Marketing de conteúdo

Saiba como captar mais leads através de seus conteúdos no blog

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine em 23 de fevereiro de 2020
2.5 min de leitura
Saiba como captar mais leads através de seus conteúdos no blog
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Escrever no blog da sua empresa pode ajudar a classificar seu conteúdo na pesquisa e alimentar seus canais sociais. Mas, o mais importante é que os blogs podem ajudar a captar leads para seu negócio.

Só para você ter uma ideia, uma pesquisa da WebDAM revelou que quando os profissionais de marketing B2B incluem blogs como parte de sua abordagem no marketing de conteúdo, eles obtêm 67% mais leads do que aqueles que não fazem isso.

A divulgação das ideias e conhecimentos originais de sua equipe permite que os clientes em potencial encontrem sua empresa e entendam como ela pode ajudá-los.

Um potencial comprador não precisa de um guia para influenciar suas decisões de compra por telefone, pois a realização de pesquisas independentes agora permite que eles revisem suas opções sem pressão. Os clientes estão procurando respostas para seus problemas com ou sem a sua opinião.

É mais uma razão para começar a blogar sobre suas ofertas, o setor em geral e sua experiência para garantir que o conteúdo da sua empresa apareça como parte das pesquisas de seu público-alvo.

Aqui estão algumas das maneiras mais eficazes de converter visitantes do blog em leads. Acompanhe o post completo!

Escreva e compartilhe informações importantes

banner conteúdo estratégico

Entender o que seu público-alvo realmente deseja consumir é o primeiro e mais importante passo no processo de alimentar um blog.

Se você não está cobrindo tópicos de interesse de clientes em potencial, nenhum outro aspecto de seus esforços de blogging gerará resultados. Isso significa que nenhum lead será capturado dos seus blogs.

Para determinar quais tópicos de conteúdo interessam ao seu público, siga as seguintes etapas:

Faça uma pesquisa demográfica

Entenda quem é exatamente o seu cliente ideal, onde vive, quais empregos ele possui, faixa etária e muito mais para determinar os assuntos em que mais se interessa.

Realize uma pesquisa, concentre-se em um grupo ou entreviste os clientes para saber mais sobre eles e que problemas eles estão enfrentando atualmente.

Escute seus clientes

A equipe de atendimento ao cliente deve ser um recurso importante na transmissão de perguntas consistentes de seus clientes, que podem atuar como tópicos de conteúdo em seu blog que vale a pena abordar.

Faça parceria com o serviço ao cliente para acompanhar as perguntas regularmente e considere criar conteúdo em torno de qualquer padrão nos problemas enfrentados pelos clientes.

Invista tempo ouvindo sua audiência nas mídias sociais também, assim como para detectar qualquer feedback dos clientes existentes que possam informar melhor a direção que você está tomando com o conteúdo.

Entenda o que os clientes em potencial estão procurando

Dê uma olhada nos dados extraídos da barra de pesquisa do seu site e, ao mesmo tempo, realize uma pesquisa de palavras-chave nas frases mais pesquisadas no Google e Bing.

Para obter mais inspiração para tópicos, use ferramentas como Google Trends, Buzzsumo e Answer The Public para ver tendências no comportamento da pesquisa e no desempenho do conteúdo.

Espie seus principais concorrentes

Analise os tópicos que seus concorrentes estão abordando em seus blogs, mídias sociais e outros lugares para entender o que está repercutindo em seu setor.

Não copie exatamente o que eles estão fazendo, mas use o conteúdo deles como um guia para o que funciona, o que não foi abordado, o que poderia ser escrito mais profundamente ou de uma perspectiva diferente.

Inclua com tato uma frase de chamariz

Para direcionar a ação de um visitante ao ler uma postagem do blog da sua empresa inclua uma frase chamariz ou CTA relevante, mas sem exagerar.

O objetivo é converter um visitante em um lead diretamente de uma postagem no blog, depois de ler vários artigos a longo prazo.

Ao ganhar valor com seus recursos, experiência e perspectiva única em seu nicho, eles estão confiantes o suficiente para assinar sua newsletter, inscrever-se em um white paper ou outro tipo de conversão.

Antes de adicionar um CTA, exercite a restrição, pois incluir muitos deles ou apresentá-los de maneira confusa pode dificultar a leitura e a navegação no seu conteúdo.

A última coisa que você deseja do seu conteúdo ou CTA é fornecer uma experiência frustrante para o visitante, pois sua empresa não tem muitas oportunidades para impressioná-lo.

Evite incluir muitos botões de compartilhamento social, vários CTAs por página, fazer com que o seu CTA se misture demais ou dificulte a leitura de um artigo inteiro por uma pessoa.

Como um visitante percorre uma postagem no blog, existem muitas maneiras eficazes de incluir um CTA. Mas, a melhor maneira de entender o que funciona é testar para ver o que gera mais resultados.

Antecipe as necessidades do cliente

Um aspecto esquecido do processo de geração de leads, mas que é muito importante para captar mais leads. Trata-se de continuar a aprender o que seus clientes precisam no que se refere à sua organização e suas ofertas.

Muitas empresas caem na armadilha de acreditar que, depois de atingirem um certo nível de sucesso com os blogs, podem continuar se mantendo no que funcionou no passado.

Para evitar retornos decrescentes, continue testando novos tópicos, técnicas de blog e táticas de distribuição para ver o que estimulará um aumento nos resultados sem abandonar o que funcionou no passado.

As opções de tópicos que vale a pena abordar em seu blog evoluirão com as necessidades em constante mudança de seus clientes, exigindo que sua equipe permaneça atenta para se manter à frente.

A realização de pesquisas de mercado deve ser uma prática regular da sua empresa para garantir que você esteja em contato com o que está acontecendo com seus clientes e com o setor em geral.

3 maneiras de captar mais leads para seu negócio

banner conteúdo estratégico

Responda a todas as perguntas dos clientes

O conteúdo das perguntas frequentes do cliente ajuda o seu público-alvo a considerar uma compra, antes mesmo que você saiba que esses clientes em potencial estão interessados.

Obtenha perguntas de clientes potenciais, vendas e atendimento ao cliente e responda-as completamente. Adicione links para seus produtos e serviços, quando apropriado.

Capture os endereços de email, quando apropriado

O email continua sendo a força vital para muitas empresas. Não presuma que os visitantes estejam prontos para comprar ou converter, mas, em vez disso, crie outra chance de construir seu relacionamento ao longo do tempo com email.

Use ferramentas para ajudar nas inscrições e envie uma série de emails com conteúdos úteis e mensagens de relacionamento para manter os leads envolvidos.

Forneça informações de contato em todas as páginas

Garanta que os visitantes tenham uma maneira de entrar em contato com você que esteja visível. Não o oculte em texto pequeno na parte inferior da página.

O Jumplead removeu todas as suas formas de bloqueio e aumentou as inscrições e os registros de email por meio da maior visibilidade do conteúdo em SEO, em combinação com a funcionalidade de bate-papo ao vivo.

Continue ouvindo as conversas que você está tendo com os clientes e preste atenção ao que está sendo dito nas mídias sociais sobre sua empresa.

Permanecendo vigilante, sua equipe poderá preparar seus blogs e liderar os esforços de geração para lidar com as preocupações atuais dos clientes de forma contínua.

Trate cada postagem do blog como a página inicial

Cada postagem no blog é uma oportunidade para impressionar, converter, irritar, confundir ou captar mais leads. A maioria das empresas não coloca valor suficiente atrás de uma única postagem no blog, pensando que os resultados que ela gerará por si só serão mínimos.

O impacto de uma postagem no blog certamente depende do esforço realizado, mas, independentemente disso, cada parte do conteúdo representa sua marca e é uma oportunidade para conquistar alguém.

Embora seja essencial permanecer realista sobre o marketing de conteúdo, dedique o tempo e os recursos necessários em todos os artigos publicados em seu blog.

Para converter mais leitores em leads quando eles visitam o blog da sua empresa, seja a primeira ou a décima segunda visita, garanta que cada postagem de blog inclua um CTA forte.

Acima de tudo, o aspecto mais importante que todo post de blog deve ter para atrair leads é uma informação valiosa e relevante para os clientes que sua empresa atende.

Crie relacionamentos reais com influenciadores

Para promover mais tráfego para cada postagem do blog e coletar mais leads a longo prazo, encontre influenciadores relevantes para se associar.

Crie uma lista de influenciadores em seu setor que alcancem seus clientes e ofereçam valor a eles, comentando em seus blogs, compartilhando seu conteúdo nas mídias sociais, enviando amostras gratuitas de produtos, apresentando-os em um artigo e muito mais.

Enviar um e-mail do nada provavelmente não chamará a atenção do influencer, mas ser memorável e focado no que pode ajudá-lo a avançar é o que fará sua empresa a se destacar pelos motivos certos.

Pagar por uma parceria é uma maneira de garantir a atenção da maioria dos influenciadores, mas também é necessário estabelecer um relacionamento que sirva ambas as partes.

Observe o que um influenciador representa, pois ele provavelmente expressará seus pontos de vista e interesses nas mídias sociais e com outras formas de conteúdo.

Verifique se a sua marca está alinhada com o que ele acredita e pontue sua comunicação em torno de seus interesses comuns.

Seja criando um white paper, organizando um seminário on-line ou promovendo suas postagens mais recentes, um influenciador pode ajudar sua organização a aumentar drasticamente o fluxo de leads.

Não se esqueça: Promova seu blog

Enquanto procura por leads com seus artigos publicados de forma consistente e CTAs úteis, é fácil negligenciar uma etapa importante: promover seu blog sempre que possível.

O objetivo do blog não é apenas permitir que as pessoas leiam artigos, mas promover uma conexão com seus clientes de maneira significativa para alcançar seus objetivos.

No entanto, seus clientes precisam saber que seu blog existe e devem ser lembrados para consultá-lo para obter informações adicionais.

Alerte seus clientes sobre o valor do seu blog, incluindo-o como um link na assinatura de email de todos os funcionários, adicionando-o em qualquer embalagem ou material de impressão, mencionando postagens relevantes do blog durante oportunidades de mídia, instruindo os funcionários de varejo a fazer referência e sugestões do blog para clientes e muito mais.

Os leads não aparecerão magicamente do seu blog da noite para o dia. Promova ativamente o valor do seu conteúdo escrito e seja consistente com sua abordagem para ver os resultados desejados.

Conclusão

Como você viu é totalmente possível captar mais leads para sua empresa através dos seus conteúdos no blog. Basta seguir as dicas desse conteúdo, ficando principalmente em gerar conteúdo de qualidade e com uma chamada forte para transformar visitantes em leads.

Lembre-se de tratar cada conteúdo do seu blog como um ativo que ele realmente é. Afinal, se bem escrito e divulgado, seus conteúdos podem render muitos negócios para sua empresa.

Quer impulsionar ainda mais a estratégia de conteúdo da sua empresa? Então, conheça o nosso treinamento gratuito Conteúdo Estratégico. Descubra como até duplicar as suas vendas através dos conteúdos que gera em seus canais. Inscreva-se agora mesmo!

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *