdo é o tom. Assim como na vida real, o tom é necessário para determinar como você irá conversar com o seu cliente, ou seja, se será um tom formal ou descontraído, por exemplo.

Também é importante definir a linguagem a ser usada para se comunicar com o público-alvo. Esta precisa ser clara, objetiva e de uma forma que seu potencial cliente realmente consiga entender.

Venda

O seu mapa de conteúdo também precisa ter um plano de venda. Assim é possível medir o desempenho do conteúdo e verificar se ele está seguindo pelo caminho desejado ou precisa de mudanças. Deste modo, você precisa definir o processo de vendas, quais ferramentas serão necessárias nesse processo e, por fim, definir os critérios de qualificação de leads.

Mensuração

A mensuração é o item focado nas métricas que devem ser analisadas. É através da mensuração que você saberá o que está funcionando ou não, podendo inclusive escalar aquilo que estiver com melhor desempenho.

Assim, na mensuração o intuito é implantar uma metodologia e ferramentas próprias para essa análise, monitorar o desempenho constantemente e fazer otimizações e ajustes quando necessário. No plano você definirá quando, quem e como isso será feito.

Estrutura

O seu plano de conteúdo também precisa ter uma estrutura bem definida. Esse ponto é importante, pois as informações precisam estar claras e bem escritas para que você consiga entender qual direção seguir..

Além disso, se tem uma equipe de marketing ou produtores de conteúdo para ajudá-lo precisa garantir que eles sejam capazes de compreender a direção também. Por isso, foque na construção de um mapa de conteúdo bem simples, direto, objetivo e de preferência visual para ficar mais fácil de compreender as informações.

Quanto a estrutura em si, fique a vontade para incluir os itens que vimos até agora e outros aspectos que julgar importante em sua estratégia de conteúdo.

Como montar o seu mapa de conteúdo?

Agora que você já sabe o que é um mapa de conteúdo e o que ele precisa ter, você deve estar se perguntando como montar o seu mapa de conteúdo perfeito.

Sendo assim, preste muita atenção nas dicas a seguir para saber como montar o seu!

Depois de reunir todas as informações que vimos até aqui, você terá total condição de desenvolver montar seu mapa de conteúdo. A partir daí é hora de definir suas pautas de conteúdo, que precisam ser específicas para atender as necessidades e expectativas da sua persona em cada uma das etapas que vimos acima.

A melhor forma de documentar isso é através de uma apresentação simples, objetiva e de fácil entendimento. Afinal de contas, o mapa de conteúdo une a estratégia necessária para que depois você possa colocar em ação.

Lembre-se também que o mapa de conteúdo é um aliado para suas vendas, desde que montado adequadamente como vimos neste post.

Se você quer ter bons resultados e deseja que eles sejam consistentes, precisa saber como impactar as pessoas. O mapa de conteúdo vai te guiar para colocar tudo isso em prática.

Quer colocar tudo o que aprendemos sobre mapa de conteúdo em ação? Então conheça o Curso Conteúdo Estratégico e aprenda a montar seu plano de conteúdo passo a passo. Acompanhe mais de 30 aulas práticas e aprenda como até duplicar suas vendas com o marketing de conteúdo. Inscreva-se agora mesmo!

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *