Marketing de conteúdo

La Casa de Papel, El Fenómeno: use os mesmo princípios em sua estratégia de conteúdo

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro em 12 de abril de 2020
2.5 min de leitura
La Casa de Papel, El Fenómeno: use os mesmo princípios em sua estratégia de conteúdo
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

A série La Casa de Papel El Fenómeno é um sucesso em todo o mundo. Um dos grandes nomes veiculados pela Netflix deixou a todos vidrados em seus episódios para saber como o Professor iria colocar em prática o seu grande plano. Inteligente, perfeccionista, estrategista de primeira e calculista, o líder dos assaltantes mais queridos do mundo possui grandes qualidades. Além de tudo isso, é querido por todos.

O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que o sucesso da série veio por acaso. A série chegou a ser cancelada, pois estava perdendo audiência na Espanha, país onde a trama foi lançada originalmente. Contudo, quando ela ganhou o mundo através da Netflix as coisas mudaram. E, finalmente o boom aconteceu. A série é uma das mais aclamadas dos últimos tempos.

No entanto, não foi só a compra da série por uma das maiores empresas de streaming da atualidade que a tornou um sucesso. Alguns elementos dentro do roteiro foram essenciais também. E vamos ver esses elementos neste post.

La Casa de Papel tem grandes ideias para te ajudar a melhorar a sua estratégia de conteúdo. Essa produção apresenta pontos interessantes e que podem melhorar o seu negócio. Quer saber quais são? Continue acompanhando e descubra!

O que a La Casa de Papel nos ensina para colocar em prática no marketing de conteúdo?

banner conteúdo estratégico

Não vamos dar nenhum tipo de spoiler de La Casa de Papel el fenómeno, documentário que serviu de base para este conteúdo, mas vamos te mostrar o que a série te ensina para colocar em prática nas suas estratégias. Assim, quando você for assisti-la, terá outra visão sobre ela.

Veja as lições que a série te ensina:

1. Planejamento

Se quiser algo bem feito, planeje com antecedência. Além disso, descreva todas as etapas para que elas sejam executadas corretamente. Por isso, se o seu objetivo é ter conteúdos eficientes, planeje-os!

Trace as suas metas para que elas sejam devidamente alcançadas. E faça com que cada um da sua equipe tenha consciência de qual é o seu papel para que a estratégia seja bem feita. Afinal, o time do professor sabia exatamente o que deveria fazer para que o plano desse certo.

2. Antecipação

Dentro do próprio planejamento é possível você prever os problemas que podem surgir no caminho. Portanto, uma ação A pode desencadear uma consequência B, C ou D. É preciso prever esses resultados e já ter como solucioná-los.

Em La Casa de Papel, os assaltantes estão sempre a um passo da polícia, pois eles estudaram várias situações e ações que as autoridades poderiam tomar. E se preveniram contra isso. O mesmo deve ser feito em seu planejamento para que o seu conteúdo resulte no que você espera.

3. Tenha uma equipe complementar

Mesmo que você já tenha um time formado, de confiança e que sejam bons profissionais, é importante ter a quem pedir socorro em momentos extremos! Na série, cada integrante do grupo do Professor tem uma função específica e isso faz toda a diferença. A sua equipe também precisa saber o que fazer para que a sua estratégia seja bem executada.

No entanto, mesmo ele já sabendo quem estaria atuando na linha de frente do plano, existia uma equipe reserva, para dar um auxílio. No seu caso, pode ser que o seu planejamento dê tão certo que precise aumentar o fluxo de conteúdo e, caso o seu redator não consiga sozinho, é sempre bom ter um apoio. Como, por exemplo, terceirizar a sua produção de conteúdo.

4. Conheça atentamente seus concorrentes

Em La Casa de Papel, o Professor sabia quem eram os seus concorrentes ou inimigos. Mas ele estudou cada passo deles, fosse de longe ou perto, e sempre tinha uma ação eficiente para isso.

É preciso entender o que se passa na cabeça dos seus concorrentes. Por isso, aproxime-se para estudá-los melhor. Assim as suas estratégias serão melhores e você saberá perfeitamente como lidar com a sua concorrência.

Como fazer o público se envolver com o seu conteúdo?

banner conteúdo estratégico

Agora que você já sabe como planejar as suas ações, de acordo com La Casa de Papel, vou te mostrar outro ângulo da série. Afinal, ela também te ensina como envolver o seu público, com um conteúdo eficiente!

Esses princípios foram revelados no documentário da série La Casa de Papel El Fenómeno, que já está disponível na Netflix. Recomendo que o assista como um conteúdo complementar a este post.

Veja:

Crie uma história

Mesmo a quadrilha sendo os vilões, ou seja, assaltantes, o público se apaixonou por eles. E se você fizer uma pesquisa, muitas têm o seu personagem favorito. Portanto, La Casa de Papel nos mostra que para envolver o seu público é necessário criar e contar uma boa história.

Nesse ponto, você vai usar as técnicas de storytelling para envolver os seus clientes. É preciso você conquistar o seu público por meio da jornada do herói. Ou seja, como uma pessoa comum e imperfeita (o professor) foi capaz de fazer algo grandioso e desafiador (o assalto, ir contra o sistema), no caso da série.

Você vai conquistar audiência ao contar uma história eficiente sobre a sua marca e o serviço ou produto que ela oferece. Não um “era uma vez”, mas algo envolvente. Por exemplo, crie uma narrativa breve, de maneira informal e sem muitas palavras complicadas, mas mostre que o seu produto é o que aquela pessoa necessita!

Histórias são um meio particular de se comunicar com o seu público. O objetivo é a persuasão do seu cliente. Use-as!

Dê um toque de humor em seu conteúdo

Mesmo sendo um plano sério, a história de La Casa de Papel tem um toque certeiro de humor. Assim deve ser o seu conteúdo. Ao começar a falar sobre o seu serviço ou produto, nada de usar textos muito formais. Seja leve e atraente. As pessoas gostam de humor, mas na dose certa.

Em redes sociais, por exemplo, é possível você fazer um meme legal com o seu produto. Usar Gifs ou outros personagens para levarem descontração para a sua página. Ou quem sabe usar memes que estão fazendo sucesso na internet e adaptá-los para usar em sua estratégia de conteúdo. Só tome cuidado para não exagerar!

Quebre os paradigmas

O previsível é algo chato, sabia? Nada pior para um consumidor do que entrar em uma página nas redes sociais ou em um blog e ver um conteúdo tão comum. Por isso, inove e quebre os paradigmas.

Ninguém imaginava que um assalto poderia ter romance envolvido, não é mesmo? Há um certo padrão em filmes de ação e outro em romances, os dois não poderiam ser misturados. Bom, pelo menos até agora. Em La Casa de Papel existem vários corações apaixonados. Afinal, os brutos também amam!

Por isso, faça diferentes combinações em seu conteúdo e saia do óbvio. Ir além da zona de conforto faz bem para ter novos alcances e resultados surpreendentes.

Opte sempre pela veracidade dos fatos

Nada de contar mentira para a sua equipe ou para o público, viu? Primeiramente, o seu time deve sempre ser verdadeiro um com o outro. Assim todos saberão desenvolver as estratégias de forma correta.

No conteúdo, é preciso sempre falar a verdade para o seu público também. Ninguém gosta de ser enganado. Portanto, quanto mais veracidade a sua marca trouxer, mais queridinha pelo seu cliente ela será. A relação de confiança vai existir.

Mostre em seus post, seja nas redes sociais, blogs ou vídeos, sempre toda a verdade dos fatos. Esse é um ponto que não se deve deixar de lado.

Voltando a La Casa de Papel, os criadores fizeram questão pela veracidade dos fatos. O roteiro traça os desafios e possíveis soluções que realmente seriam enfrentados em um assalto dessa magnitude. Portanto, pense em adicionar veracidade ao seu conteúdo, não só no que você diz mas também em dados verídicos para respaldar suas afirmações.

Simbologia e cores

Ter imagens excelentes faz parte do conjunto de um bom conteúdo. Mas elas precisam ter as cores certas para serem atraentes. Em La Casa de Papel, vários são os símbolos que mostram a revolução. Vejam:

· Macacões vermelhos;

· Máscara do Dali;

· Música Bella Ciao.

Esses elementos tornaram a série imortal. Basta você ver um macacão vermelho por aí, ou escutar a música Bella Ciao, e já lembra da série de imediato, não é?

E quais serão as suas? Símbolos são importantes, as cores primordiais. A aparência visual importa bastante para atrair as pessoas e também à conclusão de uma compra. Afinal, o cliente nem sempre vê o produto em si, somente a imagem. Então se ele gosta do que vê, vai procurar saber mais sobre, ou seja, seu conteúdo deve ser eficiente nessa hora, pois ele está a um passo de fechar a compra!

Por exemplo, a área médica, normalmente, usa a cor branca em suas imagens. Afinal, ela remete a calma, perseverança e cura. Eles precisam passar essa mensagem, portanto, o uso desse tom. Para falar de amor, por exemplo, normalmente é usado o rosa ou vermelho, pois são cores que remetem a esse sentimento.

Então, na hora de postar um conteúdo, procure por imagens que somem a ele, agreguem valor. Use os símbolos e cores corretas para que a atenção do seu público seja despertada!

Surpreenda a sua audiência

Esse tópico aqui está muito relacionado com o da quebra de paradigmas. A série La Casa de Papel surpreendeu o seu público. A cada episódio é uma surpresa diferente e, assim, deve ser com o seu conteúdo.

Saia da mesmice. Procure por termos diferentes. Ouse na abordagem. Seja envolvente e faça o seu público desejar o seu produto ou serviço. Com um bom conteúdo é possível você também ser surpreendido com os resultados!

Conclusão

Como você viu, La Casa de Papel El Fenómeno tem muito a nos ensinar, não é verdade? É possível tirar boas ações de marketing de conteúdo para que as suas estratégias sejam mais eficazes!

No entanto, a base de tudo sempre será o planejamento, por isso, analise cada etapa com bastante cuidado. Assim como o Professor, um líder sempre tem um bom plano, mas é preciso estudá-lo com cuidado para que cada passo seja dado de forma certeira!

Então, seja estratégico e elabore um planejamento com etapas que sejam possíveis de serem cumpridas. E, assim como em La Casa de Papel, conte com toda a sua equipe para que o plano seja executado corretamente e dê bons resultados!

Para te ajudar nesse planejamento, conheça o nosso curso Conteúdo Estratégico. Aprenda como montar uma estratégia de conteúdo eficaz e capaz de gerar vendas. Inscreva-se agora mesmo!

* Foto: Steam Community.

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *