Marketing de conteúdo

O que é gestão de conteúdo e como implantar em sua empresa?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2,5 min de leitura
O que é gestão de conteúdo e como implantar em sua empresa?

Se você chegou até aqui é por que já percebeu como o marketing de conteúdo é importante, não é mesmo? Mas para que ele realmente funcione é preciso muito planejamento e controle sobre as ações. Sendo assim, a gestão de conteúdo está unida ao marketing de conteúdo para que você tenha êxito na administração dessas atividades.

Ao aplicar a gestão de conteúdo em sua empresa, você pode entregar um material de valor para seus leads e clientes de forma organizada e eficiente. Dessa forma, você fideliza os clientes antigos e atrai pessoas novas para sua empresa visando convertê-las em futuros clientes.

Sendo assim, continue lendo este post até o final e saiba mais sobre a gestão de conteúdo e como implantá-la em sua empresa.

O que é a gestão de conteúdo?

banner conteúdo estratégico

Quando o marketing de conteúdo é feito corretamente ele pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. No entanto, nada é fácil, é preciso empenho e dedicação para que a gestão proporcione bons resultados.

Muitos enfrentam desafios na hora de planejar todo o processo de produção e organização de seu conteúdo. Por isso, aplicar um método de gerenciamento é tão importante. Mas afinal, o que é gestão de conteúdo?

A gestão de conteúdo visa auxiliar todas as etapas do processo como planejamento, criação, distribuição e mensuração do conteúdo. Ao usá-la você poderá aumentar e otimizar sua produtividade, além de conseguir reduzir custos para melhorar a qualidade de seus posts.

Dessa forma, o gerenciamento de conteúdo nada mais é do que possuir controle sobre o material produzido. Vale lembrar que a gestão começa antes mesmo da produção, ou seja, ela está presente desde o planejamento até a mensuração dos seus resultados.

A gestão de conteúdo também te ajuda a organizar todo o processo de produção, centralizar suas informações em um lugar só e até planejar seus conteúdos.

Tudo isso te ajuda a economizar tempo e dinheiro e faz com que você acompanhe de perto seus resultados. Assim, seus conteúdos serão bem feitos e com qualidade. Com a gestão de conteúdo você poderá:

• Planejar seus conteúdos;

• Organizar sua agenda de postagens;

• Criar conteúdos melhores;

• Editar com calma;

• Buscar os melhores canais de divulgação;

• Medir os resultados da sua estratégia de marketing.

Ao usar a gestão de conteúdo corretamente, você terá total controle sobre como a sua estratégia está funcionando.

Agora que você já sabe o que é gestão de conteúdo, deve estar se perguntando “quais as vantagens de usá-la em sua empresa?”. Fique tranquilo, pois é exatamente esse assunto que abordaremos a seguir. Vamos lá?

Por que gerenciar os conteúdos que você produz?

As etapas da produção de conteúdo não se resumem em apenas pensar em um tema, escrever e publicar, por exemplo. O planejamento e a gestão de conteúdo vão além e são fundamentais para que o seu material gere resultados para a sua empresa.

Segundo uma pesquisa realizada pela SEMrush, um dos maiores desafios dos profissionais que trabalham com marketing de conteúdo é a gestão. Por isso, você precisa gerenciar o conteúdo que produz. Também é preciso dedicar tempo e atenção a esse planejamento.

Com o gerenciamento de conteúdo a sua empresa, independente do seu porte, pode ter os processos internos mais estruturados e suas ações passam a ser realizadas de forma otimizada e consistente.

Ainda há quem crie conteúdo para preencher espaços, no entanto, como vimos acima, a produção de conteúdo é uma das melhores estratégias para que a sua informação seja lida e o seu cliente seja atraído. A gestão de conteúdo é a essência para que seus objetivos sejam alcançados, por isso é tão importante usá-la.

Independentemente de qual seja o material que sua empresa irá criar ele precisa ser único, instigar as pessoas e estar bom o suficiente para ser recomendado. Sendo assim, é indispensável aplicar o gerenciamento de conteúdo em sua empresa.

Passos para implantar a gestão de conteúdo na sua empresa

banner conteúdo estratégico

A gestão de conteúdo é um plano para transmitir e divulgar o seu material de forma coerente, que agregue valor ao seu público e gere confiança para transformar visitantes em consumidores.

Para que essa gestão de conteúdo realmente funcione, você deve seguir alguns passos importantes. Aqui no RO, uso a metodologia chamada de conteúdo estratégico. Continue lendo e saiba quais são esses passos. Vamos lá?

Definir objetivos

Na hora de implantar a gestão de conteúdo é muito importante ter seus objetivos de negócio bem definidos. Nesta etapa, você deve definir os resultados que quer obter com a sua estratégia de marketing. Alguns objetivos que podem ser obtidos com a sua estratégia são:

• Desenvolver uma base de fãs e interações que geram resultados;

• Conquistar leads qualificados;

• Fortalecer os leads qualificados;

• Fortalecer o suporte ao cliente, melhorando a experiência do consumidor com seu produto.

• Entre outros.

Nesta fase, você precisa ser realista e saber que os objetivos devem ser possíveis. Assim, seus objetivos devem ser particulares, mensuráveis e alcançáveis com o tempo.

Planejamento

Depois dos objetivos definidos é hora de planejar o que será promovido. As mídias sociais precisam ser vistas como um complemento para os seus negócios. Sendo assim, você precisa criar uma estrutura de operações para entregar seus produtos e serviços.

O planejamento do seu conteúdo deve ser simples e direto ao ponto. Ele é uma lista com todos os temas, palavras-chaves e as datas que esse material será publicado.

Dentro desse planejamento, recomendo que você use um calendário editorial. Através dele, você pode definir com antecedência tudo que precisa ser produzido. Assim, você terá tempo para pesquisar, criar e revisar com calma. Com esse planejamento, você evita desperdício de tempo e erros.

Com o calendário editorial você pode ter um planejamento de tudo que será realizado naquele mês e as datas que cada passo deve ser cumprido. Nesta etapa, você pode usar aplicativos e sistemas. Veremos alguns deles mais para frente.

Com esses sistemas ou aplicativos todos os seus arquivos ficam centralizados em um lugar só. As informações para planejamento vão desde pesquisas de conteúdo, palavras-chave, chamadas para redes sociais, até revisões e conteúdos aprovados.

Criação

Depois de identificar o assunto que irá abordar, é hora de mergulhar no tema e começar a criar o seu conteúdo. Você pode usar sites como o Google para realizar essa pesquisa, pois ele oferece milhares de informações sobre qualquer tópico e também te ajuda a desenvolver um conteúdo valioso para o seu público alvo.

Com toda a sua pesquisa feita, você já terá ideias suficientes para escrever e criar a estrutura do conteúdo que você definiu.

Distribuição

Agora que você já definiu seus objetivos, planejou sua estratégia, criou e revisou seu conteúdo é hora da divulgação. Atualmente, existem inúmeras opções para divulgar seus conteúdos. Você pode divulgá-los através de email marketing, blogs, landing pages e também em perfis pessoais e empresariais nas redes sociais.

O importante nessa fase é que você estabeleça uma relação próxima com seu público. Se você está começando, pode aproveitar e divulgar para conhecidos e familiares. Peça que eles compartilhem o seu conteúdo e contribuam com sugestões de melhorias.

Mensuração

A última etapa da gestão de conteúdo é a análise dos resultados. Essa mensuração é feita através de sistemas que medem e avaliam o desempenho da sua ação de marketing. Essas medidas servem para identificar erros e acertos, otimizar, solucionar problemas e ajudar a tomar decisões inteligentes. Alguns itens que você pode usar para mensurar seus resultados são:

• Tráfego do site;

• Alcances e impressões nas mídias sociais;

• Número de exibição em vídeos;

• Taxas de conversão;

• Compras e receitas.

Para identificar e mensurar esses resultados, é importante que você saiba que diversos fatores influenciam nesses números e que cada canal de distribuição tem suas particularidades.

banner conteúdo estratégico

Ferramentas que auxiliam na gestão de conteúdo

Para te auxiliar na gestão de conteúdo da sua empresa, algumas ferramentas são necessárias. Listei a seguir algumas delas que já usamos aqui no RO e que, portanto, já foram testadas e aprovadas. Então siga a leitura e teste todas elas.

Trello

O Trello é uma das ferramentas mais conhecidas de gerenciamento de tarefas. Ele é extremamente versátil e pode ser ajustado de acordo com as suas necessidades. Você pode usá-lo para planejamentos, pesquisas, entre muitas outras funções.

Para te ajudar, inclusive, criei um quadro modelo de controle de seus conteúdos. É o mesmo que usamos para nossos clientes. Clique aqui para conferir.

Content tools

O Content tools é uma plataforma capaz de cuidar da sua estratégia e da execução do seu conteúdo, ou seja, ela vai gerenciar o conteúdo através de sites, blogs, mídias sociais e entre outros. Sua tarefa principal é o planejamento e a coordenação dos conteúdos.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita para realizar pesquisas e análises de palavras-chave. Ela te ajuda a descobrir quais os termos mais relevantes para o seu negócio e reunir ideias de conteúdos a serem produzidos.

Google data studio

O Google Data Studio é uma ferramenta que te ajuda na visualização de dados. Assim, ele te fornece as informações necessárias a partir de relatórios de fácil compreensão. O sistema compila diversos dados em dashboards personalizáveis, assim fica mais fácil de mensurar sua estratégia.

Quer ver mais ferramentas para turbinar sua estratégia de conteúdo? Acesse esse outro post!

Conclusão

Como vimos neste post, a gestão de conteúdo é a peça chave para que suas estratégias de marketing de conteúdo tenham um resultado eficiente e de sucesso, influenciando positivamente as atividades da sua empresa.

Se você gostou deste post sobre gerenciamento de conteúdo e quer alcançar as metas da sua empresa, inscreva-se no treinamento gratuito conteúdo estratégico e aprenda como usar o marketing de conteúdo a seu favor aplicando os passos que vimos neste post.

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *